Notas & Notas – 24 de novembro de 2020

0

MIGRAÇÃO DE SISTEMA

A emissão da Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) está sendo feita exclusivamente pelo Portal GNRE, já emite o documento para diversos estados. As guias serão emitidas no site www.gnre.pe.gov.br. A emissão do Documento de Arrecadação do Rio de Janeiro (DARJ), no entanto, continuará sendo feita pelo Portal de Pagamentos da Sefaz-RJ em www.fazenda.rj.gov.br. A mudança na maneira de emitir a GNRE tem o objetivo de reduzir a burocracia e melhorar a relação entre o Fisco Estadual e os contribuintes que remetem mercadorias de outros estados para o Rio de Janeiro.

GUIAS SIMPLES

Além das guias simples, os contribuintes poderão emitir a GNRE com múltiplas receitas e múltiplos documentos de origem. Os usuários do sistema de emissão em lote deverão configurar suas aplicações para suportar a emissão dessas guias na versão 2.0. Para isso,  as configurações das receitas para o Estado do Rio de Janeiro já estão disponíveis no ambiente de testes do Portal GNRE em www.testegnre.pe.gov.br, clicando em ‘configurações das UFs’. Nesse mesmo endereço, os contribuintes poderão realizar testes de emissão, processamento de lotes e homologar suas aplicações.

MELHORIAS ENTREGUES EM ITATIAIA

Foto: Ariane Alves/AEcom/Itatiaia


A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer junto à Secretaria de Obras e Serviços públicos, entrega aos moradores de Vila Esperança, nesta quarta-feira, dia 25, a nova área de lazer e esportes do bairro.  O novo espaço com área total de aproximadamente 800 m², conta com quadra poliesportiva coberta, parque infantil, área externa para a prática de exercícios físicos, iluminação pública de LED e paisagismo urbano com ornamentação de plantio próprio para áreas urbanas. A cerimônia de entrega, que acontece na praça do bairro Vila Esperança, localizada na Rua Juliana Campos Neves, altura do nº 1.900, está marcada para as 17h30min e será realizada respeitando todas as medidas de distanciamento e controle de segurança nos cuidados ao combate à Covid-19. O uso de máscaras é obrigatório.

PARCERIA LANÇA GENIAL EDUCAÇÃO

A Genial Investimentos e a Estácio se uniram e lançaram, a Genial Educação, plataforma educacional que passa a abrigar cursos e conteúdos voltados para a qualificação de investidores – desde estágio básico ao avançado.  A iniciativa surge para atender à demanda crescente do grande número de investidores autônomos na bolsa, além do grande interesse pelo aprendizado nesta área de investimento. Uma agenda intensa de eventos on-line está sendo preparada para celebrar os primeiros dias de operação do portal, incluindo aula magna com executivos das instituições.

CURSOS LIVRES E ONLINE

Todos os cursos livres dessa primeira etapa da plataforma são on-line e contemplam videoaulas, apostilas, estudo de casos, palestras, conteúdos de apoio, exercícios práticos e certificação com a chancela das instituições parceiras. Além disso, alguns cursos contam também com mentoria e há temas cujo acesso é gratuito. A grade completa dos primeiros cursos poderá ser consultada no link: https://educacao.genialinvestimentos.com.br. A Genial Educação prevê encerrar 2020 com 14 cursos livres de curta duração. Entre eles, há desde cursos básicos sobre como começar a investir em ações, até cursos para investidores mais experientes como de análise gráfica e para traders, por exemplo.

NOVA FRENTE DE OBRAS

A CCR NovaDutra inicia, nesta semana, novas obras de contenção de taludes em dois trechos da via Dutra no Sul Fluminense. Os serviços acontecem no quilômetro 254 da pista sentido São Paulo, em Pinheiral, e nos quilômetros 263,9 (sentido São Paulo) e 275,3 (sentido Rio de Janeiro), em Barra Mansa. Em caso de chuva, os trabalhos podem ser paralisados ou mesmo suspensos. Estão previstos serviços de regularização do terrapleno, plantio de grama, substituição e execução de novas canaletas para drenagem da água de chuva e reforço na base para impermeabilização. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em janeiro de 2021.

DADOS DA LEI ALDIR BLANC

Foto: Divulgação


Uma plataforma virtual, criada pela Prefeitura de Volta Redonda, servirá como canal para que a população possa conhecer todos os detalhes da Lei Aldir Blanc no município de maneira simples, objetiva e transparente. A ferramenta será um espaço virtual que constará dados informativos sobre a lei em Volta Redonda, como o total do valor de recursos disponibilizados para a cidade (que foram divididos em nove segmentos artísticos e subsídios), o número de vagas disponibilizadas por edital e valores do recurso por área, além do número de contemplados. A plataforma, que poderá ser acessada através no endereço eletrônico: cultura.voltaredonda.rj.gov.br/culturaafro.

VITRINE CULTURAL

O espaço também apresentará alguns trabalhos de artistas contemplados, servindo como vitrine da produção artística da cidade. Através dela será possível também acompanhar os dados realizados para o Mapeamento Municipal de Cultura, onde foram mapeados agentes, coletivos e espaços culturais permitindo que hoje a Secretaria Municipal de Cultura saiba onde estão o artistas e agentes culturais, quanto a cultura movimenta na economia municipal, entre outros dados. O valor total de recursos da Lei Aldir Blanc em Volta Redonda é de R$1.747.365,94, contemplando nove segmentos: Artes cênicas, Artes Visuais, Artesanato, Cultura Afro, Cultura Urbana, Cultura Popular, Literatura, Música, Patrimônio. Ao todo foram disponibilizados nos editais 27 lotes, 553 vagas, contemplando com subsídios 17 espaços culturais formais e 23 informais, totalizando 40 espaços e coletivos contemplados.

AULA PRÁTICA DA GMVR

Os alunos do curso de formação da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) realizaram nesta segunda-feira, dia 23, uma aula prática em frente à sede da corporação, na Ilha São João. Os futuros agentes participaram de uma blitz de trânsito junto com inspetores da GMVR e com apoio da Polícia Militar, colocando em prática a legislação de trânsito, fazendo as abordagens a condutores de veículos, fiscalizando, orientando e autuando quando necessário, sempre com acompanhamento dos inspetores.

BOLSA FAMÍLIA

A segunda fase da vigência de acompanhamento dos beneficiários do Bolsa Família já foi iniciada em Barra Mansa. Os usuários deverão procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência até o dia 04 de dezembro para proceder com a supervisão. Hoje, o município tem registrado aproximadamente 14.500 mil pessoas atendidas pelo programa.

DOCUMENTAÇÃO

Para saber se a pessoa tem direito ao benefício do Bolsa Família é necessário procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro, munidos dos seguintes documentos: comprovante de residência (conta de água e luz); certidão de nascimento ou casamento (de todos os moradores da casa); RG; CPF; título eleitoral; carteira de trabalho (página com foto, data de emissão e último contrato de trabalho); comprovante de renda ou aposentadoria; pensão alimentícia; BPC Loas; seguro desemprego; contracheque; declaração escolar (até 17 anos) e cartão de vacina (até 7 anos).

LEGISLATIVO ENTREGA PRÊMIO MULHER CIDADÃ

Foto: Divulgação


A Câmara de Vereadores de Resende entregou na semana passada, o Prêmio ‘Mulher Cidadã’, a professora e pedagoga, Daniele Ferreira. A entrega da premiação é feita durante uma solenidade realizada sempre no mês de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher. No entanto, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as homenageadas receberam a honraria durante as sessões ordinárias. A concessão do “Prêmio Mulher Cidadã de Resende”, que é promovida pelo Programa Câmara Cultural, é estabelecida pela resolução número 4008 de 2003, que institui a homenagem anual a três mulheres que atuem na cidade e tenham destaque em sua área de atuação.

INAUGURAÇÃO AIDADA

A Prefeitura de Itatiaia adiou a inauguração do Centro de Educação Especial Nalbert William Ribeiro, que aconteceria na tarde desta terça-feira, dia 24. Em breve, uma nova data da cerimônia será divulgada. A nova unidade beneficiará os 243 alunos com necessidades especiais da rede pública de ensino, que participarão de atividades em grupo e individuais, com o auxílio de uma equipe multiprofissional, entre eles, fonoaudiólogos, psicólogos e neuropediatras.

Um Fato na Foto

Mendes nos Jogos Estudantis 2020

Rafael Rossetto, de apenas 12 anos, é morador de Mendes e tem estado mais horas em frente ao videogame. Isso porque ele é um dos estudantes que está se preparando para disputar um campeonato de eSports nos Jogos Estudantis 2020. A competição estudantil gratuita é promovida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, e está com inscrições abertas para jovens alunos de escolas públicas e particulares, que tenham entre 12 a 17 anos. As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas e podem ser feitas no site www.jogosestudantisrj.com.br. Além disso, três das 12 modalidades estão disponíveis para participação também de jovens com deficiência. Os Jogos Estudantis 2020 reúnem competições em 12 modalidades: atletismo, natação e eSports, vôlei de praia, tênis de mesa e ginástica rítmica (virtual). Entre as novidades nesse ano estão: handbeach, surf, fut7, basquete 3×3, corrida virtual e skate. O calendário completo dos jogos e a programação completa poderão ser acessados através do link encurtado https://wp.me/papAyE-CaP.

error: Conteúdo protegido !