Notas & Notas – 23 de janeiro de 2020

0

OBRAS NO PONTAL E BELÉM

As obras de infraestrutura e mobilidade urbana, que estão sendo executadas com recursos próprios da Prefeitura de Angra dos Reis, nos bairros do Belém e do Pontal e serão concluídas em breve. Estão sendo realizadas melhorias nas áreas de drenagem, pavimentação e recapeamento, que vão melhorar a vida dos moradores e de quem transita por essas localidades.

OBRAS NO BELÉM

A obra no Belém acontece em duas etapas. A primeira já foi concluída e beneficiou ruas que nunca haviam sido asfaltadas, onde não havia nenhum tipo de infraestrutura. São elas: Mangueira, Sempre Viva, Girassol, Rosas, Flores, Dália, Bromélia, Beijo, Orquídea, Projetada 1, Projetada 2 e Travessa Messias. Já a segunda etapa envolve as ruas São Sebastião, Luz do Dia, Santa Madalena, São José e Lázaro, onde estão sendo refeitas a drenagem e a pavimentação.

SERVIÇOS NO BAIRRO SÃO SEBASTIÃO

A Prefeitura de Volta Redonda promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 22, uma ação integrada para levar serviços públicos aos moradores do bairro São Sebastião. Equipes do Na Hora e da Companhia de Habitação de Volta Redonda (Cohab) realizaram atendimento à população na quadra da Escola Municipal Paulo Freire. O objetivo foi atender demandas dos próprios moradores. A equipe do na Hora realizou o cadastro de currículos no Sistema Nacional de Empregos (Sine) e conversou com os moradores sobre a importância de sempre manter os dados atualizados e monitorar as vagas que são abertas diariamente.

VAGAS EM ABERTO

Além da captação de currículos, também foram disponibilizadas à população algumas vagas que estão em aberto no Na Hora, como pintor civil, motorista de caminhão, vendedor de porta a porta, soldador TIG e MIG em alumínio, pedreiro e servente, além de operador de telemarketing. A Cohab também esteve presente, atendendo os moradores que queriam informações sobre prestações, entrada em baixa da hipoteca, declarações, entre outros serviços da companhia.

GUARDA-CORPOS EM VOLTA REDONDA

Foto: Divulgação/PMVR


Volta Redonda está em ritmo acelerado em 2020. Além do programa ‘Orgulho de Volta’, que está entregando um investimento por dia, a manutenção do município também está sendo feita de forma sistemática. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI) está realizando a vistoria de todos os guarda-corpos do município. Várias vielas e servidões já foram vistoriadas, como na Rodovia dos Trabalhadores, no mergulhão próximo ao Hospital São João Batista e próximo à Unimed. Na próxima semana, a SMI vai intensificar a vistoria e começar retirada e manutenção de todos os guarda-corpos que apresentaram algum dano. Essa é uma importante medida para garantir a segurança da população.

SERVIÇOS DE LIMPEZA EM PINHEIRAL

A Prefeitura Municipal de Pinheiral, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, após realizar os serviços de limpeza no bairro Parque Maíra, chegou na última terça-feira, dia 21, com o serviço de retirada de entulho em mais dois pontos da cidade: o bairro Varjão e com o serviço do roçada na Rodovia Benjamin Constant, contemplando a área rural. A ação faz parte do trabalho quem tem sido intensificado para levar os serviços de roçada e retirada de entulho nos bairros da cidade. Outros pontos como Chalé, Paraíso, Centro, Oriente e Parque Maira também já receberam os serviços da equipe de limpeza e roçada nesta primeira quinzena do ano.

ASFALTO NO BAIRRO SÃO LUIZ

Foto: Divulgação


O asfalto na Rua Leo M. Dias, no bairro São Luiz, está em andamento. A conclusão dos serviços está prevista para a próxima terça-feira, dia 28. Durante os primeiros estudos da via, a Secretaria de Manutenção Urbana de Barra Mansa identificou que na localidade havia um alagamento subterrâneo, de aproximadamente três metros de profundidade. Com o solo um pouco mais seco, o início da implantação da massa asfáltica acontecerá nesta quinta-feira, dia 23.

ESTRADA DA PONTA LESTE

Em Angra dos Reis, o trabalho de recuperação da Avenida Antônio Bertholdo da Silva Jordão, mais conhecida como Estrada da Ponta Leste, está fluindo bem, mesmo com as chuvas dos últimos dias. Depois da limpeza das canaletas, agora está acontecendo o recapeamento asfáltico da via, que tem quase nove quilômetros. A obra está sendo realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, por meio da Secretaria Executiva de Obras, e envolve além do recapeamento asfáltico, a revisão do sistema de drenagem pluvial, contenções de encostas, sinalização viária e iluminação em LED. O valor de toda a obra é de R$ 5.291.807,17, sendo R$ 4.220.000,00 vindos da Transpetro e o restante é de responsabilidade do município. O prazo para a conclusão do trabalho é de cinco meses.

PÁTIO DE MANOBRAS EM BARRA MANSA

Para formalizar o início das obras remanescentes do Pátio de Manobras, previsto para segunda-feira, dia 27, o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, recebeu em seu gabinete na manhã desta quarta-feira, dia 22, os representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), das concessionárias que administram a ferrovia, MRS e VLI, do consórcio que realizará a obra, CTesa/ Vereda, e do que fiscalizará os serviços, Concremat/Egis. Também participaram da reunião os secretários de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, de Manutenção Urbana, Luiz Gonzaga, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Vinícius Azevedo.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELO SERVIÇO

Segundo o DNIT, órgão responsável pelo serviço, a obra de readequação ferroviária de Barra Mansa compreende uma extensão de 4,84 quilômetros de corredor ferroviário no perímetro urbano, incluindo ainda cerca de 5,7 quilômetros de vias urbanas adequadas, reconstruídas ou implantadas e pavimentadas, incluindo também a transferência do Pátio de Manobras para o Pátio de Anísio de Brás. O novo Pátio de Manobras, localizado no bairro Vista Alegre, será o primeiro local a receber as obras, que contemplarão a adequação e ampliação do espaço, com a conclusão da construção do galpão administrativo.

CAMPANHA JANEIRO BRANCO

Foto: Divulgação


A Campanha ‘Janeiro Branco’, que tem como objetivo mobilizar a sociedade em favor da saúde mental foi tema de uma roda de conversa com usuários da Academia da Saúde do bairro Novo Horizonte, em Porto Real. Usuários e profissionais de saúde debateram, através de uma atividade interativa, sobre hábitos saudáveis e metas de vida para 2020. “Essa campanha é dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e seus comportamentos. Reflexões como essas são fundamentais para o combate da depressão e outros transtornos relacionados à saúde mental”, destacou o secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim.

NOVA PONTE NA VILA SÃO PEDRO

Foto: Divulgação


O distrito Engenheiro Passos, localizado a cerca de 30 quilômetros da área urbana de Resende, será contemplado com uma nova ponte da Vila São Pedro. Em breve, após mais de 15 anos de espera, os moradores do distrito poderão ter uma ponte de acesso mais segura e adequada. A nova travessia já recebeu as cortinas de concreto e a fundação da ponte também já foi construída. As longarinas, que são as estruturas metálicas da ponte, também já foram instaladas. O próximo passo será a colocação do steel deck, que é uma espécie de forma para receber o concreto e que também funciona como laje e é apenas obtida fora do município. Também serão feitas a armadura com as ferragens e também os trabalhos de concretagem.

NOVO LOCAL DO ÔNIBUS LILÁS EM QUATIS

A prefeitura de Quatis, por meio da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos informou que o atendimento do ‘Ônibus Lilás’ em Quatis, nesta quinta-feira, dia 23, foi transferido para a Praça Getúlio Vargas, a Praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Inicialmente, o serviço seria prestado na Praça Teixeira Brandão. O ‘Ônibus Lilás’ é uma unidade móvel da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que percorre as cidades do interior fluminense, através de parcerias com as prefeituras, visando prestar atendimento exclusivamente às mulheres, incluindo as mulheres vítimas da violência.

DOMINGO NA ESTAÇÃO

Está começando a temporada 2020 do ‘Domingo na Estação’. Neste domingo, às 10 horas na Antiga Estação Ferroviária de Vassouras, recebe uma manifestação cultural muito presente, que já é uma tradição vassourense: a Folia de Reis. Para começar com o pé direito, vem aí a “Folia de Reis Boas novas de Belém (a roxa e preta)”. O evento é gratuito.

COBRANDO EXPLICAÇÕES

A Alerj enviou, nesta quarta-feira, dia 22, ofícios à Cedae e à Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (Seas) solicitando informações sobre as alterações na qualidade da água do Sistema Guandu, que atende a nove milhões de cidadãos residentes da cidade do Rio e dos municípios da Baixada Fluminense. Os documentos, assinados pelo presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT) e pelo presidente da Comissão de Tributação da Alerj, Luiz Paulo (PSDB), são destinados ao presidente da Cedae, Helio Cabral Moreira, e o secretário Altineu Cortes.

CTB COMPLETA 22 ANOS

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), documento legal que rege as normas de trânsito no território nacional, completa 22 anos em 2020 estabelecendo condutas para garantir segurança a todos os usuários das vias. Para democratizar a informação, facilitando a consulta e o entendimento dos 20 capítulos e 341 artigos originais, a Perkons criou e mantém o site CTB Digital, que disponibiliza, gratuitamente, o Código comentado por especialistas, onde é possível até mesmo sanar dúvidas a respeito das leis de trânsito.

TRÁFICO EM ANGRA DOS REIS

Na tarde de terça-feira, 21, uma pessoa foi detida na Rua Sapucaia, bairro Gambôa do Belém, em Angra dos Reis. Foram apreendidos 105 pinos de cocaína, 104 tabletes de maconha e 12 frascos de loló. Diante dos fatos, ele foi encaminhado para a 166ª Delegacia de Polícia (DP) para as medidas necessárias.

TRANSFERÊNCIA ACERTADA

Mais um jogador criado em Xerém está de saída em definitivo do Fluminense. Trata-se do atacante Ramon, que estava emprestado ao Ryukyu, da Segunda Divisão do Japão, e irá seguir no clube. Na negociação, o Tricolor das Laranjeiras manteve 40% dos direitos do atleta. A informação é do GloboEsporte.com. Ramon de Araújo Siqueira tem 21 anos e fez toda a sua categoria de base no Fluminense, entretanto, profissionalmente, só atuou 24 minutos, em uma partida contra o Boavista, no Carioca de 2018.

Um Fato na Foto

Encontro na Associação dos Aposentados de Barra Mansa

Foto: Divulgação/PMBM

Aconteceu na manhã de quarta-feira, dia 22, na Associação dos Aposentados de Barra Mansa, na Rua Jorge Lóssio, Centro, uma reunião que alinhou o trabalho do governo municipal com lideranças comunitárias. O evento foi uma iniciativa da Prefeitura de Barra Mansa por meio da Subsecretaria de Governo. O prefeito Rodrigo Drable, acompanhado da vice-prefeita, Fátima Lima, e o subsecretário de Governo, José Chagas dos Santos, o J. Chagas esteve presente ao encontro. Rodrigo Drable destacou a importância da cooperação entre munícipes e governo para que avancem juntos. “Enquanto a nossa oposição se preocupa em disseminar mentira, a gente se preocupa em fazer o impossível. Não sei andar em bairro nenhum vendendo a ilusão de alguma coisa é fácil, pelo contrário, as pessoas muito das vezes ficam insatisfeitas porque eu olho no olho e falo o que tem ser feito”, enfatizou Rodrigo, que ainda pontuou as realizações já alcançadas, mas ressaltando também as adversidades encontradas.

error: Conteúdo protegido !