Notas & Notas

0

CONCURSO PÚBLICO
A Prefeitura de Pinheiral iniciou ontem a divulgação do edital do Concurso Público para o preenchimento de cargos da área da Secretaria de Educação. As vagas de nível superior são para professor I, professor II e pedagogo; de nível fundamental completo é para auxiliar de creche; e de nível fundamental incompleto (4ª série ou 5º ano do Ensino fundamental) é para merendeira. O edital completo do Concurso Público está disponível na página de concursos do IBAM. As informações podem ser obtidas no site www.ibam-concursos.org.br, no e-mail [email protected], ou ainda pelos telefones (21) 3553-1754/ 3553-1755/ 3553-1758/ 2536-979, nos horários de 08h30min as 12h30min e 13h30min as 17h30min, de segunda à sexta-feira. Os interessados também podem acessar o edital do concurso público através do site da prefeitura – www.pinheiral.rj.gov.br.
FESTIVAL ECONOMIA SOLIDÁRIA
Acontece no próximo mês em Volta Redonda o I Festival de Economia Solidária. O objetivo do festival é dar visibilidade ao setor, com espaços de comercialização, formação e atividades culturais, além ser um o início do fortalecimento de redes de economia solidária na região do Médio Paraíba, que engloba 12 municípios. O chamamento público de artistas e dinamizadores da cultura já está aberto para as seguintes atividades: música; dança; cultura urbana; cultura popular; teatro; poesia; contação de história; e cortejo. Os interessados devem se inscrever até o dia 26 de outubro, pelos telefones (24) 3339-9251, 3339-9244 ou acessando o link www.voltaredonda.rj.gov.br.
NOVA FROTA DE ÔNIBUS
Parece que algumas empresas de Volta Redonda já começaram a cumprir uma das exigências do prefeito Samuca Silva (Podemos): a de renovar a frota de ônibus. Vale lembrar que não é oficial, mas no último final de semana chegou a vazar nas redes sociais fotos dos novos coletivos da Viação Elite e Pinheiral. As duas atendem o Transporte Coletivo da cidade. A informação é de que, os novos carros possuem ar condicionado, Wi-Fi e três portas, atendendo acessibilidade. Além disso, contam com nova padronização. A nova frota deve começar a atender os usuários ainda neste mês. Enquanto isso, o primeiro fim de semana de circulação do ‘Tarifa Comercial Zero’ foi considerado bom. O ônibus, 100% elétrico e com wifi liberado e que não emite poluição, chamou a atenção da população nas ruas da cidade. “Parece ser maravilhoso. Ainda não precisei andar nele, mas estou ansiosa para ver como é por dentro”, disse a comerciária Isabel Lima.
SEIS VIAGENS
O ônibus do ‘Tarifa Comercial Zero’, que começou a circular em Volta Redonda, no dia 9 deste mês, por um período experimental, faz, diariamente, seis viagens. Três na parte da manhã e outras três no período da tarde. Em média, cada percurso dura uma hora e meia, mas nesse período de teste, os motoristas têm percebido que o trajeto tem sido realizado em menos tempo. Nesse caso, o ônibus fica parado no seu ponto de origem, no bairro Retiro. Nesse momento, os moradores aproveitam para conhecer. “Eu não vou andar de ônibus agora não, mas pedi para entrar para poder ver e é maravilhoso. A prefeitura está de parabéns com essa novidade”, disse a dona de casa, Andreia Guilherme. A família de José Ricardo Gonçalves, que é assistente administrativo, também aprovou o ônibus. Eles saíram de casa, próximo à Amaral Peixoto, para fazer compras no bairro Retiro. “Deu tudo certo. Economizamos três passagens, chegamos do outro lado da cidade, fizemos tudo o que precisávamos e deu o tempo certinho para pegar o ônibus de volta. Foi excelente”, afirmou.
DIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
O dia da Alimentação Saudável, celebrado no último dia 16, foi marcado, em Itatiaia por uma caminhada pelo centro da cidade. A atividade contou com a participação dos pacientes assistidos pelo Programa de Diabetes e Hipertensão da Secretaria Municipal de Saúde. Além de atividades como a caminhada, o acompanhamento dos pacientes cadastrados no programa é realizado mensalmente na Policlínica Municipal, pela equipe responsável. Durante as consultas individuais são avaliadas as condições gerais dos pacientes, como a pressão arterial, glicemia entre outros. Na oportunidade também foram repassadas orientações necessárias como, por exemplo, a dieta a seguir.
PROGRAMA
No programa de Diabetes e Hipertensão Arterial, os pacientes também contam com encontros coletivos uma vez por mês. Nos grupos os participantes têm a oportunidade tirar suas dúvidas, compartilhar informações e experiências e receber orientações profissionais. “Tanto os encontros individuais, quanto os coletivos são uma ótima oportunidade para os pacientes aprenderem a cuidar da saúde adotando hábitos de saúde. Esse trabalho ajuda a garantir ao cidadão um acolhimento melhor, além de ajudar a sanar as suas dúvidas sobre a doença”, disse a nutricionista responsável pelo programa, Gina Amorim.
DIA DO PROFESSOR COM OFICINAS
O Dia do Professor, celebrado no dia 15, está sendo comemorado de uma forma diferente em Resende. Visando valorizar as boas práticas desenvolvidas pelos docentes em sala de aula, e compartilhar o conhecimento com o maior número de profissionais, os professores da rede municipal de ensino viraram alunos por um dia, além de participarem de oficinas ministradas por seus próprios colegas. As atividades foram realizadas na Escola Municipal Noel de Carvalho, no bairro Nova Liberdade. Os profissionais também tiveram a oportunidade de ouvir um dos mais importantes e respeitados educadores do país, o professor Júlio César Furtado dos Santos. Pedagogo, psicólogo e doutor em Ciência da Educação pela Universidade de Havana (Cuba), Júlio Furtado abordou o tema “A gestão da sala de aula: construindo caminhos para uma aprendizagem significativa”. A palestra aconteceu no Teatro do Colégio Salesiano.
VALORIZANDO OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
A secretária de Educação de Resende, Rosa Frech, explicou que o objetivo da iniciativa é valorizar, de forma prática, o que os profissionais da educação mais sabem e gostam de fazer, que é ensinar. “Ao longo deste ano fomos testemunhas de grandes projetos desenvolvidos no interior de nossas escolas. Por isso, decidimos celebrar esta data de uma forma diferente, convidando os próprios professores para apresentarem a seus colegas a sua prática docente. Temos certeza de que a estratégia e metodologia utilizada, e que alcançou bons resultados na condução do processo ensino-aprendizagem, pode ajudar outros professores a também incrementarem ainda mais suas aulas. Além disso, também queremos valorizar o trabalho desses professores e mostrar a eles que sua prática merece espaço e divulgação”, destacou a professora Rosa.
MARCHA
Realizada na tarde de segunda-feira, 16, pela Igreja Católica e participação de entidades diversas, em Vota Redonda, a Marcha pelo emprego, pela vida e pela manutenção do turno de seis horas na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) contou com a participação de cerca de 1,5 mil pessoas. A caminhada teve início na Igreja Santa Cecília, seguindo pelas principais ruas do bairro Santa Cecília com encerramento na Praça Juarez Antunes. Durante o ato, o bispo diocesano, Dom Francisco Biasin, fez questão de esclarecer que a ação não teve cunho político, mas não impediu a participação de alguns políticos, como o vereador Jari (PSB) e o ex-vereador Jorginho Fuede, de Volta Redonda, e o deputado federal Luiz Sérgio. O objetivo, segundo o bispo, é olhar apenas quem está na defesa dos direitos dos trabalhadores.
FISCALIZAÇÃO DE TÁXIS
A fiscalização da frota de táxis de Barra Mansa está sendo realizada pela Secretaria de Ordem Pública, através da Coordenadoria de Trânsito e Transporte (Coortran), desde a última segunda-feira, no Parque da Cidade Natanael Geremias. Cerca de 110 veículos passarão pela vistoria que acontece até o próximo dia 27, das 8 às 17 horas. Em média, 14 carros estão sendo vistoriados por dia. “Fazemos essa fiscalização agendada todo ano para apurar irregularidades na documentação dos veículos, dos motoristas e ver se estão dentro das legislações do Código de Trânsito Brasileiro. Nosso foco nestas duas semanas é fazer também um recadastramento dos taxistas, confirmando quem está trabalhando da forma correta, dando mais segurança e credibilidade para a população que precisa do serviço”, disse a fiscal de transporte Rose Clair Tomaz.
FORMAÇÃO CONTINUADA
A prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Educação e da Gerência de Educação Básica, realizou ontem, no CIEP do bairro Bom Pastor, o I Encontro de Formação Continuada Anos Finais. O evento contou com cerca de 300 professores do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Barra Mansa. A programação contou com oficinas ministradas por renomados profissionais das respectivas áreas, através das matérias: arte, matemática, ética e cidadania e orientadores, história, inglês, geografia, educação física, ciências naturais e português.

QUAL O VALOR?
Não é mais obrigatória a informação sobre o valor das obras na placa de construções públicas. Ainda assim, os moradores de Barra do Piraí não ficaram nada satisfeitos com a ausência do referido montante gasto para reforma da antiga Casa da Juventude. Consta o prazo, autor do projeto e responsabilidade técnica, mas ao invés dos cifrões sobre o montante gasto, conta apenas: recursos próprios. É legal só perante a Justiça, pois ao povo não agradou. A imagem foi cedida pelo jornalista Jeff Castro.