Notas & Notas – 25 de agosto de 2020

0

FORÇA TAREFA EM RESENDE 

A Polícia Militar realizou no último final de semana uma “Força Tarefa”, contando com a participação da Guarda Municipal, Fiscalização de Posturas da prefeitura de Resende. O objetivo foi coibir as aglomerações, falta do uso de máscaras em decorrência da pandemia. A “Força Tarefa” também autuou carros com som alto nas ruas. Desta vez, o foco foi o distrito Engenheiro Passos.

TEMPORÁRIOS

O projeto de lei 2884/2020, que institui o Serviço Militar Temporário Voluntário (SMTV) no Corpo de Bombeiros, será tema de discussão em audiência conjunta das Comissões de Defesa Civil e de Servidores Públicos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A reunião virtual será realizada nesta terça-feira, às 10 horas, e poderá ser acompanhada pela TV Alerj.

COVID-19 EM PINHEIRAL

Pinheiral segue há 17 dias sem registro de óbitos causados pela Covid-19. O número de pessoas curadas é de 387 para 414 casos confirmados. Os dados que a Prefeitura de Pinheiral informou ontem  11 pessoas estão em isolamento domiciliar, 15 óbitos, uma paciente internado fora do município, 34 aguardando resultado em isolamento domiciliar e 860 exames foram descartados.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

A Prefeitura de Volta Redonda atualizou ontem os dados sobre o coronavírus na cidade. São 4.823 casos confirmados e 16.371 notificados como suspeitos. O número de óbitos aumentou e agora chega a 173 (uma mulher de 93 anos e um homem de 61 anos). Os curados são 4.350 e 7.930 exames deram negativo. Houve um aumento de 0,24% dos casos suspeitos, ocupação de 12,3% dos leitos do Hospital de Campanha e 13,5% dos leitos de UTI da rede municipal.

CANTOR DE VOLTA REDONDA

Foto: Divulgação


O cantor e compositor de Volta Redonda, Will Quinto, lançou a terceira música autoral e, três dias depois ela entrou para uma playlist da Deezer, uma das plataformas de música mais ouvidas do mundo. Will está entre revelações como Manu Gavassi, Luíza Sonza e Aldair PlayBoy. O cantor foi classificado pela Deezer na playlist ‘Radar Pop’, onde artistas em destaque no cenário nacional são classificados para compor o ranking de mais ouvidos do país. “É um reconhecimento e uma chance de ser mais visto. A plataforma estar abrindo um espaço para mim é fantástico. São quase 50 mil pessoas que seguem essa playlist na Deezer. É uma vitrine maravilhosa para o meu trabalho”, comemora Will, que é natural de Volta Redonda, tem 19 anos e está em sua terceira música autoral lançada. Além de ‘Tarde Demais’ e ‘Maria’, em tão pouco tempo já vê ‘Talvez eu tenha Errado’ se destacar.

NOVA CANÇÃO – CONTINUA

A nova canção foi lançada na última sexta-feira, dia 21, em todas as plataformas de música, redes sociais do cantor e no canal do YouTube. A música ‘Talvez eu tenha Errado’, surgiu da história de um amigo. Ele fez de tudo para estar com a pessoa amada, mas acabou não sendo correspondido. Quem quiser conferir o trabalho do artista, basta acessar o link https://ampl.ink/BLL8E.

COBERTURA ELEITORAL

A Associação dos Jornalistas do Sul Fluminense (Ajosul/RJ) promove nesta quarta-feira, dia 26, a partir das 20 horas, uma live com o tema ‘Cobertura eleitoral em tempos de fake news’. A transmissão será feita pelo canal da Ajosul/RJ no YouTube. O evento terá a participação de Luiz Artur Ferraretto, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutor em Comunicação e Informação; do jornalista Bernardo Moura, editor da Agência Aos Fatos; e da advogada Andresa Leal, idealizadora do projeto ‘Isso é Fake News’. O objetivo do evento, – organizado pela entidade que reúne mais de 100 profissionais da imprensa de toda a região – é esclarecer dúvidas dos profissionais da imprensa e demais interessados sobre a nova legislação eleitoral, que criminaliza a criação e divulgação de fake news, além de debater como as notícias falsas podem comprometer o processo democrático.

MAIS UMA ETAPA DE SANITIZAÇÃO

Foto: Divulgação/PMBM


Desde o início da pandemia provocada pela Covid-19, o Saae-BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa) tem destinado uma equipe para realizar a desinfecção no município. Ontem a sanitização ocorreu no Asilo Vicentina, na quadra do bairro Colônia Santo Antônio e nos abrigos do Jardim Boa Vista e Santa Rosa. De acordo com o diretor executivo do Saae, Fanuel Fernando, o serviço de sanitização contribui diretamente no controle da doença no município. “Nosso foco principal é seguir com essa manutenção na cidade. O serviço não pode parar e não vamos poupar esforços para estar sempre um passo à frente do vírus. Ao longo da semana, outros lugares também serão atendidos por nossa equipe de higienização“, garantiu o diretor.

FORMA DO TRATAMENTO

Os trabalhos de lavação, higienização e desinfecção têm seguido as normas de orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo utilizado água tratada com acréscimo de solução de hipoclorito de sódio, com teor de 500 mg/L de cloro, residual livre, para desinfecção de áreas externas com alta propriedade.  A autarquia também está realizando os serviços de roçada, capina e pintura de meio-fio.

MOÇÃO DE LOUVOR

A equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), unidade Resende, será homenageada pela Câmara de Resende, com o recebimento de uma ‘Moção de Louvor’, por indicação do vereador Reginaldo Engenheiro Passos (Podemos). A cerimônia acontece hoje durante sessão ordinária, a partir das 17h30min, com transmissão ao vivo através da página do Facebook do Legislativo. Na ocasião estarão presentes, representando o órgão, a gerente operacional Maria do Carmo da Silva Drumond Novais, e a coordenadora Patrícia Paes. No próximo mês, dia 28, conforme lembra o vereador, o Senai em Resende completará 39 anos.

PAGAMENTO DE TAXA DE ILUMINAÇÃO COM LIXO

A Taxa de Iluminação Pública, que em muitas residências, consome boa parte da renda familiar, poderá ser paga com lixo reciclável, em Resende. Esta é a proposta do pré-candidato a prefeito Cristiano Gonçalves (Republicanos), que manifestou sua opinião em interação com a reportagem do jornal Valor Econômico, publicado nesta segunda-feira, que pauta a Política Nacional de Resíduos Sólidos.  De acordo com Cristiano Gonçalves o tema é muito urgente porque envolve dois assuntos relevantes para o contribuinte resendense. O alto valor da Taxa de Iluminação Pública e a falta de política pública sustentável em relação ao lixo urbano.

LIXO TEM VALOR

“O lixão de Resende já causou muita reclamação, tanto de moradores quanto de catadores, que recolhem os recicláveis. Por outro lado, se o lixo da sua casa tem valor, é aceitável e um projeto sustentável receber este lixo como pagamento pela taxa de iluminação”, diz o pré-candidato, completando que o modelo de execução também permitirá que o lixo seja doado para escolas, creches e instituições sociais, através da notificação do código do consumidor de energia, quando for feita a doação.

NOTA DE FALECIMENTO

A Firjan lamenta o falecimento de Josemo Corrêa de Mello, diretor-presidente do Grupo Mil, aos 81 anos, ocorrida ontem. O empresário fazia parte do Conselho Empresarial da Firjan no Centro-Sul Fluminense desde sua fundação em outubro de 2014. Pela atuação destacada no comando de um dos principais grupos empresariais do Estado do Rio, Josemo Corrêa de Mello recebeu a Medalha do Mérito Industrial, em 2012. A homenagem é concedida pela Firjan às personalidades que mais se destacam na trajetória profissional e em defesa da indústria do Rio de Janeiro. Josemo nasceu em uma família pobre, enfrentou dificuldades financeiras e de saúde ainda na infância e persistiu para fazer com que um negócio próprio desse certo. Com a ajuda da família administrativa uma rede de supermercados, indústrias de alimentos e bebidas e empresas que comercializam desde pneus a materiais de construção que empregam cerca de seis mil pessoas.

PERNAMBUCANAS NO RIO DE JANEIRO

A Pernambucanas está expandindo sua área de atuação no estado. Duas lojas serão inauguradas entre hoje e amanhã: em Barra Mansa e Teresópolis, respectivamente. A marca totaliza 13 lojas no estado e 385 lojas no Brasil. Com elas, já são 11 unidades abertas em 2020, das mais de que estão 30 previstas para intensificar ainda mais a capilaridade de produtos e serviços da Pernambucanas por todo o país. Juntas, as novas lojas geraram mais de 40 empregos diretos e 120 indiretos. Ambas contam com um portfólio de produtos diversificados, que vão desde peças de vestuário feminino, masculino e infantil, itens do segmento de lar como cama, mesa e banho, assim como eletroportáteis, telefonia e informática e os serviços financeiros oferecidos pela marca. Os clientes também podem conferir as novidades do Espaço Beleza, área dedicada a produtos de cuidado e beleza da Jequiti.

PROTOCOLO DE SEGURANÇA

Assim como as demais unidades, as lojas seguem todas as recomendações dos órgãos de saúde com um rigoroso protocolo de segurança que protege a saúde de clientes e colaboradores. “Chegamos ao Rio de Janeiro em 2019 e fomos muito bem recebidos. Este ano, estamos comprometidos em ampliar nossa atuação no estado. Poder estar ainda mais próximo dos clientes, levando nossos produtos e serviços de qualidade é o que nos motiva a continuar, mesmo em um ano complicado”, afirma Sergio Borriello, CEO da Pernambucanas. “Além de aquecer a economia local, estamos gerando empregos para diversas famílias de Barra Mansa e Teresópolis que poderão começar esta história ao nosso lado”.

SEGUNDA ETAPA DE TESTAGEM

Foto: Divulgação


A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) iniciou uma segunda campanha de testagem dos empregados, estagiários e terceirizados em relação ao novo coronavírus (Covid-19) na última semana. Até o dia 21 de agosto, foram realizados cerca de 550 testes rápidos em todas as unidades da empresa (Resende, Rio de Janeiro, Buena, Caldas/MG, São Paulo/SP, Caetité/ BA e Fortaleza/CE), que correspondem a um total de 30% do previsto para esta fase. A INB adquiriu mais 4,5 mil testes que também serão usados na terceira fase da campanha, prevista para o final deste ano. Duas mil testagens já haviam sido realizadas na primeira campanha, que aconteceu entre os meses de maio e junho. De acordo com o coordenador de Desenvolvimento de Pessoal da INB, Daniel Britz, o trabalho tem como principal objetivo mapear os colaboradores que já tiveram contato com a doença.

Um Fato na Foto

Exposição rede de esgoto não é lixeira

Foto: Divulgação


A concessionária Águas das Agulhas Negras, responsável pelos serviços de saneamento básico em Resende, realiza a primeira exposição itinerante ‘Rede de Esgoto Não é Lixeira’. A ação acontece percorrendo diversos condomínios da cidade, permanecendo por até uma semana em cada edifício. Com estrutura em PVC, a exposição apresenta as principais informações sobre o sistema de esgoto sanitário, levando conscientização à população sobre o uso adequado das redes de coleta e os impactos causados no sistema pelo descarte indevido de resíduos sólidos em pias, ralos e vaso sanitário. Como desdobramento da ação, a concessionária tem encontrado oportunidades para desenvolver o Programa ‘Trata Óleo’ junto aos condôminos, implantando um coletor para destinação adequada do óleo de cozinha usado. Cerca de 50 condomínios receberão a exposição itinerante neste ano.

 

Deixe um Comentário