Notas & Notas – 23 de abril de 2019

0

SETORIAL AFRO-BRASILEIRA SE REUNIRÁ

A Setorial Afro-brasileira do Conselho Municipal de Cultura, com o apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio), realizará no dia 28 de abril, às 10 horas, uma reunião na sede da ONG Coletivo de Mulheres Negras Winnie Mandela, que fica na Rua Natividade, nº 28, Camorim. O objetivo do encontro é discutir assuntos pertinentes à setorial, assim como transmitir informes do Conselho, os trabalhos por ele desenvolvidos e o andamento da cultura angrense. Também serão elencadas as necessidades que a setorial possui. Estas demandas serão levadas para o Conselho Municipal de Cultura.

TRATAMENTO DE HEMOFÍLICOS

Para o ano de 2019, o Ministério da Saúde irá destinar R$ 1,3 bilhão para garantir a compra de medicamentos previstos no tratamento de doenças hemorrágicas hereditárias, entre elas, as hemofilias A e B, no Sistema Único de Saúde (SUS). O anúncio da pasta marca o Dia Internacional da Hemofilia, celebrado nessa quarta-feira, 17. No Brasil, em 2018, 26,7 mil pacientes estavam cadastrados no Hemovida Web Coagulopatiassistema que reúne informações de todos os centros de tratamentos no país. Desse total, 39,52% tem diagnóstico de hemofilia A e 7,84% de hemofilia B.

DISQUE RIO CONTRA A CORRUPÇÃO

A Controladoria Geral do Estado (CGE) inaugurou o Disque Rio Contra a Corrupção, um serviço telefônico onde a população pode denunciar anonimamente casos de corrupção envolvendo agentes públicos do Estado. O canal funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, pelo número (21) 2276-6556. Segundo o controlador-geral do Estado, Bernardo Barbosa, o serviço será fundamental para aprimorar o trabalho que vem sendo realizado pela CGE.  A iniciativa tem como objetivo dar ao cidadão fluminense uma nova arma para exercer o controle social e poder contribuir, pessoalmente, no combate à corrupção no Rio de Janeiro. As denúncias serão recebidas pela Ouvidoria e Transparência Geral do Estado, órgão subordinado à CGE, e as informações serão analisadas para que as devidas providências sejam tomadas.

PESAGEM DO BOLSA FAMÍLIA

A pesagem dos beneficiários do Programa Bolsa Família já começou nos postos de saúde de Itatiaia e acontece até o dia 15 de maio. A pesagem é obrigatória para crianças até sete anos de idade e mulheres entre 14 e 44 anos. Todos os favorecidos que se enquadram na faixa etária estabelecida devem fazer a pesagem, caso não compareça no período informado, poderá ter seu recurso bloqueado ou perder o benefício. Para se informar sobre dia e horário da pesagem, o beneficiário do Bolsa Família deve procurar os postos de referência onde tem o nome cadastrado, ou seja, o posto de saúde de atendimento do bairro onde mora. São pesados todos os dependentes e o responsável que recebe o benefício. É necessário apresentar no dia da pesagem, o cartão de vacinação atualizado, o cartão do SUS e o cartão do bolsa família do responsável.

LIMPEZA NO CRUZEIRO

Mais um bairro está recebendo os serviços intensificados de limpeza. A equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Pinheiral está no bairro Cruzeiro realizando os serviços de roçada, de retirada de entulho e pintura dos meios-fios. Um dos objetivos da ação também é prevenir a proliferação do mosquito da dengue. O secretário de Serviços Públicos, Jaílson Rodrigues, pede a colaboração da população para manter limpo os locais que estão recebendo o trabalho intensificado de limpeza, que chegará em todos os bairros. Para retirada de entulho ou saber o dia e horário da coleta de lixo basta acessar o site: www.pinheiral.rj.gov.br ou pelo telefone: (24)3356-3145 ou (24)3356-4558.

MAIS UMA AMBULÂNCIA PARA SAÚDE BÁSICA

Foto: Divulgação


Porto Real conta desde o início deste mês com mais uma ambulância de grande porte, com estrutura básica de maca, prancha e oxigênio, a fim de prestar serviços diversos como consultas e atendimentos em saúde. O veículo atualmente faz parte de uma frota composta por sete ambulâncias, duas vans e dois carros de passeio. A Central de Ambulâncias atende 24 horas por dia e pode ser contatada através dos telefones: 08002824220 ou (24) 3353-4220. Até meados do ano passado a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na cidade contava com uma estrutura composta por uma ambulância, um condutor e um técnico de enfermagem.

APOIO

Com apoio do deputado federal Alexandre Serfiotis, através do Ministério da Saúde, a ambulância foi substituída por outra zero km. “Por esse motivo foi solicitado pelo Ministério da Saúde que a ambulância mais antiga fosse devolvida à base do SAMU em Volta Redonda. Desde então nossa gestão vem lutando para que o veículo fosse devolvido para Porto Real. Conseguimos trazer a ambulância de volta e ela está contribuindo significativamente junto ao trabalho desenvolvido por diversos setores como: a Central de Ambulâncias, o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e outros serviços disponibilizados pela Secretaria, como consultas e atendimentos médicos e de saúde em geral”, disse o secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim.

DIA DO JOVEM TRABALHADOR

Nesta quarta-feira comemora-se o Dia Internacional do Jovem Trabalhador, que ressalta a importância dos jovens no mercado de trabalho. A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, via Coordenação Técnica da Juventude e Pessoa Deficiente, aproveitará a data para promover palestras com orientações para jovens angrenses, entre 16 e 29 anos, a fim de prepará-los melhor para o mercado de trabalho. O evento, gratuito e aberto ao público, começa às 13h30min, na Casa Larangeiras, no Centro.

PROGRAMAÇÃO

A programação contará, às 14 horas, com uma palestra sobre “Motivação para o acesso ao mundo do trabalho”, ministrada pela equipe do Acessuas Trabalho. Às 15h20min haverá uma apresentação com um grupo teatral de voluntários e, 16 horas, uma palestra com a psicóloga Mercedes Cruz sobre orientação vocacional.

BASQUETE ANGRENSE ESTREIA NO ESTADUAL AMADOR

Foto: Divulgação


O time de basquete amador de Angra, o Angra Basketball, vai estrear no Campeonato Amador Estadual de Basquete, Liga B (2ª divisão), no dia 28 abril. A Liga Super Basketball (LSB), que promove a competição, que já tinha divulgado a tabela, confirmou o local e horário do jogo de estreia de Angra, que será contra o Atlântico Super Done, de Beford Roxo, e a partida vai acontecer na Arena de Deodoro, às 12 horas. Enquanto isso, a equipe angrense segue sua agenda de treinamentos, no ginásio do Iate Clube Aquidabã, dentro do calendário de preparação do time para o primeiro jogo no Campeonato Amador Estadual de Basquete. Os jogadores também têm realizado treinos físicos com a professora de educação física Marta Assad.

CURSO PREPARATÓRIO

Foto: Divulgação


A Fundação Educacional (Fevre) está com inscrições abertas para o processo seletivo para preenchimento de 240 vagas no Curso Preparatório para as Escolas Técnicas. O curso é direcionado aos alunos que estejam cursando o 9º Ano do Ensino Médio ou que já concluíram, desde que não possuam dependência em nenhuma matéria. De acordo com a diretora pedagógica da Fevre, Priscilla Carvalho Reis, o curso preparatório tem início previsto para o dia 4 de maio e as aulas serão ministradas aos sábados no Colégio Delce Horta Delgado, 8 horas às 11h40min.

INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser feita nas secretarias das escolas da Fevre até o dia 18 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 12 horas e das 12h30min às 17 horas, nas secretarias dos colégios Getúlio Vargas, João XXIII, Professora Delce Horta Delgado, Professora Themis de Almeida Vieira e José Botelho de Athayde. Os interessados devem apresentar comprovante de conclusão ou de que está cursando o 9º Ano sem dependência, além de foto recente e documento de identidade (original e cópia). A ficha de inscrição deverá ser preenchida pelo próprio candidato maior de 18 anos ou pelo responsável, no caso dos candidatos menores de 18 anos.

ATUAÇÃO NO SUL FLUMINENSE

Com mais de 50 anos de mercado e de 30 atuando no Brasil, a consultoria Lee Hecht Harrison (LHH) está ampliando, a partir desse mês, sua atuação na Região Sul Fluminense. Em parceria com a consultora Tattiani Tozete, que será a representante da LHH em Resende, a consultoria visa contribuir com empresas da região, através de soluções em desenvolvimento de talentos e transição de carreira.

PODEM SER DESTRUÍDOS

Materiais falsos ou contrabandeados que forem apreendidos pela Polícia Civil deverão ser destruídos. É o que determina a Lei 8.377/19, do deputado Jorge Felippe Neto (DEM), sancionada pelo governador Wilson Witzel e publicada no Diário Oficial na última semana. O texto determina que os produtos deverão ser encaminhados para laudo pericial, devendo ser determinada a imediata destruição em até 30 dias, prorrogáveis por mais 30, pelo delegado responsável pela investigação.

MANOBRAS E CELULARES

Um homem foi preso na noite de domingo, dia 21, após ser flagrado com uma motocicleta sem placa, fazendo manobras arriscadas na Avenida Presidente Kennedy, no Ano Bom, em Barra Mansa. Com ele os policiais encontraram três celulares, um sendo dele e outros dois não soube explicar de quem eram. No momento da abordagem, um dos aparelhos tocou, quando a PM tomou conhecimento que se tratava de produtos de roubo em Volta Redonda. Na delegacia, as vítimas reconheceram o homem como autor do assalto, permanecendo ele preso e a moto apreendida.

DEMITIDO DO VASCO

Após mais um vice-campeonato consecutivo do Carioca, o Vasco anunciou ainda no Maracanã, a demissão de Alberto Valentim. Ontem mesmo, o comando da equipe foi assumido por Marcos Valadares, que é o atual técnico da equipe sub-20 do Cruzmaltino. Valentim chegou ao Vasco em agosto de 2018, após o clube demitir Jorginho. Na mesma temporada, o técnico conquistou apenas três vitórias em 18 partidas. Ele chegou a ter o cargo contestado no fim do ano, mas ganhou um voto de confiança da diretoria. Mas, após mais um fiasco, foi demitido.

Um Fato na Foto

Morada do Aedes aegypti

Foto: Fábio Guimas

Por mais campanha de conscientização que o governo faça visando combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, a população às vezes acaba não fazendo a sua parte. Como podemos ver na imagem captada pelo repórter fotográfico do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas, alguém, de maneira irresponsável, deixou um pneu, que provavelmente, não tem mais utilidade para ser usado em algum veículo, e, simplesmente, o deixou numa posição bastante estratégica, para que o mosquito Aedes aegypti faça sua morada e se prolifere pela cidade. Não adianta apenas reclamar, cada um tem que fazer a sua parte.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !