Notas & Notas – 26 de junho 2020

0

INTERRUPÇÃO DE ENERGIA EM PORTO REAL

A Prefeitura de Porto Real informa que devido a um desligamento programado pela empresa Enel, a sede da Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Reabilitação Nicolau Serfiotis e a Casa da Mulher Clementina Tavernari ficarão sem o fornecimento de energia elétrica nesta sexta-feira, dia 26, das 13h15min às 17h15min. Os serviços funcionarão normalmente, das 8 horas até o momento do desligamento. Já durante a interrupção de energia, apenas as atividades que não dependem da energia elétrica estarão em funcionamento até às 16 horas.

DELIVERY DE PRODUTOS ORGÂNICOS

Por conta da pandemia do novo coronavírus, os produtores rurais de Pinheiral estão vendendo através do sistema Delivery. Os produtos podem ser encomendados de segunda a quinta-feira e são entregues gratuitamente nas sextas-feiras e sábados. Nesta semana os produtos podem ser encomendados pelo telefone (24) 99987-8927. A ação ocorre com o apoio da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural.

MELHORIAS NA INFRAESTRUTURA

As melhorias na infraestrutura de Resende chegaram a mais uma importante via do bairro Cidade Alegria, um dos mais populosos da cidade. A Prefeitura iniciou na última terça-feira, dia 23, o asfaltamento da Avenida das Amendoeiras, uma demanda da população que se estendia por décadas. Ao final do trabalho, a comunidade terá mais conforto e segurança no local.

BARREIRAS SANITÁRIAS

A Guarda Municipal de Barra Mansa está redobrando a atenção nas abordagens realizadas nas barreiras sanitárias instaladas em pontos estratégicos do município. O objetivo é manter os cuidados e atenção para o enfrentamento ao coronavírus no município. De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir, diariamente cerca de três mil veículos passam por cada barreira. “Desse total, a média de carros que são impedidos de entrar no município está em torno de 400 por dia, em cada uma dessas barreiras”, destacou.

LOCAIS COM BARREIRAS

As barreiras estão instaladas em seis pontos de acesso à Barra Mansa: na Avenida Dário Aragão, na Estamparia; Avenida Presidente Kennedy, no Ano Bom; Avenida Amaral Peixoto, no Bocaininha; Rua Albo Chiesse, no Centro; Rua José Hipólito, na Cotiara e Rua Doutor José Alves Caldeira, no bairro Abelhas.

INSCRIÇÕES PARA VESTIBULAR ONLINE

A campanha Oferta Casadinha para o vestibular online da Estácio, disponível nos campi e polos de ensino a distância, garantindo aos casais e a amigos 50% de desconto durante todo o curso, segue até o próximo domingo, dia 28. As inscrições são gratuitas e as avaliações online poderão ser agendadas diretamente no portal da Estácio em um dos horários disponíveis.

ENFERMARIA ESPECIAL PARA COVID-19 

Para transformar a Santa Casa de Angra dois Reis, no Centro de Referência Covid-19, foi necessária a transferência da Maternidade Codrato de Vilhena para o Hospital Municipal da Japuíba (HMJ). O setor, que realiza em média 10 partos diariamente, agora dispõe de uma enfermaria especial para isolar pacientes infectados por Covid-19.

FRAUDES NA ELETRONUCLEAR

Na manhã de ontem, dia 25, a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação ‘Fiat Lux’ com o objetivo de cumprir 17 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão temporária nos estados do Rio de Janeiro (capital, Niterói e Petrópolis), São Paulo e no Distrito Federal. O esquema investigado é mais uma etapa que visa atingir os responsáveis por contratos fraudulentos e pagamento de propina na Eletronuclear, que não foram abrangidos pelas operações Radioatividade, Irmandade, Prypiat e Descontaminação, todas deflagradas para a execução de mandados em desfavor dos personagens envolvidos na organização criminosa que sitiou a Eletronuclear.

COLABORAÇÃO PREMIADA

A investigação teve como base a colaboração premiada de dois lobistas ligados ao PMDB, que foram presos em 2017, por ordem da 13ª Vara Federal de Curitiba/PR. Dos 12 mandados de prisão, seis foram cumpridos, sendo quatro no Rio de Janeiro e dois em São Paulo. Os mandados de busca e apreensão foram todos cumpridos.

FORÇA-TAREFA ATUANTE EM VOLTA REDONDA

A força-tarefa criada em Volta Redonda para fiscalizar o funcionamento das atividades econômicas de acordo com as medidas de prevenção à Covid-19, verificou 177 denúncias entre os dias 1º e 24 de junho. A ação diária é guiada com apoio da população que aponta irregularidades por meio da Central de Atendimento Único (CAU), pelo telefone 156, ou pelo aplicativo Fiscaliza VR. No período, oito estabelecimentos foram autuados; quatro interditados; e 91 foram orientados a cumprir os decretos municipais. O grupo ainda fez apreensões de mercadorias vendidas por ambulantes ilegais e dispersou aglomeração em evento clandestino em área pública.

NOVAS REGRAS SANITÁRIAS

As indústrias instaladas no município de Itatiaia passaram a adotar novas medidas sanitárias de funcionamento em suas atividades. As determinações impostas pelo decreto de nº 3.476, publicadas no dia 24, abrangem entre outras obrigatoriedades, práticas já adotadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro que considera a sobrevivência das atividades industriais no município pelo período de pandemia. Com a volta dos horários integrais de expediente, a serem definidos pelo setor, novas ações de higiene pública serão necessárias como o reforço da limpeza periódica de superfícies de toque (mesas, equipamentos, teclados e maquinários).

DESINFECÇÃO NOS COLETIVOS

Foto: Divulgação/PMPR


A desinfecção e a higienização dos coletivos da Porto Real Transporte, linha de ônibus municipais foram realizadas nesta semana. Os serviços têm como objetivo medidas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). A desinfecção e higienização dos coletivos são realizados duas vezes por dia; obrigatoriedade para que todos os passageiros viagem apenas sentados, e ainda, a adição de um novo veículo caso a capacidade de lotação chegue a 42 pessoas.

REVITALIZAÇÃO DE PRAÇA

Mais um espaço público de Resende ganhará novo visual e infraestrutura mais moderna para a prática de exercícios e lazer para todos: a praça do bairro Morada da Barra, localizada na Rua 39. A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, iniciou a reforma e revitalização completa do local, através de mais uma ação do programa ‘Revitaliza Resende’. O secretário de Obras e Serviços Públicos, Victor Sampaio disse que o planejamento para a intervenção prevê uma etapa de revitalização e a construção de novos elementos para a praça. As obras vão contemplar toda a quadra, com recuperação da grama sintética, troca do alambrado, traves e pintura. Além disso, a academia da terceira idade instalada no local será melhorada, recebendo também uma nova cobertura e estrutura.

LEI DE EMERGÊNCIA DE CULTURAL

Gestores de Cultura da Região das Agulhas Negras, formada pelos municípios de Itatiaia, Resende, Porto Real e Quatis participaram, na tarde de quinta-feira, dia 26, de uma reunião com representantes da cultura das quatro cidades, sobre a Lei de Emergência Cultural, Aldir Blanc (Lei 1.075/2020), de autoria é da deputada Benedita da Silva, com a coautoria de outros vinte e três deputados, tem a relatoria da deputada Jandira Feghali. A Lei, que foi aprovada pelo Congresso Nacional e aguarda apenas a sanção do Presidente da República, prevê a destinação de R$ 3 bilhões do Fundo Nacional de Cultura para estados, Distrito Federal e municípios para a serem aplicados em ações emergenciais de apoio ao setor cultural durante o período de isolamento social ocasionado pelo novo coronavírus.

DÚVIDAS

O encontro, conduzido pelo superintendente de Cultura de Itatiaia, Thiago Ferreira e realizado por meio da plataforma de reunião, teve a finalidade de tirar as dúvidas em relação à aplicação da lei nas cidades que compõe da região e a formação de banco de dados referentes aos artistas locais. “O cadastro é importante porque ajuda os municípios a fazerem um mapeamento de quem são os seus artistas, onde estão e as suas áreas de atuações. Ele ajuda no planejamento, ajuda a fazer uma busca ativa e funciona também como uma base para elaboração de políticas Públicas”, explicou Ferreira. Durante o encontro também foram tiradas várias dúvidas, entre elas sobre os profissionais que tem direito ao benefício e como será direcionado.

Um Fato na Foto

Capotou na descida da Serra das Araras

Foto: Divulgação/PRF

Um caminhão carregado de farinha de trigo capotou na manhã de ontem, dia 25, na descida da Serra das Araras, em Piraí. O acidente ocorreu por volta das 10h30min na altura do km 226, da Via Dutra, na pista sentido Rio de Janeiro. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), apesar do veículo carregado, ninguém ficou ferido. O motorista, de 29 anos, teria perdido o controle do caminhão na curva. Por causa do tombamento, a pista sentido Rio de Janeiro ficou parcialmente interditada, com o trânsito fluindo pela faixa esquerda. Ainda, de acordo com a PRF, não houve congestionamento no trânsito, apenas lentidão.

 

error: Conteúdo protegido !