EM QUAL SELEÇÃO?
Durante campanha em Volta Redonda, nesta quarta-feira, 22, o candidato ao Governo do Estado, Anthony Garotinho (PRP), aproveitou para fazer uma visita ao prefeito Samuca Silva (Podemos), no Palácio 17 de Julho, no Aterrado. Durante o curto encontro, Garotinho falou que entende a posição do prefeito em relação que o companheiro de partido dele é o Romário, também candidato a Governador pelo Podemos. Em tom de ironia, Samuca rebateu: “Eu mal conheço. Em qual seleção ele está?”. O prefeito foi taxativo ao dizer que Álvaro Dias, candidato à Presidência da Republica, pediu, já que não quer apoiar Romário, para se manter neutro para não atrapalhar a questão nacional. Samuca foi taxativo ao dizer que diante do pedido, se comprometeu respeitar, mas que em breve estará se posicionando para Governador. O prefeito aproveitou o momento para fazer alguns pedidos para Garotinho, caso seja eleito.
DESCONTRAÇÃO
Em visita à Câmara de Vereadores de Volta Redonda na tarde de ontem, o candidato ao Governo do Estado Anthony Garotinho (PRP), se confundiu. Em uma conversa, ele acabou chamando o vereador Tostão, de Barra do Piraí de Pezão, seu grande inimigo político. O momento seguinte foi de descontração. A confusão resultou em muitas risadas.
MATRÍCULAS DO UNIPOP
A Universidade Popular (UniPop) de Volta Redonda abre nesta quinta-feira, dia 23, as matrículas para 300 vagas em cursos e atividades que serão promovidos na sede da UniPop, no bairro Eucaliptal. O anúncio foi feito na manhã de ontem, durante reunião do Fórum Estratégico de Ensino Superior de Volta Redonda, realizada no auditório do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), no bairro Aterrado. O prefeito Samuca Silva participou da reunião e reforçou a importância do fórum para a melhoria da qualidade do ensino superior em Volta Redonda. As portas serão abertas no dia 3 de setembro.
INSCRIÇÕES
As inscrições poderão ser realizadas na sede da UniPop (Rua João Haasis, 50, Eucaliptal) ou pelo telefone 3339-2468, das 9 às 17 horas. A universidade funcionará no prédio do antigo Colégio Maranhão, que teve suas atividades encerradas e o prédio foi cedido à prefeitura pelo Governo do Estado. O espaço conta com salas de aula, de informática, multiuso, biblioteca, entre outras. Serão realizadas ações pontuais, como palestras e minicursos, e ações permanentes, como pré-vestibular, aulas de esporte e música, etc. Todas as aulas serão gratuitas e abertas à comunidade, sendo ministradas por representantes das universidades participantes do fórum.
AÇÃO DA COMISSÃO AMBIENTAL SUL
A Comissão Ambiental Sul realiza nesta quinta-feira, às 18 horas, a Assembleia de lançamento do “Movimento dos atingidos pelo pó da CSN”, no auditório da cúria diocesana em Volta Redonda. O eixo central do movimento é unificar a indignação da população sobre a questão da poluição emitida pela CSN. De acordo com os organizadores, as pessoas estão denunciando a emissão do pó preto, pó de ferro em suas casas, porém de forma isolada, muitas vezes utilizando as redes sociais. O movimento busca ser uma instância central para reunir e congregar toda essa indignação da população sobre o assunto.
MOÇÃO DE LOUVOR E CONGRATULAÇÕES
Na última Sessão da Câmara de Porto Real, o vereador Gilberto Caldas (PSL) concedeu Moção de Louvor e Congratulações ao Luiz Felipe Oliveira da Silva, morador do Freitas Soares pelo talento no basquetebol. Luiz Felipe, de 1,92m, tem 16 anos e vem se despontando como uma das promessas do basquete regional. O jovem atleta joga como pivô da categoria Sub-18 na equipe do Clube dos Funcionários da CSN, em Volta Redonda.
FAMÍLIA
Filho de Verônica Marques da Silva e André Luiz Mangia, o interesse do jogador começou aos 05 anos de idade, quando a avó dele o levou para comprar um tênis e ele se encantou diante de tantas bolas, principalmente pela de basquete e começou a brincar e avó a comprou de presente para Luiz Felipe. De acordo com a família, desde então, o presente de dona Lúcia Helena é a melhor companhia do neto. Luiz Felipe começou a jogar basquete na quadra do bairro onde mora. Em seguida começou a participar do Projeto Basquete 3×3 e aceitou o convite do técnico Rodrigo Alves, onde ficou por três anos.
JUSTIFICATIVA
Foi o técnico quem conseguiu com que Luiz Felipe fizesse um teste no final do ano passado no Clube dos Funcionários da CSN. “Desde que conheci o talento de Luiz Felipe tive a imediata vontade de prestar essa homenagem com a Moção de Louvor e Congratulações. Afinal, é um orgulho pra Porto Real ter um atleta se despontando no basquete. É muito bonito de se ver a família, o técnico e os pastores da igreja do Luiz Felipe dando total apoio ao sonho dele que é chegar a Associação Nacional de Basquetebol. Para isso, o jogador precisa jogar e estudar por alguma faculdade dos Estados Unidos e depois fazer a seletiva. Estamos na torcida”, concluiu Gilberto Caldas, que teve o apoio de todos os vereadores na Moção concedida. Luiz Felipe cursa o primeiro ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual República Italiana.
CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES
A CCR NovaDutra realiza nesta quinta-feira as atividades do segundo semestre do Programa Caminhos para a Cidadania no município de Porto Real, no sul Fluminense. Serão realizados dois encontros temáticos sobre Educação de Trânsito na escola municipal José Ferreira. Serão capacitados um total de 30 professores. Nessa nova fase está sendo utilizado aplicativo de celular para incentivar a boa utilização da tecnologia como ferramenta educacional.
PROGRAMA
O ‘Caminhos para a Cidadania’ – é um programa do Instituto CCR, realizado pela CCR NovaDutra – para educadores das escolas municipais das 36 cidades que margeiam a via Dutra. A capacitação une conhecimentos sobre Educação de Trânsito à ‘aprendizagem significativa’ – metodologia utilizada para estimular a conexão de memórias antigas com novos conceitos recebidos em sala de aula, de forma multidisciplinar. Esses professores, depois de capacitados, irão orientar aproximadamente 700 alunos de 4º e 5º anos das escolas da rede municipal de ensino participantes do programa Caminhos para Cidadania.
CANDIDATO EM FÓRUM
O Fórum das Entidades Representativas de Volta Redonda recebeu, na última segunda-feira o professor universitário e advogado Benevenuto Santos. O encontro, realizado na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), contou com a participação dos membros da entidade e permitiu que Benevenuto, também candidato a deputado federal pelo Avante, pudesse expor seus planos e projetos aos participantes. Favorável à implantação do voto distrital, o candidato defende a revisão da forma com que os estados são representados no Congresso Nacional. Contrário ao Fundo Partidário, Benevenuto contou que irá custear sua campanha com recursos próprios. Um dos compromissos do advogado, se eleito, será o de lutar pelo fim dos privilégios da administração pública.
LANÇAMENTO DA CANDIDATURA
O vereador Jari de Oliveira, de Volta Redonda, faz hoje, o lançamento oficial de sua candidatura a deputado estadual pelo PSB. O encontro com eleitores será às 19 horas, no Clube de Bocha, na Rua Noventa, 371, no bairro Vila Santa Cecília, na Rua do Zoológico Municipal. A eaunião marcará o anúncio oficial da candidatura a uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), mas a campanha está nas ruas desde o último final de semana. Ontem, Jari caminhou pelos bairros São Carlos, Eucaliptal, Conforto, Retiro, Niterói e Vila Santa Cecília.
PROGRAMAÇÃO
Para o próximo sábado e domingo, a programação de campanha do candidato a deputado estadual, vereador Jari (PSB), inclui os bairros Vila Rica/Tiradentes, Jardim Tiradentes, Casa de Pedra e Siderópolis. Nesta primeira semana, o vereador focou sua campanha em Volta Redonda.
Jari afirma que o contato direto com a população é a marca de seus dois mandatos na Câmara de Vereadores. Disse que será conversando olho no olho com as pessoas que vai apresentar as suas propostas caso conquiste uma vaga na Alerj. Lembrou ainda que a campanha é curta e que tem menos de dois meses para conversar com os moradores de Volta Redonda e das cidades vizinhas para mostrar suas ideias.
SEPULTADA MÃE DA MARCIA CURY
Foi sepultada no final da manhã de ontem no Cemitério Portal da Saudade, em Volta Redonda, a Eth Cury, de 88 anos. Ela, que morreu na tarde de terça-feira, 21, no Hospital da Unimed, em Volta Redonda, é mãe da ex-diretora do Hospital Municipal Munir Rafful (HMMR), no bairro Retiro. Márcia é também candidata a deputada estadual. O corpo de dona Eth foi velado no Portal da Saudade, onde aconteceu o enterro.
Um fato na foto
Lixeiras não faltam
Alvos de constantes atos de vandalismo, podemos dizer que não são muito bem tratadas. Ainda assim, por toda a área central da cidade estão espalhadas. Mas, muitos populares não querem usá-las para o bem. O fotógrafo do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas, registrou acima provas de que parte da população não sabe para que servem as lixeiras.