Notas & Notas – 20 de maio de 2021

0

AÇÕES DA PREFEITURA DE MAGÉ

Lucas Santos/PMM


Na última terça-feira, dia 18, foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Na ocasião, para marcar a data na cidade, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Magé (CMDCA) apresentou o Plano Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual para os conselheiros tutelares da cidade que contribuirão com informações para que o documento seja aprovado. A estratégia será um importante aliado nas políticas públicas de enfrentamento ao tema.

FALANDO SEMPRE SOBRE O TEMA

“Não só devemos falar do assunto hoje, mas precisamos falar sempre, porque todos os dias uma criança é vítima de violência sexual. Apresentamos hoje o plano municipal de enfrentamento, agora os conselheiros vão contribuir com informações que sejam úteis para que o plano seja eficaz, porque são eles que fazem o primeiro atendimento e o acompanham durante todo o caso. Depois disso, apresentaremos o documento em reunião ordinária do conselho e em seguida a publicação no Bio, onde a Prefeitura dará toda estrutura para que as medidas sejam aplicadas na cidade”, explica a presidente do CMDCA, Bia Nunes.

MAIO AMARELO NA VIA DUTRA

Em continuidade das ações programadas pela CCR NovaDutra para o Maio Amarelo, será realizada nesta quinta-feira, dia 20, uma ação de educação e conscientização voltada para os motociclistas que utilizam a Rodovia Presidente Dutra (BR-116). Todo motociclista que passar pelo Km 287 da pista sentido São Paulo, em Barra Mansa, será orientado pelas equipes da Concessionária e Polícia Rodoviária Federal (PRF), parceira no evento. Além de receber um folheto da campanha ‘Motociclista: prevenção é a melhor proteção’, com dicas de segurança e de manutenção do veículo, também será distribuída uma flanela aos motociclistas. Entre as dicas de segurança, destaque para a importância de realizar a manutenção preventiva da motocicleta, como verificar a calibragem e a vida útil dos pneus, e o uso de equipamentos de segurança, entre eles o capacete.

OBRAS NO GINÁSIO POLIESPORTIVO

Na última terça-feira, dia 18, através de vídeo publicado em suas redes sociais, prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, anunciou a retomada das obras do Ginásio Poliesportivo do bairro Parque Maíra. O prefeito esteve no local pela manhã acompanhado do secretário de Planejamento, Gestão Estratégica e Obras, Carlos Henrique de Souza. “Acabamos de anunciar a retomada das obras do ginásio e, se Deus quiser, será mais um benefício que vamos entregar para a comunidade do bairro Parque Maíra. Estamos finalizando a obra do campo e estamos trabalhando junto ao Governo do Estado a possibilidade de conseguir recursos através de convênio já assinado para beneficiar várias ruas do bairro, em especial o loteamento novo, que vai receber drenagem e pavimentação”, adiantou o prefeito.

AÇÕES DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), da Prefeitura de Pinheiral, iniciou no Serviço de Proteção Especial, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) o trabalho de implementação do Serviço de Proteção Social Básica a Domicílio para pessoas com deficiências e pessoas idosas. Como forma de iniciar um mapeamento do público alvo dos serviços, a secretaria disponibilizou uma técnica de referência que vem realizando visitas domiciliares e estudos socioeconômicos dessas famílias, utilizando os sobre os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), fornecidos pelo Governo Federal.

PROJETO VOZES DA TERRA

O Projeto Vozes da Terra, desenvolvido por meio de financiamento do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, vêm sendo desenvolvido na Instituição de Longa Permanência e Lar dos Velhinhos, através da oficina de canto e coral. A ação conta com um regente e uma educadora social que através da música e do desenvolvimento de atividades lúdicas tem por objetivo garantir a interação social, desenvolver habilidades e potencialidades dos idosos.

EVENTO NA PRAÇA DA MATRIZ EM QUATIS

Foto: Divulgação/PMQ


Na tarde da última terça-feira, dia 18, Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Quatis, realizou no coreto da Praça da Matriz, no Centro, um evento social em homenagem ao Dia da Luta Antimanicomial. O evento foi promovido com o intuito de enfatizar a importância da inclusão social para este grupo e apresentar o histórico, através de cartazes apresentados no local, sobre como era à visão da sociedade diante da saúde mental até a essencial conquista da luta por essa inclusão e pelo tratamento em liberdade.

GMVR PERDE MAIS UM AGENTE

Foto: Redes Sociais


A Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) perdeu mais um agente para as sequelas da Covid-19. O agente Nicholas de Oliveira, de 26 anos, é o é terceiro guarda municipal a morrer em decorrência das complicações da doença. Ele estava internado no Hospital da Unimed e morreu na última terça-feira, dia 18. O Grupo Amigos da GMVR, além de outros companheiros de trabalho lamentaram a morte do companheiro e prestaram homenagem a ele. As outras duas vítimas da corporação foram os GMs Simão e Romaneli.

RECONECTADA AO SISTEMA INTERLIGADO

Após parada de reabastecimento de combustível, na última terça-feira, dia 18, a usina de Angra 1 foi reconectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A volta à operação se deu com três dias de antecedência em relação ao que foi acordado com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A usina está em processo de elevação de potência e deve atingir 100% já na próxima sexta-feira, dia 21.

TROCA DE COMBUSTÍVEL

A unidade foi desligada em 17 de abril para a troca de um terço do combustível. Também foram realizadas atividades de inspeção e manutenção periódicas, além de modificações de projeto, que precisam ser feitas com a usina desligada.

QUASE TRÊS MIL TAREFAS

Quase três mil tarefas foram executadas durante o período. Entre elas, a revisão de vários transformadores; a substituição do rotor da excitatriz do gerador elétrico principal; a substituição do motor e a revisão dos selos de uma bomba de refrigeração do reator; a inspeção visual de soldas do sistema primário; e a inspeção visual remota das soldas externas do fundo do vaso do reator. Também foram realizadas inspeções visando à extensão da vida útil da usina.

SEGURANÇA PARA A ZONA RURAL

Foto: Divulgação


Na tarde de ontem o secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, no 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM) discutindo com a comandante da unidade, a tenente-coronel Andréia Campos, iniciativa de melhorar a segurança no campo, devido aos últimos crimes ocorridos na zona rural e que trouxeram medo à população. De acordo com o secretário, nos próximos dias duas viaturas da Polícia Militar farão rondas na zona rural. “Os agentes terão um número telefônico que será divulgado para os moradores das redondezas caso aconteça qualquer questão suspeita como carro roubado, incendiado ou qualquer outra atividade considerada crime”, revelou Beleza.