Notas & Notas – 21 de novembro de 2019

0

COLÔNIA DE FÉRIAS FIRJAN SESI

A Firjan Sesi iniciou na terça-feira, dia 19, as inscrições para a Colônia de Férias Verão 2020 em todo estado do Rio. A ideia é fazer com que crianças e adolescentes, entre três a 14 anos, tenham muita diversão e tranquilidade em um local seguro e repleto de opções de educação e lazer. As atividades vão acontecer entre os dias 6 a 31 de janeiro, entre 8 às 17h30min. Com temática ambiental, a colônia foi inspirada no ‘Capitão Planeta’, super-herói dos anos 90 que possui cinco poderes: água, fogo, terra, vento e coração. Ele obtém forças a partir dos elementos naturais e enfraquece ao ser exposto a poluentes. Além disso, o personagem sempre enfatiza que as pessoas têm o poder e a atitude para mudar o mundo.

CIDADES QUE RECEBEM O PROJETO

No interior, muitas brincadeiras confirmadas também nas unidades Barra Mansa, Resende, Três Rios e Volta Redonda. Para fazer a matrícula, é necessário apresentar uma cópia da certidão de nascimento ou identidade da criança ou do adolescente, atestado médico, duas fotos 3×4, uma cópia da identidade e do CPF do responsável, além de comprovante de residência (original e cópia). A matrícula pode ser feita de acordo com a oferta: por semana ou para todo o período de atividades. Os preços variam de acordo com o plano escolhido. Associados Firjan, estudantes da Firjan Senai Sesi e ex-coloninhos têm direito a desconto no ato da inscrição.

INAUGURAÇÃO EM PENEDO

A nova via de acesso para a Avenida Brasil, no Centro de Penedo, em Itatiaia, será inaugurada nesta sexta-feira, dia 22, com a presença do prefeito Eduardo Guedes, do vice, Sebastião Mantovani e demais autoridades. De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos o trecho revitalizado pela Prefeitura de Itatiaia, que liga a Avenida Brasil à Avenida das Mangueiras, tem aproximadamente 250 metros. Por ser um bairro turístico, Penedo recebe um fluxo grande de pessoas todos os anos e a nova rua dará mais opções ao tráfego de veículos, melhorando o trânsito na área central da localidade.

VEÍCULOS RECUPERADOS

Foto: Divulgação


Em cinco dias, a equipe da Guarda Municipal de Barra Mansa conseguiu recuperar dois veículos que haviam sido roubados na cidade. No último dia 14, uma Parati foi levada da Rua Michel Wardini, no Centro, enquanto a proprietária estava estudando. No dia seguinte, dia 15, o carro foi localizado no bairro Apóstolo Paulo, encaminhado para a 90ª Delegacia de Polícia e, posteriormente, entregue a estudante. Já na manhã de quarta-feira, dia 20, um Ford Fiesta, prata, placa LPV-1063, também foi recuperado, no bairro São Luiz, e apresentado na delegacia para ser entregue ao dono.

UNIDADE LOTÉRICA EM PIRAÍ

A Caixa Econômica Federal (CEF) informou que vai licitar a instalação de uma casa lotérica para o distrito Arrozal, em Piraí. Os interessados têm até às 8h30min do dia 26 de novembro para se cadastrar no site do banco (www.caixa.gov.br). O aviso de publicação do edital de licitação por pregão eletrônico foi publicado no Diário Oficial da União. O vice-prefeito de Piraí, Francisco Perota, afirma ser uma conquista importante para o distrito e que é mais uma resposta do Executivo atendendo uma reivindicação da comunidade.

CASA DO ARTESÃO DE ITATIAIA

Foto: Divulgação


Na última terça-feira, dia 19, a superintendência de Cultura, acompanhada de algumas representantes do artesanato regional de Itatiaia reuniram-se com o prefeito Eduardo Guedes para apresentarem a proposta de criação da ‘Casa do Artesão de Itatiaia’. As secretarias de Planejamento e de Administração Tributária estiveram presentes, e debateram sobre as etapas de construção das novas duas unidades, uma localizada próximo à Estrada do Parque e a outra no entorno do Portal de Penedo. Na ocasião, também ficou estabelecido que a próxima etapa acontecerá por meio de um encontro entre o superintendente de cultura, a secretaria de administração tributária e arquitetos. O objetivo é discutir e planejar os detalhes das novas sedes de forma técnica.

MINHA CASA, MINHA VIDA

A Prefeitura de Barra Mansa está reforçando a convocação dos inscritos com documentação pendente no Programa Minha Casa, Minha Vida para atualizarem o seu cadastro perante a Caixa Econômica Federal. Os munícipes devem comparecer a Secretaria de Habitação até o dia 22 de novembro, próxima sexta-feira, apresentando os documentos originais de RG e certidão de nascimento, casamento ou divórcio. A ação é necessária para que a pasta possa dar andamento ao processo.

CAIXA COMUNITÁRIA DOS CORREIOS

A partir de um acordo entre a Prefeitura de Itatiaia e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, vai ser viabilizado nos próximos dias a chegada de correspondências na residência dos moradores do bairro Nova Conquista, em Itatiaia, através do serviço de Caixa Comunitária. A localidade, que vem passando por um processo de regularização fundiária, ainda não conta com o serviço de entrega de correspondências devido à ausência de nomenclatura das ruas e numeração das residências.

SEMINÁRIO BOAS PRÁTICAS

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a empresa ArcelorMittal, realizará nesta quinta-feira, dia 21, o Seminário ‘Boas Práticas de Gestão Escolar’. O encontro acontece no Sest Senat, localizado no bairro Barbará, a partir das 8 horas. Com o tema ‘Compartilhando Saberes, Garantindo Direitos’, o evento tem como objetivo socializar as boas práticas de gestão entre os diretores das escolas da rede municipal.

EXAME PARA CERTIFICAÇÃO

O Exame Municipal para Certificação de Competências do Ensino Fundamental (EMCCEF) em Resende tem nova data. O certame que estava agendado para o sábado, dia 23 de novembro foi remarcado para o dia seguinte (24 de novembro), no mesmo local e horário: em nove escolas do município, com portões abertos às 13 horas, e fechados às 13h50min.

SOBRE O EXAME

O certificado serve para atestar a conclusão do Ensino Fundamental, daquelas pessoas que não conseguiram finalizar esta etapa da Educação Básica na idade apropriada. O público-alvo são pessoas com mais de 15 anos de idade e adultos residentes no município de Resende, que estão pendentes da conclusão do Ensino Fundamental.  A prova objetiva aplicada no dia 24 de novembro vai conter 70 questões de múltipla escolha, além de uma redação valendo 30 pontos. Os candidatos deverão se preparar para questões objetivas das disciplinas de: Língua Portuguesa; Língua Estrangeira Moderna (Inglês); Artes; História; Geografia; Matemática; e Ciências.

VISITANDO ESCOLA

A Escola Municipal Walmir de Freitas, localizada entre os bairros Santa Cruz e Santa Rita do Zarur, em Volta Redonda, recebeu nesta semana a visita do presidente da Câmara de Vereadores, Edson Quinto. Ele se referiu as merendeiras da unidade escolar como sendo os anjos que cuidam da alimentação dos alunos, professores e funcionários. Lembrou que esse é também o compromisso em levar qualidade de vida, trabalho e respeito a quem nos serve tão bem.

PLANO ESTRATÉGICO

Nesta quinta-feira, dia, 21, de 9 às 17 horas, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca realiza o I Encontro de Ações Estratégicas da Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, no Praia Clube São Francisco, em Niterói. O evento vai apresentar metas e ações do setor de agricultura do Estado para a criação de um Plano Estratégico 2020-2023 e terá a presença do governador Wilson Witzel.

NECESSIDADES DO SETOR

O encontro de cooperação técnica entre vários órgãos ligados à agricultura vai ajudar a identificar as necessidades do setor e assim incentivar o crescimento da agricultura. No final do evento será elaborada uma carta com o diagnóstico e as principais metas que vão nortear as futuras ações para o desenvolvimento da agricultura no próximo triênio. Também será criado um Comitê Gestor que detalhará as ações a partir da carta final e que servirá de base para o Planejamento Estratégico.

CONTÊINERES DE LIXO INSTALADOS

Foto: Divulgação


Duzentos novos contêineres para descarte de lixo doméstico já estão em uso em diversos pontos de Barra Mansa. A iniciativa do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saa) visa ampliar pontos de coleta, minimizar o acúmulo de resíduos em perímetro urbano e substituir caçambas danificadas. Os equipamentos, com capacidade de 1,2 mil litros, têm revestimento de aço, trazendo mais durabilidade ao material. A previsão é que mais 80 caçambas sejam instaladas pela cidade nos próximos meses.

TRÊS MIL TONELADAS DE LIXO

Segundo o Saae-BM, o município recolhe, em média, três mil toneladas de lixo por mês. O coordenador da Coordenadoria de Resíduos Sólidos do Saae, Jackson Rabelo, informa que os contêineres foram instalados em pontos pré-determinados, que possuem demandas relacionadas a lixo doméstico. “Essas necessidades são a falta de pontos de coleta e instalações danificadas. Os contêineres são para despejo de lixo orgânico, então não descarte material inflamável, animais mortos ou entulhos nos equipamentos. Vale lembrar que as caçambas compõem o patrimônio municipal. É dinheiro público, portanto, propriedade da população. Valorizá-las significa respeito ao bem comum”, concluiu Jackson.

CLUBE DO CHORO CAIÇARA

Acontece no próximo dia 15 de dezembro, mais uma edição do Clube do Choro Caiçara, em Angra dos Reis. Criado no mês de março pelo músico João Paulo Moreira, o evento, além de ser um ponto de encontro entre amigos e familiares, se consolida com o objetivo de divulgar a cultura da nossa música popular, em especial o choro – estilo musical criado em 1870 por Joaquim Callado. O evento, realizado pelos restaurantes locais, recebe o apoio de divulgação da prefeitura.

VISITA À UBS DO SANTA CRUZ

Visando acompanhar o atendimento a população de perto, o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, visitou esta semana a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Cruz. Outro motivo da visita foi acompanhar a reforma da unidade, que deverá ficar pronta em março do próximo ano.

A visita, que foi feita de surpresa, foi acompanhada pelo secretário Municipal de Saúde, Alfredo Peixoto. Durante a vistoria, Samuca conversou com os funcionários e pacientes do local.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA

O Teatro Municipal Dr. Câmara Torres de Angra dos Reis sediará, nos dias 13 e 14 de dezembro, a 10ª Conferência Municipal de Cultura de Angra dos Reis. O evento é aberto ao público, e todo cidadão maior de 16 anos, devidamente inscrito, poderá participar. As inscrições vão de 13 de novembro a 10 de dezembro, e os interessados devem estar munidos dos documentos solicitados no regimento interno do evento, conforme o publicado no Boletim Oficial do Município, no dia 12 de novembro de 2019, disponível no site da prefeitura (www.angra.rj.gov.br).

PRODUTOS ‘PIRATAS’

Por volta das 10 horas de ontem, no Km 318 da Rodovia Presidente Dutra, no pedágio de Itatiaia, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um homem, de 44 anos, com produtos ‘piratas’. Foram apreendidos 110 bonés, 20 toalhas e 14 camisas. Diante da constatação, o indivíduo foi detido por contrafação e a ocorrência encaminhada para a 99ª Delegacia de Polícia (DP).

FLAMENGO É BICAMPEÃO NO SUB-20

Na tarde de quarta-feira, dia 20, a equipe Sub-20 do Flamengo ao empatar em 1 a 1 com o Vasco da Gama, em São Januário, garantiu o título do Campeonato Carioca Sub-20. Como venceu a primeira partida pelo placar de 2 a 0, a equipe Rubro-Negra jogava pelo empate para garantir o título da competição.

FITA MÉTRICA

Para saber se a gordura abdominal está comprometendo sua saúde, basta medir a cintura com uma fita métrica. Para as mulheres o ideal é que não ultrapasse os 88cm, e os homens 102cm. Caso exceda, existe um risco para desenvolver os males relacionados à gordura visceral. Para uma análise completa, a medida do tecido adiposo visceral pode ser feira por métodos de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética, porém, esses métodos têm um custo elevado.

Um Fato na Fato

Cãozinho está desaparecido em Barra Mansa

Foto: Divulgação

A moradora de Barra Mansa, Patrícia Costa, procurou o jornal A VOZ DA CIDADE ontem para relatar o desaparecimento de seu cachorro, o San. Segundo ela, que mora na Rua Major José Bento, na entrada do Vila Coringa, seu animal de estimação sumiu terça-feira, dia 19. “Meu cachorrinho fugiu de casa, ele atende pelo nome de San, é pretinho e peludo. Creio que foi para o lado do bairro Vila Coringa. Por favor, quem o achou me devolva, ele é meu único bicho de estimação”, implorou a dona do cachorro informando o WhatsApp (24) 9 9965-3778, para contato.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !