Notas & Notas – 23 de fevereiro de 2021

0

MANUTENÇÃO NO CALÇADÃO

Foto: Divulgação


Diversos pontos do calçadão do Acesso Oeste, em Resende estão sendo recuperados. Segundo a prefeitura, o local apresentava pontos desgastados e deteriorados.  O local, que recebe centenas de pessoas para a prática de caminhadas, corridas e exercícios físicos, recebeu, nos últimos anos, nova iluminação de LED e melhora cada vez mais em segurança e conforto.

COMEÇOU NO CARNAVAL

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos informou que a intervenção iniciada pouco antes do feriado de carnaval deve ser concluída ainda nesta semana. A gestão municipal identificou alguns pontos em que o revestimento da calçada foi deteriorado, gerando riscos em um local de grande fluxo diário de pessoas. “A Prefeitura de Resende se mantém atenta às demandas do município, mapeando e planejando as intervenções. É de grande importância zelar por tudo aquilo que a população de Resende já tem e promover manutenções para evitar grandes problemas. No calçadão do Acesso Oeste não é diferente. Se a gestão municipal não estivesse atenta, o local poderia causar acidentes e não oferecer o conforto e a segurança que a população merece”, disse o secretário de Obras e Serviços Públicos, Thomas Elson Landim Pereira.

MAIS DOIS MILHÕES DE DOSES

Foto: Fábio Guimas


Para dar continuidade ao Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 em todo o país, o Ministério da Saúde vai receber, nesta terça-feira, dia 23, mais dois milhões de doses de vacinas Oxford/AstraZeneca importadas pela Fiocruz do Instituto Serum, na Índia, um dos centros produtores do imunizante.

SEGUNDO LOTE

Esse é o segundo lote de doses importadas da Índia que o país recebe para ampliar a vacinação dos grupos prioritários. Em janeiro, o Brasil já havia recebido 2 milhões de doses do imunizante produzido na Índia. O novo montante se soma aos 11,8 milhões de doses já distribuídas pelo Governo Federal para vacinar os brasileiros. As doses são entregues aos estados, que por sua organizam a logística de envio aos municípios.

MAIS DOIS LOTES

No dia 27 de fevereiro, o Brasil deve receber também mais dois lotes de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), com o equivalente de insumo para produção de cerca de 12 milhões de doses da vacina de Oxford pela Fiocruz, no Brasil. Do final de fevereiro até julho deste ano, o Ministério da Saúde prevê distribuir aos estados mais de 230,7 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19.

SELO PET FRIENDLY – AMIGO DOS ANIMAIS

Foto: divulgação


Em parceria com o Governo do Estado, por meio do secretário de agricultura, pecuária, pesca e abastecimento, Marcelo Queiroz, Mendes se tornou o primeiro município do Estado do Rio de Janeiro a aderir ao Selo Pet Friendly – Amigo dos Animais. A inauguração ocorreu ontem.

O SELO

O primeiro estabelecimento comercial do Estado a receber o selo foi a Mercearia do Agnelo, localizada no Centro de Mendes. “Nós sempre permitimos a entrada de pets em nossa loja, mas agora, com este selo, estamos certificados como um estabelecimento amigo dos animais”, disse o proprietário Agnelo Xavier.

INCENTIVADOR AO TURISMO

Mais do que permitir a entrada dos pets nos estabelecimentos, o selo também se torna um importante incentivador ao turismo na cidade. “Vamos espalhar este selo pela cidade para mostrar que Mendes recebe bem os turistas com seus leais amigos peludos. Cada vez mais as pessoas viajam com seus animais de estimação. É uma tendência mundial. Ter este selo em nossas mercearias, hotéis, pousadas, restaurantes e lojas em geral será mais um atrativo para desenvolver o turismo na cidade”, afirmou o prefeito Jorge Henrique.

MANUTENÇÃO NA ETA DE ARROZAL

Amanhã a Cedae realizará manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água (ETA) do distrito Arrozal, em Piraí. O serviço inclui limpeza, revisão de registros e da parte elétrica. A operação terá início às 8 horas e previsão de término às 17 horas do mesmo dia. Para realizar a manutenção, será necessário interromper o fornecimento de água para o distrito Arrozal e localidades ao longo da Rodovia Benjamin Constant, no município de Pinheiral. O abastecimento será retomado após a conclusão do serviço, porém, em localidades mais altas, poderá levar até 48 horas para ser totalmente restabelecido.

EVITAR O DESPERDÍCIO

Imóveis que disponham de sistema de reserva (cisterna e/ou caixa d ́água) não deverão ter problemas de abastecimento. Mesmo assim, a Cedae orienta os moradores da região afetada a usar de forma consciente os reservatórios internos (caixas d ́água e cisternas) e a evitar o desperdício, reprogramando as tarefas não essenciais que representem grande consumo de água. Vale informar que clientes da Cedae podem solicitar o abastecimento por caminhão pipa pelo telefone 0800-282-1195.

LIMPEZA APÓS TEMPORAL

Uma tempestade, fora do comum, atingiu Pinheiral no último sábado, dia 20, causando alagamentos em diversos pontos da cidade. Um deles foi o Hospital Municipal Aurelino Gonçalves Barbosa que foi parcialmente invadido pela água. No entanto, não houve danos. Segundo informações da Defesa Civil, a chuva, que durou pouco mais de uma hora, acumulou um grande volume de 24 horas de chuva (79,6mm). Uma casa foi parcialmente destruída, porém não há desabrigados e/ou desalojados e nem houve vítimas.  Logo após a chuva, as equipes da Secretaria de Serviços Públicos iniciaram a limpeza da cidade que seguiu durante o domingo e continuou ontem.

ESPAÇOS CULTURAIS REABERTOS AO PÚBLICO

Levando em consideração o Mapa de Risco de Covid-19 do Estado do Rio de Janeiro, que classifica a nossa cidade com risco baixo de contaminação, a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Executiva de Cultura, decidiu reabrir gradativamente os espaços culturais para a visitação do público. “Os primeiros espaços a serem reabertos são a Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis e a Casa Larangeiras, ambos no Centro de Angra. Elaboramos um protocolo específico para esta reabertura, inclusive isolando algumas entradas com fitas de cetim, a fim de proteger os visitantes e expositores”, informou o secretário-executivo de Cultura angrense, Andrei Lara.

PRIMEIRA MOSTRA

Há quase um ano fechada, a Casa de Cultura volta a abrir as suas portas aos moradores e turistas e a primeira mostra que recebe é a “Coletânea Alda de Assis”, que leva o nome de sua criadora. A exposição pode ser conferida até o dia 7 de março, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 9 às 13 horas. A entrada é franca.

PLANTIO DE MUDAS NATIVAS

O Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (Imaar) coordenou neste mês o plantio de mudas de espécies nativas do bioma Mata Atlântica em uma área de 4,5 mil m², no Encruzo da Enseada, dentro dos limites do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica (Parque da Cidade). A ação teve como objetivo a recuperação ambiental da área, que estava degradada.

PROPOSTA

A proposta do instituto é aplicar na área do Parque da Cidade outras ações semelhantes de compensação ambiental, na medida em que forem surgindo. O Imaar já deu início ao projeto de sinalização do parque, que é a colocação de placas informativas sobre os atrativos e de localização.

O PARQUE

O Parque da Cidade foi criado através de decreto em 2017. A unidade de conservação envolve a parte alta dos morros da Carioca, Santo Antônio, Caixa D’Água, Carmo, Peres, Glória, e da Cruz; seguindo também por cima do Encruzo, Enseada, Retiro, Ribeira, Vila Velha, Praia Grande, Bonfim e Colégio Naval. Os objetivos que levaram o governo municipal a criar o parque se agrupam em três eixos centrais: preservação ambiental, controle do uso e ocupação do solo e potencialização do turismo ambiental e ecológico. Sobre o turismo, o Parque da Cidade busca atrair mais turistas para a área central do município, sendo considerado um futuro gerador de emprego e renda no setor, integrado com a conservação da biodiversidade. Mais informações sobre o parque: http://parquedacidade.angra.rj.gov.br/.

Um Fato na Foto

Plano de retorno das aulas é apresentado à Comissão de Educação da câmara

Foto: Paulo Dimas/PMBM

O Prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, se reuniu na manhã de ontem em seu gabinete com os vereadores Vicente Ferreira de Paula Júnior (Pissula), Jefferson Mamede, Luciana Alves e Rayane Braga, todos integrantes da Comissão de Educação da Câmara Municipal, para apresentar as propostas pedagógicas e os protocolos de saúde que devem conduzir o retorno às aulas, de maneira híbrida, previsto para 1º de março. Drable falou sobre a importância do Legislativo participar, de maneira proativa, da construção deste novo momento. “Apesar da pandemia, inserimos nesta discussão a sociedade civil, através dos seus entes representados. A partir desta terça-feira, acompanharei uma série de visitas às unidades escolares para me certificar de que as condições estão adequadas para o retorno dos alunos, assim como ouvir os profissionais que ali trabalham”.

 

error: Conteúdo protegido !