Festival de cinema Paulo Gustavo
As comemorações pelos 71 anos de Volta Redonda vão começar no clima da sétima arte. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), realiza nos dias 1º e 2 de julho no Cine Gacemss, no bairro Vila Santa Cecília, o Festival de Cinema Paulo Gustavo, que vai celebrar a bem-sucedida implementação da Lei Paulo Gustavo no município, especialmente no setor audiovisual.
Abertura oficial
A abertura oficial está marcada para 1º de julho, às 19 horas, no Cine Gacemss 1, onde será realizado um encontro entre artistas e gestores culturais, apresentações musicais, entrega de certificados aos selecionados do Edital VR Filmes e uma homenagem ao músico Ciron Silva, que morreu em 23 de junho de 2023.
Aplicação da Lei Paulo Gustavo
A aplicação da Lei Paulo Gustavo, que homenageia o ator, comediante, roteirista e diretor, morto em 2021, é fruto da parceria entre o Ministério da Cultura, a Prefeitura de Volta Redonda, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, a Câmara de Vereadores de Volta Redonda, o Conselho Municipal de Política Cultural e a sociedade civil organizada, fortalecendo a cultura local como ferramenta de desenvolvimento, cidadania e transformação social.
‘Luz, Câmera… Há Som’
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM) convida o público para o quinto concerto da Temporada 2025, que acontece nesta quarta-feira, dia 25, às 19h30min, no Espaço M, localizado na Av. Presidente Kennedy, 1888, bairro Ano Bom, em Barra Mansa. A entrada é gratuita e a classificação é livre, reafirmando o compromisso da OSBM com o acesso democrático à cultura e à música de concerto.
Poder da música no cinema
Com o espetáculo “Luz, Câmera… Há Som”, a OSBM celebra o poder da música no cinema, transportando o público para universos cinematográficos por meio de trilhas sonoras inesquecíveis. O programa reúne composições de John Williams, Hans Zimmer, Henry Mancini e Harry Gregson-Williams, em arranjos orquestrais que exaltam a emoção e a beleza dessas obras.
‘Arraiá’ do Sesc – BM
O ‘Arraiá’ do Sesc Barra Mansa vai acontecer neste sábado e domingo, dias 28 e 29 de junho, oferecendo ao público brincadeiras, barracas com comidas típicas, quadrilhas e shows de forró. A festa celebra a cultura popular brasileira e as tradições nordestinas num clima acolhedor para todas as idades e os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria da unidade. A festa vai acontecer das 17 às 23 horas. No sábado o grupo Rasta Sandália vai animar o arraiá com o melhor do forró pé de serra, com músicas autorais e canções consagradas de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e outros nomes. No domingo é a vez da cantora Hellen Reis, que também não vai deixar ninguém parado.
Centro de Especialidades de Valença
Uma cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira, dia 23, marcou o lançamento da Pedra Fundamental do novo Centro de Especialidades de Valença – Unidade Materno-Infantil. O equipamento vai funcionar no Clube dos Democráticos e está sendo considerado um marco para a Saúde do município. O espaço terá de 30 a 35 consultórios, sendo capaz de proporcionar até 300 atendimentos por dia totalmente gratuitos via Sistema Único de Saúde (SUS). Essa é mais uma parceria entre a Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA) e a Prefeitura de Valença, por meio da qual diversos avanços têm sido proporcionados à população. A previsão de inauguração é abril de 2026 e, após essa data, o Ambulatório de Medicina Integral do Complexo Hospitalar da FAA sediará a Unidade Adulto e Idoso do Centro de Especialidades.
Lançamento da plataforma Balcão de Empregos
A prefeitura de Barra Mansa, em parceria com a Aciap-BM, Nova UBM e a Secretaria de Assistência Social, lança nesta quinta-feira (26) a plataforma Balcão de Empregos. O evento, voltado para empresários e profissionais de RH, será realizado no Parque Natural de Saudade e apresentará a nova ferramenta digital de conexão entre empresas e candidatos.
Fortalecer o mercado de trabalho
A plataforma tem como objetivo agilizar recrutamentos e facilitar o acesso a vagas, suprindo uma demanda existente desde a saída do Sine, em 2015. Um Feirão de Empregos será realizado no dia 16 de agosto, na Nova UBM. Também haverá debate sobre estratégias de geração de empregos e desenvolvimento econômico local.
Novo Centro de Controle de Limpeza é inaugurado
A Prefeitura de Angra dos Reis inaugurou, nesta terça-feira, dia 24, o Centro de Controle Operacional de Limpeza Urbana (CCO), na Japuíba. Localizado ao lado do Ecoponto, o espaço permite o monitoramento em tempo real de equipes, veículos e rotas, otimizando os serviços de limpeza da cidade.
Tecnologia e gestão para mais eficiência urbana
O CCO marca um avanço na gestão dos serviços essenciais, com uso de dados e planejamento. O prefeito Cláudio Ferreti destacou que investir em tecnologia na limpeza urbana é investir em qualidade de vida e cuidado com os espaços públicos.
Modelo de gestão urbana integrada
Angra dos Reis tem adotado soluções sustentáveis e modernas na zeladoria urbana, coleta e manutenção de vias. A cidade se destaca como referência em gestão integrada, com ações que alcançam tanto o continente quanto as ilhas.
Canal direto com a população
O CCO também funcionará como canal de comunicação com os moradores, pelo número 0800 123 4588. A população poderá registrar demandas e sugestões, colaborando com a melhoria contínua dos serviços de limpeza urbana.
Conferência discute direitos da pessoa idosa em Resende
A Prefeitura de Resende realiza nesta quarta-feira, dia 25, a 4ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa, na AEDB, das 8h30min às 17 horas. O tema central é “Envelhecimento Multicultural e Democracia”, com foco na equidade, direitos e participação social.
Evento aborda cinco eixos principais de debate
Os debates envolvem temas como financiamento de políticas públicas, acesso à saúde, proteção contra violência, protagonismo na velhice e fortalecimento dos conselhos de direitos da pessoa idosa.
Objetivo é ampliar políticas e garantir direitos
A conferência busca promover ações mais efetivas para a população idosa, fortalecendo a atuação do poder público e da sociedade civil na construção de políticas inclusivas e de proteção integral.



