Notas & Notas – 21 de janeiro de 2019

0

SIGA @JORNALAVOZDACIDADE NO ISNTAGRAM

O A VOZ DA CIDADE chega a marca de dez mil seguidores no Instagram e agradece a todos vocês pelo carinho e confiança. Informação, entretenimento, resumo das principais notícias, ‘Partiu’ – com a agenda cultural do final de semana, bastidores da redação e tudo que acontece nos municípios da região Sul Fluminense. Se você ainda não faz parte, venha! Siga @jornalavozdacidade no Instagram! Nosso jornal também está no Twitter @avozdacidade e no facebook.com/jornalavozdacidade. Em nome de toda equipe, agradecemos!!!

PROJETO BOTINHO EM PARATY 

Acontece até 25 de janeiro na Praia do Pontal, em Paraty, o projeto Botinho. A ação é uma iniciativa do Corpo de Bombeiros e tem o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. São cerca de 100 crianças que participam de atividades recreativas, noções de primeiros socorros e salvamento marítimo. Além de conscientização sobre a preservação do meio ambiente e vida marinha. As aulas são ministradas por bombeiros profissionais e educadores do SESC e da Prefeitura de Paraty.

FIES EM FEVEREIRO

Estudantes de baixa renda matriculados em instituições de ensino superior privadas já podem conferir o edital do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). O documento foi publicado no dia 9 no Diário Oficial da União (DOU). Com prazo entre 5 e 12 de fevereiro, as inscrições para o primeiro semestre podem ser feitas pela página do programa na internet. O Fies atende estudantes cuja renda familiar por pessoa seja de até três salários mínimos; por isso, não há cobrança de juros sobre as parcelas do financiamento. No caso do P-Fies, o valor máximo para se inscrever é de cinco salários mínimos. Nessa modalidade, as taxas de juros variam conforme a renda dos inscritos.

REQUISITOS 

Nota superior a 450 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e redação acima de zero são quesitos para participar. Além disso, quem está inadimplente ou que já tenham sido contemplados não podem participar. O resultado desta chamada será divulgado em 18 de fevereiro.

VESTIBULAR COM DESCONTO

A Prefeitura de Pinheiral, através da Secretaria Municipal de Educação, firmou uma nova parceria com a Universidade Estácio de Sá, campus Volta Redonda, para promover o vestibular social. Assim, moradores de Pinheiral, interessados em prestar o vestibular para a universidade, terão gratuidade na inscrição da prova. Para isso, basta acessar o link (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSda8snjM6jRBi_v_Hh7O06_MTokGWeoCqZ0qN8SpfxuXwjcyw/viewform)  e preencher o formulário com os dados solicitados. Além disso, os inscritos não precisarão se deslocar da cidade para realizar a prova. O vestibular será no dia 2 de fevereiro, às 14 horas, no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, que fica na Rua Juarez Távora, no Centro de Pinheiral.

CURSOS 

A Universidade Estácio de Sá, campus Volta Redonda, fica Rua Vinte e Quatro, nº 236 – Prédio II, no bairro Vila Sta. Cecília. Entre os cursos oferecidos pela instituição estão: Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Estética e Cosmética, Radiologia, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Cozinha Contemporânea e Ciências Econômicas. Mais informações sobre o vestibular podem ser obtidas através do telefone: (24) 98172-1858.

EMPRESÁRIOS EM EVENTO DE MODA 

 

Uma caravana do Sebrae Rio com 47 empresários do Médio Paraíba participou na quarta-feira, 16, de um dos maiores eventos de moda da América Latina, em São Paulo. O Inspiramais reuniu, no Centro de Eventos Pro Magno, mais de sete mil designers, estilistas, empresários, fornecedores e profissionais das principais indústrias nacionais e internacionais.  A missão empresarial foi a primeira ação do ano do Projeto Sebrae Moda Negócios na região. O evento proporcionou conhecimentos, troca de informações e abertura de mercado com novos fornecedores. A missão empresarial contou com empresários de Barra Mansa, Barra do Piraí, Pinheiral, Resende e Volta Redonda.

CRIAÇÃO 

O Inspiramais é um Salão de Design e Inovação de Materiais considerado essencial para toda a indústria de design por efetivar novos processos de criação e levar as principais inspirações da próxima temporada para toda a cadeia de moda, incluindo áreas de confecção, joias, calçados, setor moveleiro e de acessórios. Além de caravanas como essa, o Projeto Sebrae Moda Negócios oferece consultorias e capacitações.

INSCRIÇÕES PARA COLÔNIA DE FÉRIAS 

Crianças e adolescentes de seis a 17 anos de idade estão sendo convidados a participar da colônia de férias promovida pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Independência, em Quatis está com inscrições abertas para a colônia de férias voltada para crianças e adolescentes de seis a 17 anos. As inscrições começam nesta segunda-feira, dia 21, e poderão ser feitas até a quarta-feira, 23, sempre no horário de 8 às 17 horas, pelos pais ou responsáveis, no próprio Cras. As atividades desta colônia de férias serão realizadas de 28 a 1º de fevereiro, de 9 horas ao meio-dia e de 13h30min às 16 horas. Tanto as inscrições quanto a participação são gratuitas.

ALTERNATIVAS

A coordenadora do CRAS promotora da colônia de férias, Melissa Botelho de Oliveira, destaca que o objetivo de iniciativa é oferecer alternativas de atividades recreativas e culturais para estes segmentos, durante o período do recesso escolar. “Por meio das atividades planejadas para as crianças e adolescentes em nossa colônia de férias, pretendemos fazer com que todos tenham acesso a uma opção importante de lazer e entretenimento fundamental na formação destes dois segmentos. Fazemos este convite aos pais ou responsáveis, no sentido de que façam as inscrições dos seus filhos”, disse Melissa.

ATIVIDADES RECREATIVAS 

As atividades planejadas vão de jogos recreativos à visita a um cinema da região, passando pela exibição de filmes nas próprias instalações do Cras e oficinas de dança. As oficinas de dança vão ter a participação do grupo Dança e Magia (Resende). O cinema que será visitado pelas crianças e adolescentes da colônia de férias ainda está sendo definido pela organização do evento. Outra atividade prevista é o “Trânsito Para Todos”, que tem como objetivo informar os estudantes inscritos sobre as normas de segurança no sistema viário da cidade. Com relação ao projeto “Trânsito Para Todos”, a medida amplia também as ações da Prefeitura de Quatis visando conscientizar a população a respeito das mudanças que estão sendo feitas pela administração municipal no sistema viário da cidade.

NOVOS UNIFORMES NO HOSPITAL DE PORTO REAL

O Hospital Geral Municipal São Francisco de Assis DE Porto Real recebeu recentemente 80 novos uniformes que compõem o enxoval dos profissionais do Centro Cirúrgico. O secretário de Saúde do município, Luiz Fernando Curty Jardim, falou sobre a renovação do enxoval ocorrida no último dia 16. “É sempre importante a renovação desses uniformes, o que otimiza o controle sobre qualquer tipo de contaminação e infecção da área hospitalar. Nós da secretaria estamos sempre dispostos a ofertar o melhor à população, com essa renovação estaremos dando maior conforto aos profissionais e mais segurança aos pacientes”, disse o secretário.

SEGUE CADASTRAMENTO TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO

Segue até o próximo dia 31 o cadastramento para vagas remanescentes do transporte universitário oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Itatiaia.  O serviço atende alunos de Itatiaia que estudam em faculdades nos municípios de Resende, Barra Mansa, Volta Redonda e Cruzeiro. O cadastro deve ser feito de segunda a sexta-feira, das 8 ao meio-dia e das 13h30min às 17 horas, no setor de Transporte Concedido, localizado no prédio da Prefeitura, no Centro da cidade.  No ato do cadastramento é necessário apresentar o comprovante de matrícula, cópia do comprovante de residência, cópia do RG, cópia do CPF e duas fotos 3×4.O serviço de Transporte Universitário  retornará em fevereiro e todo os estudantes cadastrados receberão uma carteirinha que é obrigatória para o embarque e aquele que não tiver uma frequência na utilização do veículo será desligado do benefício.

ATENDIDOS 

De acordo com o último levantamento realizado pelo setor, atualmente 549 alunos são atendidos pelo serviço em todo o município. Mais informações podem ser obtidas diretamente no Departamento de Transporte Concedido que fica na Praça Mariana Rocha Leão, nº 20, na sede da Prefeitura.

OFICINA SOBRE SOLIDÃO NA TERCEIRA IDADE

A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda realizará nesta segunda-feira, às 15 horas, no Centro de Prevenção à Saúde do Idoso Roque Garcia Duarte a oficina “A solidão na vida moderna”, que abordará uma questão que está cada vez mais presente na vida dos idosos. O evento será mediado pela psicóloga Edna Quintino, que levantará diversas discussões como o abandono e a negligência da família com os idosos. A oficina será realizada no Centro de Prevenção à Saúde do Idoso Roque Garcia Duarte, Rua 535, nº 835, Nossa Senhora das Graças.
REFLEXÃO SOBRE O TEMA 

O intuito da oficina é propor uma reflexão do tema, pois a solidão é uma condição comum nos tempos de hoje e precisamos aprender a conviver com ela, exceto quando os familiares se negligenciam abandonando os seus parentes mais velhos. A solidão pode ainda elevar os níveis dos hormônios, ocasionando em doenças cardíacas, artrites, diabetes, depressão e diversos tipos de demência. Em caso de abandono, a psicóloga afirmou que isso pode ser considerado um tipo de violência. E segundo ela, os familiares têm a obrigação de enquadrar seus idosos nas atividades do âmbito familiar.

NOVIDADES DO BRAMIL

A nova loja do Bramil, no Park Sul, em Volta Redonda, está promovendo oficinas de culinária, com a culinarista Giulia Ribeiro, para as crianças, durante este mês de janeiro. A novidade faz parte da programação de atividades de entretenimento o Park Sul durante as férias escolares. A primeira aconteceu na terça-feira, 15, e as outras serão nos dias 17, 22, 24, 28 e 31.  Sempre terças e quintas, às 14 horas. As inscrições podem ser feitas antes na loja da rede no shopping.

PRESO FORAGIDO

Um foragido da Justiça foi preso em Barra Mansa por policiais militares da 2ª Cia do 28º Batalhão da Polícia Militar (BPM) na manhã do último sábado, Centro. Elton Leite Severino, 40 anos teria tentado invadir uma residência e após os policiais pesquisarem foi constado que era um foragido do sistema prisional.

IPTU 2019

Já estão sendo entregues os carnês para o pagamento do IPTU/2019 em Piraí. Os contribuintes que não receberem até o final do mês ou não tiverem o endereço atendido pelos Correios devem procurar a Divisão de Tributação da Secretaria Municipal de Fazenda, localizada na Rua Epitácio Campos, no Centro de Apoio ao Trabalhador, no período das 8 às 17 horas, de segundas às sextas-feiras. A data para vencimento da cota única do IPTU/2019 (com desconto) é 11 de fevereiro.

 

RUMO A MIL CORRIDAS

O senhor da foto se chama João Batista. Ele é morador do Retiro, em Volta Redonda e tem 66 anos. Foi um dos mil participantes da 29ª Edição da Corrida de São Sebastião, de Barra Mansa, na manhã de domingo. Sr. João já participou de 850 corridas e seu objetivo é chegar a mil. Uma das corridas que já participou foi a Muralha – 42 quilômetros de Penedo a Visconde de Mauá. A história de Sr. João Batista é de persistência, força e vigor que deveria ser seguida por muitos de nós! Parabéns! A foto é do repórter fotográfico do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas.

21

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !