Notas & Notas – 23 de fevereiro de 2019

0

PRÉ-CARNAVAL NO ALDEIA DAS ÁGUAS

A folia de carnaval começa mais cedo no Aldeia das Águas Park Resort, em Barra do Piraí. Neste domingo, dia 24, o parque recebe Leandro da Mangueira e Bateria Show para um pré-carnaval de alegria e descontração à beira da piscina, no palco do Wonder Place. Não há custo extra para associados ou visitantes, já que a programação de carnaval faz parte do cronograma normal do parque, que funcionará das 9 às 17h30min durante todos os dias do feriado. As apresentações terão início por volta das 14 horas.

REQUERIMENTO

Está em pauta para votação durante sessão desta segunda-feira, 25, na Câmara de Barra Mansa, às 9 horas, um requerimento de autoria do vereador Thiago Valério (PPS), pedindo que a prefeitura solicite ao Corpo de Bombeiros uma vistoria nas estruturas metálicas das Escolas Eliete Ferreira e Leonel de Moura Brizola, no bairro Vista Alegre. O vereador, por sinal, já deu entrada em processos no Ministério Público, relatando o estado das duas escolas.

INAUGURAÇÃO DE CRECHE

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, inaugura neste sábado, às 9h30min, a Creche Dom Waldyr Calheiros, no bairro Ano Bom. A unidade disponibilizará aproximadamente 60 vagas para a Educação Infantil.

CAIO VITOR NO FLUMINENSE

No fim da manhã de ontem o atleta Caio Vitor assinou seu contrato com o Tricolor das Laranjeiras. O atleta, que estava no Voltaço, já estava treinando desde a semana passada no Fluminense, mas por trâmites burocráticos de documentação, comente ontem assinou seu contrato. Hoje ele já participa um jogo amistoso contra o Tigres, em Xerém, no CT do Fluminense. Caio integra a equipe Sub-20 do Fluminense.

PASSE PROTETOR SOLAR

Março ainda conta com altas temperaturas e sol intenso. Mas não se engane. Mesmo com o dia nublado, é essencial proteger a pele dos raios solares para evitar queimaduras e insolação. Opte por produtos com FPS a partir de 50 e em textura gel. Não deixe de passar o protetor em todo o corpo e reaplicar a cada três horas. Óculos escuros também são eficientes nesse auxílio, desde que tenha UV.

FURTADO VISTA SANTA CASA

Foto: Pinna


O deputado federal Delegado Antonio Furtado (PSL) esteve na Santa Casa de Barra Mansa na tarde de ontem. Ele foi convidado pela provedoria para conhecer o local e suas demandas. Na visita no hospital, o deputado já se comprometeu a destinar emendas para melhorias no atendimento.

SOM NA PRAÇA NO MONSUABA

A Escola de Música SBSAcordes, de Minas Gerais, com o apoio da Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, via Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio e TurisAngra, vai realizar duas apresentações totalmente gratuitas na cidade, neste final de semana, do projeto Som na Praça. A primeira será no bairro da Monsuaba, no sábado, 23, na praça principal, às 20 horas. A segunda vai acontecer no Cais de Santa Luzia, no Centro, no domingo, 24, às 9 horas. As apresentações serão compostas por clássicos da Música Popular Brasileira e sucessos internacionais tocadas por 30 alunos do curso de violão, que vão desde crianças até idosos.

BLITZES EDUCATIVAS

Aproveitando o período festivo, uma ação, com o objetivo de reduzir os números de acidentes e conscientizar todos os usuários do trânsito, principalmente nesta época de carnaval, é realizada pela Prefeitura de Angra. Por meio da Secretaria Executiva de Segurança Pública, via Superintendência de Mobilidade Urbana é realizada a campanha educativa “Álcool e Direção”.

PROJETO MÚSICA NAS ESCOLAS INICIA O ANO LETIVO

Com o apoio da CCR NovaDutra, o Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa inicia seu 17º ano letivo, com o intuito de dar continuidade ao processo de formação musical aos seus mais de 20 mil alunos espalhados por toda a Rede Municipal de Ensino. O ‘Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa’ nasceu em 2003 de uma iniciativa da prefeitura, ao convidar Vantoil de Souza e Luiz Augusto Mury para a formalização de um programa de desenvolvimento musical voltado aos alunos da rede municipal de ensino. A partir de um planejamento básico de revitalização da Banda Marcial e da aquisição de um conjunto de instrumentos musicais, iniciou-se a implementação dos primeiros polos localizados em escolas municipais onde alunos inscritos receberam aulas de iniciação musical, por meio do ‘método Suzuki’, ministradas pelos professores contratados.

COMO FUNCIONA O PROJETO

Hoje a iniciação musical começa com os alunos no pré-escolar e vai até o quinto ano do Ensino Fundamental. Do sexto ano ao nono as aulas de música estão inseridas na disciplina Arte. As aulas de prática instrumental são realizadas nos diversos polos espalhados pelas escolas da cidade, possibilitando ao aluno o acesso a todos os instrumentos que compõem as bandas e orquestras do projeto. Além disso, os alunos podem chegar ao curso superior de Música, por meio de um convênio firmado entre o projeto e a universidade local.

GUARDA MUNICIPAL ALERTA MOTORISTAS

A Guarda Municipal de Barra Mansa está intensificando a fiscalização de veículos que desrespeitam as leis de trânsito no município. Com o investimento em pintura e reforço das faixas viárias que toda cidade vem recebendo, o órgão alerta sobre a importância de o cidadão contribuir com a boa fluidez do trânsito, respeitando as vagas prioritárias, faixas, semáforos, calçadas e as filas duplas. Os números de infrações de trânsito no município ainda são muito altos, de acordo com o levantamento feito pela equipe da guarda.  Para o comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir, é extremamente importante que os motoristas respeitem a sinalização, sobretudo garantindo que o fluxo corra com melhor fluidez.

CÓDIGO DE TRÂNSITO

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, as multas para quem estaciona em marca de canalização são consideradas graves. Além de o motorista perder cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a multa chega a R$195,23. Para quem estacionar em esquina perde quatro pontos e paga o valor de R$ 130,16. Avançar sinal vermelho ou estacionar em vagas de deficientes e idosos é considerado infração gravíssima, tendo como penalidade a perda de sete pontos e parar a multa no valor de 293,47. A Guarda Municipal de Barra Mansa alerta que vale a pena ficar conforme as leis e atento às regras de trânsito para que neste ano sejam reduzidos os números de multas por infração no trânsito.

SAAE INOVA NO PADRÃO DE SINALIZAÇÃO

Visando a integridade física das equipes que fazem os serviços de manutenção do sistema de água e esgoto e a fluidez do trânsito, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa, adquiriu 20 homens bandeiras, 50 cones com iluminação noturna, e fitas zebradas com suporte. Ao todo, o Saae disponibiliza 20 equipes e o material, que foi utilizado pela primeira vez ontem. Outra novidade foi à reativação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), que por mais de quatro anos estava desativada.

RECUPERAÇÃO DA ESTRADA LIMEIRA

Foto: Divulgação


Equipes da Prefeitura de Resende estão trabalhando esta semana na recuperação da Estrada da Limeira, que liga Resende ao município de São José do Barreiro, no interior paulista. A chuva do último dia 20 prejudicou muito a via, em especial, a divisa com o município vizinho. Já na quinta-feira, equipe da Prefeitura de Resende foi até o local e iniciou o trabalho de recuperação da estrada. Para tentar resolver o problema, o número de manilhas será dobrado, aumentando a vazão da água, já que trombas d’água são recorrentes no local e fazem com que o volume do córrego fique muito acima do nível da estrada, o que danifica toda superfície, em alguns casos, causando desabamento.

FRENTE NACIONAL FAZ AÇÃO CONTRA CÂNCER BUCAL

A Frente Nacional de Combate ao Câncer (FNCC), em parceria com a prefeitura, promove, neste sábado, dia 23, uma ação de combate ao câncer bucal em Resende. A ação visa conscientizar os foliões sobre os riscos de contrair câncer bucal por meio da prática do sexo oral sem a devida prevenção. Para isso, um estande ficará disponível na Praça do Trenzinho, no bairro Campos Elíseos, principal Centro Comercial da cidade, onde ocorrerá o encontro de blocos carnavalescos no município. Haverá a distribuição de preservativos. Com a parceria, a Superintendência de Atenção Básica da prefeitura também fará parte da ação.

ALUNOS DO CIEP 292 VISITAM O UNIFOA 

Alunos do CIEP 292 – Professora Jandyra Reis de Oliveira visitaram o UniFOA, na última quinta-feira. Os estudantes do terceiro ano do ensino médio conheceram toda a infraestrutura do campus Olezio Galotti e também participaram de uma palestra com professores da instituição sobre pesquisa e empreendedorismo. A atividade foi uma parceria entre o Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente, Mecsma, e os cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Enfermagem e Educação Física (Bacharelado e Licenciatura).

REUNIÃO COM COMANDANTE

O presidente da CDL de Barra Mansa, Xisto Vieira Neto, acompanhado de um dos diretores da entidade, José Paulo Nogueira, esteve ontem, no 28º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Volta Redonda. O motivo da visita foi prestar as boas-vindas à nova comandante da unidade, a tenente-coronel Luciana Rodrigues. Com 24 anos de polícia e recém designada à nova função, Luciana, que veio transferida do Batalhão de Policiamento em Área Turística, no Rio de Janeiro, é a primeira mulher a comandar o 28º BPM, que atende os municípios de Barra Mansa, Volta Redonda, Pinheiral e Rio Claro.

SOBRE BARRA MANSA

Na ocasião do encontro, a tenente-coronel se colocou à disposição da entidade, conversou sobre questões da cidade de Barra Mansa em relação à segurança pública e enumerou ações pontuais na prevenção e no combate ao crime. “O 28º BPM é o sexto batalhão no estado que mais prende e apreende. Em Barra Mansa, foram, em média, dez armas apreendidas, só neste mês”, informou, acrescentando que o crime é cíclico, o que reforça a necessidade de constantes planejamentos. “Críticas e sugestões das entidades são muito pertinentes, sempre. Nosso objetivo é manter um bom contato com vocês e aumentar essa rede de relacionamento. Por isso, reforço a importância desta parceria”. Ainda durante a reunião, a tenente-coronel falou da importância da divulgação do Disque Denúncia, através do telefone (21) 2253-1177. O anonimato é garantido.

DE VOLTA NA REDONDA

Neste domingo, dia 24, a Unimed Volta Redonda coloca sua energia nas ruas do bairro Vila Santa Cecília, junto com o tradicional bloco de pré-carnaval ‘De Volta na Redonda’. É o início das comemorações dos 30 anos de história da Cooperativa, que conta com mais de 65 mil clientes, cerca de 1,4 mil colaboradores e 452 cooperados. A concentração do bloco acontece às 8 horas, na ladeira do Colégio Macedo Soares.

LANÇAMENTO DE LIVRO

Hoje, às 10h30min, acontecerá no Shopping Figorelle, Centro de Barra Mansa, o lançamento do livro Poemas Escritos num Caderno de Capa Dura, de autoria de Du Oliveira, natural do município. Ele é diplomado Escritor da Biblioteca Pública Municipal Professora Adelaide da Cunha Franco (2017), Poeta premiado do Concurso Literário Barra Mansa – Poesia, com o poema ‘Curvilínea’, membro da Comissão Avaliadora do II Concurso Literário Barra Mansa – Poesia, graduado em História e autor/administrador da página @poesiade2egunda (Instagram e Facebook).

UM FATO NA FOTO

Tucano é atingido por tiros de chumbinho

Foto: Divulgação


Os inspetores Moura e Adriano, da Guarda Ambiental de Barra Mansa, encaminharam na manhã de sexta-feira, dia 22, um tucano ferido por tiros de espingarda de chumbinho para o Centro de Triagem de Animais Silvestres- Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Cetas), em Seropédica. O animal foi resgatado por populares no fim da tarde desta quinta-feira, 21, na Avenida Ministro Amaral Peixoto, no bairro Bocaininha, próximo ao Clube Recanto. Segundo relatos de moradores da localidade, um homem seria o responsável pelo crime. A Guarda Ambiental está apurando o caso visando localizar o autor dos disparos.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !