Notas & Notas – 22 de junho de 2018

0

COMUNICADO DO SAAE-VR

A direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) informou ontem, que em consequência de um problema na parte elétrica da bomba do bairro Vila Americana, houve um rompimento na rede de água potável nas proximidades do Aero Clube. Por isso, o órgão solicita que os moradores dos bairros Santo Agostinho, Nova Primavera, Caieira, Parque do Contorno, Brasilândia, Água Limpa e Três Poços, priorize o consumo humano, fazendo o uso consciente da água. Em caso de dúvidas, a população deve ligar para 115 ou (24) 3344-2900.

‘AÇÃO COMUNITÁRIA’

Os coordenadores dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) dos bairros Brasilândia e Caieiras desenvolveram nesta semana, diversas atividades do Projeto ‘Ação Comunitária’, oferecendo serviços e informações públicas aos moradores na sede do Cras Augusto de Souza Telles no bairro Brasilândia, em Volta Redonda. As crianças do 1º, 2º e 3º período do ensino infantil da Escola Municipal Professor Luiz Cantanhede também participaram do evento com brincadeiras, dança e nas visitas aos veículos Educação Sobre Rodas e caminhão da Brinquedoteca. O projeto é da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) em parceria com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Saúde, de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Coordenadoria de Prevenção ao Uso de Álcool e outras drogas que enviaram profissionais  para dar assistências com informações e ações junto ao público-alvo.

ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA

Segundo o subsecretário municipal de Ação Comunitária de Volta Redonda, Rodolfo Levenhagen, a Ação Comunitária desenvolvida nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) faz parte do Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF), da Smac. Disse que é uma forma de aproximar os serviços dos usuários atendidos nos Cras e que são acompanhados pela assistência social. Destacou que, esta ação foi planejada para o bairro Brasilândia pela sua abrangência com o Caieiras, ofertando os serviços públicos para toda aquela região ter maior acesso aos nossos equipamentos públicos e serviços colocados para aqueles moradores.

ALIMENTAÇÃO NO HSJB

O Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, fornece alimentação para pacientes e acompanhantes. A informação da direção da unidade hospitalar lembra que o fornecimento de refeições obedece a critérios do Ministério da Saúde. São fornecidas cerca de mil refeições para pacientes internados e também para os acompanhantes; conforme o que é preconizado. Além do São João Batista, as refeições, com o cardápio elaborado por nutricionistas, também são destinadas ao Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR) e também para o Hospital do Idoso. Os pacientes recebem seis refeições diárias, supervisionadas por nutricionistas que elaboram um cardápio diversificado, colorido e saudável, assim, elas podem adequar as dietas às necessidades de cada pessoa.

DESMENTINDO BOATOS

A Prefeitura de Barra do Piraí emitiu um comunicado ontem informando que não abriu nenhum concurso e que estão sendo convocados ainda os aprovados no último certame, realizado em 2016. Já foram chamados em um ano e meio de gestão mais de 300 servidores. A prefeitura desmentiu então a notícia veiculada pela página www.empregosaqui.net. “É mentira e a prefeitura lamenta que esse tipo de fake news ainda seja tão comentada e compartilhada. O governo pede a todos que repassem à frente a informação verdadeira, de que não há nenhum concurso aberto recentemente, nem previsão de que isso aconteça”, diz a nota.

PROJETO NADO LIVRE

O projeto Nado Livre é uma iniciativa da Prefeitura de Angra, por meio da Fundação de Turismo (TurisAngra), que tem o objetivo de garantir a segurança daqueles que querem aproveitar o mar de Angra dos Reis com segurança. Para isso são instaladas boias que demarcam área de mergulho para os banhistas e espaço para embarque, desembarque e manobra de embarcações. Na quarta-feira a Lagoa Verde, na Ilha Grande, foi contemplada pelo Nado Livre. A ação teve apoio da Defesa Civil e da Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca. Agora, além da Lagoa Verde, já receberam as boias de demarcação as Ilhas Botinas, Praia Grande, Praia do Bonfim e Lagoa Azul. De acordo com o presidente da TurisAngra, João Willy, o próximo local a receber o projeto é a Ilha de Cataguás.

ALUNOS VISITAM ASILO

Aprender sobre o que é o amor, respeito e gratidão. Esse é o foco do projeto “Fazer o bem sem olhar a quem, venha com vovô gentileza você também”, desenvolvido pela Creche Municipal Geralda Muzza de Faria Barbosa, no Centro de Pinheiral. E na manhã de ontemcomo parte das atividades deste projeto, cerca de 60 alunos da creche foram levados para uma visita ao Asilo Recanto dos Velhinhos Francisco Gonçalves Barbosa. “Iniciamos o nosso projeto apresentando as nossas crianças e a comunidade escolar, o senhor Gentileza, que com muito carinho o chamaram de vovô Gentileza. A partir daí, incluímos em nosso projeto ações que levassem as nossas crianças a compreenderem o que é o altruísmo e a empatia, de uma forma muito simples, assim eles expressaram o amor, a alegria e o carinho pelos vovôs e vovós”, explicou a Diretora da Creche, Eliane Henrique.

ALUNOS PROMOVEM ATIVIDADES

Aproveitando os festejos dos jogos da Copa do Mundo Rússia 2018, o Jardim de Infância Municipal Profª. Júlia Varella, no bairro Vila Nova, realiza atividades voltadas ao tema do futebol e o torneio mundial que acontece desde a última semana. O projeto Seleção Verde e Amarela envolve todos os professores e alunos de três a cinco anos e propõe o aprendizado através de lições e brincadeiras relacionadas à cultura do futebol. Jogo da memória com as bandeiras das seleções, noções de geometria através das formas que compõe um campo de futebol e um álbum de figurinhas dos rostos das crianças foram algumas das atividades incluídas no projeto que acontece até o encerramento da Copa. Durante a estreia entre Rússia e Arábia Saudita, foi realizada uma gincana entre os alunos com brincadeiras de chute a gol e um festival de pipoca. Além da montagem de murais e a decoração verde-amarela com as tradicionais fitas e bandeirinhas, o pátio foi transformado em um mini campo de futebol.

DISCUSSÕES DO PLANO MUNICIPAL

A prefeitura de Resende realizou a primeira Oficina Pública do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). Promovida através de uma parceria entre a Prefeitura, o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap) e a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), a oficina teve como objetivo discutir, junto à sociedade, a “Etapa de Diagnóstico” do plano. A Oficina foi realizada em cumprimento à Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

ENCONTRO

Durante o encontro, realizado na sede da AGEVAP, foram apresentados os conceitos fundamentais do plano, identificadas as principais dificuldades do município com relação à gestão dos resíduos sólidos e, principalmente, discutido com a população o que já foi diagnosticado sobre o assunto. A oficina contou com a participação do presidente da Agência de Meio Ambiente de Resende (Amar), Wilson Moura, de representantes da empresa Deméter Engenharia Ltda, responsável pela elaboração do documento, além de diversos profissionais da área e membros da sociedade civil.

CONTRIBUIÇÃO POPULAÇÃO

Para o presidente da AMAR, a realização da oficina foi importante para que todo trabalho, que antes era analisado somente por uma equipe multidisciplinar, fosse aberto à população, que também pôde dar sua contribuição ao processo. “Estamos prontos para receber críticas, comentários e sugestões, pois isso auxilia fortemente em nosso trabalho”, ressaltou Moura, lembrando que o plano pode ser acessado pela população no site da Prefeitura, no endereço www.resende.rj.gov.br. Ainda de acordo com Moura, a próxima etapa do Plano será o prognostico, onde serão trabalhadas as propostas apresentadas para corrigir as distorções encontradas no documento e apontar novas soluções. Após este trabalho, será realizada uma nova oficina pública e, por fim, uma Audiência Pública.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico do Plano Municipal apresentado na oficina pública foi elaborado através de visitas técnicas realizadas em empresas, na cooperativa de catadores, em órgãos públicos, além da aplicação de questionários sobre o tema e da realização de reuniões com gestores públicos e privados envolvidos na gestão dos resíduos sólidos.

UM FATO NA FOTO

LEITORA ANIMAL

O ‘Fato na Foto’ de hoje é animal! Isso porque a leitora em questão é a ‘Menina Lee’ – gatinha de estimação da repórter da Rádio do Comércio e Vibe FM, Sarah Lee. Segundo a dona, ela adora ‘ler’ jornais e é leitora assídua do A VOZ DA CIDADE. Valeu, Menina!

 

Deixe um Comentário