Notas & Notas – 23 de julho de 2019

0

FÉRIAS NO ZOO

Foto: Divulgação


“Domingo de sol, crianças de férias e um zoológico inteirinho para elas se divertirem em segurança”, assim definiu a dona de casa Marcilene da Silva, moradora do bairro Siderlândia, o passeio de domingo. “Todas as férias o Zoológico é o passeio predileto. Meus três filhos gostam de ver os animais e de brincar no parquinho. Além disso, sei que aqui não preciso pagar para entrar e ainda fico tranquila porque eles brincam em segurança”, disse a dona de casa. Durante este período, o ZôoVR chega a receber três vezes mais visitas do que nos dias de semana normais. Nesse final de semana, por exemplo, mais de cinco mil pessoas passaram pelo local. O Zoológico de Volta Redonda é um dos únicos públicos gratuitos do país, e atrai visitantes de diversos lugares.

INFRAESTRUTURA E REFORMA

O Zôo de Volta Redonda tem cerca de 300 animais, de mais 116 espécies, e uma área de 150.439 metros quadrados, incluindo o recinto dos animais, área verde, área de lazer e de piquenique. Está localizado em uma área de mata atlântica, e no entorno da floresta da cicuta. Funciona de terça-feira a domingo das 8 às 16h30min. A entrada é gratuita. O zoológico Municipal passará por obras e será totalmente reformado. A Prefeitura de Volta Redonda realizou uma licitação para a realização das obras no valor de R$ 743.948,87.

INTERVENÇÃO NO HORTO DO PARAÍSO

Foto: Divulgação


As obras do programa Revitaliza Resende no Horto Municipal do Paraíso seguem em ritmo acelerado. De acordo com a programação da obra, todo local será recuperado, desde as quadras até os banheiros e vestiários. Atualmente, as intervenções estão concentradas na troca dos alambrados, pintura dos prédios, revitalização do interior dos mesmos e também a readequação de alguns espaços.

GUARITA DE RECEPÇÃO E PÓRTICO

A quadra coberta passará por pintura no piso e em toda a estrutura metálica. Nesta parte, serão construídos novos alambrados e arquibancada. A quadra de grama sintética também receberá nova roupagem; a grama e o alambrado serão substituídos. Os banheiros, a sala de administração e a cozinha ainda vão passar por obras. A pista de caminhada, os intertravados e o complexo do parquinho serão restaurados. O lago será contemplado com uma limpeza especial. Ainda será construída uma guarita de recepção e um pórtico de entrada para dar maior visibilidade ao horto.

TRATAMENTO CONTRA A HEPATITE C

Nas vésperas do Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais (28) o Ministério da Saúde alerta para a importância do diagnóstico e tratamento da doença. Atualmente, mais de 500 mil pessoas convivem com o vírus C da Hepatite e ainda não sabem, já que se trata de uma doença silenciosa que geralmente não apresenta sintomas até que atinja maior gravidade. Nesta segunda-feira, dia 22, em Campo Grande (MS), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, divulgou o novo Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais como parte da estratégia de prevenção das atividades do Julho Amarelo, que visa prevenir as hepatites A, B, C, D e E. Na ocasião, houve ainda um ato de vacinação contra a doença no âmbito do Movimento Vacina Brasil, do qual o cantor Michel Teló é embaixador e participou da ação.

FESTIVAL NO VALE DO CAFÉ

Até dia 28 de julho, o Festival Vale do Café movimenta as cidades de Vassouras, Valença, Barra do Piraí, Paulo de Frontin e Rio das Flores com concertos exclusivos, sabores da gastronomia local e a oportunidade de visitar alguns dos mais importantes patrimônios históricos da região do Vale do Café. Nesta edição, o Festival relembra os 60 anos de ausência de Villa-Lobos e 25 anos sem Tom Jobim.

PROGRAMAÇÃO

A programação nas fazendas também recomeça na sexta-feira, dia 26 de julho, com o Duo Yvytú, na Fazenda Florença, em Conservatória, onde, após o concerto, haverá a estreia do sarau “Festa da Colheita”. Na parte da tarde, a emoção das operetas invade a Fazenda Vista Alegre, em Valença, nas vozes de Carol Mac Davit, Guilherme Kutz, Marcelo Coutinho e Katia Balloussier, interpretando grandes hits do gênero. No sábado, dia 27, a belíssima Fazenda das Palmas, em Paulo de Frontin, recebe Duo Interarte, com homenagem a Villa-Lobos. Às 16 horas do mesmo dia, será a vez de Wagner Tiso e Victor Biglione roubarem a cena na Fazenda São Luís da Boa Sorte, em Vassouras, que anteriormente à apresentação recebe o público para visitação a casa sede e ao Museu do Café.  Como parte da programação gratuita, o cavaquinista Pedro Cantalice e grupo apresentam-se dia 26, sexta-feira, no Centro Cultural Professor Pacheco Leão, em Rio das Flores.

QUALIFICANDO JOVENS

Os jovens de Porto Real, de 18 a 23 anos, e pessoas com deficiência maiores de idade, terão uma grande oportunidade de se qualificar para o mercado de trabalho, com remuneração durante os estudos e benefícios, como plano de saúde e vale transporte. O Senai Resende e o PSA Groupe (Peugeot/Citroen), com o apoio da Prefeitura de Porto Real, estão oferecendo 70 vagas para um curso de operador de montagem com duração de um ano. “Esta é uma oportunidade imperdível para quem quer entrar no mercado de trabalho e construir uma carreira profissional”, comenta o prefeito Ailton Marques, parceiro desta iniciativa.

PRÉ-INSCRIÇÃO

A pré-inscrição, exclusiva para moradores de Porto Real, será realizada na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, de 22 de julho a 8 de agosto. Das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, no endereço Rua Estevam Domingos Pederassi, 164, Centro, Porto Real – RJ. “Nesta pré-inscrição vamos fazer a conferência da documentação e passar orientações gerais sobre o processo de seleção, como deve ser o comportamento nas entrevistas entre outras dicas importantes para que as vagas abertas sejam aproveitadas pelos moradores de Porto Real”, explica a secretária Vanessa Miranda.

PROCESSO DE SELEÇÃO

Conforme divulgado pelos organizadores do processo de seleção, para concorrer a uma das vagas o interessado devem ter concluído ou estar devidamente matriculado no ensino médio. O processo de seleção também prevê uma prova de conhecimentos relativos ao primeiro ano do ensino médio em português e matemática, exceto para candidatos com deficiência intelectual. Entre os documentos exigidos na pré-inscrição estão: original e cópia da carteira de identidade dentro da validade; original e cópia do CPF do candidato; original e cópia do comprovante de escolaridade, constando série e turno em que está matriculado (declaração válida por 30 dias), histórico escolar ou certidão de conclusão do segundo grau; original e cópia do comprovante de residência; original e cópia da carteira de trabalho; original e cópia do título de eleitor; e, no caso dos homens, original e cópia do certificado de reservista.

XI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

O Conselho Municipal de Assistência Social, realizará na quinta, 25, a XI Conferência Municipal de Assistência Social. O evento que acontece na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação (SMASH), das 8 às 13 horas, será aberto ao público e terá o seguinte tema: “Assistência Social: Direito do povo, com financiamento público e participação social”. O presidente do Conselho, Philippe Paiva, destacou os principais objetivos da Conferência. “Está é uma excelente forma de controle social para avaliarmos as políticas de Assistência Social do Município. Pois através da conferência, conseguimos unir governo e sociedade civil em um espaço democrático, a fim de discutir e articular estratégias para o aprimoramento destas”, concluiu.

FEIRA DAS MINA PRETA EM PORTO REAL

O Horto Municipal receberá no dia 3 de agosto, a Feira das Mina Preta. O evento que acontecerá das 11 às 20 horas, será organizado pelo grupo Meninas de Lenço, da região e contará com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (SMECT). “É a primeira vez que teremos um evento com essa temática e creio que o município dará um importante passo. Esta feira tem uma representatividade muito grande, principalmente por atrair um público que muitas vezes não tem espaço nos grandes centros comerciais. Estamos muito felizes e na expectativa por esse dia”, exaltou o secretário da SMECT, Robson Paulino da Silva.

EUCALIPTAL GANHA COR

Foto: Divulgação


O bairro Eucaliptal, em Volta Redonda, está ainda mais colorido. Idealizado pelo coletivo de grafiteiros Expressarte, junto com a Associação de Moradores do Eucaliptal, o Mutirão de Grafite chega a sua 2ª edição no bairro com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, neste sábado, dia 20. Ano passado cerca de 15 artistas de diferentes cidades participaram voluntariamente, com o objetivo de colorir o bairro e marcar os muros com arte, frases e personagens usando técnicas do grafite. Esse ano o número de interessados aumentou e estima-se que cerca de 40 grafiteiros e grafiteiras da região, além de artistas de São Paulo e Rio de Janeiro estão participando da atividade, que aconteceu de 8 às 17 horas em diversos muros do bairro.

MUTIRÃO DE GRAFITE

O evento teve dois pontos de encontros. O primeiro deles foi na Praça 7 de setembro, próximo a Igreja Santa Cruz e o segundo na pracinha do Colégio João Haasis, na rua Mário Ramos. Durante as pinturas teve discotecagem com o DJ Muffin e shows de rap com Ju Dorotea, Natache e outros mcs. O evento integra as atividades do aniversário da cidade, junto ao ouro mutirão de grafite, que irá acontecer nesse domingo, dia 21, no escadão do Laranjal.

CRIANÇA TEM QUE APRENDER

O presidente da Associação de Moradores do bairro Eucaliptal e fundador da ONG de Volta Redonda, “Criança Tem que Aprender”, Geraldo Costa Gomides, conhecido como Juninho, foi quem teve a iniciativa de convidar os artistas e comunicou à comunidade que abraçou a causa. “Resolvemos unir o útil ao agradável. Os moradores ajudam com lanches, tintas e disponibiliza espaços para serem pintados. Ainda temos uma grande ajuda do poder público que está dando todo apoio que precisávamos. Nosso objetivo é tornar o bairro um painel aberto com cerca de 90 dos locais pintados”, disse Juninho.

13ª SARAU ‘IN CASA’

O Centro Cultural Theophilo Massad, em Angra dos Reis, recebe nesta quarta-feira a 13ª edição do Sarau in Casa. O evento é a partir das 19 horas, com entrada franca. A iniciativa é produzida pelo Coletivo Angrense de Cantautores (CAnCanta) e tem o objetivo de difundir e fomentar a música autoral local, utilizando para isso o sarau e pequenos eventos independentes.

MANUTENÇÃO DE RUAS

A equipe da Secretaria de Infraestrutura de Volta Redonda atuou durante toda a semana –  inclusive no feriado de 17 e julho e no fim de semana, na manutenção de ruas e praças em diversos bairros da cidade. Cerca de 350 homens fizeram o trabalho de manutenção da cidade com a ajuda de seis retros escavadeiras, mais de 30 caminhões, dois caminhões-pipa, além das escavadeiras hidráulicas utilizadas nos muros de contenções.

MOTOCICLETA RECUPERADA

Uma motocicleta furtada foi recuperada por Policiais do 38º BPM na madrugada desta segunda-feira, no bairro Vila Isabel, em Três Rios. A ação aconteceu momentos após o cometimento do crime em resposta rápida dos policiais. O criminoso, de apenas 19 anos, foi detido em flagrante. Com ele havia um menor, de 15 anos, na garupa. Este foi liberado.

FUTEBOL DA RADIAL LESTE

O futebol tomou conta da Radial Leste, em Volta Redonda, no último domingo quando a secretaria municipal de Esporte e Lazer (SMEL) realizou mais uma Rua de Lazer. Desta vez as atividades que aconteceram campos do Complexo Pedro Guarda, que fica ao lado Rua de Lazer, na Radial Leste, foi voltada em homenagem ao Dia Nacional do Futebol, comemorado no último dia 19. Um ‘Festival de Futebol’ entre os Núcleos do Projeto de Iniciação Desportiva (PID), da Smel, marcou a comemoração.

Um Fato na Foto

Moradores pedem atenção com buraco

Foto: Divulgação

Esse buraco da foto está localizado na Rua 310, no bairro Sessenta, em Volta Redonda e está incomodando pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. Um dos moradores fez a foto e garante que o buraco, localizado em frente ao número 22 na rua do córrego, “está oco e abrindo a cada dia”. Segundo os reclamantes, quando o caminhão de coleta de lixo, o caminhão do gás e outros veículos maiores passam pelo local, o buraco abre um pouco mais. Os moradores temem que se torne uma cratera e acabe causando acidentes graves. Eles garantem que o buraco fica meio que discreto e se um motociclista ou ciclista não enxergar, a queda pode ser fatal. Por isso pedem ajuda da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI).

Deixe um Comentário