Notas & Notas – 21 de maio de 2019

0

CAFÉ DA MANHÃ PARA MULHERES

Foto: Divulgação


Na manhã de domingo, dia 19, a Igreja Pentecostal Tempo de Orar, no Bairro São José, em Porto Real, preparou o Café da manhã para Mulheres, em homenagem ao mês das mães. Segundo informações da pastora Cinara de Jesus Carvalho, a ação foi um sucesso. Dezenas de mulheres se reuniram para um delicioso Café da manhã, onde primeiramente receberam a instrução da Palavra de Deus com a pastora Cinara. Seguido de Palestras: Dra. Priscila Marquiore, mastologista e ginecologista, que falou sobre a saúde da mulher; Dra. Franciane, advogada , falou sobre a violência doméstica.

OFICINA PARA MULHERES

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (SMIDH), iniciou o projeto Cozinha Mil, proporcionando uma excelente oportunidade para as mulheres assistidas pela secretaria em adquirir uma renda extra com oficinas de culinária gratuitas. Ontem aconteceu o primeiro dia do curso na parte da manhã e na parte da tarde. O projeto é uma parceria com a rede de supermercados Bramil, que existe há dez anos, ofertando à população técnicas que podem ser empregadas para ganhar um dinheiro extra. As aulas foram ministradas pelo chef de cozinha Luiz Cesar, que mostrou técnicas para confecção de assados, fritos e confeitaria.

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

Aproximadamente 30 mulheres, que atualmente estão em busca de oportunidade de emprego para melhoria de renda, além de trabalhar fazendo o que gosta, participaram desse primeiro dia do curso. A dona de casa, Elaine Romualdo, de 54 anos, disse que esse curso foi maravilhoso. “Ele abriu minha mente para uma coisa que não tinha pensado em me dedicar profissionalmente. Isso vai ajudar com a renda de casa e me distrair, fazendo uma coisa que eu gosto, que é cozinhar. Além dessa oficina, eu participo de várias atividades promovidas pela SMIDH, como tratamento com acupuntura e psicólogo”, relatou. A cozinha Mil faz parte da programação de atividades que a SMIDH está promovendo este ano com a Campanha ‘Em Briga de Marido e Mulher, como meter a colher?’, que iniciou no dia 8 de março, no Dia Internacional da Mulher. A próxima turma de culinária acontecerá na próxima segunda-feira, dia 27, também nos dois turnos: manhã e tarde.

BARRA DO PIRAÍ EM ALERTA

A Secretaria de Defesa Civil da Prefeitura de Barra do Piraí informou, na tarde de domingo, dia 19, que a vazão do rio Paraíba do Sul tende a diminuir nas próximas horas. O aumento gradativo se deu por conta das fortes chuvas que caíram sobre as cidades de Barra Mansa e Resende, e chegou na cidade barrense pela madrugada. No entanto, desde as primeiras horas da madrugada, agentes da pasta estão em diligências pelos bairros atingidos pelas cheias do Paraíba e do Piraí. As localidades mais atingidas são as ribeirinhas da Oficina Velha, Vila Helena e Chalet. A secretaria informa que há previsões de chuvas na região. Quanto ao Piraí, agentes informam que a tendência também é de que o nível baixe nas próximas horas.Quanto à Ponte do Royal, não há necessidade de interdição da via, uma vez que os níveis estão normalizando.

TELEFONES PARA CONTATO

Qualquer dúvida, a população deve se ater, exclusivamente, às informações da Secretaria de Defesa Civil. Informam, inclusive, que a Light não passa dados para civis, e que as notícias nas redes sociais devem ser checadas, sobretudo, se há dados fornecidos pela pasta competente. Mais informações podem ser obtidas através do telefone da Defesa Civil (199).

MUDANÇA NAS LINHAS DOS ÔNIBUS

Segundo informou o secretário de Ordem Pública, Luiz Furlani, os moradores do bairro Nova Esperança e Jardim Primavera serão atendidos pela linha Nova Esperança Via Ano Bom, na ida e na volta. A alteração foi feita devida aos problemas ocasionados pelas chuvas, na Rua José Henrique Batista, no Jardim Primavera. Os horários dos ônibus são: 16 horas; 17h15min; 18h30min; 19h45min; e, 21 horas.

DUAS ESCOLAS DE BARRA MANSA SEGUEM COM AULAS SUSPENSAS

O subsecretário de Educação da Prefeitura de Barra Mansa, Ricardo Rosas, informou que duas escolas seguirão com as aulas suspensas hoje, devido ao estrago causado pela chuva do último sábado, dia 18. Em compensação, outras duas já foram liberadas. As escolas que seguem com as aulas suspensas são Argemiro de Paula Coutinho, no bairro São Luiz, e Djair Machado Gomes, situada na Bocaininha. Ricardo Rosas afirmou que o prejuízo foi grande, mas que ainda não consegue mensurar um quantitativo. “Ainda não temos como passar um balanço do prejuízo, mas posso afirmar que foi grande. Perdemos computadores, impressoras, geladeiras, freezers, televisões, material didático, material pedagógico, uniformes entre outros itens”, lamentou Ricardo Rosas. Já as escolas que foram liberadas para terem aulas nesta terça-feira foram Adelaide Duarte Flores, situada no distrito Rialto, e a Creche Padre Adalberto, no São Luiz.

RODA DE RIMA

Foto: Divulgação


A Secretaria Municipal de Cultura apoiou a realização da Roda de Rimas na Praça da Chaminé, no bairro Aterrado, em Volta Redonda, onde dezenas de jovens se reuniram neste domingo das 16 às 21 horas, para improvisar seja no microfone, na dança e no canto, mostrando o talento de cada um. As rimas foram com temas livres, onde cada participante teve o tempo de 45 segundos para criar seus versos. Essa foi à primeira apresentação no novo local, longe de residências e bares, sendo aprovado pela maioria.

DISPOSIÇÃO E ESPAÇO

O secretário Felipe Bornier, por sua vez, destacou que toda estrutura técnica do Governo do Estado está a disposição da cidade. “A secretaria está de portas abertas para iniciar projetos esportivos em Volta Redonda. A troca de experiência só colabora para que as políticas públicas de esporte e lazer cheguem em todo estado”, comentou. O prefeito Samuca Silva lembrou da estrutura da cidade para receber eventos esportivos. “Inauguramos recentemente a Arena Olímpica, uma das melhores do país para o atletismo. Temos o Estádio Raulino, dezenas de ginásios, o Parque Aquático Municipal, entre outros. Estamos buscando parcerias para fomentar ainda mais eventos e projetos na área de esportes de lazer”, comentou Samuca.

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR

Na próxima quinta-feira, dia 23, a partir das 9 horas, o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e o Programa de Saúde do Trabalhador (PST), em parceria com a Polícia Rodoviária (PRF) e com a participação do SEST/SENAC, realizarão diversas ações em prol à saúde dos caminhoneiros. O evento contará ainda com apoio de vários setores da secretaria municipal de Saúde como a Epidemiologia e fisioterapia e dos alunos dos cursos de Enfermagem, Nutrição e acadêmicos de medicina do UniFoa. Ao todo estarão envolvidos aproximadamente 65 profissionais.

MELHORES CONDIÇÕES

A ação acontece no posto da PRF, que fica na Rodovia Presidente Dutra, tem como objetivo melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida dos profissionais por meio da prevenção e vigilância. Nesse dia será oferecida aos caminhoneiros uma avaliação médica com verificação de pressão arterial, glicemia, índice de massa corporal, orientação nutricional e postural, além de verificação de acuidade visual, audição é força.

TORNEIO LEITEIRO DA AMIZADE

Os participantes do 39ª do Torneio Leiteiro da Amizade realizado no último final de semana em Resende estão comemorando o sucesso desta edição. Realizado no Parque de Exposições Francisco Fortes Filho, no bairro Morada da Colina, teve apoio prefeitura por meio da secretaria de Desenvolvimento Rural do município e da Emater-Rio. Além da esgota e premiação dos animais, o evento contou com provas de hipismo, tambor e baliza; gincana; brincadeiras infantis e música ao vivo. O objetivo do torneio foi o de promover uma confraternização entre os produtores rurais da região e resgatar aquela que já foi uma das mais importantes atividades econômicas do município.

DOMINGO ATIVO EM PORTO REAL

A Prefeitura de Porto Real, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, realizou no domingo, dia 19, a edição em comemoração ao Dia Das Mães, Domingo Ativo no Bairro Jardim das Acácias. Com público estimado em 500 pessoas o evento contou com os serviços prestados pelas secretarias parceiras como Saúde; Meio Ambiente; Ordem Pública e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda. Essa edição reuniu uma média de 25 serviços de diferentes áreas. Além da oportunidade de praticar esportes, o evento ofertou diversos serviços em saúde e orientações sobre o trânsito seguro, doenças causadas pelo uso de álcool e outras drogas e as ocasionadas pelo mosquito Aedes aegypti, assim como recolhimento de lixo eletrônico.

PROJETO

O prefeito Ailton Marques (PDT) falou sobre a importância do projeto Domingo Ativo.  “Esse foi o primeiro Domingo Ativo do ano e vamos passar por toda a cidade de Porto Real. Estamos aqui oferecendo diversos serviços para a população de forma gratuita. Isso significa que o evento, além de possibilitar a prática de atividade física, disponibiliza também serviço social”, disse o prefeito.

DESFILE CÍVICO EM ITATIAIA

Itatiaia comemora 30 anos de emancipação com celebrações solenes e festas populares. Ontem, durante reunião que contou com diversos setores do Governo Municipal, foram definidos os participantes do tradicional Desfile Cívico do município. Ao todo, foram definidos cerca de 30 destaques formados por aproximadamente 80 componentes em média. Serão apresentadas seis Bandas de Fanfarra, as mais aguardadas e tradicionais do desfile. E ainda, a Banda da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).

CAMPANHA PELA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro lançou ontem a campanha publicitária em defesa da reforma da Previdência. Com o slogan Nova Previdência. Pode perguntar, as peças trazem pessoas comuns fazendo perguntas sobre a proposta em tramitação no Congresso. A campanha foi formulada pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e executada pela agência Artplan. Segundo a própria Secom, serão investidos um total de R$ 37 milhões nas inserções publicitárias.

TRÁFICO NO EUCALIPTAL

No final de semana, na Rua Nilo Peçanha, no bairro Eucaliptal, em Volta Redonda, Felipe Henrique Nazareth, de 22 anos, foi preso com 12 cigarros de maconha, 23 trouxas da mesma droga de R$ 15 (68,4 gramas), 22 pinos de cocaína de R$ 10, 24 pinos de cocaína de R$ 15 (33,2 gramas) e R$ 105. O caso foi registrado na 93ª Delegacia de Polícia (DP).

JOGOS ESTUDANTIS

Começa hoje a 13ª edição Jogos Estudantis do Município de Pinheiral (Jemupi). A cerimônia de abertura e o início das provas de atletismo acontecem no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, no Centro. Os jogos reunirão aproximadamente 800 alunos, de 13 escolas municipais, estadual, federal e particulares e Apae. A competição é divida em três categorias: A (sub 13); B (sub 15) e C (sub 17) e em diversas modalidades como atletismo, handebol, futsal, futebol de campo, tênis de mesa, dama e corrida rústica dividas nas modalidades masculino e feminino.

ACERVO ON-LINE

O acervo do Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi digitalizado e está disponível na internet. São mais de oito mil documentos referentes aos primeiros 50 anos do teatro (de 1909 a 1959) entre programas de apresentações, matérias de jornais e fotos. Imperdível para pesquisadores e para quem ama o Theatro, a história do Rio e sua cultura. É só acessar a página www.theatromunicipal.rj.gov.br, buscar Centro de Documentação e clicar em Acesso à pesquisa.

AUTORIA NÃO REIVINDICADA

Nenhum grupo assumiu até agora a autoria do lançamento de um foguete em área fortemente reforçada contra ataques em Bagdá, no domingo, dia 19, em meio à forte tensão entre os Estados Unidos (EUA) e o Irã. O Exército do Iraque informou que um foguete atingiu a Zona Verde da capital, que é o local onde está situado o edifício da embaixada americana e prédios governamentais. Autoridades confirmaram que não houve vítimas, nem danos. Ainda não se sabe quem disparou o foguete.

CHACINA EM BELÉM DO PARÁ

Onze pessoas foram mortas em um bar localizado no bairro do Guamá, em Belém (PA), na tarde de domingo, dia 19. As vítimas da chacina são seis mulheres e cinco homens que, segundo relatos de testemunhas às autoridades, participavam de uma comemoração. A maioria das vítimas foi atingida por tiros na cabeça. Além dos mortos, uma pessoa baleada está internada e outras que participavam da festa.

Um Fato na Foto

Saae-BM está presente auxiliando os moradores

Foto: Fábio Guimas

Devido às chuvas que, mais uma vez castigou Barra Mansa, todas as secretarias estão nas ruas auxiliando os moradores. E diferente do que muitas pessoas pensam os servidores do Serviço Autônimo de Água de Esgoto (Saae), também estão nas ruas auxiliando os moradores. De acordo com o coordenador de Resíduos Sólido do Saae-BM, Jackson Rabelo, a autarquia mobilizou 15 caminhões basculantes, três caminhões de carroceria fixa, três caminhões pipas e ainda, quatro retroescavadeiras para auxiliar na limpeza dos estragos causados pela chuva. A imagem foi captada pelo repórter fotográfico do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !