Notas & Notas – 26 de março de 2019

0

O CASO DO CÃO

“O UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – esclarece que após o suposto caso de maus tratos a um cachorro ocorrido na última segunda-feira (18) dentro da instituição, foi aberto um inquérito policial que constatou que o animal caiu sozinho, sem qualquer tipo de intervenção ou ato humano”. Essa nota foi enviada pelo UBM na tarde de ontem. Ainda, segundo o texto, por conta da repercussão do caso foi criada uma Comissão Interna que contou com integrantes da comunidade acadêmica, administrativa, estudantes e representantes de instituições da sociedade civil a fim de apurar os fatos.

É PROVÁVEL

O UBM  conversou com o professor do curso de Medicina Veterinária, Rafael Nascimento, que é médico veterinário e adestrador. Segundo ele, a hipótese do cachorro ter pulado sozinho é provável, pois se trata de um animal de porte médio a grande. “Se o cachorro for acostumado a pular, além de levar em consideração a altura da mureta e o porte do cão, é possível sim – principalmente se ele estiver/se sentir acuado por algo. Em um caso como esse, vários fatores devem ser levados em consideração, por isso a hipótese que ele tenha caído sozinho não pode ser descartada, como constou o inquérito policial”, disse. A nota informa que o animal passa bem e foi adotado por um aluno do curso.

SAÚDE PERTINHO DE VOCÊ REALIZA 243 EXAMES

Centenas de moradores da região central de Angra e das ilhas, puderam ser atendidas, nessa sexta, 22, e sábado, 23, no Projeto Saúde Pertinho de Você, desenvolvido pela Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde. Foram realizados, na carreta que ficou estacionada no Cais de Santa Luzia, 243 exames. Na sexta, 22, foi realizado um total de 35 ecocardiogramas, 32 densitometrias ósseas e 34 mamografias. Já no sábado, foram feitos 142 exames, dentre eletrocardiogramas (13), mamografia (36), densitometria (29) e ultrassonografias mamária (16), transvaginal (39) e abdômen total (9). O Saúde Pertinho de Você volta a atender os moradores nos dias 5 e 6 de abril, no bairro do Frade. Os pacientes são atendidos com hora marcada, mediante encaminhamento das unidades de saúde.

FITAS MEDIDORAS DE GLICOSE

Portadores de diabetes residentes em Barra Mansa podem adquirir gratuitamente as fitas para teste de glicose (HGT). O material está disponível na Farmácia Municipal, localizada na Rua João Chiesse Filho,1.102, Centro. A distribuição individual é feita, exclusivamente, aos usuários cadastrados, de segunda a sexta-feira, de 8 às 16 horas. As tiras descartáveis são usadas por quem tem diabetes e precisa dosar aplicação de insulina.

JORNADA PEDAGÓGICA 2019

A Secretaria de Educação de Barra Mansa realiza esta semana, a II Jornada pedagógica do Ensino Fundamental direcionada aos professores das séries iniciais, do 1º ao 5º ano. A iniciativa visa à partilha de ideias e experiência entre os educadores, ensinamentos e aprendizagem na coletividade, o fortalecimento do processo educativo, análise dos indicadores educacionais e dos valores e da cultura das escolas. As unidades contempladas com a jornada são: Iracema Pamplona Chiesse, no Ano Bom, no dia 25; Humberto Quinto Chiesse, no São Luis, no dia 26; Ciep 054- Maria José de Carvalho, na Vila Maria, dia 27; Escola Vila Elmira, na Vila Elmira, dia 28, e Djair Machado Gomes, na Bocaininha, 29.

DETRAN LANÇA VERSÃO DIGITAL DO CRLV

Para facilitar a vida do cidadão, o Detran lançou nessa segunda-feira, 25, a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital). O órgão aderiu ao aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que reúne em um dispositivo móvel os documentos que são de porte obrigatório para o condutor de veículo – o CRLV e a CNH. A emissão do CRLV em papel permanece obrigatória, de acordo com a Resolução 744/Contran/2018. A versão digital do CRLV é disponibilizada mesmo que o proprietário esteja sem acesso à internet, já que o aplicativo gera um arquivo PDF com QR Code e assinatura digital. A autenticidade do CRLV digital é garantida por esse código, utilizado para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização.

COMO TER ACESSO 

Para ter acesso à versão digital, deve ser feito o download do aplicativo CDT, disponível no Google Play e App Store. Não é possível obter o documento digital sem o CRLV em papel. A versão digital pode ser compartilhada com até cinco pessoas, mas apenas o proprietário do veículo pode emiti-la. Também é possível ter o CRLV digital de mais de um veículo no mesmo aplicativo. Todas as informações do documento impresso estão na versão eletrônica do CRLV, que tem a mesma validade jurídica do CRLV físico.

VALORIZAÇÃO FEMININA NO MAM

Foto: Divulgação

A valorização das servidoras públicas municipais foi o ponto principal da palestra ‘Papo Entre Mulheres’, realizada no último sábado, dia 23, no Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende. O evento foi promovido pela Prefeitura de Resende, por meio da Coordenadoria da Mulher, ligada à Diretoria dos Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. A palestra com tema “Papo entre Mulheres”, ministrada pela coach Heidi Dias e a psicóloga Ariele Marques. Entre os assuntos discutidos na Palestra, estavam “Autoestima e Autoconfiança Feminina”; ‘Combate à Violência contra a Mulher’ e ‘Saúde Emocional’. O encontro também contou com uma apresentação sobre a história da farmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, líder de movimentos em defesa dos direitos das mulheres, com a participação de artistas do Grupo de Teatro na Rua. As várias formas de violência contra a mulher fazem vítimas diariamente no país e no mundo, o que torna ainda mais importante a promoção de debates e mobilização para que as mulheres seja cada vez mais respeitadas e valorizadas no dia a dia.

FOI UM SUCESSO O SEGUNDO PEDAL PELAS ÁGUAS

Foto: Divulgação


A segunda edição do Pedal Pelas Águas em Resende foi um sucesso. O passeio ciclístico promovido pela prefeitura, em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica da Região do Médio Paraíba do Sul, aconteceu no domingo dia 24. O evento, que bateu recorde de inscrições e já está se tornando tradicional entre os resendenses, tem como objetivo chamar a atenção da população para o uso consciente da água, justamente em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março. Ao todo, 240 pessoas se inscreveram para participar do percurso que teve como referência inicial e final o Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco. Além do teor de conscientização, o passeio é uma grande oportunidade de diversão promovida para toda a família e, consequentemente, para pessoas de todas as idades.

VAGA DE EMPREGO EM PORTO REAL

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SMTRAB) de Porto Real está com vaga de estágio aberta no setor de Logística. Entre os requisitos da vaga o candidato deve estar cursando Administração até o 6º Período, ou Logística até o 2º Período; desejável Excel Avançado e residir em Resende, Itatiaia, Barra Mansa, Volta Redonda, Quatis ou Porto Real. Os interessados pela vaga abaixo deverão comparecer à sede da Secretaria, na Rua Estevam Domingos Pederassi, 164, Centro de Porto Real. Mais informações podem ser obtidas através do: (24) 3353-4042 até terça-feira, dia 26, às 14 horas, portando currículo e documentos como RG, CPF, PIS e CTPS.

OFICINA COM AS FAMÍLIAS É SUCESSO NO CRAS PENEDO

Estão sendo um sucesso as oficinas que estão sendo realizadas com as famílias que são assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras-Penedo). Na semana passada, as famílias participaram de uma oficina sobre “O Dia Internacional da Mulher e questões de gêneros”. O encontro, que foi aberto a toda população e contou com a participação da equipe da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. No decorrer da oficina assuntos como a “Importância da autoestima da mulher”, “O papel na sociedade”, “A violência e os serviços oferecidos pela secretaria” também foram abordados pela Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Janaína Sá Dantas.

ENCONTROS

A oficina ‘Famílias’ acontece toda terceira quarta-feira do mês, sempre com um convidado diferente. A iniciativa é aberta a todos os moradores de Penedo.

RECAPEAMENTO ASFÁLTICO

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Porto Real, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), começou no sábado, os serviços de recapeamento asfáltico do trevo de acesso ao Polo Industrial, localizado nas proximidades da Avenida Renato Monteiro, no bairro Parque Mariana. Cerca de 11 mil metros quadrados receberão as melhorias, que envolvem também as sinalizações horizontais e verticais da localidade. Segundo a secretaria, os serviços fazem parte de uma manutenção continuada, garantida através de contratos com empresas privadas e são realizados com recursos próprios.

ELEIÇÕES ACIAP-BM

Estão abertas as inscrições para chapas que desejam concorrer à diretoria executiva da Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa (Aciap-BM), para o período administrativo de 2019-2021. Interessados têm até o dia 10 de abril para se inscrever na sede da entidade. A Assembleia Geral que vai eleger a nova diretoria acontecerá na segunda-feira, dia 15 de abril, a partir das 16 horas. Na ocasião, haverá apresentação do relatório de atividades e prestação de contas da atual administração. E, por fim, a eleição da diretoria executiva, conselho fiscal e membros representativos do conselho superior e seus respectivos suplentes.

MISS MELHOR IDADE

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, por meio do Centro de Atendimento ao Idoso, promove na sexta-feira, dia 29, às 14 horas, a terceira edição do Miss Melhor Idade. O concurso integra as atividades pelo mês da Mulher e tem a finalidade de desmitificar o padrão de beleza, mostrando que o belo está presente em todas as fases da vida. O evento será realizado na própria unidade do Centro, na Rua Abdo Felipe, 22, Ano Bom.

CRESCE NÚMERO DE CASOS DE DENGUE

O sistema de vigilância de estados e municípios e toda a população devem reforçar os cuidados para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O alerta do Ministério da Saúde é devido ao aumento dos casos de dengue no país, que passaram de 62,9 mil nas primeiras 11 semanas de 2018 para 229.064 no mesmo período deste ano (até 16 de março). O número de óbitos pela doença também teve aumento, de 67%, sendo grande parte no estado de São Paulo.

PLANO DIRETOR

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Planejamento, está dando prosseguimento ao calendário de revisão do ‘Novo Plano Diretor e Leis Complementares de Itatiaia’. A primeira ‘Oficina de Análises Comunitárias’ aconteceu na noite de ontem na Associação dos Moradores do Campo Alegre de Itatiaia. Hoje será a vez da região de Maromba e Maringá, que às 14 horas, reúne o ‘Grupo de Trabalho Participativo (GPT)’ na sede administrativa na Vila de Maringá. E às 18 horas, Escola Municipal Léa Duarte recebe a Oficina, na Vila Flórida.

APREENSÃO NA JACUECANGA

Policiais militares que atuam no Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), que é mantido pela prefeitura, realizaram uma operação neste domingo, dia 24, em Jacuecanga, em Angra dos Reis. Durante a ação foram apreendidos dois revólveres (calibre 38 e 22), quatro munições de 38mm, sete estojos 38mm, 22 munições de 22mm e um veículo.

APRESENTAÇÃO DO CIRQUE DU SOLEIL

De hoje até sexta-feira, dia 29, cerca de dois mil alunos de escolas estaduais, da Região Metropolitana e do interior do estado, assistirão ao espetáculo ‘Ovo’, do Cirque du Soleil.  A iniciativa acontece graças a uma parceria firmada entre as Secretarias de Estado de Educação e de Cultura. “Atividades culturais são muito importantes para a formação dos nossos alunos. O objetivo é que eles tenham acesso a diferentes formas de arte, por meio de uma das companhias mais importantes do mundo”, disse o secretário de Educação, Pedro Fernandes.

Um fato na foto

Resgatado e salvo no ‘Retão de Resende’

Foto: Divulgação


Ontem, por volta das 10 horas, a Polícia Rodoviária Federal resgatou e salvou um gavião no Km 295 da Rodovia Presidente Dutra, conhecido como ‘Retão de Resende’, na altura de Porto Real. A equipe estava passando pelo local quando avistou o animal, da espécie Carcará. A polícia acredita que ele pode ter sido atingido por um carro. O gavião foi encaminhado para o Zoológico de Volta Redonda, onde está recebendo os cuidados necessários de um biólogo. A imagem foi enviada pela equipe da PRF.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !