Notas & Notas-22 de maio 2019

0

H1N1, FAKE NEWS? 

Informações chegaram até ao A VOZ DA CIDADE de que um homem teria falecido em Volta Redonda, entre a noite segunda-feira, dia 20 e a madrugada de ontem vítima de H1N1. A equipe do jornal entrou em contato com a Prefeitura de Volta Redonda que, através da sua assessoria, disse que o secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, afirmou que, até o fim da tarde de terça-feira, não recebeu nenhuma notificação da Secretaria de Estado de Saúde sobre o fato no município.

VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA

A Secretaria de Agricultura de Prefeitura de Barra do Piraí iniciou segunda-feira, 20, a campanha de vacinação contra a febre aftosa. O evento de abertura aconteceu na Fazenda da Taquara, contando com a presença do titular da pasta, Espedito de Almeida, popularmente conhecido como ‘Monteiro de Jesus’, e do chefe do Executivo, Mario Esteves, além de técnicos da Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro (Fiperj) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) – órgãos ligados ao Governo do Estado.

SETE TIPOS DE VÍRUS 

Segundo o Ministério da Agricultura, a febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas) – principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. A doença é causada por um vírus do qual existem sete tipos, que produzem sinais clínicos similares. Os diferentes tipos só podem ser identificados em laboratório. As principais espécies animais susceptíveis à doença são bovinos, ovinos, suínos e caprinos.

‘BATALHÃO DE PORTAS ABERTAS’ 

Um dos objetivos da tenente-coronel Luciana Rodrigues de Oliveira, comandante do 28° Batalhão da Polícia Militar (BPM), responsável pelos municípios de Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral e Rio Claro, é estreitar laços entre a sociedade e a polícia. Por isso, a unidade segue com o projeto ‘Batalhão de Portas Abertas’. Na página do Instagram do 28° BPM (https://www.instagram.com/28bpmpmerj/), esta semana, a equipe divulgou uma recente visita de crianças de Volta Redonda para conhecer como funciona o trabalho da Polícia Militar. Uma bela iniciativa para que a população reconheça o trabalho do profissional e tenha confiança no serviço prestado pelo mesmo.

TERÇO PELA PAZ NO RIO 

Nas orações para a vida pessoal ou em intenção do coletivo, o pedido era o mesmo, a Paz! Assim foi a terceira edição do Terço pela Paz, recitado em Barra do Piraí, na Praça Nilo Peçanha, em frente à igreja São Benedito, no Centro. A oração foi transmitida pela rádio Sintonia do Vale (98,9 FM) e pela Rádio Catedral (FM 106,7) no fim da manhã de segunda, dia 20. Mais de 100 pessoas participaram desse momento de devoção mariana. A jornada de oração está sendo promovida em todas as dioceses do estado do Rio desde o dia 13 e segue até o dia 23. Ontem, foi à vez dos moradores da diocese de Valença. O encontro foi na Praça da Estação em Paty do Alferes. Hoje, o Terço será na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti em Cantagalo, diocese de Nova Friburgo e o encerramento será na Praça São Salvador em Campos dos Goytacazes, na quinta, dia 23.

DIZIMADOS PELA VIOLÊNCIA 

Em Barra do Piraí, os mistérios foram rezados por pessoas que tiveram em suas vidas perdas de entes queridos dizimados pela violência, entre os quais vítimas do trânsito e de assassinatos por armas de fogo. “A violência nacional reflete também aqui na cidade de Barra do Piraí. Tivemos um assassinato de um jovem aqui no final de semana. Um jovem que não teve as mesmas oportunidades dos outros. Então a resposta do povo aqui na praça foi esse desejo de paz que deve povoar o coração de todo filho e filha de Deus”, disse padre Juarez Sampaio, pároco da Paróquia Única de Barra do Piraí e do setor São Benedito, que recebeu o Terço.

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR

Na próxima quinta-feira, dia 23, a partir das 9 horas, o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e o Programa de Saúde do Trabalhador (PST), em parceria com a Polícia Rodoviária (PRF) e com a participação do Sest/Senac, realizarão diversas ações em prol à saúde dos caminhoneiros. O evento contará ainda com apoio de vários setores da secretaria municipal de Saúde como a Epidemiologia e fisioterapia e dos alunos dos cursos de Enfermagem, Nutrição e acadêmicos de medicina do UniFOA. Ao todo estarão envolvidos aproximadamente 65 profissionais.

MELHORES CONDIÇÕES

A ação acontece no posto da PRF, que fica na Rodovia Presidente Dutra, tem como objetivo melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida dos profissionais por meio da prevenção e vigilância. Nesse dia será oferecida aos caminhoneiros uma avaliação médica com verificação de pressão arterial, glicemia, índice de massa corporal, orientação nutricional e postural, além de verificação de acuidade visual, audição é força.

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE RESENDE

No sábado, dia 18, foi realizada uma assembleia temática para o monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME) de Resende, válido até 2025. O encontro aconteceu na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), no bairro Campo de Aviação. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Educação de Resende (Cedur), vinculado ao Instituto da Educação do Município de Resende (Educar) e a secretaria de Educação do município. Este foi o último de uma série de cinco, debateu sobre “Valorização do Professor e Profissionais do Magistério, Plano de Carreira, Gestão Democrática, Financiamento da Educação”, assuntos que fazem parte das metas do PME. As assembleias – que antecedem o IX Fórum Municipal de Educação, a ser realizado nos dias 7 e 8 de junho, na AEDB – servem para refletir em relação às ações executadas do plano e suas metas atingidas até momento. A reunião aberta ao público ainda propõe novas discussões para melhorias nas políticas públicas da área no município.

AULA INAUGURAL PROJOVEM URBANO

A Prefeitura de Resende, por meio da secretaria de Educação do município, realizou, na semana passada, na Escola Municipal Lídia Pires de Magalhães, a aula inaugural dos cursos de qualificação profissional voltados para os estudantes do Projovem Urbano.O projeto funciona através de uma parceria/convênio com o Senac/Resende, com aulas todas as sextas-feiras em turmas unificadas e com os instrutores do Senac. Cada aluno terá duas qualificações profissionais e receberá duas certificações emitidas pelo Senac RJ em Rotinas de Escritório e Práticas de Vendas. Cada um dos cursos tem 60 horas de aulas. Os alunos com faixa etária de 18 a 29 anos recebem 18 meses de escolarização para concluir o Ensino Fundamental e ainda iniciam um processo de qualificação profissional. Com isso, cumprem uma das ações do currículo integrado, que estão cumprindo desde o início do curso em outubro de 2018.

QUALIFICAÇÃO

A coordenação do programa destacou que a partir dessa capacitação, os alunos terão uma qualificação profissional que aumentará a perspectiva de inserção no mercado de trabalho. O programa dá oportunidade e valoriza os estudantes, quando escolariza e os qualifica profissionalmente. O Projovem Urbano, com duração de 18 meses, atua em três dimensões: Conclusão da Educação Básica; Qualificação Inicial; e Participação Cidadã.

Um Fato na Foto

Como pode um peixe vivo…

 …viver fora da água fria. Três dias após a forte chuva ocorrida no último sábado que destruiu vários bairros de Barra Mansa, fazendo com que muitas famílias perdessem tudo, ainda é possível encontrar pelo município alguns rastros de destruição. A leitora Thais Costa, em contato com o A VOZ DA CIDADE, expôs uma imagem feita no bairro Nova Esperança, onde retrata a cena de um peixe ‘mergulhado no barro’. Ainda segundo Thaís, que fez a fotografia ontem pela manhã, disse ter encontrado, também, uma cobra-cega. Assim como os moradores, o meio ambiente também foi prejudicado pela a tragédia na cidade e só o tempo se encarregará de fazer com que as coisas retornem ao seu devido lugar.

 

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !