Notas & Notas – 22 de setembro de 2022

0

NOVOS EQUIPAMENTOS PARA CIRURGIAS

Foto: Divulgação/PMVR


O Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), o Hospital do Retiro, em Volta Redonda, adquiriu nesta semana três novos focos cirúrgicos – equipamentos de iluminação das mesas de cirurgia da unidade hospitalar. De acordo com a direção do hospital, os equipamentos possuem lâmpadas de LED e substituirão os focos cirúrgicos antigos que contavam com lâmpadas halógenas (incandescentes).  “Os novos focos vão fornecer boa visibilidade durante os procedimentos cirúrgicos, que é essencial para o bom desenvolvimento das cirurgias”, explicou Denis Frossard, que é gerente de Engenharia Clínica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

OUTRAS MELHORIAS

A aquisição dos focos cirúrgicos faz parte de uma série de melhorias que vêm sendo realizadas na unidade. Recentemente, o Hospital Munir Rafful adquiriu um elevador elétrico para transferência de pacientes em leitos de CTI (Centro de Terapia Intensiva). O aparelho tem a função de mover, no próprio leito, pacientes com mobilidade reduzida devido a enfermidades, deficiências físicas, idosos ou obesos, além de também poder auxiliar na reabilitação de pessoas acamadas. O objetivo é proporcionar um atendimento individualizado e humanizado.

ATLETAS CONQUISTAM CAMPEONATO DE XADREZ

Foto: Divulgação/CFCSN


Entre os dias 16 e 18 de setembro, os enxadristas do Clube dos Funcionários participaram do Campeonato Brasileiro Escolar de Xadrez disputado em Poços de Caldas- MG. O torneio organizado pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), contou com a participação de 451 atletas de todo o país. O jovem prodígio, Luiz Eduardo Nascimento, foi campeão invicto na competição, com incríveis 2.177 pontos de performance, na categoria Sub-8. O pequeno medalhista é também campeão invicto estadual da região sudeste. Com o resultado, Luiz de apenas sete anos, se destacou como atleta dominante e está cotado para ser o “Grande Mestre” mais jovem da história do Brasil.

IRMÃOS

Os irmãos do Luiz Eduardo, Kaio e Nicolas Nascimento, tiveram resultados notáveis na competição. Kaio, conquistou o vice-campeonato no Sub-12 com cinco pontos em seis possíveis. Já Nicolas, foi classificado em 9°colocado no Sub-14 com 3,5 pontos em seis possíveis. No Sub-18, Pedro Mattos, também atleta Alvigrená, foi o 11° colocado com 3,0 pontos em seis possíveis. Por conta das recentes conquistas dos irmãos Nascimento, a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) vai outorgar aos jovens o título de Candidato a Mestre Nacional (CMN).

ESPAÇO EM ESCOLA PARA LEITURA E XADREZ

O Colégio Municipal Washington Luiz, localizado no bairro Saudade, em Barra Mansa, conta com uma biblioteca de mangás para utilização de seus alunos na instituição. A ação envolve toda a escola e já conta com cerca de 1000 exemplares de livros, biografias e mangás, sendo frutos de doações de terceiros para promover a interação e atenção dos estudantes.  A diretora da unidade, Géssika Belan, destacou a infraestrutura que o colégio oferece para seus alunos e elogiou o projeto que funciona desde 2018. “É uma forma que encontramos de aprofundar cada vez mais o desenvolvimento de nossos estudantes, baseando-se na leitura”, destacou a diretora, ressaltando o que o espaço proporciona e sua importância para os alunos.

CONSTRUÇÃO IRREGULAR É DEMOLIDA

Foto: Felipe Veira/PMBM

Uma construção irregular em área pública foi demolida na manhã desta quinta-feira, 22, por equipes da Prefeitura de Barra Mansa. A área com cerca de 200m² está situada no bairro Bocaininha, às margens do Rio Bananal e da Rodovia Presidente Dutra. No local haviam estruturas para lazer, como churrasqueira, banheiros, e cômodos para instalação de um possível bar. Além disso, um extenso pátio e um deck com capacidade para receber centenas de pessoas. O supervisor de Fiscalização de Obras do município, Igor Machado, destacou que é possível o cidadão regularizar as condições do imóvel, desde que tenha sido edificado em área permitida, o que não foi o caso da estrutura feita no bairro Bocaininha.

EXAMES OFTALMOLÓGICOS NAS ESCOLAS

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Saúde, deu início na manhã de ontem, na Escola Municipal Léa Duarte Jardim, no bairro Vila Flórida, ao projeto de levar consultas e exames oftalmológicos nas escolas da rede municipal. Nesta primeira etapa, o médico especialista examinou 47 alunos, em fase de alfabetização com objetivo de identificar os que estão precisando de óculos.  De acordo com o Secretário de Saúde, Filipe Borges, inicialmente vinte crianças serão contempladas com a confecção gratuita dos óculos e a ideia é expandir o projeto para todas unidades escolares do município.

FÓRUM DE SAÚDE MENTAL

Foto: Divulgação


Pelo menos 300 pessoas participaram do II Fórum de Saúde Mental de Vassouras, com o tema prevenção ao suicídio, nesta quinta-feira, 22, no Centro de Convenções General Sombra, na Avenida Otávio Gomes, Centro. O evento, que faz parte das atividades do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, reuniu debatedores de diversas áreas como psicólogos, médicos e enfermeiros. Membros da comunidade também participaram do evento.

MARINI ALMOÇA COM PAZUELLO EM RESENDE

Foto: Divulgação


Os bolsonaristas e candidatos a deputado estadual, Bruno Marini, a federal, Eduardo Pazuello, almoçaram juntos nesta quinta-feira, dia 22, em Resende, com um grupo de empresários. Pazzuello manifestou apoio a candidatura de Bruno. Pazuello integrou a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), onde foi gestor do programa de inclusão de mulheres na formação de cadetes do Exército. Ele guarda  por Resende o carinho de uma segunda casa. “A região de Resende, Barra Mansa, Volta Redonda, Itatiaia e Bananal é a segunda casa dos oficiais que servem na Aman. E quem mora aqui, como o Bruno Marini, já é parente meu, nosso”, afirma Pazuello.

AGENDA EM QUATIS

Bruno Marini seguiu depois para cumprir agenda nas ruas de Quatis. “Foi um encontro excelente. Saio bastante empolgado. Conversamos muito sobre os projetos e as inúmeras possibilidades para a reindustrializaçao do Sul Fluminense, que é uma de minhas principais lutas:  Geração de riquezas e emprego, e o resgate da autoestima do nosso estado do Rio de Janeiro”, resume Bruno.

HOMENAGEM À BIBLIOTECA

O vereador de Volta Redonda, Paulo Conrado, entregou em mãos uma doação ao Secretário Municipal de Cultura – Anderson de Souza, na manhã de ontem, de um exemplar do Livro de Salmos em braile para o acervo da Biblioteca de Volta Redonda- Raul de Leoni, que será disponibilizado ao público, garantindo aos deficientes visuais ter contato com parte da escritura sagrada para leitura, estudos e diversos trabalhos e pesquisas através de escrita e leitura tátil direcionada a deficientes visuais.

HOMENAGEM

Paulo Conrado fez questão que essa entrega acontecesse no dia de ontem para homenagear por conta da passagem e comemoração dos 67 anos da Biblioteca. A Biblioteca Pública Municipal Raul de Leoni é uma biblioteca pública e municipal de Volta Redonda; seu acervo atual é de 20.000 títulos,— entre romances, literatura infanto-juvenil, livros didáticos, periódicos, jornais e revistas — com previsão de ampliação; localizada no interior do Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília, funciona de terça a sexta, de 8h às 18h e aos sábados, de 8h às 14h30min.

Um Fato na Foto

Barra Mansa: alunos participam de blitz educativa em Amparo

Foto: Felipe Vieira/PMBM

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Guarda Municipal, por meio do Programa de Educação de Trânsito (PET), realizou nesta quinta-feira, dia 22, uma blitz educativa. A ação alusiva à Semana Nacional de Trânsito envolveu alunos da Escola Municipal Jahyra Fonseca Drable, localizada no distrito de Amparo. Os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental participaram, em conjunto com os agentes da GM, da entrega de folhetos informativos aos motoristas, com o objetivo de conscientizá-los sobre as leis e os comportamentos seguros ao volante.