Notas & Notas – 24 de agosto de 2019

0

JONGO DE PINHEIRAL

Através de uma parceria entre Prefeitura de Pinheiral e Secretaria de Estado de Turismo, o Jongo de Pinheiral participou da abertura do Salão do turismo do Rio de Janeiro na última quinta-feira, dia 22, na capital do estado. O Município de Pinheiral integra os 15 municípios da Região Turística do Vale do Café que estão em exposição no Salão do Turismo do Rio de Janeiro 2019. O objetivo é fortalecer e estimular a procura pela visitação no município para fomentar a economia e geração de renda. Seguindo o modelo aplicado pelo governo do estado que fomenta o Turismo como ‘o novo petróleo do Rio de Janeiro’.

curso sobre saúde coletiva

Na última quinta-feira, dia 22, a Câmara Municipal de Itatiaia recebeu a presença de profissionais da saúde de diversas regiões do Estado na 5ª edição do ‘Capacita Coren’, realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem. O encontro, que contou com a presença de 197 pessoas, sendo 60 de Itatiaia, ofereceu trocas de experiências e atualização de técnicas na área da enfermagem. Entre os presentes: médicos, técnicos e auxiliares de enfermagem, enfermeiros e coordenadores. Na ocasião, o curso tratou sobre a temática de ‘Urgências e emergências na saúde coletiva’, que de forma descontraída e dinâmica foi ministrado pela professora e doutora em enfermagem, Lilian Behring.

HORTO DO PARAÍSO RECEBE INTERVENÇÕES

Foto: Divulgação


O Horto Municipal do Paraíso está diferente após o início das obras do programa Revitaliza Resende. A área de lazer recebe diversas melhorias, que incluem pintura, troca de intertravados, recuperação completa dos vestiários e banheiros. Além disso, todo local está passando por revisão elétrica e hidráulica, o que não recebia há muitos anos. A quadra coberta passará por pintura no piso e em toda a estrutura metálica. Nesta parte, serão construídos novos alambrados e arquibancada. A quadra de grama sintética também receberá nova roupagem; a grama e o alambrado serão substituídos. Os banheiros, a sala de administração e a cozinha ainda vão passar por obras. A pista de caminhada, os intertravados e o complexo do parquinho serão restaurados. O lago será contemplado com uma limpeza especial. Ainda será construída uma guarita de recepção e um pórtico de entrada para dar maior visibilidade ao horto.

RUA INTERDITADA EM PORTO REAL

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos de Porto Real, através da Diretoria de Trânsito, informa que entre os dias 25 e 31, serão interditadas a Rua Pernambuco e a via paralela ao Ginásio Gustavo Pereira, situadas no bairro Fátima. A ação acontece por conta da realização de atividades da Paróquia Nossa Senhora das Dores (Evento Cerco de Jericó). Como trajetos alternativos os motoristas poderão utilizar a Rua Paraná e Rua Belo Horizonte.

CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Foto: Divulgação


Evento com o tema ‘Direito do Povo, com financiamento público e participação social’ reúne representantes do poder público, entidades e usuários da rede. Teve debates sobre Políticas Públicas de Assistência Social. O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, abriu o encontro no auditório do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB). Cerca de 300 pessoas, representantes do poder público, entidades e organizações da assistência social, além de usuários da rede, participaram do primeiro dia do evento com o tema “Direito do Povo, com financiamento público e participação social”.

SERVIÇOS CITADOS 

O prefeito Samuca Silva ainda citou alguns serviços disponíveis na rede municipal. Volta Redonda conta com acolhimento das pessoas em situação de rua, através do Centro Pop, Albergue Seu Nadim e Quarto de Passagem, e risco social, com os Cars, inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico, cadastro de candidatos ao Programa Minha Casa, Minha Vida, Projeto de Inclusão Produtiva e Geração de Renda, Projeto Grupos de Convivência para Idosos, Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), entre outros.

CAPACITAÇÃO DA GM

Inspetores da Guarda Municipal de Volta Redonda, divididos em dois grupos, receberam, esta semana, capacitação em Ética e Relacionamento pelas professoras Cléia Camilo, diretora do Departamento de Qualificação e Treinamento da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) e da professora Mariana Carneiro. As aulas aconteceram entre quarta e quinta-feira, das 14 horas às 17 horas, na sede da Fundação. Um dia para cada grupo. No  Workshop Ética e Relacionamento, os guardas municipais foram instruídos sobre a importância da ética no dia a dia, seja no trabalho, atendendo a população  nas ruas ou na própria residência com os familiares.

INCREMENTAÇÃO DA ATIVIDADE TURÍSTICA NO MUNICÍPIO

Vassouras lançou mais um projeto para envolver a comunidade local na dinâmica do turismo, o que é comumente chamado no meio pelo termo técnico de ‘Sensibilização’. O ‘Conheça Vassouras’ tem o objetivo de fomentar o turismo doméstico e levar mais moradores da cidade para conhecer os atrativos do lugar onde vivem. O Projeto foi lançado no dia 21 de agosto pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo em parceria com a ACIAV. Para participar, o morador de Vassouras que consumir R$ 50,00 ou mais no comércio local, deverá guardar a Nota Fiscal e levar na Associação Comercial (Aciav) para trocar por um Voucher (bilhete) que lhe dará direito a 50% de desconto na compra de ingressos para os atrativos cadastrados no projeto.

ENCONTRO REGIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL

A diretora-presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Itatiaia (Iprevi), Alessandra Marques, esteve reunida em Penedo, nos dias 19 e 20 de agosto com a presidente da Associação das Entidades de Previdência Municipais e do Estado do Rio de Janeiro (AEPREMERJ), Rosilane Brum Cler Cunha e com a diretora-presidente do Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (Angraprev), Luciane Pereira Rabha.  O objetivo do encontro foi traçar o planejamento estratégico do Encontro Regional da AEPREMERJ, previsto para acontecer em Penedo, no mês de outubro.

SOBRE O ENCONTRO

O Encontro Regional tem a finalidade de capacitar os gestores de previdência do Estado do Rio de Janeiro, servidores municipais, conselheiros, membros do Comitê de Investimentos, administradores públicos e demais interessados, com o foco no aprimoramento da gestão qualificada e transparente dos Regimes Próprios de Previdência Social.

DOAÇÃO DE ECOBAGS E CONSCIENTIZAÇÃO DO PLÁSTICO

Foto: Divulgação


A Transporte Excelsior realizou, na quinta-feira, dia 22, uma ação em parceria com o Empório Royale para conscientização sobre a importância da redução do uso do plástico. Uma equipe da transportadora distribuiu ecobags e também orientou os consumidores sobre os danos que os materiais plásticos podem causar ao meio ambiente. Desde junho, está em vigor a lei que proíbe os estabelecimentos comerciais de distribuir gratuitamente aos seus clientes sacolas plásticas. Ao invés disso, eles devem vender a preço de custo sacolas confeccionadas com materiais recicláveis ou biodegradáveis. Como parte da campanha educativa e regra de transição, os estabelecimentos podem ceder aos consumidores, de forma gratuita, as primeiras duas sacolas feitas de material reciclável durante o período de seis meses.

OUTRAS INICIATIVAS

A atividade de doação de sacolas plásticas faz parte da Campanha de Sustentabilidade e Responsabilidade Social 2019, que já realizou diversas ações durante o ano. Além da doação de ecobags, serão distribuídas aos consumidores um lápis semente, que depois de usado, pode ser plantado.

RODA DE APOIO À AMAMENTAÇÃO DE VASSOURAS

Mediado pela consultora Marcela Chagas e pela médica Roberta Capute, a terceira edição do evento será sábado, dia 24, às 10 horas, na Câmara. O projeto ‘Roda de apoio à amamentação de Vassouras’ foi criado com o intuito de informar e acolher gestantes, pais, mães e familiares, através de um grupo para troca de ideias e informação. O tema do próximo encontro será amamentação mista, reunindo tópicos sobre o uso de fórmulas como complemento à amamentação e relatos de mulheres que tiveram sucesso no aleitamento concomitante ao leite artificial.

DEPUTADO ANTÔNIO FURTADO ESCLARECE DÚVIDAS DE ESTUDANTES

O deputado federal Antonio Furtado recebeu os alunos da Escola Israelita Brasileira Eliezer Steinbarg Max Nordau, do Rio de Janeiro, que estiveram, na quinta-feira, dia 22, na Câmara do Deputados. Curiosos para conhecer o funcionamento do Congresso e o trabalho realizado pelos deputados, os adolescentes aproveitaram para perguntar sobre assuntos polêmicos como a questão da liberação de drogas, porte de armas e aborto.  Cerca de 20 alunos tiveram oportunidade de conversar e esclarecer as dúvidas sobre partido político e atuação dos deputados na câmara. Também aproveitaram o assunto posse de armas e analisaram a situação do Brasil comparado a como o assunto é tratado nos Estados Unidos.

VACINAÇÃO TRIVIRAL

Seguindo o calendário vacinal do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Barra Mansa alerta aos pais de crianças na faixa etária de seis meses até 11 meses e 29 dias, para a vacinação contra o sarampo, caxumba e rubéola. A dose zero da vacina triviral está disponível em todos os postos de saúde do município, de segunda à sexta-feira, de 7 às 17 horas. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Imunização da Secretaria de Saúde, Marlene Fialho, a prevenção é de extrema importância evitar doenças e suas diversas complicações, como a hospitalização e, até mesmo, a mortalidade. “Hoje o município conta com 1.058 crianças que são público alvo da iniciativa”, disse.

HIP HOP CANCELADO

O evento cultural ‘Hip Hop São João Marcos Fest’, que seria realizado no Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos hoje foi adiado para o fim de semana seguinte. O adiamento é consequência da previsão de chuva para a região no dia e horário do evento, o que prejudicaria muito as apresentações artísticas e a experiência dos participantes. O Parque está aberto para visitação nos horários normais: de quarta a sexta, das 10 às 16 horas e sábados e domingos, das 9 às 17 horas; a entrada é franca.

NOVO CHEFE DE GABINETE

O prefeito de Paraty, Luciano Vidal nomeou ontem seu novo chefe de Gabinete, Fabrício Soares, e o novo secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Alex Nylmer. Em reunião com a equipe de governo, Vidal e o vice-prefeito Valdecir Ramiro falaram das prioridades da gestão e pediram o engajamento de todos nas ações de governo. Vidal disse ainda que o próximo passo da administração é definir as obras de recuperação do cais de turismo.

RUA INTERDITADA EM PORTO REAL

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos de Porto Real, através da Diretoria de Trânsito, informa que entre os dias 25 e 31, serão interditadas a Rua Pernambuco e a via paralela ao Ginásio Gustavo Pereira, situadas no bairro Fátima. A ação acontece por conta da realização de atividades da Paróquia Nossa Senhora das Dores (Evento Cerco de Jericó). Como trajetos alternativos os motoristas poderão utilizar a Rua Paraná e Rua Belo Horizonte.

TRÁFICO DE DROGAS

Uma ação conjunta das forças de segurança do 38º BPM e da 107ª DP foi realizada quinta-feira, 22, no bairro Eldorado, em Paraíba do Sul. A ocorrência fruto de denúncia e apurada pelas equipes, resultou na apreensão de material entorpecente e de um elemento conduzido para delegacia. Esta ação em combate ao tráfico de drogas contou com agentes do Serviço de Inteligência e do Serviço Operacional da 2ª Cia. do 38º BPM e agentes da 107ª DP. Ao todo, foram 82 tabletes prensados de maconha, dinheiro e celulares.

TORNEIO DE TÊNIS 2019

Amanhã acontece a segunda rodada do Torneio de Tênis 2019 do Santa Helena Country Club, de Barra Mansa. Às 10h30min, Rafael Bruno x Liev Galvão, pela Classe C; Rubinho x Pedro Carvalho, pela Classe B, às 13h30min; Eduardo Frauches x Vanildo Celebrim, da Classe C, às 15 horas; Pela Classe D, Aline x Camila Marques, jogam às 16h30min; Luiz Flávio x Matheus, pela Classe A, às 17h30min, encerra a segunda roda do torneio. O Santa Helena Country Club fica na Rodovia Presidente Vargas, Km 8, número 7.900, bairro Ataulfo de Paiva, Barra Mansa.

FORTALECIMENTO CAPILAR

babosa possui dezoito aminoácidos essenciais a formação de proteínas, além de vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13 e ainda conta com mais de vinte minerais. Além de suas propriedades hidratantes, a babosa ainda tem ação regeneradora, curativa, lubrificante, umectante, e nutritiva. A babosa é muito usada para fortalecer os fios de cabelo e tratar a queda; tanto que pode ser encontrada na formulação de vários produtos que possuem essa finalidade, além de fortalecer, ela fecha as cutículas e proporciona brilho.

Um Fato na Foto
Prefeito agradece policiais que salvaram vítima de descarga elétrica

Foto: Paulo Dimas/PMBM

A manhã de quinta-feira, dia 22, foi marcada pelo encontro entre o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, e os Policiais Militares do 28º Batalhão da Polícia Militar, os cabos Suendy e Souza Borges e o sargento Oliveira. Como forma de gratidão pelo ato de bravura em salvar a vida do pintor, que sofreu uma descarga elétrica de alta voltagem, no Centro, o chefe do Executivo entregou aos três uma carta de agradecimento. Na ocasião do acidente, ocorrido na última segunda-feira, dia 19, os agentes militares reanimaram a vítima, de 39 anos, em seguida fizeram o encaminhamento para a Santa Casa de Misericórdia. O quadro de saúde do paciente é estável, sem risco de morte. Foi à experiência como professor de Educação Física que gerou o conhecimento ao sargento Oliveira, do 28º BPM, de como praticar a reanimação. O capitão do 28° BPM, Alcimar Videira, também esteve no encontro e demonstrou a gratidão aos profissionais.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !