Notas & Notas – 20 de março de 2019

0

MOTO ROUBADA

A motocicleta Honda CB250F/Twister, de cor preta, placa LMK-0740, foi recuperada na noite de segunda-feira, dai 18, por policiais militares do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM) no bairro Cidade Alegria, em Resende. A moto que tinha registro de furtou/roubo, no Sistema Nacional de Segurança, estava abandonada na Rua das Magnólias, nas proximidades do bloco 24.

PRESOS

O Ministério Público Federal (MPF) manifestou ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) que Luiz Fernando Pezão, ex-governador do Rio de Janeiro, não deva ser beneficiados com a libertação provisória ou medidas alternativas à prisão. Ele está preso desde novembro, quando foi deflagrada a Operação Boca de Lobo, e responde por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Para o MPF, esses crimes envolveram pagamentos de quase R$ 40 milhões em propina para Pezão e outros acusados. O habeas corpus será julgado hoje.

CAMPANHA PÁSCOA SOLIDÁRIA

Celebração Cristã, a Páscoa representa o renascimento, o amor, a paz, a solidariedade e a fertilidade. É a vida que se renova. E, nesta data, como tradição, começa a arrecadação de caixas de bombons, de qualquer marca, para a Campanha Páscoa Solidária do Sider Shopping, em Volta Redonda. O projeto, idealizado pelo Sider, este ano, vai beneficiar as crianças da Associação de Pais e Alunos Excepcionais de Volta Redonda (Apae-VR). A arrecadação teve início no último dia 15 e segue até o dia 14 de abril.

NOTA ESCLARECIMENTO DA CÂMARA DE VEREADORES

Ao contrário do que foi publicado na edição de ontem, dia 19, do A VOZ DA CIDADE, a Câmara de Resende informou na tarde de ontem, que não recebeu mensagem da prefeitura, estabelecendo novo piso salarial aos agentes comunitários de saúde e aos agentes de combate às endemias/vigilantes sanitários. “Até então, a única proposta do Executivo enviada para apreciação dos vereadores havia sido a mensagem 007/2019”, informou a nota, acrescentando que “Esta equivocada informação que fora encaminhada à imprensa pela prefeitura na tarde de segunda-feira, dia 18”. Por sua vez, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Resende apenas informou que a mensagem foi encaminhada na terça-feira, dia 19, para a Câmara de Vereadores.

PROGRAMA ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Resende, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), realizou na terça-feira, dia 12, uma reunião intersetorial para discutir estratégias para superação do trabalho infantil no município. O encontro, que aconteceu na Casa dos Conselhos, no bairro Lavapés, reuniu diversos representantes e atores responsáveis pela proteção da criança e do adolescente em Resende, como os membros da Vigilância em Saúde, da Rede Socioassistencial, e dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e de Atendimento ao Educando (Cemae). Essas e outras ações fazem parte de um planejamento da administração municipal para garantir os direitos do público infantojuvenil.

SEGUE O MUTIRÃO DA SAÚDE PARA EXAMES

Segue nesta quarta-feira a segunda etapa do Mutirão da Saúde promovido pela Prefeitura de Resende por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A ação visa contemplar pacientes que aguardam na fila de espera por exames de ultrassonografia. A segunda-feira foi reservada para quem precisava de ultrassonografia de abdômen total e de aparelho urinário e registrou o total de 50 agendamentos. Os documentos necessários para o agendamento são a carteirinha do SUS e o encaminhamento médico. Lembrando que o mutirão pode zerar as filas por esses exames no município, desde que os pacientes façam o agendamento. Quem não puder comparecer pode agendar também pelo WhatsApp  (24) 98839-7475.  Nesta quarta-feira, dia 20, é a vez de marcar ultrassonografia de mama e na quinta, dia 21, transvaginal.

PRAZO

Após os exames programados, os procedimentos deverão ser concluídos em cerca de três meses, com exceção do exame transvaginal, cuja fila é maior. Quem optar por realizar a marcação deve levar somente o cartão SUS e encaminhamento médico, entrando no Centro Administrativo pelo acesso paralelo à Beira Rio.

AGENDAMENTO POR MEIO DE MENSAGEM

Aqueles que não puderem comparecer ao agendamento do Mutirão também podem fazê-lo através do Whahstapp da Saúde. O número de Whatsapp, que pode ser usado também para avisar previamente a ausência em exames ou consultas em geral, é o (24) 98839-7475. A alternativa é valida principalmente para aqueles que trabalham no horário estipulado para o mutirão.

ECONOMIA DE ÁGUA

Devido aos fortes temporais seguidos que atingiram Volta Redonda na noite do último domingo, 17, além de vários danos, causaram queda de energia nas bombas de abastecimento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-VR). E segundo a direção do órgão, a consequência foi o aumento da pressão em uma importante rede, o que ocasionou o rompimento da tubulação embaixo do viaduto no bairro Aero Clube.
Por isso, o diretor-presidente do Saae-VR, José Geraldo Mattea, o Zeca, pede a colaboração da população para que use água com moderação.

ENCONTRO COM COMANDANTE DA PM

O vereador Jefferson Mamede, que é membro da Comissão de Segurança, participou na segunda-feira, dia 18, de uma reunião promovida no gabinete do prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable (MDB). O objetivo do encontro foi dar oportunidade aos vereadores do município de conhecerem a tenente-coronel Luciana Rodrigues de Oliveira, que recentemente assumiu o comando do 28º batalhão da Polícia Militar, e discutirem ações voltadas para a segurança púbica em Barra Mansa.  Além de Mamede, representando a câmara estavam: Paulo Afonso Sales Moreira da Silva, presidente da Câmara Municipal; Gustavo Gomes; Maria Lúcia Moura Fonseca; Gilson de Assis Lopes; Wellington Pires e Marquinhos Pitombeira. Os vereadores Luís Antônio Cardoso e Renatinho, ambos da Comissão de Segurança, também estiveram presentes.

ESCLARECIMENTOS

Conforme explicou o vereador, suas indagações foram em torno de que tipo de estratégia a comandante adotaria para o policiamento preventivo e ostensivo. Além disso, ele quis saber junto a comandante se o quantitativo do efetivo tem sido suficiente para o município, se está havendo remanejamento no batalhão e se ela tem alguma possibilidade de fortalecer o efetivo existente. “Na oportunidade, também perguntei a tenente-coronel Luciana sobre como ela trabalha o quesito integração. Expliquei que nós temos o Gabinete de Gestão Integrada em Barra Mansa, desde 2007, e que ele é uma estratégia de segurança pública que permite a integração de diversos órgãos no enfrentamento de problemas que são comuns, sendo cada um dentro de sua competência”, destaca Mamede.

REMANEJAMENTOS

Como retorno, segundo ele, a comandante explicou que o batalhão teve a necessidade de fazer alguns remanejamentos por conta de ser responsável por quatro municípios e para atender alguma necessidade em função da mancha criminal de uma dessas cidades ou, até mesmo, por estratégias de operação.  Sobre a estrutura, conforme destaca o vereador, a tenente-coronel reconheceu que, hoje, a que o batalhão possui não seria a adequada, mas que existe uma previsão de que a região receba novos equipamentos como viaturas para táticas de policiamento.

SEMINÁRIO DE BIBLIOTECAS

Criar um espaço de valorização do profissional de Biblioteconomia, incentivar a leitura e promover a integração entre bibliotecas da região foram os objetivos do 1º Seminário de Bibliotecas do Sul Fluminense idealizado pelo bibliotecário da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, Bruno Alves de Andrade, em Volta Redonda, ontem. Participaram cerca de 50 profissionais do setor de Volta Redonda e cidades da região como Resende, Barra Mansa e Piraí, representada pelo distrito de Arrozal.

BALANÇO DO FISCALIZA VR

Cerca de 200 funcionários de diversas secretarias, autarquias e órgãos da Prefeitura de Volta Redonda participaram na terça-feira, dia 19, de uma capacitação sobre o aplicativo Fiscaliza VR no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), no bairro Niterói. O aplicativo completou um mês de lançamento e, de acordo com a ouvidora Geral do Município, Cristiane Cunha, esse encontro serve como uma reciclagem para o funcionalismo. Durante o treinamento, representantes de todas as secretarias da prefeitura participaram, inclusive secretários municipais, tendo acesso ao balanço do primeiro mês do aplicativo e dando retorno sobre a operação do mesmo.

REFINANCIAMENTO DE DÍVIDAS

Foto: Gabriel Borges/PMVR


Quem estiver há algum tempo com as prestações em atraso, da casa própria da Cohab VR (Companhia de Habitação de Volta Redonda) – uma empresa pública de economia mista, que trabalha na habitação de interesse social, destinada ao público de baixa renda – pode a partir desta semana até 30 de junho deste ano, procurar os escritórios da Companhia e pedir o refinanciamento das dívidas. A empresa tem cerca de 18 mil mutuários dos empreendimentos construídos em 9 municípios no estado, sendo um no estado de São Paulo. Em Volta Redonda são cerca de 10 mil mutuários.

FUNCIONAMENTO

O escritório de Volta Redonda funciona na Avenida Ministro Salgado Filho, 620, Aero Clube, telefone para informações, (24) 3339-9159. O horário de atendimento é das 12 às 17h30min, de segunda à sexta-feira. O escritório de Resende está  situado na Aveida das Mangueiras, 202, bairro Cidade Alegria, o telefone é (24)  3354-1608.  O escritório no município de Nova Iguaçu fica, fica localizado  na Avenida Amaral Peixoto, 428, sala 303, Edifício Galeria Veplan, telefone (21) 2267-1016.

DESCONTO

A área comercial da Companhia de Habitação informou que a dívida é atualizada, podendo ter um desconto de até 70% nos juros. A adesão ao Plano de Renegociação das Dívidas atenderá as famílias com renda bruta familiar até R$ 1,9 mil. Depois de atualizada a dívida com o cálculo final, não sofrerá juros contratuais o parcelamento desses valores, sendo as prestações fixas. Os valores finais são parcelados em 300 vezes ou menos, conforme o interesse dos mutuários, sendo que nesses casos não existe nenhum juros contratual no parcelamento das prestações.

APROVADOS EM VESTIBULARES

A Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) informou que 23 alunos de suas unidades escolares foram aprovados em vestibulares das principais universidades da região. De acordo com a diretora pedagógica da Fevre, Priscilla Carvalho, os estudantes aprovados participaram do projeto Fevre Rumo às Universidades, que surgiu como uma ação efetiva da fundação para atender alunos concluintes ou que já concluíram o Ensino Médio Público. o curso com maior índice de aprovação foi Administração, com quatro aprovados. Para Direito, Letras e Pedagogia, foram duas aprovações cada. Os estudantes vão realizar seus cursos em universidades públicas e particulares.

MORTO EM PARAÍBA DO SUL

No início da madrugada desta segunda feira, dia 18, Magno Lopes do Nascimento, de 21 anos, foi assassinado na frente de sua casa com disparos de arma de fogo, na Estrada Silvio Guaraciaba, localidade conhecida como ‘Favelinha’, próximo ao bairro de Angra, em Paraíba do Sul. As pessoas que estavam próximas ao local do homicídio não souberam informar como se deu o fato. O caso foi registrado na 107ª Delegacia de Polícia (DP) e quem tiver informações pode ligar para o 2263-2341.

VIRTUALMENTE CLASSIFICADO

Com gol de Arthur Rezende, em cobrança de falta, o Boavista venceu o Americano por 1 a 0, na noite deste domingo, dia 17, em Bacaxá, no encerramento da quarta rodada da Taça Rio. Com o triunfo, após sete jogos sem vencer, o Verdão de Saquarema chegou aos 11 pontos na classificação e praticamente se garantiu na fase principal do campeonato. O Boavista, que teve sua partida diante do Fluminense antecipada, só volta a campo no domingo, dia 24, contra o Volta Redonda, na despedida do campeonato.

UM FATO NA FOTO

‘Parece que virou moda’

Foto: Divulgação


Quatro filhotes de gatos foram abandonados dentro de um balde fechado com um pano próximo ao túnel do bairro Vista Alegre, em Barra Mansa. Fabiano Rodrigues de Brito foi o responsável pelo resgate. Ele, que ajuda animais abandonados e procura quem os adote, contou que é uma cena, infelizmente, bastante comum, e que tem aumentado na cidade.  Quem quiser adotar os animais, três machos e uma fêmea, pode ligar para (24) 98821-4370. Quem se habilita?

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !