Notas & Notas – 20 de maio de 2020

0

CASTRAÇÃO DE ANIMAIS

A Prefeitura de Pinheiral, através da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural, por meio do Programa de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos voltará a oferecer o serviço de castração gratuito, que está disponível a todo munícipe, residente na cidade de Pinheiral, que possua animais de estimação. O programa de castração tem por objetivo o controle populacional e, através dele o combate ao abandono e aos maus-tratos. O cadastro será realizado na Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Rural hoje, 20, de 9 às 12 horas, a partir do dia 20 até o último dia do mês ou enquanto tiver vaga.

COMO É FEITO?

Para participar do programa os animais deverão ter idade superior a 6 meses e, estarem em boas condições de saúde. Os animais castrados receberão um microchip de identificação. A secretaria adotará medidas de precaução por conta da pandemia do novo coronavírus, como o uso obrigatório de máscara protegendo boca e nariz, manter o afastamento de acordo com as demarcações no chão. Outra orientação é não levar familiares, para isso é necessário apenas o tutor do animal para fazer o agendamento e, caso esteja com algum dos sintomas de Covid-19, fique em casa. Para esclarecer qualquer dúvida o telefone disponível é (24) 3333-1306 ou (24) 999870168.

OBRAS PARALISADAS

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, vem buscando tratativas no Ministério da Cidadania com o objetivo de obter repasses de recursos para o término da obra do Ginásio Poliesportivo coberto no bairro Parque Maíra. Na atual gestão, a evolução da obra de construção do ginásio chegou a 46,88%. A empresa que realiza a construção da obra não recebe recursos desde agosto de 2019. Até o momento, o Governo Federal realizou o pagamento de sete medições pela empresa que iniciou a obra (cujo contrato foi rescindido), e seis medições pela segunda empresa licitada para continuidade da construção, onde a 5ª medição foi paga parcialmente e a 6ª medição, que está em análise pela equipe técnica da mandatária – Caixa Econômica Federal está pendente por falta de recurso de repasse. O Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania e do Esporte, respondeu a Prefeitura Municipal de Pinheiral na última semana que o Ministério aguarda disponibilidade financeira para novos pagamentos da obra.

OBRAS EM PARAÍBA DO SUL

Foto: Divulgação


Em breve Paraíba do Sul terá uma maternidade com seis quartos individuais PPP – Pré Parto, Parto e Pós Parto, todos com banheiro e uma enfermaria com cinco leitos. A estrutura da obra do Governo Municipal está pronta para atender as futuras mamães no Hospital Nossa Senhora da Piedade.  Em fase final de acabamento, a maternidade ainda não está em funcionamento devido à prioridade do governo para com a Covid-19, que neste momento requer total atenção das autoridades.  Cinco incubadoras já foram adquiridas e a maternidade também irá contar com um lactário para o preparo de leite para os recém-nascidos que as mães não conseguem amamentar. O espaço, no pavimento superior do hospital, ainda tem uma sala de cuidados para os bebês, postinho de enfermagem e um consultório para atender as grávidas.

SAMU

A obra do local que abrigará o SAMU está sendo finalizada para receber sua base descentralizada, onde ficarão técnicos em enfermagem e condutores das ambulâncias.

UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDES

Três bairros serão beneficiados com novas UBSs. A construção da unidade do Parque Morone está pronta, recebendo os retoques finais e 40% da obra das unidades do centro da cidade e a da Ladeira do Curupaiti já foram executadas e tem previsão de finalização para o mês de setembro.

PREFEITURA INFORMA PORTAL ONLINE SOBRE INVESTIMENTOS

A Prefeitura de Volta Redonda disponibiliza em seu site o Portal da Transparência, que reúne todos os investimentos da cidade no combate à Covid-19, doença provocada pelo novo Coronavírus. A plataforma ‘VR contra o Corona’ foi elaborada pela equipe da prefeitura, sem gastos para os cofres do município, e contém ainda informações úteis para os cidadãos e para os órgãos fiscalizadores, tudo de forma acessível. O Portal da Transparência, disponível no endereço http://voltaredonda.rj.gov.br/vrcontraocorona, é dividido em cinco áreas com informações sobre todas as ações da administração municipal durante o combate à pandemia, além de números, índices, cadastros e documentos oficiais referentes ao período.

SITE

A primeira área é o painel com números oficiais sobre os casos de Covid-19 no município, que são atualizados diariamente. Neste painel também são exibidos gráficos com os índices dos eixos de monitoramento, como ocupação do Hospital de Campanha no Estádio Raulino de Oliveira (que possui 114 leitos de média complexidade), taxa de ocupação dos leitos/CTI, número de casos notificados, entre outros. Em seguida vem o banner para acesso à Página da Transparência, onde podem ser acompanhados os investimentos feitos no combate ao novo coronavírus. Neste espaço, estão descritas as verbas recebidas e os valores contratados. Os contratos estão disponíveis para consultas, incluindo os valores da estrutura do Hospital de Campanha.

OUTROS SERVIÇOS

Para os profissionais de saúde, o Portal da Transparência conta com um link para o cadastro de voluntários (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outras especialidades) que desejam atuar na Rede Municipal de Saúde e no Hospital de Campanha. O cadastro obedece à Lei Federal do Voluntariado, datada de 1998. Há ainda informações que combatem as fake news e também um link para cadastro no programa Cidade Solidária, que visa diminuir o impacto das restrições sociais por conta do combate ao novo coronavírus. Através do programa estão sendo distribuídas 23 mil cestas básicas para famílias com renda zero, adolescentes, idosos, gestantes e pessoas com deficiência (PCDs), critérios definidos pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac).

LABORATÓRIO DE ESCOLA

Foto: Divulgação/PMVR


Embora o país esteja passando por um momento de fragilidade, por conta da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Barra Mansa não tem poupado esforços para reverter a situação e oferecer melhores alternativas para garantir um regresso mais inovador e qualificado. Prova disso é o desempenho da Secretaria Municipal de Educação diante desta realidade. Apesar de não estarem funcionando, as escolas estão recebendo investimentos que visam fortalecer o conhecimento dos jovens matriculados na rede pública de ensino. Ontem, o Colégio Municipal Washington Luiz, em Saudade, foi a quinta escola a receber o Laboratório de Ciências. Em uma sala com aproximadamente 45 m², os estudantes do 6º ao 9º ano terão aulas e práticas laboratoriais, com o uso de equipamentos como: lupa, vidrarias, microscópio, reagentes, destiladores, esqueletos, estufas, entre outros. Nos próximos meses, outras 15 escolas receberão o espaço de conhecimento e prática.

SAAE PORTA A PORTA

Foto: Paulo Dimas/PMBM


O atendimento Itinerante Saae Porta a Porta está contribuindo para a resolução de pendências dos munícipes de Barra Mansa. Até ontem a ação aconteceu na antiga sede da autarquia, na Rua Bernardino Inácio Silva, número 37, ao lado dos Correios, a partir de quarta-feira (20) os atendimentos ocorrerão em frente à Rodoviária Municipal. O horário de funcionamento é de 8 às 16h30min. Em dois dias, a ação atendeu mais de 100 pessoas.

PROGRAMA

O programa promove todos os tipos de serviços feitos pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto: alteração da data de vencimento da conta, pedidos de ligação de água e esgoto, religação de água, acompanhamento de pedido de troca e instalação de hidrômetro, esclarecimentos de dúvidas, emissão de segunda via de contas, revisão e parcelamento de contas e alteração de economias de nome. O diretor executivo do Saae, Fanuel Fernando, ressaltou o sucesso da ação. “A iniciativa de inserir os serviços em uma região central facilitou a vida dos moradores. O Saae Porta a Porta ajuda as pessoas a sanarem demandas urgentes. A autarquia está à disposição do cidadão barra-mansense, sempre fornecendo um serviço de qualidade”, destacou Fanuel.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !