Notas & Notas – 21 de junho de 2022

0

PROGRAMA PREVINE BRASIL

Mostrando mais uma vez o compromisso da atual gestão com a cidade, Pinheiral foi o 7º município do Estado do Rio de Janeiro com os melhores indicadores de desempenho do Previne Brasil, um programa cujo objetivo é reestruturar a forma de enviar recursos às cidades para investir nos cuidados básicos de saúde. O município ficou atrás apenas de Rio Claro (2º lugar), Barra Mansa (3º lugar) e Piraí (5º lugar), as equipes de saúde de Pinheiral garantiram à população números satisfatórios quanto aos atendimentos que fazem parte da Atenção Básica no município como o pré-natal, pessoas diabéticas, hipertensas e afins.

IMPORTÂNCIA DA COLOCAÇÃO 

O prefeito Ednardo Barbosa destacou a importância do destaque no ranking e agradeceu às equipes da Secretaria Municipal de Saúde por todo o esforço aplicado à saúde e atenção básica no município. “Mais uma vez Pinheiral se destaca nos indicadores de desempenho do programa Previne Brasil, que tem por objetivo reestruturar a forma de enviar recursos às cidades para investir nos cuidados básicos de saúde. Neste ano, nossa cidade alcançou o 7º lugar dentre os 92 municípios de todo o Estado, demonstrando que nosso compromisso com a população permanece. Só tenho a agradecer a todos pelo empenho constante que tem alavancado Pinheiral em grande escala!”, afirmou o prefeito.

TESTOU POSITIVO

Neto seguirá despachando da residência até o fim do período de isolamento-Gabriel Borges

A Prefeitura de Volta Redonda informou que o prefeito Antonio Francisco Neto testou positivo para Covid-19. O chefe do Executivo volta-redondense realiza testes rotineiramente e na manhã desta segunda-feira, dia 20, confirmou-se o contágio. Neto, de 66 anos, está bem, mas seguirá despachando de casa, de onde trabalhará até o fim do período de isolamento.

FANFARRA MUNICIPAL

Foto: Divulgação/PMI


Às quartas e sextas, na Casa da Cultura, estudantes de diversas unidades escolares do município vão poder participar de ensaios para a formação de uma Fanfarra Municipal. Segundo a Superintendência de Cultura de Itatiaia, a retomada das atividades do grupo musical atende uma reivindicação da comunidade.

INVESTIR NA INTEGRAÇÃO

O Superintendente de Cultura, Thiago Góes, informa que a volta da Fanfarra Municipal, mais do que trabalhar a musicalidade, quer investir na integração das comunidades de Itatiaia. “Decidimos, ao contrário do que ocorria anteriormente quando cada escola tinha a sua Fanfarra, montar uma que reunisse alunos de vários estabelecimentos de ensino. Entendemos que assim a interação entre jovens de bairros diferentes é maior. E a música pode ser um meio para essa integração acontecer”, afirmou.

DEZESSEIS ANIMAIS GANHAM NOVOS LARES

Foto: Divulgação


A 17ª edição do “Família Animal” aconteceu no Shopping Park Sul, no bairro São Geraldo. Dez cães e seis gatos foram adotados na ação. Nesta edição o evento contou com a participação da Clínica Apaixonados por 4 Patas. A coordenadora municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, Ana Andrade, ressaltou a importância da adoção responsável. “A adoção tem de ser responsável, os animais disponibilizados no evento eram provenientes de acumuladores acompanhados pela SMMA, apreendidos ou vítimas de maus-tratos. Durante a adoção, orientamos quanto aos cuidados com os animais, principalmente filhotes e pós-adoção nós acompanhamos a situação com os adotantes”, disse a coordenadora.

PARA DOAR

As pessoas que desejarem doar animais devem procurar a Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal na SMMA para se cadastrarem e serem orientadas sobre as exigências legais para participar dos próximos espaços de adoção. Outras informações podem ser obtidas através do telefone: (24) 3350-7123, ou na sede da SMMA, na Avenida Sete de Setembro, nº 7, condomínio A, bairro Aterrado, em Volta Redonda.

CHAMADA ESCOLAR PARA O EJA

A Secretaria de Educação de Itatiaia abriu ontem a Chamada Escolar para o segundo semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições poderão ser feitas até o dia 8 de julho, de segunda a sexta-feira, de 8 horas as 21h30min, nas secretarias dos colégios Fernando Octávio Xavier (Penedo), Reinaldo Maia Souto (Centro) e Wagner Guimarães (Campo Alegre), unidades que oferecem a modalidade de ensino nos anos iniciais (1ª a 3ª fase) e nos finais (4ª a 7ª fase).

COMO SE INSCREVER

Para se inscrever é preciso apresentar carteira de identidade, CPF, duas fotos 3×4 (recentes), declaração de transferência (original) ou histórico escolar (original), comprovante de residência e certificado de reservista (no caso dos homens que se apresentaram no exército). O estudante beneficiário do Auxílio Brasil deve apresentar a cópia do cartão do programa. O histórico escolar pode ser entregue até 30 dias depois da matrícula. Para fazer a inscrição o interessado deve se dirigir à unidade escolar. Outras informações podem ser adquiridas presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Educação, à Rua São José, nº 210 (fundos), Centro, ou pelos telefones 3352-6741 e 3352-6742.

FUNDO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM PARAÍBA DO SUL

A prefeita Dayse Onofre sancionou, na segunda-feira, dia 13, a lei de criação do Fundo Municipal de Educação (FME), órgão que será responsável por captar e aplicar os recursos destinados ao desenvolvimento de políticas públicas de educação em Paraíba do Sul. O FME permitirá adequar o gerenciamento de todo o conjunto de recursos financeiros disponíveis para investimento na educação, como os recursos federais repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fundo de Manutenção de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Salário Educação e os recursos decorrentes dos 25% constitucionais repassados pela Prefeitura Municipal. A criação do Fundo Municipal de Educação atende ao Princípio da Transparência, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000), para facilitar o controle social e a avaliação de resultados.

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL REALIZA INSPEÇÕES SANITÁRIAS

A Secretaria de Desenvolvimento Rural está intensificando as ações de inspeções sanitárias nos principais estabelecimentos comerciais e produtivos do município. A intenção é verificar as condições de higiene e climatização do local, bem como, a qualidade e manipulação de carnes, aves, pescados, leite e derivados, embutidos, ovos, mel e derivados apícolas, entre outras mercadorias. Segundo informações do secretário, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, a fiscalização está sendo realizada em todo estabelecimento destinado à produção, fabricação, preparo, beneficiamento, manipulação, acondicionamento, armazenamento, transporte de produtos de origem animal e vegetal.

OUTRAS AÇÕES

Nos próximos meses, a intenção da Secretaria de Desenvolvimento Rural é atualizar a legislação visando à vinculação das ações ao consórcio público dos municípios. Para isso, enviará mensagem com a proposição para apreciação da Câmara de Vereadores do município.