Notas & Notas – 21 de março de 2020

0

AMPLIANDO CANAIS

A Defesa Civil Estadual vai ampliar os canais de alerta à população sobre o coronavírus. Sirenes instaladas em áreas de risco de desastres e mensagens de SMS em municípios com casos confirmados ou alto índice de suspeitos serão usadas como ferramentas para informar sobre a pandemia. “Em apoio ao trabalho de conscientização que já vem sendo feito pela Secretaria de Estado de Saúde e pelo Governo do Estado, a Sedec-RJ vai disseminar mensagens de prevenção, que estimulam as ações de higiene e reforçam a importância do isolamento como formas de evitar o contágio da doença”, explicou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey Jr.

ALERTA POR SMS

O serviço de alerta por mensagem da Defesa Civil Estadual é gratuito e tem grande capilaridade. Atualmente, há mais de 1,3 milhão de cadastros feitos pela população fluminense. Para se inscrever na ferramenta, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP de interesse (da sua residência, por exemplo) para o número 40199.

VACINA CONTRA GRIPE

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio do Departamento de Saúde Coletiva, vai iniciar na segunda-feira, dia 23, a vacinação contra a gripe Influenza. Nesta primeira etapa da campanha nacional, organizada pelo Ministério da Saúde, devem ser vacinados os idosos e os trabalhadores de saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população.

DISPONIBILIDADE

A vacina vai estar disponível, das 9 às 16 horas nas unidades de saúde de todo o município que possuem sala de vacina. Seguindo as recomendações para que as aglomerações sejam evitadas, a Secretaria de Saúde organizou um esquema especial para a imunização dos idosos.

SEGUNDA FASE

Na segunda fase da campanha, que começa dia 16 de abril, entram os professores e profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos. A partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, serão imunizadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.

ATIVIDADES SUSPENSAS NA CMVR

Foto: Divulgação


A Câmara de Vereadores de Volta Redonda (CMVR), através da Mesa Diretora, suspendeu nesta quinta-fera, 19, as atividades da Casa Legislativa, no período de 23 a 31 de março de 2020. O presidente da Casa, vereador Nilton Alves de Faria, o Neném, explicou que a decisão se dá considerando a pandemia mundial declarada pela OMS e a urgência em ações imediatas dos Órgãos Públicos, coordenadas para enfrentamento da emergência atual em Saúde Pública de importância Municipal, Estadual, Nacional e Internacional decorrente do coronavírus (Covid-19).

SINALIZAÇÃO VIÁRIA

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Ordem Pública, realizou nesta semana, os serviços de nova sinalização de trânsito na Avenida Domingos Mariano, Centro, e na Rua Maria Luiza Gonzaga, no bairro Ano Bom. Especificamente no Ano Bom, foram instalados tachões no cruzamento entre as ruas Abdo Felipe e Maria Luiza Gonzaga. As ações têm como objetivo melhorar a mobilidade urbana e segurança de pedestres e motoristas no local.

CURSOS PROFISSIONALIZANTES ONLINE

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e a Fundação Cecierj, ambas vinculadas à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, ampliam parceria para garantir o acesso da população à Qualificação Profissional por meio de conteúdos pedagógicos disponíveis em plataformas digitais. A partir se segunda-feira, dia 23, serão abertas 600 vagas em cursos profissionalizantes, totalmente online e gratuito, de Assistente de Pessoal e Tecnologia Assistiva. Já em abril, após o término do recesso, será a vez dos estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio acessarem materiais didáticos remotamente.
AS INSCRIÇÕES- CONTINUAÇÃO

O cadastro deverá ser realizado no site da Faetec (www.faetec.rj.gov.br). O processo seletivo será por meio de sorteio, que acontecerá no dia 09. Os candidatos sorteados serão matriculados automaticamente, devendo encaminhar os documentos exigidos em edital para validação das vagas. As aulas iniciam no dia 14 de abril.

PRÊMIO ABCOMM

Associação Brasileira de Comércio Eletrônico alterou a data da festa de 25 anos do E-commerce e da Entrega do Prêmio ABComm 2020 para o dia 1º de setembro, às 19 horas. A mudança se deve em respeito à segurança de seus associados e aos participantes da festa, e como forma de contribuir na redução do impacto da pandemia do Covid-19 na cidade de São Paulo. Haverá também alteração na dinâmica de votação dos finalistas do Prêmio ABComm 2020. As votações serão prorrogadas até o próximo dia 31. No dia 7 de abril serão divulgados os dez finalistas em cada categoria. No período de 20 de julho a 21 de agosto as votações serão novamente abertas, para que os dez finalistas em cada categoria possam receber mais votos.

SOBRE A ABCOMM

Fundada em 2012, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) surgiu para fomentar o setor de e-commerce com informações relevantes, além de contribuir com seu crescimento no país. A associação reúne representantes de lojas virtuais e prestadores de serviços nas áreas de tecnologia da informação, mídia e meios de pagamento, atuando frente às instituições governamentais, em prol da evolução do setor. Para mais informações, acesse: www.abcomm.org.

MEDIDAS DE SEGURANÇA

Diante do avanço da disseminação do novo coronavírus (Covid-19) pelo país, o Grupo CCR tem adotado uma série de ações direcionadas à prevenção e mitigação da doença em seus ambientes de negócios, com foco constante na segurança e bem-estar de colaboradores e de seus clientes. Essas medidas se baseiam em protocolos e orientações repassadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e secretarias estaduais de Saúde.

MUITAS AÇÕES

As ações estão sendo implementados em parceria com o Comitê de Gestão de Saúde da CCR, composto por profissionais de diversas áreas, e focado em promover, através de ações internas e externas, a ampliação da rede de prevenção frente à pandemia do coronavírus. A companhia já adquiriu e está distribuindo para seus colaboradores mais de 1.000 kits com itens de segurança e para todas as suas unidades, de rodovias, metrôs e aeroportos, mais de 1,2 mil litros de álcool gel, além do treinamento e orientação por meio de comunicados para toda a CCR e palestras para seis mil colaboradores.

ORIENTAÇÕES DIVERSAS

Além disso, a companhia tem ampliado as orientações, sobretudo àqueles que fazem a manipulação de células e moedas, para que façam regularmente a higienização das mãos durante e depois da jornada de trabalho. Em adição a essas ações, confira as medidas adotadas em cada uma das unidades de negócio do Grupo.

REGIME EXTRAORDINÁRIO

Como parte das medidas adotadas para contribuir para os esforços de contenção à disseminação do novo coronavírus (Covid-19), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) instituiu regime de plantão extraordinário na Justiça Eleitoral, suspendendo o atendimento presencial nos cartórios eleitorais. Assim, para orientar os eleitores que precisem dos serviços, o TSE criou uma página, no Portal das Eleições, com informações sobre como será o atendimento ao eleitor em cada estado neste período.

TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Policiais da 51ª Delegacia de Polícia (DP) de Paracambi prenderam, nesta quinta-feira, dia 19, um homem por tentativa de homicídio. Contra ele foi cumprido mandado de prisão temporária, expedido pelo Juízo de Itaguaí. Segundo os agentes, a prisão aconteceu no Centro, em Paracambi. Ele é apontado de ter atentado contra vida de dois irmãos, com dois disparos de arma de fogo pelas costas. O preso foi encaminhado ao sistema prisional.

INSUMOS HOSPITALARES

A Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo divulgou levantamento no qual aponta a falta e o aumento abusivo de preços de materiais e medicamentos de uso dos serviços de saúde. De acordo com a entidade, foram identificados aumentos de mais de 1000% em insumos hospitalares.

Um Fato na Foto

Colaborando com a higiene

Foto: Fábio Guimas

O repórter fotográfico do A VOZ DA CIDADE passando pela Avenida Domingos Mariano, no Centro de Barra Mansa registrou que, mesmo anonimamente alguém instalou na calçada na via, uma pia, disponibilizando água e sabonete para que as pessoas possam higienizar as mãos e assim, de certa maneira, combater a propagação do Covid-19. É o ser humano, ainda se preocupando com o seu semelhante. Em tempos de pandemia provocada pelo coronavírus, o Covid-19, quanto mais prevenção melhor. Parabéns a quem teve essa brilhante atitude.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !