Notas & Notas – 21 de junho de 2024

0

PROGRAMA JOVEM SENADOR

Foto: Divulgação/PMA


A aluna Kaylane Cristhina Gomes Bastos, do Ciep 419 – Benigno Bairral, de Aperibé, Região Noroeste Fluminense, representará o Estado no Programa Jovem Senador, em Brasília. O anúncio foi feito pela subsecretária de Gestão de Ensino, Joilza Rangel. Acompanhada pela professora Anny Magally Teixeira, a adolescente vai vivenciar a rotina de um senador da República entre os dias 5 e 9 de agosto, atuando como representante do Estado durante as sessões plenárias e reuniões das comissões temáticas.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL EM ITATIAIA

A 5ª Conferência Municipal da Cidade acontece neste sábado, dia 22, no Colégio Municipal Ana Elisa Lisboa Gregori, no bairro Campo Alegre, em Itatiaia. O encontro, coordenado pela Secretaria de Planejamento e pela Comissão Organizadora, terá como tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social, envolvendo politicas nacional, estadual e municipal”.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Fazem parte da Comissão Organizadora da 5ª Conferência Municipal da Cidade de Itatiaia representantes de órgãos públicos, como a Prefeitura e a Câmara de Vereadores, e também entidades da sociedade civil. Presidido pelo Secretário Municipal de Planejamento, Deivid Oliveira, o evento é de grande importância para o planejamento e desenvolvimento urbano. “Estarão presentes representantes do governo, da sociedade civil, do setor privado e de universidades, para debater e propor soluções para temas cruciais como mobilidade urbana, habitação, saneamento básico, planejamento territorial e meio ambiente. Um dos principais objetivos da conferência é fomentar a participação social na construção das políticas urbanas, discutindo e propondo soluções para os desafios urbanos de Itatiaia”, afirma Deivid.

GRUPO DE DEBATES

O encontro será composto de três quatro grupos de debate e plenária. Na pauta constarão temas como “A Política de Saneamento Básico da PNDU”, “Controle Social e Gestão Democrática das Cidades”, “Sustentabilidade Ambiental e Emergências Climáticas” e “Transformação Digital e Território e Segurança Pública e o Enfrentamento do Controle Armado dos Territórios Populares”.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Foto: Divulgação/PMAR


Angra dos Reis sediou nesta quinta-feira, dia 20, a Jornada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa do Governo do Estado junto ao Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). O evento marcou o começo de uma busca por soluções criativas focadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo que as melhores propostas serão premiadas durante os eventos do G20, em novembro. O evento aconteceu no Centro de Estudos Ambientais (CEA), reunindo representantes do ONU-Habitat, do Governo do Estado, da Prefeitura de Angra e de outros municípios, além de profissionais de diversas instituições ligadas à temática. Na primeira fase da jornada, a equipe da iniciativa percorrerá 13 cidades do estado para que elas possam compartilhar experiências e boas práticas no tema. Angra dos Reis e Paraty, municípios da região hidrográfica I (Baía da Ilha Grande), foram os convidados desta edição.

‘RIO INCLUSIVO E SUSTENTÁVEL’

A iniciativa, organizada por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e da ONU-Habitat, é voltada aos servidores e agentes estratégicos nos 92 municípios fluminenses, e também integra o projeto “Rio Inclusivo e Sustentável”, parceria entre as instituições que visa fortalecer a resiliência urbana e climática em todo o estado do Rio de Janeiro. De junho a novembro, os municípios inscritos na iniciativa irão ser convidados a construir suas propostas a partir de capacitações sobre temas relevantes relacionados a agendas globais de desenvolvimento, metodologias da ONU, casos de sucesso e troca de experiências entre as cidades. As melhores propostas serão selecionadas por uma banca avaliadora e premiadas durante a programação do G20, em novembro, na cidade do Rio de Janeiro.

FEIRART ESPECIAL

Para marcar as celebrações das festanças juninas, a Prefeitura Municipal de Quatis vai realizar, neste sábado, 22, uma edição da Feira de Artesanatos, a FeirArte, especial de São João. O evento vai acontecer das 9 às 14 horas, na Praça Dr. Teixeira Brandão, no Centro. A atração musical do dia fica por conta da dupla sertaneja Jô e Samuel, que promete agitar o sábado junino ao longo da feira. Quem passar pela praça ainda poderá garantir os produtos das barracas de feirantes, com venda em artesanato e gastronomia, como doces e salgados típicos de festa junina, presentes em geral, além de curtir um bom clima agradável. O evento tem entrada gratuita. Uma iniciativa do governo municipal, a FeirArte de Quatis tem o objetivo de fomentar o turismo regional, valorizar o empreendimento local, além de promover o lazer na cidade.

MAIS UMA DETONAÇÃO PROGRAMADA

Na segunda-feira, dia 24, acontecerá mais uma detonação de rochas para obras de duplicação da Serra das Araras. A pista de subida estará interditada entre 11h30min a 13h30min.O fechamento está programado para ocorrer no km 226,100. Assim como aconteceu na detonação do dia 18, a pista de descida não será interditada.

VACINAÇÃO EM RESENDE

A Prefeitura de Resende realiza neste sábado, dia 22, uma nova campanha de vacinação. Serão aplicadas doses contra a Dengue, Covid-19 e Influenza das 12 às 18 horas no Resende Shopping, que fica na Avenida Saturnino Braga, no Centro. A vacina contra Influenza está aberta para toda a população a partir de 6 meses. Já a vacina da Dengue é aplicada na população de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias.

COVID

Por outro lado, a vacina contra a Covid-19 é destinada ao grupo prioritário (confira abaixo a listagem) — é importante respeitar o intervalo entre as doses de seis meses para gestantes, puérperas, pessoas a partir de 60 anos e imunocomprometidos; e de um ano para os demais grupos.  Para se vacinar é necessário levar o CPF ou cartão do SUS e a caderneta de vacinação para atualizá-la.

ENCONTRO COM MORADORES

Foto: Divulgação/PMVR


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) realizou na quarta-feira, 19, uma reunião com alguns moradores do bairro Morada da Colina e o presidente da associação de moradores do bairro. O objetivo foi a troca de informações sobre os serviços prestados pelo Saae na localidade. A reunião aconteceu no Centro Integrado de Controle de Água e Esgoto (Cicae) do Saae-VR e foi conduzida pelo diretor-adjunto Silvino Gandos Bouzan, que confirmou o intuito do encontro para tirar dúvidas sobre o abastecimento no bairro.

TIRAR DÚVIDAS

A reunião aconteceu no Centro Integrado de Controle de Água e Esgoto (Cicae) do Saae-VR e foi conduzida pelo diretor-adjunto Silvino Gandos Bouzan, que confirmou o intuito do encontro para tirar dúvidas sobre o abastecimento no bairro. Esse encontro com a população é uma iniciativa do Saae-VR que acontece desde o início do ano, por meio do programa “Aproximando Moradores”, que objetiva trazer a população para uma troca de ideias e sanar dúvidas sobre o fornecimento e abastecimento de água potável nas localidades.

UM FATO NA FOTO

Certificado Construindo Cidades Resilientes

Foto: Divulgação/PMP


A cidade de Piraí foi agraciada com o certificado “Making Cities Resilient 2030 (MCR2030) – Construindo Cidades Resilientes”, emitido pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos (UNDRR) e coordenado pela Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro. Durante a cerimônia realizada no auditório do Ceamtec, o prefeito Dr. Ricardo Passos recebeu o título. O evento também contou com a entrega de uma viatura para a Defesa Civil municipal e a presença de autoridades locais, incluindo representantes do Corpo de Bombeiros e empresas parceiras. Desde 2021, a Prefeitura de Piraí vem implementando as 10 ações essenciais da ONU para a resiliência urbana. Essas ações abrangem planejamento, gestão de riscos e desenvolvimento sustentável, visando tornar a cidade mais segura e inclusiva até 2030.

 

Deixe um Comentário