Notas & Notas

0

MANIFESTAÇÃO
Acontece hoje na Praça Sávio Gama, em frente à Prefeitura de Volta Redonda, um protesto contra a taxa de iluminação pública aprovada na cidade. A ação vai acontecer às 18 horas e será promovida por diversas entidades sociais. Os organizadores dizem que a população não admite mais aumento de impostos e que os moradores não foram consultados a respeito da taxa. Além disso, será questionado o fato de que há 15 anos se fala nessa taxa e somente agora se tornou urgente; o porquê de solicitar à Câmara em regime de urgência e preferência com o objetivo de impedir a participação popular e outros. Lembraram ainda que em momento algum foi alegada a necessidade financeira do município. Por isso, querem saber quem ou o que está pressionando o Governo Municipal.
FESTA DO DIA DAS CRIANÇAS
Quatrocentas crianças estão sendo esperadas na 13ª edição da Festa do Dia das Crianças promovia pela Associação de Moradores da Avenida Presidente Kennedy, no bairro Ano Bom, em Barra Mansa. A festa será nesta quinta-feira, na rua de cima do posto de gasolina, próximo ao retorno, das 10 às 20 horas. A presidente da associação, Silvone Ribeiro Castro, disse que a festa já se tornou tradição e sempre no início de outubro as crianças já ficam ansiosas. “Fazemos pra promover a interação das crianças, pois elas esperam o ano todo por isso. É um momento de lazer e descontração que muitas vezes elas não têm essa oportunidade de brincar e se divertir”, completou Silvone.
ATIVIDADES
Além de cachorro-quente, pipoca, algodão-doce e bolo, a criançada poderá se divertir com brincadeiras e cama elástica. Apesar de ser gratuita, a festa gera custos. De acordo com Silvone, são gastos cerca de 400 litros de refrigerante, entre outras despesas. “A festa é organizada pela Associação de Moradores em parceria com empresários da região. Precisamos desse apoio e de doações para conseguir realizar mais uma linda festa e fazer a alegria da criançada”, finaliza.
NO HOSPITAL SÃO JOÃO BATISTA
O Dia das Crianças será lembrado ainda no setor de pediatria e no pronto socorro infantil do Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda. A comemoração será amanhã, com a exibição de um filme. As crianças também vão receber a visita de personagens e super-heróis, como o Homem de Ferro e princesa Elsa. Depois da sessão de cinema, haverá lanche especial e distribuição de brinquedos doados pela comunidade. O setor de pediatria do hospital atende usuários de até 14 anos e ontem tinha dez crianças internadas.
PALESTRA
Já em Itatiaia a Unidade de Estratégia da Saúde da Família I (USF), do bairro Campo Alegre preparou uma programação especial para comemorar o Dia das Crianças. Hoje, a unidade realizará uma palestra voltada para pais e filhos e na sequência, uma comemoração. A partir das 14 horas os moradores assistidos pela USF I terão a oportunidade de saber mais sobre “Desenvolvimento Infantil” na palestra ministrada pelo médico de Saúde da Família, Dr. Márcio Braga, e na sequência a psicóloga Lucilene Macedo abordará o tema “Relacionamento entre pais e filhos”, onde falará sobre a importância de uma boa convivência em família. “Além de levar informações importantes e fundamentais para a família, estamos preparando uma festa com bolo e guaraná ao final das palestras”, disse a coordenadora administrativa da unidade Eliane Fraga.
CAMPANHA À PRESIDÊNCIA
O Conselheiro e Benfeitor Remido Emérito do Clube de Regatas Vasco da Gama, Paulo Roberto Pinna, esteve no último sábado acompanhando o lançamento da campanha à presidência do clube do empresário Fernando Horta. O evento aconteceu no Arouca Barra Clube, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e reuniu sócios torcedores do Vasco. A eleição em São Januário acontece no próximo dia 7.
PRAÇA POLIESPORTIVA
A Prefeitura de Barra Mansa inaugura amanhã, dia 11, uma praça poliesportiva no loteamento Morada da Colônia, no bairro Colônia Santo Antônio. A cerimônia terá início às 18h30min, na Rua das Acácias. No local – construído com aproximadamente R$ 575 mil provenientes do Ministério do Esporte, haverá uma quadra poliesportiva e uma Academia Ao Ar Livre. Haverá também espaço para crianças, com brinquedos, novos bancos, árvores e iluminação renovada. Segundo informações da prefeitura a obra se manteve em ritmo lento entre o final do ano passado até o início deste ano. Após a regularização de trâmites junto ao Ministério do Planejamento e da Caixa Econômica Federal, a nova gestão da prefeitura retomou as obras de forma definitiva em setembro deste ano, finalizando em pouco mais de um mês de serviços.
CURSO DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS
A aula inaugural do curso de Prevenção às Drogas para líderes religiosos de Volta Redonda aconteceu no último final de semana e foi ministrada pela equipe da Coordenadoria de Prevenção às Drogas. A ação aconteceu no auditório do Colégio João XXIII, no bairro Retiro, e reuniu 47 líderes religiosos. O assistente social Ailton Carvalho ministrou uma palestra com o tema “Histórico e Aspectos Sociais e Culturais do Uso de Drogas”, enquanto o coordenador da Coordenadoria de Prevenção às Drogas, Ricardo Vinicius da Cunha, irá ministrar na próxima aula, dia 20, uma palestra sobre as consequências do uso de entorpecentes. As aulas acontecerão também nos dias 20 e 27 deste mês. Em novembro, nos dias 10 e 17, com duração de 20 horas. No dia 31 deste mês, de 7 horas às 11h30min, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), a Coordenadoria de Prevenção às Drogas irá lançar o Programa Escola Preventiva, cujo objetivo é discutir projetos preventivos para entorpecentes.
MAIS DE MIL PESSOAS ATENDIDAS
A segunda edição do Projeto Novo Olhar em Resende levou mais de mil pessoas ao Parque Tobogã no último sábado. A ação foi concentrada na realização de exames de vista para aquisição gratuita de óculos para a população resendense, além de mutirões para emissão de segunda via da carteira de identidade; certidões de nascimento, casamento e óbito. No total, 800 senhas para exames oftalmológicos e 200 tíquetes para confecção de novos documentos foram distribuídas ao público. O projeto Novo Olhar conta com apoio da Prefeitura de Resende, que cedeu toda a infraestrutura para o evento, e é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, através da Fundação Leão XIII. Aproximadamente 80 profissionais estavam envolvidos no atendimento médico e ao público em geral. Durante o atendimento, os pacientes passaram por seis etapas: cadastramento; verificação da taxa glicêmica; teste de acuidade visual; exame no autorefrator; exame com oftalmologista, emitindo a receita médica para confecção dos óculos. A entrega dos óculos será anunciada dentro de alguns dias.
ITATIART É ENCERRADO
Alunos e profissionais da Creche Municipal Sandra Cotrim, no Campo Alegre, se apresentaram, na última sexta-feira, dentro do encerramento do Projeto Itatiart 2017. O projeto, desenvolvido em todas as unidades escolares, é uma iniciativa da Secretaria de Educação e tem como objetivo levar conhecimento para os estudantes da Rede Municipal de Ensino sobre a literatura e a cultura brasileira nas diversas formas de arte.
POESIAS E OBRAS
Durante o evento, realizado no pátio da creche, a comunidade escolar pode conferir um pouco das poesias do saudoso poeta Osvaldo Motta e das obras do artista plástico Rafael Fioratto, ambos escolhidos esse ano pela unidade para serem os homenageados. “Diferente dos anos anteriores, quando toda Rede Municipal fazia uma retrospectiva com os artistas que mais se destacaram nos últimos anos de projeto, esse ano cada unidade escolheu dois artistas para estudarem a sua trajetória e a nossa unidade escolheu esses importantes nomes da nossa cidade”, explicou a diretora geral , Michele Fraga.
ITATIART
O Projeto Itatiart acontece há mais de 10 anos, com o objetivo de levar conhecimento para os estudantes sobre a cultura brasileira, nas mais diversas formas de arte. No decorrer do Itatiart os alunos aprendem sobre a carreira e obras de artistas expressivos para a cultura nacional e municipal e ao final do projeto realizam uma apresentação de tudo que aprenderam. Esse ano o projeto teve início em maio e o encerramento, durante esse mês de outubro, está acontecendo de acordo com o cronograma de cada unidade escolar.