Notas & Notas – 23 de março de 2019

0

COMBATENDO O TRABALHO ESCRAVO E INFANTIL

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Polícia Militar, e o Ministério Público do Trabalho (MPT) firmaram uma parceria para o combate ao trabalho escravo e infantil no Rio de Janeiro. A assinatura do termo de cooperação, realizada nesta sexta-feira, dia 22, no Palácio Guanabara, contou com as presenças do vice-governador Claudio Castro, do secretário de PM, coronel Rogério Figueredo, do promotor-chefe do MPT, Fábio Villela, e do secretário das Cidades, Juarez Fialho.

CONVOCANDO

A Mesa Diretora da Alerj decidiu, por unanimidade, em reunião realizada na última quarta-feira, dar posse aos cinco deputados presos, o que ocorreu na quinta-feira. Eles não poderão constituir gabinete nem receberão salários. A medida será mantida enquanto permanecer em vigor a decisão do TRF da 2ª Região, que determinou a prisão cautelar e o afastamento das funções públicas, preservando aos eleitos o direito de posse em caso de absolvição. Na próxima semana a Casa já terá novos deputados, os suplentes.

SOLTANDO OS CACHORROS

O vereador de Barra Mansa, Daniel Volpe Maciel (PPS) subiu na tribuna da câmara na noite de quinta-feira e como diz popularmente, ‘soltou os cachorros’ contra a Light. Falou do aumento em 11% nas contas de luz e cobrou a população para reivindicar seus direitos. “Pagamos desde 2014 um valor por conta de um empréstimo e ao invés de baixar aumentaram mais uma vez. Mais uma vez vamos pagar a conta? Todo mês o aumento aparece. A Light em Barra Mansa é uma vergonha, chuviscou e acaba a luz. Temos no estado duas concessionárias porcas: a Light e Enel”, disse. O vereador ainda cobrou posição dos vereadores do estado e dos deputados. “Cadê para defenderem esse aumento. Vamos movimentar a Câmara de Barra Mansa. Vamos lutar pelo povo, trazer investimentos, trazer recursos, buscar verbas, não é ficar pedindo capina, tapa buraco. Não só reclamar, vamos trabalhar”, conclui.

VEREADOR REGISTRA QUEIXA NA 93ª DP

O vereador Carlinhos Santana, de Volta Redonda, esteve na manhã de ontem na 93ª Delegacia de Polícia (DP) para registrar um Boletim de Ocorrência, contra aos chamados perfis fake de redes sociais. Ele contou ao delegado, Franquis Dias Naponuceno, que na quarta-feira tomou ciência de que circula no Facebook e no WhatsApp um texto dizendo que ele quer que aumente o preço da comida servida no Restaurante Popular. Segundo o parlamentar, a notícia falsa surgiu após fazer um discurso na praça da prefeitura, no Aterrado, comentando que deseja saber qual o valor e subsidiado pela prefeitura.

REQUERIMENTO

Carlinhos Santana explicou também ao delegado que fez um requerimento na Câmara de Volta Redonda solicitando as informações, após estes fatos, uma rede de perfis fakes e páginas igualmente fakes começaram o atacar nas redes. O parlamentar disse que entregou ao delegado um farto material, com vários dados de uma investigação particular e que agora aguarda que a polícia realize o trabalho que sempre faz de excelência para localizar os marginais.

PLANTIO DE MUDAS

Foto: Divulgação


Várias atividades marcam as comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado ontem, em Resende. Nem a chuva impediu a agenda de atividades preparada pela prefeitura. No período da manhã, o trabalho de conscientização foi iniciado com um plantio de mudas no Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco. Estudantes do 5º ano da Escola Municipal Geraldo da Cunha Rodrigues e universitários ajudaram no plantio das mudas. A atividade foi coordenada pelos agentes da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amar), onde os 80 participantes receberam, além de kits, com cartilhas e garrafa, orientações sobre a preservação da natureza.

GINCANA É PROMOVIDA

Em Volta Redonda, o Colégio Getúlio Vargas realizou uma gincana interdisciplinar, ontem em comemoração ao Dia Mundial da Água. Foram realizadas diversas atividades correlacionadas ao tema durante a semana e apresentadas hoje, durante a gincana. Mais de 200 alunos de quatro turmas participaram das brincadeiras. O presidente da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), Waldyr Bedê, explicou que o objetivo da gincana foi trabalhar temas voltados para a questão da água nas disciplinas de Ciências e Geografia. A gincana contou com a participação de outros professores, que fizeram parte de uma banca examinadora, e de alunos do 6º e 7º ano.

SERVIDORES PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Saúde, ofereceu aos profissionais da área, uma capacitação sobre sífilis, com foco na forma congênita. O objetivo do encontro, que aconteceu na última quarta-feira, dia 20, no plenário da Câmara de Vereadores, foi além de capacitar, atualizar os profissionais perante o diagnóstico e tratamento da sífilis. O médico infectologista do Programa DST / HIV / AIDS e hepatite, Marco Antônio Lopes Netto, foi o palestrante do treinamento. A coordenadora do Programa de Atenção Básica a Saúde da Mulher, Graziele Diniz Freitas, disse que é importante fazer as notificações das doenças sexualmente transmissíveis como a sífilis, assim como já são feitas da AIDS e de outras como tuberculose e hanseníase, para que sejam registradas e notificadas de forma a ter um controle municipal e estadual.

NOVOS TREINAMENTOS

A Secretaria de Saúde planeja ainda novos encontros, com outros temas de  importância relevante. O próximo está previsto para o dia 10/04, às 14 horas, também na Câmara dos Vereadores, sobre notificações de DST’S. “O próximo curso será sobre notificações de outras doenças sexualmente transmissíveis, que muitas vezes passam pelo consultório dos postos de saúde e médicos e enfermeiros acabam deixando passar sem notificar. Então o próximo treinamento mostrará quais doenças devem ser notificadas e a importância das notificações”, disse Graziele.

PROJETO AMIGOS ESPECIAIS

Foto: Divulgação

Em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado na última quinta-feira, o Projeto “Amigos Especiais”, de Volta Redonda, promoveu uma confraternização com as crianças e familiares dos ingressos do projeto. Eles participaram de um almoço beneficente em um restaurante no Shopping Park Sul. As crianças puderam saborear um delicioso almoço com a família. Os sócios do restaurante se comoveram com a causa e abriram as portas voluntariamente. A direção nova do projeto vem trabalhando para a inclusão social das crianças com Síndrome Down. O projeto realiza também eventos para troca de experiência com outras crianças da região.

CULTO DE AÇÃO DE GRAÇAS

Ainda em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down foi realizado um culto de Ação de Graças na Igreja Metodista Central, no bairro Aterrado, em Volta Redonda. O colaborar Emerson Gomes, informou que os interessados em ingressar ao projeto podem fazer contato pelo telefone (24) 98119 7946, ou pela página do Facebook/Projeto Amigos Especiais.

PEDINDO A DEAM EM BARRA MANSA

Na manhã de ontem, o deputado estadual Marcelo Cabeleireiro iniciou, junto a sua equipe, uma ação na Praça da Matriz, no Centro de Barra Mansa, com o objetivo de colher assinaturas para um abaixo-assinado, solicitando a implantação de uma Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam) no município. No final de semana, o trabalho continua, mas de forma itinerante. O grupo será dividido para buscar novas assinaturas em locais distintos, a serem definidos. O documento será entregue ao Governador Wilson Witzel na próxima semana. Marcelo Cabeleireiro já havia informado sua luta em prol da implantação da Deam em sua participação em solenidade da Câmara de Vereadores, no início do mês.

EM DEFESA DO EMPREENDEDORISMO

O deputado Alexandre Serfiotis esteve na última quarta-feira em reunião com o Secretário-Executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, ex-deputado Marcos Montes, para requerer agilização do processo de autorização para que a Cervejaria ‘Casa do Fritz’, de Penedo-RJ, passe a fabricar, além de suas já conhecidas cervejas artesanais, também energéticos, sucos e guaraná da marca. Os empresários Felipe Pinto e Eduardo Barros Pinto Filho, sócios e administradores da ‘Casa do Fritz’ acompanharam o deputado Serfiotis na audiência. O parlamentar afirmou, na saída da reunião, que “com a ampliação da produção da fábrica não só o setor empresarial, mas principalmente a população de Penedo e Itatiaia terá uma grande vitória, pois mais empregos serão gerados, mais produtos locais de qualidade estarão disponíveis aos turistas e, consequentemente a economia municipal será mais aquecida. É muito bom ver que a parceria do mandato com os setores do empreendedorismo dá bons frutos para a sociedade”, disse.

IPTU PROGRESSIVO

A Prefeitura de Itatiaia prorrogou para o dia 5 de abril, o prazo para o pagamento do IPTU Progressivo, previsto na lei municipal 440/2006, que permite que a prefeitura aumente progressivamente o valor da alíquota de acordo com o valor venal do imóvel. Segundo dados da Secretaria Fazenda, desde janeiro desse ano foram emitidas cerca de três mil notificações. Conforme explica o subsecretário de Fazenda, Luis Spacoski, o IPTU Progressivo foi criado em 2006, porém nunca foi cobrado. “Foi cobrada apenas uma alíquota de 0,5 % dos imóveis residenciais e de 0,6% dos imóveis e comerciais e industriais durante todos esses anos, um total de dez anos”, explicou. O subsecretário também frisou que houve uma determinação do Tribunal de Contas para que a prefeitura emitisse as cobranças. O valor do  pagamento poderá ser parcelado.

FÓRUM SUL FLUMINENSE SOBRE ÁGUAS

A CSN, em parceria com a Fundação CSN realizou na quinta-feira, o 7º Fórum Sul Fluminense sobre Águas com o tema “Experiências Sustentáveis do uso da Água”, em comemoração ao Dia Mundial da Água – 22 de março. O evento contou com quatro palestras com o objetivo de discutir a Gestão de Recursos Hídricos na bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, com a participação dos colaboradores da empresa e também da comunidade.

CONCERTO EM COMEMORAÇÃO AO MÊS DA MULHER

Em celebração à força das mulheres e espaço de relevância ocupado por elas, a Orquestra de Jazz de Barra Mansa, realiza concerto em homenagem à sua data internacional.  Nesta terça-feira, dia 26 de março, às 20 horas, no Rotary Clube de Barra Mansa, as mulheres da orquestra apresentam repertório especial, e trazem cantoras convidadas para o concerto. A regente será Thaís Bacellar. Ainda participam como convidadas: Priscila Assumpção, Alexia Freitas, Clarice Roberta, Cecília Reis e Maiara Raider.

ANIVERSÁRIO DO SALA PRETA COM PEÇA TEATRAL

Imagine um peixinho que vive em águas poluídas, mas que sonha em viver em águas limpas e para isso nada contra a correnteza buscando a nascente do rio. Essa é a história do “Cascudo Douradinho”, uma peça do Coletivo Sala Preta, que completa dez anos em cartaz neste mês de março. A peça foi a primeira obra do coletivo teatral e já circulou em diversas cidades do Brasil e no Equador por duas vezes. Para comemorar essa trajetória, o Sala Preta apresenta o espetáculo neste domingo, dia 24, no Sesc Barra Mansa. A apresentação será às 15 horas. O evento é gratuito e a retirada do ingresso começa no dia 20. Menores de 12 anos, precisam estar acompanhados dos pais, ambos munidos de documentação

PREPARAÇÃO

O Dia Mundial da Criatividade, celebrado ontem, foi comemorado em Volta Redonda, no Shopping Park Sul. Cerca de 300 pessoas participaram do evento que teve como objetivo engajar participantes a valorizar o uso dos materiais escolares e gerar reflexão sobre o consumo exagerado. O evento contou com atividades para conscientizar a população sobre a importância da criatividade, inovação e do desenvolvimento sustentável. Volta Redonda participou do evento através do Projeto Educasol, que oferece oficinas gratuitas.

PRESO POR HOMICÍDIO

Agentes do Serviço de Inteligência com apoio do Patamo prenderam Eduardo Schinaider Ferreira, o “Dudu Gambá”, no final da tarde desta quinta-feira, dia 21, no Centro de Três Rios. A prisão, ocorrida na Rua Duque de Caxias, trata-se do cumprimento de um mandado de prisão em desfavor do mesmo, onde ele figura como um dos autores do triplo homicídio no bairro Jaqueira, ocorrido na noite de 4 de março, além de uma tentativa de homicídio, também na Jaqueira em data pretérita. O acusado foi encaminhado para a 108ª Delegacia de Polícia onde permaneceu preso à disposição da Justiça.

CORRIDA SÃO JOSÉ OPERÁRIO

A 1ª corrida de São José Operário, promovida pela Paróquia Santíssima Trindade do Village, de Angra dos Reis, será o principal evento esportivo do domingo, dia 24. Mais de 200 atletas participarão da prova de seis quilômetros que terá largada, às 8 horas, e chegada em frente à Igreja São José Operário, na Rua Rio Juruá, Jacuecanga. Serão premiados com troféus, os atletas do 1º ao 5º lugar da classificação geral (masculino e feminino, por ordem de chegada, assim como o veterano (a partir de 45 anos).

RUMO AO RIO

Representantes da Secretaria de Turismo de Itatiaia participaram na manhã de ontem do lançamento do programa ‘Rumo ao Rio’, do Governo do Estado. O lançamento aconteceu no hotel Rio Othon Palace, em Copacabana, com a presença do Governador Wilson Witzel e do secretário de Estado de Turismo, Otavio Leite. Representando Itatiaia, participaram da cerimônia o secretário de Turismo, Alexandre Resende e o subsecretário, José de Luca.

PALESTRA

Na terça-feira, dia 26, no Centro Cultural Fundação CSN, em Volta Redonda, das 14 às 17 horas, acontecerá à palestra ‘Produzindo Qualidade de Vida’ com o coach Djalma Magalhães. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e direitos Humanos, faz parte das comemorações do mês da mulher.  As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas através dos telefones  (24) 3339-9025 ou 3339-9215.

UM FATO NA FOTO

Contêiner para bicicletas adaptadas

Foto: Divulgação


A Rua de Lazer que fica na Radial Leste, em Volta Redonda, recebeu, nesta semana, a instalação de um contêiner. O espaço vai receber as bicicletas adaptadas do grupo nacional Bike Anjo que utiliza o local de lazer para ensinar as pessoas a andar de bicicleta. Segundo Vicente Melo, voluntário no grupo Bike Anjo, essa ideia surgiu de uma necessidade de transportar essas bicicletas. “O grupo nacional já está em mais de 300 cidades do Brasil. E esse contêiner já existe em São Paulo e Recife, apenas adaptamos a ideia para Volta Redonda em um ponto central da cidade como a Radial Leste. Essa necessidade nasceu da questão de transportar as bicicletas e em cada evento atendemos cerca de 30 a 40 pessoas”, disse. O contêiner vai ficar na Rua de Lazer onde o grupo realiza ações em conjunto com a Secretaria de Esporte e Lazer.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !