Notas & Notas – 26 de julho de 2019

0

CURSO DE TEATRO COM INSCRIÇÕES ABERTAS

O curso de teatro ‘Crescendo em Cena’, oferecido pela Prefeitura de Angra dos Reis, por meio de sua Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, está com inscrições abertas para novas turmas, que começam no dia 21 de agosto. As aulas ficam por conta da atriz, diretora teatral e pedagoga Kelly Oliveira, pós-graduada em psicopedagogia. O Crescendo em Cena surgiu em 2013 e de lá para cá já formou 19 turmas.

ELEIÇÃO EM PARATY

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou os nomes dos candidatos que se registraram para disputar a eleição suplementar em Paraty, no dia 4 de agosto. O pleito irá definir o prefeito que vai substituir Carlos José Gama Miranda, o Casé, cassado pelo TSE.  São eles: Anderson Maia dos Santos, Fuad José Minair Neto, José Carlos Porto Neto, Lucas José de Oliveira Aquino, Luciano de Oliveira Vidal, Ronaldo dos Santos.

JULINHO MARASSI E GUTEMBERG

A dupla mais conhecida do Sul Fluminense, Julinho Marassi e Gutemberg, se apresentar nesta sexta-feira, na Avenida Ministro Salgado Filho, nº 423, bairro Aeroclube, em Volta Redonda. O show será a partir de 21 horas. No repertório estão músicas como, ‘Aos Meus Heróis’, ‘Appaloosa’, ‘Maromba’, ‘A Gente Se Vê’, ‘Minha-flor’ e ‘Pra Quem Lembrar’. Além dessas canções, muitas outras serão interpretadas pela dupla. A classificação é livre e a entrada é gratuita.

DIA DA PADROEIRA SANT’ANA

Hoje é comemorado o dia de Sant’Ana, padroeira da diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda e de seu esposo São Joaquim. Por ser feriado na diocese não haverá expediente administrativo na Cúria Diocesana e nas suas paróquias que estão em 12 municípios da região. Para festejar, desde o dia 19 a catedral de Sant’Ana, em Barra do Piraí, conta com uma programação litúrgica e cultural.

DIA DA PADROEIRA

No dia da padroeira, haverá Missas durante todo o dia. Às 8 horas será animada pelo Setor Santa Terezinha. Às 10 horas será a missa solene presidida pelo bispo diocesano dom Luiz Henrique. Ao meio-dia será animada pelo setor São Benedito e presidida pelo pe. Nobuo Sano. Para fechar a programação litúrgica do dia, às 16 horas será a ‘Missa dos Avós’ também presidida pelo bispo diocesano dom Luiz Henrique e seguida de procissão pelas ruas da cidade.  O tradicional almoço da padroeira será no Royal Sport Club, a partir do meio-dia. E a partir das 20 horas terá música ao vivo no bispado, complementando a programação cultural, com cantina.

CONTROLE AO TABAGISMO EM ITATIAIA

Todas as terças e quintas-feiras, das 8 às 18 horas, a Secretaria de Saúde de Itatiaia, oferece na sede da Policlínica Municipal, o ‘Programa de Controle ao Tabagismo’, que desenvolve atividades e orientações para os dependentes do vício do cigarro e demais hábitos tabagistas. Segundo a coordenadora do projeto, Adriana Limeira, o apoio psicossocial em grupo, o tratamento com adesivos de nicotina e o suporte farmacológico, são algumas das ações educativas e preventivas que essas pessoas poderão encontrar e se beneficiar ao fazer parte do programa.

INSCRIÇÕES GRATUITAS

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas, com número máximo de dez participantes por grupo. Em um primeiro momento será realizada uma entrevista individual para que os profissionais possam conhecer e traçar as estratégias e condutas do tratamento. Depois, serão realizadas quatro sessões semanais estruturadas, utilizando o apoio de uma cartilha que aborda a dependência do cigarro, sintomas das síndromes de abstinência e os benefícios dos novos hábitos saudáveis.

DIA DA MULHER NEGRA

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Resende, através da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, promoveu na quinta-feira, dia 25, um evento alusivo ao ‘Dia da Mulher Negra’. O encontro aconteceu a partir das 18 horas, no plenário da Câmara Municipal de Resende, localizada na Rua Padre Couto, número 10, no Centro. De acordo com a coordenadora, Sônia de Freitas, o objetivo do evento foi promover uma reflexão e debater sobre o espaço conquistado pela mulher negra na sociedade, abordando também assuntos como a luta contra o preconceito e o protagonismo em espaços pouco ocupados por este público.

AFRO-LATINA-AMERICANA E CARIBENHA

Instituído pelo governo do Brasil pela Lei nº 12.987/2014 em 2014, o Dia da Mulher Negra foi inspirada no Dia da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha, celebrado no dia 31 de julho. A data, comemorada no dia 25 de julho, reforça a reflexão sobre temas importantes, como a cultura, a ancestralidade e o combate as diversas formas de preconceito e violência direcionados a essas mulheres.

TESTES RÁPIDOS DE HEPATITE

O Ministério da Saúde instituiu, neste ano, o ‘Julho Amarelo’, mês destinado a chamar atenção da sociedade para a luta contra as hepatites virais. O objetivo é reforçar as iniciativas de vigilância, prevenção e controle do agravo da doença. Em Angra dos Reis, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na quarta-feira, dia 24, uma grande ação na Vila do Abraão, na Ilha Grande. Durante todo o dia, a equipe de Programas Especiais – IST, Aids e Hepatites Virais, em parceria com a ESF do Abraão, realizou testes rápidos para hepatites B e C, na Casa de Cultura na localidade. Ao todo, foram feitos 112 exames.

SOBRE A HEPATITE

A hepatite é a inflamação do fígado e pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas e é considerada problema de saúde pública no país e no mundo. Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Milhões de pessoas são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Muitas vezes silenciosas estas hepatites nem sempre apresentam sintomas e podem evoluir para forma crônica e causar danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer.

UM DIA ESPECIAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Foto: Divulgação


Na última quarta-feira, dia 24, o 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM) recebeu na sede de Barra do Piraí, crianças e adolescentes para um dia de recreação nesse período de férias escolares. Foi proporcionado aos jovens palestras educativas, tendo como norte a doutrina de Polícia Comunitária. Nessa ocasião as crianças puderam desfrutar de todas as opções de lazer. O 10º BPM ainda distribuiu lanches para que as crianças pudessem recompor suas energias depois de uma tarde de muitas brincadeiras e diversão.

MUDANÇAS NO TRÂNSITO DURANTE O ANGRA MOTO FEST

A Praia do Anil vai receber até domingo, dia 28, a 20ª edição do Angra Moto Fest, organizado pelo Moto Clube Piratas de Angra, com o apoio da Prefeitura, por meio da TurisAngra. Para a realização do evento e garantia da segurança do público que vai curtir às inúmeras atrações, o trânsito sofrerá algumas alterações. Segundo a Superintendência de Mobilidade Urbana (Trânsito), até domingo será proibido o estacionamento nas vagas da Avenida Ayrton Senna, na Praia do Anil. O trânsito na Avenida Ayrton Senna fluirá em meia pista, no sentido saída da cidade. A via poderá ser fechada, dependo do movimento nesta sexta-feira, dia 26, à partir das 19 horas.Já no sábado a partir das 10 horas até o término do evento, a pista da Avenida Ayrton Senna, sentido saída da cidade, será fechada completamente e o trânsito funcionará em mão dupla na pista de entrada. A mesma ação será realizada no domingo, dia 28, das 8 horas até o final da programação.

NOVOS VEÍCULOS PARA O TFD EM QUATIS

Dois veículos zero quilômetro reforçam a frota responsável pelo atendimento prestado à população na área da saúde em Quatis. As duas novas vans foram adquiridas com recursos da ordem de R$ 360 mil liberados pelo Governo Federal ao Município, através de proposições inseridas no orçamento da União pelo deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD) e o ex-deputado federal Marcelo Matos (PHS). As vans serão utilizadas no Programa TFD (Tratamento Fora do Domicílio), serviço da Secretaria Municipal de Saúde que garante o transporte de pacientes residentes em Quatis para tratamento médico especializado e realização de exames em outros municípios.

CURSO GRATUITO DE LIBRAS

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Educação, abriu nesta semana as inscrições para o curso gratuito de Libras (Língua Brasileira de Sinais). O prazo para os interessados se inscreverem segue até o dia 8 de agosto. Esta será a terceira turma do módulo básico do curso, que é uma ação promovida entre a Escola Bílingue Rompendo Silêncio e o Centro Municipal de Atendimento aos Educandos de Resende (Cemae).

CURSO PARA EDUCADORES

O curso de Língua Brasileira de Sinais é voltado para professores e profissionais de Educação da rede municipal, mas também abrange os interessados da sociedade em geral, que devem ter idade mínima de 18 anos. Ao todo, serão preenchidas 40 vagas por ordem de inscrição. Para se inscrever, os interessados devem enviar um e-mail para [email protected], informando o nome completo, CPF e a unidade de ensino que atua em Resende. O curso possui três módulos: básico, médio e avançado, com duração de um ano. A aula inaugural está prevista para o dia 14 de agosto e as seguintes irão acontecer todas as quintas-feiras, às 18 horas, no pólo da Faetec/UAB, que fica localizada na Avenida Tenente Coronel Adalberto Mendes, 1920, Alvorada.

AGREDIU O COMPANHEIRO

Agentes da 108ª Delegacia de Polícia de Três Rios realizaram quarta-feira, 24, no bairro Ponto Azul, uma prisão em flagrante de um homem pelo crime de lesão corporal e ameaça. O crime foi praticado contra seu companheiro, que depois de ter sua integridade física ferida, foi até à delegacia de polícia realizar o comunicado. Então os policiais procederam ao local e realizaram a captura do autor do fato.

TAÇA SANTOS DUMONT SUB-20

A equipe Sub-20 do Angra Esporte Clube conquistou mais uma vitória na Taça Santos Dumont, o 1º turno do Carioca B1 da categoria, a quinta seguida, vencendo o São Gonçalo por 2 a 0, neste sábado, 20, no Estádio Municipal, no Balneário. Com a vitória, a garotada do Angra conquistou uma das vagas no Grupo A para as semifinais da Taça Santos Dumont. A equipe angrense enfrentará o Barra da Tijuca no sábado, 27, no Estádio Municipal, em Angra dos Reis.

Um Fato na Foto

Última semana

Foto: Divulgação

O 3° Festival Internacional de Música de Barra Mansa está em sua última semana. Hoje, o evento contará com a presença de artistas premiados que se exibirão em concertos no SESC Barra Mansa, no bairro Ano Bom. O concerto iniciará às 18 horas, com os instrumentistas, realizando a Música de Câmara e às 20h, o violinista israelense Shumel Ashkenazi, vencedor de concursos musicais na Rússia e na Bélgica, subirá aos palcos em um espetáculo único, nunca antes visto no município. Os ingressos são gratuitos e deverão ser retirados no local.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !