Notas & Notas – 22 de março de 2019

0

UM ATÉ LOGO

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Barra Mansa decretou luto oficial pela morte da ex-secretária de Educação, Flávia Sampaio, ocorrida na madrugada de quinta-feira, 21, em São Paulo. Flávia tinha 47 anos de idade e estava internada na capital paulista por conta de um câncer. Ela deixa dois filhos. O corpo de Flávia foi velado a partir das 13 horas, na Loja Maçônica Independência e Luz, no Centro de Barra Mansa. Pedagoga, Flávia foi a primeira titular na pasta da Educação no governo do prefeito Rodrigo Drable. Ela deixou o cargo no final de maio de 2017 para tratamento da saúde. Era coordenadora pedagógica do Sistema Firjan Sesi de Barra Mansa e também trabalhou no Sesi, em Volta Redonda. O enterro será hoje às 9 horas no Cemitério Parque São Francisco, em Barra Mansa. Mesmo passando pela doença uma coisa quem conhecia Flávia pode falar: a força que tinha era invejável e o sorriso em seu rosto durante esse momento foi de grande ensinamento para todos.

CÂMERAS SÃO INSTALADAS NO FUNDAMP

As instalações do Fundo de Assistência Médica Permanente dos Servidores Públicos Municipais de Barra Mansa (Fundamp)  estão mais seguras. Isto porque a direção do órgão instalou um moderno sistema de segurança e videomonitoramento, com a fixação de 16 câmeras internas e externas. Monitoramento 24 horas visa garantir segurança aos servidores e a preservação do patrimônio público As câmeras instaladas são de alta tecnologia, garantindo melhor resolução de imagens, inclusive noturnas, com capacidade para verificar detalhes e obter uma cobertura mais ampla das imediações do órgão.

COLÉGIO MILITAR DISPONIBILIZA ÚLTIMAS VAGAS

Os estudantes da região terão mais uma chance de ingressar no Colégio do Corpo de Bombeiros Militar. As últimas vagas estarão disponíveis para matrícula somente na próxima segunda-feira, 25, das 10 às 16 horas, no Ciep 403 – Maria de Lurdes Giovanetti, na Avenida Professora Glória Roussin Guedes, no bairro Açude II, em Volta Redonda (a escola fica ao lado da Igreja Católica do bairro). Podem se inscrever os alunos aprovados para cursar o primeiro ano do ensino médio, sem dependências do 9º ano do ensino fundamental. Os estudantes devem ter entre 13 e 16 anos, até 1º de janeiro de 2019.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Os documentos necessários para se matricular são CPF e documento de Identidade do responsável (original e cópia), além de comprovante de residência, o aluno deve apresentar a Certidão de Nascimento ou CPF e documento de identidade, caso possuam. O diretor do colégio, Carlos Antônio da Silva, sugeriu que os interessados entrem no site do Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) para consultar o edital em caso de dúvidas. Ainda temos um telefone público comunitário dentro da escola com número 3341-5723”, informou.

INCLUSÃO DA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN

Ontem a Apae de Barra Mansa realizou na Praça da Matriz, no Centro, uma ação com a população a fim de contribuir com o esclarecimento sobre a inclusão social de pessoas com Síndrome de Down. O evento, contou com apresentação do grupo de capoeira da Apae. A celebração aconteceu em alusão do Dia Internacional da Síndrome de Down, proposto pela Down Syndrome International. A data está no calendário da  Organização das Nações Unidas (ONU), sendo comemorada nos 193 países em que a organização atua.

EM RESENDE

Foto: Divulgação


O Dia Internacional da Síndrome de Down foi marcado este ano por uma mostra de trabalhos desenvolvidos pela Associação Pestalozzi de Resende, bem como por uma palestra temática, no Espaço Z, situado no Centro da cidade. O evento comemorativo foi organizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e do Instituto da Educação do Município de Resende (Educar) através do Centro Municipal de Atendimento ao Educando (Cemae) e da Pestalozzi. A gerente de Projetos de Inclusão do Cemae, Caroline Vieira, defende que as pessoas com síndrome de down devem estar inseridas no contexto social para o desenvolvimento de habilidades, além de propiciar mais qualidade de vida diante dos desafios.

ALUNOS

“Devemos proporcionar oportunidades para que os alunos com síndrome consigam desenvolver seu potencial e participem do processo de inclusão social. A rede pública municipal de ensino atende hoje, 492 estudantes com todos os tipos de deficiências”, disse. De acordo com a secretária de Educação de Resende, Rosa Frech, a comemoração visa conscientizar a sociedade sobre a importância da luta por direitos iguais, o bem-estar e a inclusão das pessoas com síndrome de down.

COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Hoje é celebrado o Dia Mundial da Água e Barra Mansa está com tudo preparado para realizar duas atividades alusivas à data. No próximo domingo, 24, acontece a ‘Corrida da Água’, às 8 horas, com largada no Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco, no Centro. O evento é organizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), que na ocasião também comemora 48 anos de fundação, e pela Subsecretaria de Esporte, Juventude e Lazer. Logo em seguida, às 9 horas, será realizado o ‘Pedal pelas Águas’, promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS), em parceria com 19 prefeituras de sua área de atuação.

MÁQUINA DE LAVAR INDUSTRIAL É DOADA A ASILO

O Asilo Recanto dos Velhinhos de Pinheiral recebeu uma máquina de lavar industrial e, conta agora, com uma nova lavanderia para ajudar nos trabalhos diários realizados em atendimento aos idosos. O benefício foi possível graças a uma doação de verba da empresa MRS Logística ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Pinheiral (CMDPI) e a Prefeitura de Pinheiral que foi realizada no mês de fevereiro para a compra do maquinário.

LUTA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL

Foto: Chico de Assis/PMBM


A Prefeitura de Barra Mansa, através da Fundação Cultura, Secretaria de Educação e a Gerência de Promoção de Igualdade Racial (Gepir), iniciou ontem, 21, no Colégio Municipal Clécio Penedo, o Projeto AfroSaberes, edição 2019. A atividade integra as atividades do Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial, celebrado nesta data. Durante a atividade, os participantes terão a oportunidade de entender um pouco mais sobre a representatividade, o empoderamento, a identidade e o autoconhecimento da população negra, além de tirar dúvidas e trocar experiências sobre o tema. A gerente de formação da Fundação Cultura do município, Graziela Lorena, contou que o Afrosaberes atenderá este ano 16 escolas e o foco principal da temática desenvolvida será sobre a cultura afro.

ORIGEM DA DATA

A presidente do Conselho Municipal de Promoção de Políticas Publicas de Igualdade Racial, Silvana Maria de Almeida, explicou que a data é marcada por um massacre que aconteceu na África do Sul, em 1960 quando 54 negros morreram e mais de 100 ficaram feridos por se manifestarem em prol da igualdade racial. “Foram 200 pessoas que lutaram por nós, para que nós tivéssemos hoje políticas de defesa racial. A Organização das Nações Unidas (ONU) determinou que essa data fosse marcada pela luta contra o regime autoritário em favor dos direitos dos negros”, explicou o presidente.

FURTADO PARTICIPA DE ENCONTRO COM BOLSONARO

O deputado federal Delegado Antonio Furtado participou no dia 20 do encontro entre o presidente Jair Bolsonaro, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e diversos ministros para tratar de assuntos ligados a Reforma da Previdência e a entrega da proposta para a aposentadoria dos militares. “Recebemos do presidente Jair Bolsonaro a proposta para a aposentaria dos militares, que agora será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Embora seja necessária para a situação econômica do nosso país, a Reforma da Previdência precisa ser justa com todas as classes de trabalhadores envolvidos. Vai ser necessário um esforço por parte de todas as categorias, mas tem que ser de forma igualitária. É muito importante que seja feito ajustes”, declarou o deputado federal Delegado Antonio Furtado.

NOVO COMANDO EM RESENDE

Foto: Divulgação


Aconteceu, na manhã de ontem a cerimônia de passagem de comando do 23º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) de Resende. Na ocasião, o coronel Weselem Brasil Lopes passou o cargo de comandante do GBM para o tenente-coronel José Carlos Wanderley Galdino Júnior. O grupamento atende os municípios da região das Agulhas Negras, formada por Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis. A solenidade foi realizada no pátio do grupamento, localizada no bairro Jardim Jalisco e contou com a presença de autoridades como o prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democrtas), o vereador Cláudio Oliveira de Araújo, o De Araújo (MDB), representantes do Estado maior do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil e a sociedade civil.

OFICINA FINANCEIRA

Empresários de Porto Real participaram, na última quarta-feira, dia 20, da Oficina ‘SEI Controlar meu Dinheiro’, promovida em parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SMTRAB) e o SEBRAE. O evento ocorreu nas dependências do Horto Municipal. O intuito da oficina foi mostrar ao empresário como separar suas receitas financeiras pessoais do orçamento da empresa e ajudá-lo a entender o fluxo financeiro do negócio. Voltada aos potenciais empreendedores, a próxima oficina será SEI Formar Preço, na próxima quarta-feira, dia 27. As vagas são limitadas e as oficinas serão gratuitas. As inscrições podem ser feitas na SMTRAB, na Rua Estevam Domingos Pederassi nº 164, Centro ou através dos números: 0800 570 0800 ou 3353 4910.

PRESO COM ARMA E MUNIÇÃO

Policiais militares do 37º Batalhão da Polícia Militar (BPM) prenderam na noite de quarta-feira, dia 20, no bairro Boa Vista, o jovem Igor dos Reis Silva, 19 anos. Na abordagem, os militares encontraram uma pistola Ponto 40, um carregador e sete munições do mesmo calibre. O jovem foi autuado em flagrante, pelo delegado titular da 100ª Delegacia de Polícia, Marcelo Haddad, de acordo com a Lei do Desarmamento, por porte ilegal de arma de fogo e munições, permanecendo preso.

MANUTENÇÃO DO JARDIM PONTE ALTA

O secretário Municipal de Infraestrutura de Volta Redonda, Toninho Oreste, esteve nesta semana, no bairro Jardim Ponte Alta, onde se encontrou com o presidente da Associação de Moradores, João Velloso. Ele justificou a visita e deu início a uma série de serviços públicos que serão realizados no bairro, começando a partir de ontem, com previsão de conclusão em uma semana. A árvore de nove metros que caiu numa área de lazer com as últimas chuvas será removida.

GRUPO POLÍTICO RACHA EM PINHEIRAL

Pedro Paulo Santana é pré-candidato a prefeito de Pinheiral. Ex-vereador, e um dos maiores apoiadores do atual prefeito Ednardo Barbosa, tanto na campanha de 2012, como na de 2016, Pedro Paulo é ex-secretário de Obras e Serviços Públicos e pediu exoneração em novembro de 2018.

CAMINHÃO DE CERVEJA É APREENDIDO

Na tarde de quarta-feira, dia 20, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam no Km 242 da Rodovia Presidente Dutra, em Piraí, um caminhão com 3.836 caixas de cervejas, mas que não portava a nota fiscal do produto. O motorista e o caminhão foram encaminhados ao Posto Fiscal da Receita Estadual de Nhangapi, no Km 324 da Via Dutra, em Itatiaia, para as medidas cabíveis.

RIO PÉ DE SERRA VILA DO ABRAÃO

Quem gosta de um bom forró já deve entrar em contato com as pousadas da Vila do Abraão, na Ilha Grande, e fazer sua reserva para o início de abril. É que de 5 a 7 de abril, vai acontecer a primeira edição do ‘Rio Pé de Serra’ na localidade. O evento será realizado pela Prefeitura de Angra, através da TurisAngra, e vai ter entrada gratuita.A programação está especial e com certeza vai agradar a todos os amantes do forró. Angra dos Reis estará bem representada pelo Trio Mambucaba e pelo Ipaum Guaçu Trio.

SEMINÁRIO DE SEGURANÇA HÍDRICA

O governador Wilson Witzel participou, nesta quinta-feira, dia 21, da abertura do seminário ‘Um olhar estratégico sobre a segurança hídrica e de barragens’, da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ). O evento, que marca a comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado hoje, debateu a política de recursos hídricos e a fiscalização de barragens no estado. No evento, o governador Wilson Witzel destacou o investimento em recursos hídricos como uma das prioridades do governo.

Um Fato na Foto

Ana, uma mulher de valor

Foto: André Matheus


Semanalmente, os membros da Igreja Metodista Wesleyana – Ano Bom, em Barra Mansa, realizam no Ponto Missionário, localizado ao lado da sede do A VOZ DA CIDADE, na Rua Michel Wardini, no Centro, o Culto Ecumênico em ação de graças. O último culto realizado na quarta-feira, dia 20, teve como preletora à irmã Ligia Teixeira. A palavra entregue aos presentes foi sobre Ana, mulher de valor, que está no Livro de 1ª Samuel, 1 -8. Os louvores da noite foram conduzidos pelo pastor Jerônimo Russi. Os cultos acontecem às quartas-feiras, a partir das 19h30min e é aberto a todos. O registro acima foi feito pelo repórter do A VOZ DA CIDADE, André Matheus.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !