Notas & Notas – 26 de abril de 2019

0

FOLHA DE PAGAMENTO

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Administração, comunicou que devido às falhas no sistema operacional da folha de pagamento, foram detectados erros nas informações  da Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF). Porém a empresa responsável pelo sistema já foi notificada e os problemas foram solucionadas. O órgão ainda recomenda que os contribuintes verifiquem a situação da sua declaração de imposto de renda, junto à Receita Federal, a fim de evitar problemas. Se houver alguma pendência ou dúvidas, deve-se procurar o RH da Prefeitura e retire a DIRF regularizada.

INÍCIO SONDAGEM POPULAR

Teve início na manhã de ontem a Sondagem Popular do Movimento pela Ética na Política (MEP), edição 2019, em Volta Redonda. A pesquisa começou na Praça Sávio Gama, em frente ao Palácio 17 de Julho, no Aterrado, e visa saber sobre as maiores necessidades da população da cidade. A pesquisa será feita até sábado, 27, pelos alunos e colaboradores do MEP.

ENTREVISTADO

O bibliotecário Alison de Souza, ao ser entrevistado pelos voluntários do MEP em Volta Redonda comentou que é importante que a população deve ser sempre consultada. Declarou que os políticos não podem fazer o que querem e que deveriam ouvir a população para devolverem o que é bom para todos. Há expectativa de um encontro com o prefeito Samuca Silva em maio, para discutir os resultados da sondagem. Interessados em participar e que não forem abordados pelos voluntários podem solicitar o formulário pelo e mail: [email protected].

ENCERRAMENTO DA SIPAT

Termina hoje a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) do Hospital Municipal de Emergência. O encerramento terá a apresentação especial do Coral da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. Promovida pela prefeitura, a Sipat teve início no dia 24 e conta com a participação de palestrantes renomados da área da saúde, como a fonoaudióloga Georgia dos Santos e o mestre em teoria psicanalítica Marcelo Reno Arbex. Já o conteúdo está sendo voltado à saúde dos funcionários, desde cuidados no manuseio de materiais até orientações sobre a utilização da voz, como forma de comunicação.

DIA INTERNACIONAL DE ALIENAÇÃO PARENTAL

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do Dia Internacional Contra a Alienação Parental, celebrado no dia 25, a Prefeitura de Porto Real, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação do município, promoveu, ações nas escolas e em diversos prédios públicos. A alienação parental é a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos pais, por avós ou pelos que a tenham sob autoridade, guarda ou vigilância para que repudie o outro familiar ou que cause prejuízo à manutenção de vínculos.

SOBRE A LEI

De acordo com a Lei 12.318/2010, o familiar que cometer alienação parental pode ser multado, ter a guarda alterada, ou até mesmo ser declarada a suspensão da autoridade parental, entre outras penalidades. A secretária de Assistência Social, Creusa Martins Mothé, relatou como a prática da alienação parental interfere negativamente no desenvolvimento de crianças e adolescentes. “Desde agosto de 2010, o Brasil conta com uma legislação específica para combater essa prática nociva à formação de crianças e adolescentes. É importante lembrar que com a alienação parental, a criança ou adolescente é impossibilitada de ter um desenvolvimento mental sadio e de construir uma boa imagem do pai e da mãe”, disse Creusa, que ainda destacou o trabalho realizado pela Secretaria.

CAMPANHA

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) realizou pela primeira vez em Porto Real uma campanha de conscientização da população em relação a essa violação de direito.

VINTE CAMINHÕES DE LIXO E ENTULHO RETIRADOS

Foto: Divulgação

Aproximadamente 20 caminhões de lixo e entulho foram retirados das ruas da região do bairro Surubi Velho, em Resende, durante o mutirão para combater possíveis focos do mosquito que transmite doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. O mutirão foi realizado na quarta-feira, dia 24. A ação continuará durante nessa e na próxima semana, atendendo ainda os bairros Surubi Velho e Vila Verde.

BANDA SINFÔNICA EM BARRA MANSA

A Banda Sinfônica do Projeto Música nas Escolas, apoiada pela CCR NovaDutra, por meio do Instituto CCR, se apresenta nesta sexta-feira, dia 26, durante a Exposição e Vendas de Orquídeas, que será realizada na Praça da Matriz, em Barra Mansa. A apresentação é gratuita e tem início às 15 horas. O objetivo do projeto é de realizar concertos didáticos em colégios da rede pública e em espaços públicos, possibilitando o contato direto dos alunos com os músicos e seus instrumentos musicais, o que contribui para incentivar a prática musical e o respeito à arte.

EXPOSIÇÃO E VENDA DE ORQUÍDEAS

Foto: Divulgação


A Praça da Matriz de São Sebastião se tornou ontem um verdadeiro orquidário. Até domingo, 28, entre 9 e 18 horas, o espaço sediará a segunda edição da Exposição e Venda de Orquídeas do Campo das Orquídeas de Guararema, região metropolitana de São Paulo. A Prefeitura de Barra Mansa, através do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemae), está apoiando a ação, que terá parte da venda revertida para a realização do Natal Especial dos alunos assistidos pelo Órgão. São mais de 150 variedades de orquídeas, a partir de R$ 10, além de adubos e substratos.

ACADEMIAS AO AR LIVRE

Em menos de quatro meses de 2019, a Prefeitura de Pinheiral já realizou a instalação de três academias ao ar livre em três bairros para a população da cidade. O último foi implantado na tarde de ontem, para os moradores da área rural, no Km 5. Além dos moradores do Paraíso e Ipê, que já receberam as novas academias ao ar livre, outro local que está programado para receber novos equipamentos é a Academia da Saúde do Centro. A ação tem como objetivo contribuir para o combate ao sedentarismo, ajudando na promoção da saúde da população. A aquisição destes aparelhos foi possível graças a uma emenda parlamentar através do convênio.

ESCOLA DE GOVERNO E GESTÃO

Foto: Divulgação


Funcionários de diversas secretarias municipais, ocupando diferentes cargos, participaram na manhã de ontem da palestra “Cidadania e Políticas Públicas” de incentivo à criação de políticas públicas da Escola de Governo e Gestão de Volta Redonda, realizada no Auditório da Secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag). A exposição abordou a importância das políticas públicas de qualidade e do serviço público efetivo para acompanhar as transformações sociais da atualidade. Entre os participantes estava o presidente do IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) de Volta Redonda, Márcio Lins. Ele aprovou a iniciativa e ressaltou a importância de abordar o tema “Políticas Públicas”.

PALESTRA

A palestra de ontem foi ministrada pelo professor Anderson Couto, que é graduado em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), e é servidor público da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) há 23 anos.

PRÓXIMOS CURSOS EM MAIO

Os próximos cursos, programados para iniciar no mês de maio, serão ministrados pelo TCE. Nos dias 16 e 17 de maio, o tema abordado será ‘Instrumentos de gestão do SUS’. Já as capacitações sobre ‘Contratação e Fiscalização de Obras Públicas’ e ‘Análise e Melhoria de Processos Organizacionais’ serão à distância e iniciam no dia 1º de maio e as aulas presenciais estão marcadas para dia 14 de junho, na sede da Escola de Governo e Gestão, que ainda será inaugurada, na antiga Escola Estadual Acre, no bairro Siderópolis.

PIQUE DE LUZ

Há dois dias estão constantes os piques de luz no bairro Aterrado. Em um dia apenas são de três a quatro quedas de energia, o que acaba interrompendo o serviço de centenas de pessoas e ainda tem o risco de queima de eletrodomésticos. Moradores e comerciantes estão buscando explicação para o caso, mas até agora nada.

PROJETO CASTRAMÓVEL

O vereador Klessio Alves Pery (PMDB) protocolou requerimento na Secretaria da Câmara Municipal de Rio Claro solicitando que a prefeitura se empenhe junto aos órgãos de saúde para criar o Projeto Castramóvel, que atuaria com assistentes sociais e veterinários, percorrendo o município promovendo a castração de cães e gatos que vivem abandonados nas ruas. O vereador disse ainda que o projeto pode ser estendido a outros animais, mediante a solicitação de seus proprietários.

DELEGACIA ON LINE

Você conhece a delegacia online da @policiacivil_rj? No site https://dedic.pcivil.rj.gov.br você pode realizar o pré-registro de ocorrência online e, caso necessário, será marcado dia e hora para comparecer à delegacia para finalizar o registro. Além de reportar crimes, você também pode acessar o site para comunicar extravio de documentos e celular.

COMITÊ PARALÍMPICO

A secretária de Esporte e Lazer de Volta Redonda, Maria Paula Tavares, realizou na última semana uma visita técnica ao Comitê Paralímpico Brasileiro que fica no Parque Fontes do Ipiranga, na zona sul de São Paulo. A ação teve como objetivo conhecer o trabalho desenvolvido no Centro de Treinamento e também desenvolver parcerias entre a prefeitura, a Smel e o Comitê Paralímpico.

BANDA SINFÔNICA SE APRESENTA HOJE

A Banda Sinfônica do Projeto Música nas Escolas se apresenta hoje durante a Exposição e Vendas de Orquídeas, que será realizada na Praça da Matriz, em Barra Mansa. A apresentação é gratuita e tem início às 15 horas. O objetivo do projeto é de realizar concertos didáticos em colégios da rede pública e em espaços públicos, possibilitando o contato direto dos alunos com os músicos e seus instrumentos musicais, o que contribui para incentivar a prática musical e o respeito à arte.

LUTA CONTRA O SARAMPO

Entre 2010 e 2017, 169 milhões de crianças em todo o mundo (média de 21 milhões anuais) não receberam a primeira dose da vacina contra o sarampo, alertou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Para a entidade, o aumento no número de crianças não vacinadas abriu caminho para os surtos de sarampo que atualmente atingem vários países. A diretora-executiva do Unicef, Henrietta Fore, destacou que o vírus do sarampo sempre encontrará crianças não vacinadas e que é preciso vacinar todas elas, tanto em países ricos como em nações pobres.

PRÉVIA DA INFLAÇÃO OFICIAL

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, ficou em 0,72% em abril deste ano. A taxa é superior às registradas em março deste ano (0,54%) e em abril do ano passado (0,21%). É também a maior taxa para o mês desde 2015 (1,07%). Segundo dados divulgados hoje (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA-15 acumula taxas de inflação de 1,91% no ano e de 4,71% em 12 meses.

Um Fato na Foto

A conversão de Saulo

Foto: André Matheus

Semanalmente, os membros da Igreja Metodista Wesleyana – Ano Bom, em Barra Mansa, realizam no Ponto Missionário, localizado ao lado da sede do A VOZ DA CIDADE, na Rua Michel Wardini, Centro, de Barra Mansa, o Culto Ecumênico em ação de graças. O último, realizado na quarta-feira, dia 24, teve como preletor o presbítero Frederico Guedes Castro. A palavra entregue aos presentes foi sobre ‘A conversão de Saulo’, que está no Livro de Ato 9, 1 – 10. Os cultos acontecem às quartas-feiras, a partir das 19h30min e é aberto a todos. O registro acima foi feito pelo repórter do A VOZ DA CIDADE, André Matheus.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !