Notas & Notas – 22 de novembro de 2019

0

RODA DE CONVERSA

Foto: Chico de Assis/PMBM


Buscando ampliar o debate sobre assuntos importantes e alusivos ao Dia da Consciência Negra, a Prefeitura de Barra Mansa, através do Projeto Afrosaberes, realizou ontem, uma roda de conversa para aproximadamente 180 alunos, na Escola Marechal Floriano, na parte da manhã, e na Escola Municipalizada Santo Antônio, à tarde. O projeto foi voltado aos estudantes de sétimo ao nono período e contou com oficina de turbantes e rodas de conversa, com assuntos que envolvem conscientização, autoestima, identidade e desigualdade racial. Para dialogar com os alunos, o Afrosaberes convidou as palestrantes Jéssica Nascimento, Carol Lima e Aline Souza, a Lica.

HISTÓRIA DO NEGRO

A vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, esteve presente na Escola Municipalizada Santo Antônio, onde contou a história do negro no Brasil e falou sobre a importância de entender a necessidade de se impor em situações de vulnerabilidade e racismo. “A gente não pode se esquecer da história. Depende de nós, porque as coisas só mudam quando mudamos juntos. Assim vamos transformando o nosso redor. É direito de todos ter acesso às políticas públicas. A gente precisa enxergar que existe uma desigualdade e o que fazer contra isso. Precisamos nos empoderar mais, porque somos gente, somos todos iguais, e gente não pode ser descriminado por nada”, orientou Fátima.  A palestrante Lica apontou as pequenas mudanças nos novos tempos.

VÁRIAS ATIVIDADES

Desde o início do mês, a prefeitura vem realizando atividades do Afrosaberes nas unidades de ensino, para fortalecer o diálogo entre os jovens. As ações seguem até o dia 28 de novembro. A ação é uma realização da Prefeitura de Barra Mansa, através das secretarias municipais de Educação e de Saúde, da Gerência de Promoção da Igualdade Racial (Gepir) e da Fundação Cultura de Barra Mansa, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Comuppir).

TRABALHAR NA UNIMED

A Unimed de Volta Redonda foi eleita pela oitava vez uma das Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil. O resultado foi revelado pela Revista VOCÊ S/A durante premiação na última terça-feira, dia 19, em São Paulo. São avaliadas as melhores práticas em gestão de pessoas e ambiente organizacional, levando em consideração a opinião dos próprios colaboradores, que participam da pesquisa de forma voluntária.

RESULTADOS

Os resultados apontam que 98,6% dos colaboradores entrevistados recomendariam à instituição aos parentes e amigos como um excelente lugar para se trabalhar. 97,9% concordam com os objetivos da instituição. E 94,6% afirmam que o trabalho que realiza apresenta desafios que estimulam o desenvolvimento e considera que trabalhar na Unimed Volta Redonda vem tornando a própria vida melhor.

NÚCLEO DE APOIO À CARREIRA DA ESTÁCIO RESENDE

O curso de Recursos Humanos da Estácio Resende realiza no campus no próximo sábado, dia 23, um ciclo de palestras promovido pelo Núcleo de Apoio à Carreira (NAC) da universidade. As palestras acontecerão das 9 horas às 13h30min e as inscrições gratuitas, de alunos e público externo interessado, podem ser feitas até nesta quinta-feira, dia 21, pelo link http://bit.ly/35scOp9. O evento será aberto pelo coordenador do curso de Recursos Humanos da Estácio Resende, Francisco Sabbadini. Às 9h15min tem início à palestra do coordenador do curso de Pedagogia, João Marcelo Silva, com o tema ‘Escrever bem’.

BOLSA FAMÍLIA

Com o prazo do acompanhamento para a segunda vigência do Programa Bolsa Família chegando ao fim, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), faz um importante alerta para que os beneficiados compareçam na unidade de saúde mais próxima de sua residência, até o dia 6 de dezembro, para continuar tendo acesso ao auxílio. Segundo um levantamento feito pela equipe da SMASDH, houve uma queda significativa no número de procura para a renovação do benefício, que pode chegar a R$700 e visa auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade.

SEMINÁRIO BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO ESCOLAR

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Educação e em parceria com o Instituto Votorantim, realizou nesta quinta-feira, 21, o Seminário Boas Práticas de Gestão Escolar – Compartilhando Saberes, Garantindo Direitos. O evento realizado no auditório do Sest-Senat, reuniu diretores, orientadores educacionais e pedagógicos de 15, das 68 unidades escolares da rede municipal de ensino. O Quinteto de Madeira, do Projeto Música nas Escolas, abrilhantou a abertura do encontro.

FORMATURA EM ANGRA DOS REIS

Está marcada para hoje, às 11 horas, no Centro de Estudos Ambientais, na Praia da Chácara, a formatura de 120 alunos que concluíram os cursos de capacitação profissional oferecidos pelo programa Angra dos Reis + Profissional, na Unidade Móvel de Informática e Gestão do Senac. O projeto tem parceria com a prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e o Sicomércio Angra. O projeto foi feito para incentivar a capacitação profissional e fomentar a empregabilidade e a geração de renda na cidade.

MOSTRA DE AMBIENTES EM VR

O Grupo Mil criou a tradicional Mostra de Ambientes Assinados pela Construmil Construção, Casa & Decoração, que agora chega a Volta Redonda. O evento será realizado na próxima quinta-feira, 28, às 19h, no Shopping Park Sul, no bairro São Geraldo. O trabalho possibilita que os consumidores vejam as ideias de renomados arquitetos e decoradores materializadas em espaços muito especiais.

ARQUITETOS ESCOLHIDOS

Os arquitetos escolhidos para inaugurar a 1ª Mostra de ambientes Assinados pela Construmil de Volta Redonda são Dryelle Ouverney e Lucimar Lopes, Glaucia Vianna e Nicole Galhano, Elisangela de Paula e Vagner Soares Bernardes.

EM TRÊS RIOS

A mostra foi criada em 2014, e já está na 5ª edição na cidade de Três Rios. Desde então é possível visualizar, tocar, se inspirar, e, adquirir os produtos e até os planejamentos inteiros que são apresentados, de forma prática e inteligente. Além disso, o evento abre portas para os profissionais das áreas de arquitetura e construção que têm a oportunidade de mostrar o trabalho que realizam, assim como conhecer e se aproximar do consumidor.

CONVOCANDO DOADORES

Foto: Divulgação


O Hemonúcleo de Resende está com seus estoques de sangue AB- e O+ muito baixos e pede apoio de doadores. Os voluntários podem ir ao Hemonúcleo, situado anexo ao Hospital Municipal de Emergência, no Jardim Jalisco. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas.

ORIENTAÇÃO PARA DOAR

É preciso levar um documento com foto e seguir as seguintes orientações antes de se tornar um doador de sangue: ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e bem alimentado; menores de idade precisam apresentar formulário de autorizado dos pais ou responsáveis. Os doadores maiores de 60 anos só podem doar caso não seja sua primeira doação. E as pessoas que passaram por algum procedimento com agulhas devem aguardar um período de 12 meses para se tornarem doadores.

OBRAS NO PARAÍSO

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Resende entregou oficialmente na quarta-feira, dia 20, as obras de reforma e revitalização do CCI Paraíso. A cerimônia de entrega contou com a participação de autoridades municipais, da comunidade e claro, dos idosos do CCI Paraíso. Além disso, o Coral Sonho Meu celebrou e animou o público que estava na unidade.
O CCI Paraíso passava por problemas como pisos quebrados, partes hidráulicas entupidas, mofo e infiltrações. Com os trabalhos do Revitaliza Resende, o telhado e alambrado foram reparados e o Centro recebeu pintura externa e interna. O espaço também ganhou em acessibilidade para os banheiros, pensando nas pessoas com deficiência.

DEFESA DA MULHER NO FÓRUM   

Na manhã da última terça-feira, dia 19, a Guarda Municipal e a Policia Militar de Barra Mansa foram convidados para participar de uma reunião no Fórum do município com o juiz da vara penal Dr. William Satoshi. O encontro foi promovido para que as autoridades apresentassem o modo de operação da Patrulha da Mulher e da Patrulha Maria da Penha, ambas atuantes na defesa da mulher, na redução da violência doméstica e no feminicídio.

PATRULHA DA MULHER

A Patrulha Maria da Penha foi iniciada em Barra Mansa em junho de 2019, com quatro agentes, divididos em dois turnos. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira das 7 às 19 horas. Após esse horário e nos sábados, domingos e feriados, as ocorrências ficam a cargo do plantão da Guarda Municipal, que atende nos telefones (24) 3028-9339 e (24) 3028-9369.

4º FESTIVAL DE CURIMBA

A quarta edição do Festival de Curimba do Sul Fluminense acontece neste domingo, dia 24, no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, marcando o encerramento da Semana do Povo Preto. A iniciativa irá reunir e celebrar a musicalidade dos terreiros, e premiar os três pontos mais bonitos.

SESSÃO SOLENE

A Câmara de Barra Mansa realiza na terça-feira, dia 26, às 19 horas, sessão solene comemorativa ao Dia da Consciência Negra, lembrado no dia 20 de novembro, com a entrega de quatro medalhas. São elas: de Mérito Escrava Maria Moçambique, de Mérito Maria Sacchi, de Mérito Tereza de Benguela e de Mérito Zumbi dos Palmares.  A sessão será na sede do Legislativo.

A NOVA AGENDA URBANA

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Planejamento Urbano, e o Conselho Municipal da Cidade, realizará a 7ª Conferência da Cidade de Barra Mansa. O encontro com o tema ‘A nova agenda urbana’ acontecerá no Parque Natural Municipal de Saudade nesta sexta-feira, dia 22, a partir das 18 horas, e no sábado, dia 23, às 8 horas.

COCAÍNA E TORNOZELEIRA ELETRÔNICA

Um homem, de 40 anos, foi detido com dois papelotes de cocaína (1,5 gramas) no bairro Jambeiro II, em Itatiaia, quarta-feira, dia 20. Os agentes do 37° Batalhão da Polícia Militar (BPM) foram até o local após denúncia de que um homem, que fazia uso de tornozeleira eletrônica, estaria traficando. O mesmo foi localizado e encaminhado para a sede da 99ª Delegacia de polícia (DP), onde foi ouvido e liberado.

PÉROLAS NEGRAS CONTRATA EX-BARRA MANSA

O Pérolas Negras confirmou outro reforço para a temporada de 2020. O clube assinou com o volante Fábio, que defendeu o Barra Mansa durante a última Série B2 do Campeonato Carioca. O jogador tem 23 anos e vai para o seu segundo time no Rio de Janeiro. Ele faz parte do plano de ação da diretoria da equipe que visa antecipar as negociações e montagem do elenco para o próximo ano. Fábio Luiz da Silva começou temporada 2019 no Ipatinga (MG). Chegou ao Barra Mansa para a Terceirona do Rio de Janeiro, onde fez 13 partidas, entre confrontos válidos pela Série B2.

Um Fato na Foto

Loja pega fogo durante a madrugada

Foto: Fábio Guimas

Uma loja de doces, localizada na Rua Domingos Mariano, no Centro de Barra Mansa, pegou fogo durante a madrugada de quinta-feira, dia 21. De acordo com as primeiras informações, o caixa do estabelecimento teria sido o mais danificado. Não havia ninguém no local no momento do incêndio e ainda não se sabe quais foram às causas. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar as chamas. Na manhã de ontem o estabelecimento esteve fechado e os funcionários estavam no local realizando a limpeza. Até o fechamento desta edição, os prejuízos ainda estavam sendo contabilizados.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !