Notas & Notas – 26 de fevereiro de 2019

0

ÔNIBUS ASSALTADO EM RESENDE

Um homem negro, magro, baixo, trajando calça jeans e blusa xadrez, assaltou na noite de sábado, o ônibus da Viação Resendense, que fazia a linha Resende x Barra Mansa. Segundo informações do 37º BPM, o assalto aconteceu por volta das 22h40min, em um ponto de ônibus localizado na Avenida Marcondes Godoy, na saída de Resende. Ele levou os pertences do motorista e dinheiro do caixa.

AUDIÊNCIAS

A Frente Parlamentar de Combate às Discriminações da Alerj realizou ontem audiência pública para apurar como estão sendo aplicadas as políticas públicas para a população LGBTI no estado. O grupo investiga denúncia relativa aos Centros de Atendimento à população LGBTI, que chegaram a atender cem mil pessoas em dez anos, e que estariam, desde 2015, funcionando com estrutura precária e efetivo reduzido. Durante o encontro, representantes do atual governo garantiram que vão investir R$ 1,1 milhão em iniciativas para atender este segmento ainda no primeiro semestre.

PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ EM ADOLESCENTES

O Ministério da Saúde contará com mais uma ferramenta para direcionar e acompanhar ações de saúde para o cuidado e a prevenção da gravidez em adolescentes. A pasta realiza até o dia 15 de abril, um questionário sobre a quantidade de casos de gravidez nas jovens, com idades entre 10 e 19 anos, que estudam em escolas públicas e privadas de todo o país. O levantamento está disponível juntamente com o EducaCenso 2019, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

PLANO DE EMERGÊNCIA DA CIMENTO TUPI

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, convida para a reunião pública com a direção da Cimento Tupi S.A, onde será abordado o Plano de Ação de  Emergência em Barragem de Mineração da empresa. O encontro acontece nesta terça-feira, dia 26, às 19 horas, na quadra esportiva da Escola Municipal Bartholomeu Anacleto, na Vila dos Remédios, no distrito de Floriano. A reunião é aberta a toda a população.

CARNAVAL É SER IGUAL

Carnaval é ser igual. Este é o nome do bloco carnavalesco que a Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania da Prefeitura de Angra dos Reis A concentração será nessa quinta-feira, 28, às 18 horas, na Praça Guarda-Marinha Greenhalhg, em frente ao Teatro Municipal, no São Bento, com previsão de saída para às 19 horas. O trajeto será pela Rua Honório Lima, Rua Coronel Carvalho, Avenida Raul Pompeia, Rua do Comércio, Rua Arcebispo Santos, com dispersão no mesmo local de saída.

CORRIDA 100% MONTANHAS

Domingo com o ultramaratonista Jorge Abreu em ação. Ele participou, na cidade de Valença, da corrida 100% montanhas e conquistou a segunda colocação em sua faixa etária de 55 a 59 anos, e completou o percurso em 55 minutos e 32 segundos, na prova de dez quilômetros. Jorge Abreu é atleta da Equipe Angra Runners e representou Angra dos Reis em mais uma competição oficial do calendário 2019. Segundo o corredor, o percurso foi de muita dificuldade, com percursos com escadas, muita lama pelo caminho e subidas, mas ele conseguiu superar todas as dificuldades e cruzar a linha de chegada na corrida em Valença.

FERRAMENTA ONLINE PARA LIBERAÇÃO DE VEÍCULOS

Ontem o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) publicou no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro portaria que regulamenta os procedimentos para liberação de veículos apreendidos e acautelados em seus depósitos. A mudança tem como objetivo dar maior agilidade e praticidade ao processo de liberação de veículos. Já está disponível no site do Detro uma nova ferramenta para emissão de Nada Consta online. Agora, após emitir seu boleto online, também no site, e quitar as multas e taxas de reboque e diária do depósito, é possível clicar no link Nada Consta, imprimir o documento e se dirigir diretamente ao depósito onde o veículo está acautelado.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER EM ITATIAIA

A comemoração do Dia Internacional da Mulher, organizada pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, terá uma programação variada em Itatiaia. No dia 8 de março, na Praça Mariana Rocha Leão, no Centro, várias atividades serão oferecidas as moradoras de toda a cidade. O evento contará com apresentações culturais, esportivas e tendas com ofertas de serviços e orientações. A abertura está marcada para acontecer às 8 horas.  O evento contará ainda com sorteio de brindes do Instituto Embeleze para as participantes. A previsão de encerramento é meio-dia.

TRATAMENTO DE ESGOTO NA BACIA DO PARAÍBA DO SUL

Cerca de 90% dos municípios da região hidrográfica da Bacia do Paraíba já possuem Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB), em sua maioria consolidados com recursos da cobrança pelo uso de recursos hídricos feita pelo Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap). Dando continuidade ao trabalho, em setembro de 2017, o Comitê lançou o edital referente ao Programa de Tratamento de Águas Residuárias (ProtratarR), iniciativa cuja finalidade é aportar recursos para implantação e ampliação de sistemas de esgotamento sanitário nos municípios.

SOBRE O PROTRATAR

O Protratar prevê o aporte de recursos ou financiamento para a implantação de sistemas públicos de esgotamento sanitário em municípios e em sistemas privados de tratamento de águas residuárias mantidos por empresas localizadas na bacia do rio Paraíba do Sul, com os objetivos de reduzir os níveis de poluição hídrica na bacia, induzir a implantação de sistemas de gerenciamento de recursos hídricos e a implementação de instrumentos de gestão. Para a primeira fase do programa foram disponibilizados cerca de R$ 19 milhões, previstos no Plano de Aplicação Plurianual do CEIVAP. Nesta edição, foram contemplados empreendimentos nos municípios de Muriaé (MG), Juiz de Fora (MG), Jacareí (SP), São José do Barreiro (S)P, Areias (SP), Volta Redonda e Barra Mansa.

SAAE EXECUTA SERVIÇO DE LIMPEZA URBANA

Foto: Divulgação


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Barra Mansa iniciou a semana realizando serviços de limpeza urbana nas ruas de diferentes bairros da cidade. A capina, roçada, raspagem e pintura de meios-fios são serviços feitos frequentemente como forma de o município evitar o acúmulo de materiais nas ruas da cidade. Equipes da Coordenadoria de Resíduos Sólidos (CRS) foram enviadas na segunda-feira, 25, aos bairros Vila Nova, Santa Rosa, Cotiara, Ano Bom, Paraíso de Cima e de Baixo, Santa Izabel e Vila Coringa receberam as equipes da que realizaram os serviços. Em caso de dúvidas ou solicitação de serviços do Saae, entre em contato com o Call Center da autarquia, (24) 3512-4333.

DOADORES ACEITAM O DESAFIO

Foto: Divulgação


A abertura do Hemonúcleo de Resende, no último sábado, dia 23, foi um sucesso. Os doadores solidários em ajudarem a aumentar o estoque do banco de sangue da unidade, que atende outros três municípios, compareceram em massa. Os números superaram por muito a expectativa de ultrapassar a meta de doadores por dia, que é de 15 voluntários. Ao todo, 46 atendimentos foram feitos, resultando em 34 doações, uma vez que algumas mostras foram consideradas inaptas pelo resultado da triagem. Além disso, mais 15 pessoas deixaram seus dados pessoais para doarem em uma próxima oportunidade.

ATENDIMENTO

O Hemonúcleo segue recebendo doações de sangue de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas, na Avenida Marcílio Dias, no prédio anexo ao Hospital de Emergência Henrique Sérgio Gregori, no bairro Jardim Jalisco.

FINAL DO TORNEIO LEITEIRO DE CURRAL

Foto: Divulgação


A final de mais um Torneio Leiteiro de Curral realizado, na última sexta-feira, em Resende, foi marcada com uma confraternização entre os participantes.  A cerimônia, que aconteceu na Área de Exposições Francisco Fortes Filho, no bairro Morada da Colina, premiou os primeiros colocados no torneio e reuniu representantes de diversas propriedades rurais. Além disso, estavam presentes equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio) e Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Resende (Aciar), responsáveis pela organização do campeonato.

NAS PROPRIEDADES

Diferente dos torneios leiteiros tradicionais, que reúnem os animais em um só espaço, as ordenhas das rodadas de curral foram feitas nas propriedades rurais, sob a supervisão da comissão organizadora do evento. No decorrer da competição, uma equipe técnica designada pela comissão organizadora avaliou a produção de leite dos animais de qualquer idade e raça. O objetivo do torneio é estimular as propriedades rurais para um aumento da produtividade do rebanho leiteiro, além de promover a interação entre as famílias.

ADIADA PRÉ-CONFERENCIA DA SAÚDE EM ITATIAIA

A Pré-Conferência Municipal de Saúde, que aconteceria na última quinta-feira, dia 21, em Itatiaia, foi adiada para o dia 14 de março, às 15 horas. O encontro, que abre as discussões sobre a saúde no município, acontecerá no Salão Paroquial da Igreja Matriz de São José, situado na Praça Mariana Rocha Leão, no Centro da cidade. De acordo cronograma, serão dois encontros. O segundo será realizado no dia 21 de março, na quadra de Esportes do Centro Comercial de Penedo, no mesmo horário. As Pré-Conferências fazem parte de um trabalho de preparação da Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá no dia 13 em abril. A finalidade é propor estratégias, metas e ações de saúde para serem levadas para apreciação durante a Conferência Municipal e se aprovadas, implantadas futuramente no município.

TEMA

Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, a etapa municipal da Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá em abril, reunirá convidados, ouvintes e delegados e é aberta ao público. O Regimento Interno da Conferência pode ser conferido no site da Prefeitura por meio do link: https://goo.gl/u9gRxc.

INSPEÇÃO EM PONTES E VIADUTOS

Técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda (IPPU-VR) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI) estiveram vistoriando a Ponte Dr. Murilo Cesar dos Santos, que liga os bairros Aterrado e Niterói, na manhã de ontem. A ponte foi incluída no encerramento da primeira etapa de vistoria nas pontes, viadutos e passarelas que a prefeitura vem realizando no município, com o objetivo de estabelecer um programa de manutenções sistemáticas. Durante a inspeção, foram avaliadas a integralidade do sistema de sustentação e a drenagem que, segundo o presidente do IPPU-VR, Marcio Lins é uma grande causa de deterioração das pontes.

OUTRAS VISTORIAS

Dentro do cronograma da prefeitura, outras quatro edificações foram vistoriadas: Ponte Dom Waldir Calheiros Novais, que liga o bairro Aterrado ao Aero Clube; ponte da Avenida Radial Leste; Viaduto Nossa Senhora das Graças; e Viaduto Heitor Leite Franco. “Paramos com essa aqui e vamos fazer o relatório dessa série, entregá-lo para a SMI com as necessidades dos reparos mais urgentes. E vamos montar a sistemática de inspeção rotineira, regular”, explicou o presidente do IPPU-VR. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Toninho Oreste, assim que o relatório inicial ficar pronto, as equipes da SMI entrarão em ação se for necessário.

PRESO NO ATERRADO

Agentes da 1ª Cia. do 28° Batalhão da Polícia Militar (BPM) prenderam no domingo um homem, de 36 anos, no bairro Aterrado, em Volta Redonda. Segundo os militares, ele foi flagrado na Rua Desembargador Ellis Ermírio Figueira, com um revólver calibre 38, quatro munições intactas, um sacolé grande contendo pó branco (cocaína) e R$ 2,5 mil. O caso foi registrado na 93ª Delegacia de Polícia (DP), onde o suspeito foi encaminhado para as medidas cabíveis.

PINHEIRAL ELEGE REINADO PARA CARNAVAL

Os foliões que compareceram na Praça Luiz Gonzaga, no Centro, no último sábado acompanharam o concurso para a escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval. Ramon Medeiros e Maristela Rodrigues receberão as chaves da cidade da mão do prefeito, Ednardo Barbosa, na próxima quinta-feira, dia que iniciará o Carnaval da Família 2019, em Pinheiral. Também foi realizada a eleição de príncipe e princesa para as crianças. As princesas eleitas foram Nicolly Araújo Idalino, Lanna Beatriz e o príncipe, Luigi Picchi Chiarello, que mostraram bastante samba no pé.

ACERVO DO MUSEU NACIONAL

Mais de 100 obras resgatadas dos escombros do Museu Nacional serão exibidas ao público no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro a partir de amanhã, na exposição Museu Nacional Vive – Arqueologia da Resistência. A exposição poderá ser conferida pelo público até o dia 29 de abril. O Paço de São Cristóvão, antigo palácio imperial, que funcionava como prédio principal do Museu Nacional, pegou fogo no dia 2 de setembro do ano passado.

Um Fato na Foto

Improvisando

Foto: Divulgação


A imagem foi feita por um leitor do A VOZ DA CIDADE no bairro Aterrado, na tarde de ontem. O motorista da Viação Sul Fluminense teve que improvisar para os passageiros descerem do ônibus, pois o elevador não estava funcionando. Ele pegou um banquinho e foi segurando a mão de cada um dos passageiros para descer da condução. Segundo o leitor, a frota está nova, mas parece que não tem funcionado como deveria. Parabéns ao motorista que teve a sensibilidade com os passageiros.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !