Notas & Notas – 20 de setembro de 2022

0

VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA ANIMAL COMEÇOU ONTEM

Com o objetivo de evitar a raiva, doença que não tem cura e que pode ser transmitida a humanos, a Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, deu início ontem à campanha de vacinação antirrábica animal. Cães e gatos saudáveis, com mais de três meses, devem tomar a dose da vacina, que é muito importante para manter a doença sob controle.

A vacinação é gratuita e obrigatória, e irá se estender pelos meses de outubro e novembro. Os profissionais responsáveis pela ação irão percorrer os bairros da cidade durante o período, sempre no horário das 9h às 13h – em dias chuvosos, a ação não será realizada, sendo transferida para outra data a ser amplamente divulgada. A agenda com os bairros que receberão a vacinação será atualizada, semanalmente, nas redes sociais da Prefeitura de Angra dos Reis.

AGENDAMENTO

Também será possível agendar a vacinação, levando o animal para ser imunizado na Secretaria de Saúde. O agendamento para a vacinação na sede da Secretaria de Saúde deve ser realizado pelo telefone (24) 3377 4025. Pessoas que possuem 10 animais ou mais podem solicitar a vacinação em domicílio, pelo mesmo número do agendamento.

RENOVAÇÃO DE CNHS VENCIDAS

Termina no próximo dia 30, o prazo para renovação de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) vencidas no período de janeiro a junho de 2021 – portanto há mais de um ano. O calendário de renovações foi estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em março passado, quando foram retomados os prazos que estavam suspensos por conta da pandemia.
Em 31 de dezembro terminará o prazo de renovação das CNHs vencidas entre julho de 2021 e março de 2022. Para as carteiras vencidas a partir de abril de 2022, o prazo voltou a ser o estabelecido em lei, ou seja, as CNHs são válidas até 30 dias após a data do vencimento. O mesmo calendário vale para as Autorizações para Conduzir Ciclomotor (ACCs).

COMO RENOVAR

Para renovar a CNH, o usuário deve pagar o Duda de código 204-6, no valor de R$ 173,03, e agendar o serviço no site do Detran (www.detran.rj.gov.br) ou pelo Teleatendimento, nos números (21) 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042.
Para saber mais sobre a CNH Simplificada clique aqui.

CANTATA PELO ANIVERSÁRIO DE 221 ANOS

Em homenagem aos 221 anos da cidade de Resende, a ser celebrado no próximo dia 29, a Santa Casa de Resende, receberá alunos da rede municipal para uma homenagem nesta quarta-feira, dia 21, às 10 horas, na capela unidade hospitalar.

O evento desta quarta-feira será marcado por uma Cantata em homenagem ao aniversário do município pelo Coral Vozes do Sagrado Coração, realizado pelos alunos da Escola Municipal Sagrado Coração.

VERBO DIVINO MARCA PRESENÇA NA ABERTURA DA SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO- foto

Estudantes do Colégio Verbo Divino participaram na manhã desta segunda-feira, dia 19, da abertura da Semana Nacional do Trânsito, realizada pela prefeitura e a Secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa.

Os alunos saíram em caminhada da frente do Supermercado Bramil até a Igreja Matriz levando cartazes com orientações sobre a responsabilidade de manter um trânsito seguro.

DIVERSÃO EM CENA ARCELORMITTAL

Foto: Divulgação


A Bela e a Fera será apresentado nos dias 23 de setembro (sexta-feira), às 19h, na Fazenda da Posse em Barra Mansa e no dia 24 de agosto (sábado), às 18h no Parque das Águas em Resende. A proposta interativa, a música ao vivo, o visual impecável dos personagens são ingredientes que prometem agradar muito! Com certeza o público vai se divertir e se emocionar com A BELA E A FERA – POCKET SHOW AO VIVO, uma adaptação do tradicional conto de fadas francês. Originalmente escrito por Gabrielle-Suzanne Barbot, Dama de Villeneuve, em 1740 e se tornou mais conhecido em sua versão de 1756, por Jeanne-Marie LePrince de Beaumont, que resumiu e modificou a obra de Villeneuve. Na história, Bela é uma jovem aprisionada dentro de um castelo de um príncipe, que foi transformado em uma fera.  Com a ajuda dos funcionários encantados do castelo, ela aprende a lição mais importante de todas: que a verdadeira beleza está dentro de nós.

MOTORISTAS RECEBEM ORIENTAÇÕES EM ITATIAIA

Foto: Anny Bérgami – PMI


A Prefeitura de Itatiaia, por meio do Departamento de Trânsito (Detran), ligado à Secretaria de Ordem Pública, em parceria com a coordenadoria de educação para o trânsito do Detran/RJ realizou na nesta segunda-feira, dia 19, uma ação educativa na entrada da cidade. Durante as atividades foram reforçados com os motoristas os alertas quanto a necessidade do uso de cinto de segurança, além dos cuidados com pedestres, excesso de velocidade, uso de telefone celular na direção do veículo e condução segura para motociclistas.

SEMANA DO TRÂNSITO 

A ação faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito, que acontece anualmente de 18 e 25, com o objetivo de incentivar junto à sociedade um trânsito mais seguro. “Cada um de nós temos que temos que fazer a nossa parte. Sejam condutores, pedestres, motoristas, ciclistas, todos temos que fazer nossa parte, agindo com segurança, obedecendo as normas e respeitando as pessoas”, relatou o diretor do Detra, Edson Lamin.

A Semana Nacional de Trânsito Instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997, e visa a conscientização de condutores, passageiros, ciclistas e pedestres, um trânsito mais seguro. Nesse ano, a Semana tem como tema central os diversos tipos de emoções as quais os indivíduos estão sujeitos durante o período, muitas vezes longo, que passam no trânsito.

SISTEMA DE DRENAGEM NO MORADA DA COLINA

Foto: Divulgação/PMR


As obras de drenagem no bairro Morada da Colina, em Resende segue avançadas. Foram iniciadas as obras de manutenção do sistema de drenagem na Rua Antenor O’reilly. Toda a parte da escavação do solo e assentamento dos tubos, junto com a rede de drenagem, já foram finalizados. No momento está sendo finalizada a construção do meio fio de toda a extensão da rua. Os próximos passos são preparar para fazer a pavimentação da rua visando a conclusão da obra.

EXERCÍCIO NA FÁBRICA DE COMBUSTÍVEL NUCLEAR

Exercício geral em 2018 – Foto: Divulgação


Tem início nesta terça-feira, dia 20 e segue até o quinta-feira, dia 22, na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN) das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), no distrito Engenheiro Passos, o Exercício Geral de Resposta Integrada à Emergência e Segurança Física, supervisionado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, órgão central do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron). As atividades são orientadas pelo Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência Nuclear no Município de Resende (Copren/RES), composto pela INB e 17 instituições externas.

ACIDENTE

No dia 21, de 9 às 16 horas, será criado um cenário para um possível acidente nas instalações da Fábrica de Combustível Nuclear, entre outros acontecimentos, que incluirão transporte de vítima por helicóptero para o Hospital de Resende, com suporte do Exército do Brasil. Devido à pandemia, há quatro anos o Exercício Geral de Resposta Integrada à Emergência e Segurança Física não era realizado. Somente exercícios parciais foram promovidos durante esse intervalo.

OBJETIVO

Entre os principais objetivos do evento está a possibilidade dos órgãos e entidades participantes avaliarem seu sistema de pronta-resposta durante uma situação de emergência na fábrica; demonstração de conhecimento sobre procedimentos de troca de informações entre as instituições envolvidas na resposta à situação de emergência; capacidade de coordenação entre a Fábrica de Combustível Nuclear e os órgãos envolvidos na Força de Resposta Externa, durante ações de emergência; entre outros.

ESPETÁCULO CASAS DAS PROMESSAS

Em parceria com o Câmara Cultural de Quatis, a Casa de Cultura Arte In Foco de Barra Mansa, apresentou no último sábado, dia 17, a peça “Casa das Promessas”. O espetáculo de Divino de Paula tem a adaptação e direção de Marcelo Soares. O presidente da Câmara de Vereadores de Quatis, Willian Carvalho ressaltou a importância de democratizar o acesso à cultura no município. “Cultura é uma das formas de transformação que mais acredito. Seu poder possibilitou o despertar de minha consciência, minha identidade para diversas pautas, estando na política institucional trabalho através de marcos legais de forma constante para assegurar e buscar fomento ao setor cultural e seus fazedores de cultura”, disse o presidente.