Notas & Notas – 20 de fevereiro de 2020

0

PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA EM RESENDE

Foto: Divulgação


Um episódio inusitado deu origem a uma campanha de preservação da memória de Resende nesta semana. Cerca de 10 álbuns de fotografia foram resgatados do lixo por um munícipe e foram entregues à Prefeitura de Resende no último dia 17. Com isso, a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, através do Arquivo Histórico de Resende, resolveu iniciar a campanha informativa para instruir a população sobre a preservação e a entrega de documentos, fotos e materiais de importância histórica para o município.

ACERVO COM FOTOS

De acordo com o presidente da Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan, o Arquivo Histórico de Resende possui um vasto acervo com fotos, documentos, periódicos e outros itens, que ajudam a contar a história da nossa cidade. Ele falou sobre o objetivo da campanha e a importância do que pode estar escondido, muitas vezes, em locais como os porões das próprias residências.

ARQUIVO HISTÓRICO DE RESENDE

O Arquivo Histórico de Resende funciona na sede da Casa da Cultura Macedo Miranda, na Rua Luiz da Rocha Miranda, 117, no Centro Histórico. Fotos, jornais, documentos, e outros materiais de cunho histórico podem ser doados de segunda a sexta, das 12 às 18 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 3354-6927. O Arquivo também pode digitalizar fotos e documentos que o morador de Resende não queira se desfazer.

DIA NACIONAL DE COMBATE AO ALCOOLISMO

Em Angra dos Reis, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS ad) realizou na manhã de terça-feira, dia 18, em sua sede, no Parque das Palmeiras, um evento para marcar o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo. O objetivo foi chamar a atenção e conscientizar o público sobre os perigos do consumo de bebidas alcoólicas. O evento contou com uma roda de conversa, na qual os participantes puderam tirar suas dúvidas e compartilhar suas experiências de vida. Para ajudar na conscientização, foram divulgados vídeos que abordavam o caminho que o álcool percorre pelo corpo e seus efeitos.

PONTOS DISCUTIDOS

Outro ponto discutido foi a importância da presença de familiares e amigos na vida dos dependentes. Ao perceber que o consumo de álcool está aumentando e que as relações profissionais e pessoais estão sendo prejudicadas, os mais próximos devem procurar ajuda em locais especializados no assunto. É importante destacar que o tratamento é contínuo e que todas as etapas do processo devem ser feitas da maneira correta.

SOBRE O CAPS

O CAPS ad fica na Rua Benedito Pereira Rocha, 363, no Parque das Palmeiras e funciona às segundas, terças, quintas e sextas, das 7 às 18 horas, e às quartas-feiras, das 7 às 12 horas. Os pacientes são atendidos mediante encaminhamento de outras unidades e também por demanda espontânea, sem a necessidade de agendamento. Mais informações pelo telefone (24) 3369-7707.

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

A Prefeitura de Volta Redonda, através do programa ‘Orgulho de Volta’, entregou nesta quarta-feira, dia 19, mais uma melhoria para a população. Por meio da Secretaria de Educação (SME), o Centro Municipal de Educação Infantil Oscar Rodrigues Cardoso, no bairro Vila Rica – Três Poços, passou por uma grande revitalização para atender seus mais de 270 alunos nas turmas de maternal. Foram investidos em pintura da unidade e na construção de uma escada de acesso ao segundo pavimento do centro.

CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Pinheiral por meio das secretarias municipais de Educação e Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com o Conselho Tutelar, realizaram na última terça-feira, dia 18, nas escolas da rede municipal uma campanha de conscientização e prevenção ao uso indevido de álcool e outras drogas por crianças e adolescentes focando no período de festividades do carnaval.  Durante o trabalho de conscientização aconteceu um bate-papo com os alunos do 6º ao 9º Ano, com fins pedagógicos e preventivos visando assegurar a integridade das crianças e adolescentes.

PONTO FACULTATIVO

A Prefeitura de Barra Mansa decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais na próxima segunda, dia 24 e quarta-feira, dia 26, retornando as atividades na quinta-feira, dia 27 às 8 horas. Foi estabelecido ainda que na sexta-feira, dia 21, véspera de carnaval, o expediente será até o meio-dia.

SERVIÇOS ESSENCIAIS

Os serviços essenciais como Hospital da Mulher, UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Guarda Municipal e coleta de lixo seguirão funcionando normalmente. A Defesa Civil atuará em regime de plantão e em casos de emergências as chamadas devem ser feitas pelo número 199. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) seguirá o mesmo padrão e atenderá através do telefone 135 ou 3512-4333.

REDE DE SAÚDE INFORMATIZADA

Foto: Divulgação/PMPS


Um total de 27 notebooks, 70 computadores e 25 impressoras estão sendo entregues às Unidades Básicas de Saúde de Paraíba do Sul, com o objetivo de ampliar a qualidade no atendimento à população. A Estratégia e-SUS AB foi definida pelo Departamento de Atenção Básica (DAB) do Ministério da Saúde para reestruturar as informações da atenção primária em abrangência nacional. O investimento realizado por meio de emenda parlamentar às equipes de saúde da família do município, leva o nome de ‘InformatizAPS’ e tem sido fundamental no processo de fazer saúde de qualidade, possibilitando a ligação de informações entre um território e outro, trazendo mais coesão nos dados no ato de tratamentos e atendimentos fora município.

PEC E-SUS AB

O sistema PEC e-SUS AB que está sendo implantado nas unidades, visa à gestão do cadastro dos indivíduos no território, a organização da agenda dos profissionais da AB, realização do acolhimento à demanda espontânea, atendimento individual e o registro de atividades coletivas. O Prefeito Doutor Alessandro ressaltou que o plano é informatizar toda a rede de saúde do município. “Além da informatização, todas as unidades básicas de saúde serão reformadas, mais seis unidade serão entregues, como a maternidade, a construção do CTI e outras ações.”.

ESCOLA DE GOVERNO E GESTÃO

A Escola de Governo e Gestão (EGG) de Volta Redonda inicia o ano letivo nesta quinta-feira, dia 20, às 10 horas, na sede da unidade, no bairro Siderópolis. O tema abordado será ‘Desafio da Lei de Proteção de Dados Pessoais na Administração Pública’ (Lei 13.709/2018), que entrará em vigor em agosto de 2020. Para abrir o ano, foi convidado como palestrante o advogado Jerônimo Santos Lima, especializado em govtech – infraestrutura de tecnologia e soluções inovadoras que os departamentos do governo usam para o trabalho interno ou para fornecer serviços aos cidadãos.

ESQUEMA ESPECIAL DE SEGURANÇA

Na manhã de quarta-feira, dia 19, representantes da Guarda Municipal de Barra Mansa, Bombeiros e a polícias Civil e Militar se reuniram na Secretaria Municipal de Ordem Pública, para definir o esquema de segurança durante os quatro dias de carnaval no município. Cerca de 50 homens farão os serviços de atendimento e proteção ao público no Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco, na Beira Rio. Nos bairros, os foliões também contarão com o resguardo dos agentes.

CONCENTRAÇÃO DE FOLIÕES

A Rua Presidente Getúlio Vargas, no Centro, será um dos locais com maior concentração de foliões, por conta do Calçadão Dama do Samba. A partir das 7 horas desta sexta-feira, dia 21, a via será fechada para trânsito de veículos, na altura da Rua José Cardoso Guimarães Cotia. O trânsito será normalizado na quarta-feira de cinzas, 26. Os blocos de rua contarão com apoio da Guarda Municipal, que fará o desvio e o monitoramento do trânsito.

FUTEBOL E LAZER NO JARDIM ALEGRIA

Foto: Divulgação/PMR


Fim de semana de muita descontração e futebol na recentemente inaugurada Praça Esportiva Inácia Aparecida Ferreira de Oliveira, localizada no bairro Jardim Alegria, em Resende. O espaço se transformou em uma grande opção de lazer para as famílias daquela região, sendo dotado de parquinho infantil, mesa de ping pong e quiosque com churrasqueira. Além o campo de futebol, a Praça ganhou vestiário, além de um alambrado no entorno do campo de futebol. Ela foi construída através de indicações e emendas do vereador Luís Henrique Sene de Brito Guimarães, o Hick Sene (PSD), que esteve presente na final do campeonato de futebol entre atletas da comunidade.

ANIVERSÁRIO DE PARATY

Para comemorar os 353 do município, a Prefeitura de Paraty promove uma comemoração popular com shows, missa, onde será celebrada a emancipação da cidade e, ainda um bolo. Na quinta-feira, dia 27, haverá show com a cantora Cassinane e, na sexta-feira, dia 28, o show será com o cantor Zé Ramalho. A entrada é franca.

QUALIDADE DA ÁGUA

As concessionárias de serviços de distribuição canalizada de água potável do Estado do Rio terão que publicar mais informações sobre a qualidade da água oferecida à população. A determinação é do projeto de lei 1.840/2020, dos deputados Jorge Felippe Neto (PSD), André Ceciliano (PT) e Carlo Caiado (DEM), que a Alerj aprovou em discussão única na terça-feira. O texto seguirá para o governador Wilson Witzel, que tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar.

ANTECIPAÇÃO SALARIAL

Os servidores ativos, aposentados e pensionistas da Prefeitura de Angra de Angra dos reis passarão o carnaval com seu salário de fevereiro na conta. O prefeito Fernando Jordão anunciou, nesta quarta-feira, dia 19, que o pagamento referente ao mês estará disponível na sexta-feira, dia 21.

MANDADO DE PRISÃO

A Polícia Militar prendeu na quarta-feira, dia 19, no bairro Vila Brasília, em Volta Redonda, um jovem que possuía um mandado de prisão em seu desfavor – por motivo não informado até o fechamento desta edição. Ele foi encontrado na Rua do Mutirão e encaminhado para a 93ª Delegacia de Polícia (DP), onde serão tomadas as devidas providências para o cumprimento da pena.

CIRCUITO REIS MAGOS – 1ª ETAPA

A 1ª Etapa do Circuito Reis Magos de Corrida de Rua, será realizada no dia 8 de março, na Avenida Ayrton Senna, Praia do Anil, Angra dos Reis. Essa é a primeira de três etapas deste que é o mais belo circuito de corrida da região. Para mais informações os interessados podem acessar o site www.ticketagora.com.br.

Um Fato na foto

Comando do 37º BPM se reúne com gerentes de bancos

Foto: Divulgação/37º BPM

A comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Resende, a tenente coronel Luciana Oliveira, esteve reunida com representantes e gerentes de agências bancárias dos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, que compõem a Região das Agulhas Negras. Durante o encontro que aconteceu na quarta-feira, dia 19, na sede do batalhão, no bairro Campo de Aviação, foram tratados assuntos inerentes a segurança dos estabelecimentos financeiros. De acordo com Luciana Oliveira, o objetivo do encontro foi orientar os representantes das agências bancárias sobre medidas preventivas quanto ao procedimento em caso de ocorrências nas agências. “Além disso, também aproveitamos para estreitar os laços para que os representantes bancários possam ter um canal de comunicação ampliado com a Polícia Militar”, concluiu a comandante.

 

error: Conteúdo protegido !