Notas & Notas – 20 de fevereiro de 2019

0

PAGAMENTO IPVA

O vencimento da segunda parcela do IPVA 2019 dos veículos com final de placa zero acontece hoje, dia 20. A Guia de Regularização de Débitos (GRD) pode ser retirada nos sites do Banco Bradesco (www.bradesco.com.br) ou da Secretaria de Estado de Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br). O pagamento pode ser realizado em qualquer agência bancária. O prazo para o pagamento da segunda parcela do IPVA vai até o dia 8 de março, quando o imposto vence para os veículos com placa terminada em 9.

NOVA SECRETARIA

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, nomeou na tarde de ontem, como secretário da nova Secretaria de Projetos Especiais e Convênios, o contador e professor Carlos Rosa. Ele deixou o comando da Controladoria Geral do Município (CGM). Em seu lugar assume o advogado e também professor, Lúcio Claudio Graziadio Fernandes.

CAPSI PROMOVERÁ BLOCO DE CARNAVAL

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSI) da Prefeitura de Angra dos Reis vai entrar no clima de folia e realizará, no próximo dia 27, um Bloco de Carnaval, com a participação de seus usuários e familiares. A atividade vai acontecer na Rua Sílvio de Castro Galindo, nº 2, no Balneário, das 14 às 17 horas. A expectativa é de que mais de 100 pessoas participem da festa, que contará com diversas atividades como confecção de cartazes e pintura de rosto.

SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS

A Secretaria de Meio Ambiente de Volta Redonda está selecionando profissionais das áreas de Direito, Biologia (com ênfase em Botânica), Arquitetura, Geoprocessamento, Comunicação e Marketing, Técnico em Agropecuária ou Técnico em Meio Ambiente, Pedreiro. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Maurício Ruiz, os profissionais serão selecionados conforme a necessidade da secretaria, sem número de vagas definidas. O secretário destacou ainda que os profissionais não serão admitidos para estágio curricular, e sim para jornadas de 40 horas semanais. Os interessados devem encaminhar o currículo [email protected] até hoje, dia 20.

FGB SELECIONA INSTRUTORES

A Fundação Beatriz Gama (FBG) seleciona instrutores para os cursos profissionalizantes, oficinas e atividades socioeducativas. As vagas são para as modalidades informática básica, cabeleireiro, barbeiro, depilação, manicure, organização de eventos, mecânica de motos, mecânica de automóveis, elétrica predial, lanternagem e pintura de automóveis, dança, música, tênis e equitação. Os interessados podem apresentar os currículos até o próximo dia 28 de fevereiro, na sede da fundação, que fica na Avenida Engenheiro Francisco Sabóia Barbosa Filho, nº 3000, bairro Retiro, das 8 às 17 horas, com horário de almoço entre 12 e 13 horas.

QUALIFICAÇÃO

Os candidatos devem ter ensino médio completo – exceto para equitação, que exige nível superior, formação com certificado, certidões negativas da prefeitura, estado e União e inscrição no Programa de Integração Social (PIS) ou Número de Identificação do Trabalhador (NIT). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (24) 3341-4920 ramais 243 ou 233.

MELHORIA NAS FAIXAS DE SINALIZAÇÃO

Foto: Chico de Assis/PMBM


A Secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa está realizando os serviços de pintura e reforço das faixas de trânsito no município. Diversos bairros já estão com a sinalização viária vertical e horizontal concluída. O objetivo do procedimento é melhorar as condições de orientação de motoristas e pedestres e, assim, garantir a segurança e a boa fluidez do tráfego na cidade. A proposta da Pasta é que esse trabalho seja efetuado em todos os bairros do município. Os bairros que já foram contemplados completamente são: Roselândia, Nova Esperança, Jardim Primavera, São Luis, São Judas Tadeu, Nove de Abril, Boa Vista I, II e III, Goiabal, Santa Clara. Já o Centro está em fase de finalização. As escolas também receberam o reforço nas pinturas.

RECUPERANDO AMBULÂNCIA

A Prefeitura Municipal de Pinheiral, através da Secretaria Municipal de Saúde, recuperou mais um veículo que já está à disposição da população. O veículo ‘Citroen Jumper’ foi um dos veículos encontrados danificados estacionados no pátio do Hospital Municipal no início do governo do prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa. A ambulância foi recuperada com recursos próprios da Secretaria de Saúde e recebeu a manutenção de uma série de itens como bomba injetora, alternador, amortecedores, disco de freio, eletro ventilador, motor de partida e outros. Desde o início da atual gestão em 2017, cerca de dez veículos já foram recuperados na Secretaria Municipal de Saúde.

PROCESSO PARA FISCALIZAR ACESSO ÀS PRAIS DE ANGRA E PARATY

Em janeiro deste ano, o Ministério Público Federal (MPF), através do procurador da República Igor Miranda da Silva, instaurou procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar o cumprimento de todos os Termos de Ajuste de Conduta (TACs) referentes ao Projeto Praias Livres em Angra dos Reis. O projeto do MPF procura concretizar o acesso público às praias do litoral de Angra dos Reis e Paraty (RJ). Para tanto, conta com o apoio do controle social e comunicação, nos canais oficiais do órgão, na hipótese de restrição.

TACS COM CONDOMÍNIOS

O projeto envolve, inicialmente, a realização de termos de ajustamento de conduta – TACs – com os condomínios e os municípios para que a irregularidade seja interrompida e a praia aberta ao público. Atualmente, assinaram TACs os condomínios Fazenda Mombaça, Ponta da Mombaça, Virada do Leste I e Península Bracuhy I, II e III, bem como a Prefeitura de Angra dos Reis, mediante a Secretaria do Meio Ambiente. Entre as determinações estão à disponibilização de servidão pública, no prazo máximo de 90 dias, com manutenção regular e que garanta a acessibilidade de pessoas comuns, e a instalação de placas indicativas de acesso público à praia no prazo máximo de 30 dias.

CONTINUANDO COM SERVIÇO DE OBSTETRÍCIA

Foto: Wagner Gusmão


A Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (Feam), que administra o Hospital de Praia Brava, afirmou aos representantes da Prefeitura de Angra dos Reis, da Câmara Municipal e do Conselho Municipal de Saúde que não vai interromper o serviço de emergência da obstetrícia, como havia anunciado anteriormente. A decisão foi comunicada durante uma reunião ocorrida no final da tarde de segunda-feira, marcada pelo prefeito Fernando Jordão diretamente com o presidente da Eletronuclear, Leonan Guimarães.

PROFISSIONAIS REDUZIDOS

O que vai acontecer, de acordo com o diretor superintendente da Feam, Waldyr Laguna, é que a quantidade de profissionais que trabalham nessa área será reduzida e os médicos vão trabalhar no sistema de sobreaviso. Outra mudança é que os partos programados serão direcionados para a Santa Casa, no Centro de Angra, unidade de saúde referência nas áreas materno-infantil.

A TODO VAPOR

As obras de reforma e revitalização do Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, localizado no bairro Jardim Jalisco, em Resende seguem a todo vapor. As intervenções já chegaram à ala pediátrica do Hospital da Criança, como é conhecida, e grande parte do novo piso já foi instalado. Além disso, as equipes da prefeitura já levantaram as paredes da nova farmácia 24 horas da unidade, que ficará anexa a recepção da unidade hospitalar. As intervenções começaram pela troca do piso da ala pediátrica, conhecida como Hospital da Criança, e vão seguir pelos corredores, pronto atendimento, farmácia, consultórios e recepção. A direção do hospital destaca que além do piso, outras reformas serão realizadas, como pintura, troca de portas, reforma das salas vermelha e amarela, e muitas outras medidas.

PRIMEIRA REFORMA

De acordo com o prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas), desde sua fundação, a unidade nunca passou por este tipo de intervenção. Ele destaca que o piso que existe atualmente nas dependências do Hospital é muito antigo e viola algumas condições de higiene propostas pela Vigilância Sanitária.

HORÁRIO INTEGRAL UM DIA DA SEMANA

Com o objetivo de reforçar o aprendizado dos alunos da Rede Municipal de Porto Real que estão cursando o Ensino Fundamental (5° e 9º anos), a Secretaria de Educação, Cultura e Turismo oferecerá um curso preparatório, que será ministrado por profissionais especializados da rede. A iniciativa faz parte do ‘Programa Daqui pra Frente’, desenvolvido pela prefeitura, que estimula à capacitação para uma vida produtiva. Com o curso preparatório, uma vez por semana, os alunos terão aula em período integral em sete unidades de ensino. O conteúdo oferecido no curso prevê noções e orientações para uma vida profissional, reforço de aprendizado entre outras atividades.

REUNIÃO

O prefeito Ailton Marques (PDT) participou da reunião de pais realizada na terça-feira, dia 19, na Escola Municipal Cruz e Souza, para apresentar a iniciativa, o curso do Programa Daqui pra Frente será um grande reforço para os alunos. As aulas acontecerão, inicialmente, nas Escolas Municipais (E. M.) Sebastião Barbosa de Almeida; Marina Graciani Fontanezzi; Cruz e Souza; José Ferreira da Silva; Profª Eliana Provazi; Ciep 487 Brizolão Oswaldo Luiz Gomes; e Maria Hortência Nogueira. Os alunos terão aulas de Matemática, de Língua Portuguesa e de Educação Física, além de informações úteis para realização de provas externas.

CONCURSO DE MARCHINHAS DE CARNAVAL

Os interessados em participar do Concurso de Marchinhas de Porto Real podem se inscrever até nesta quarta-feira, dia 20. O concurso, cujo tema é ‘Porto Real’, é voltado para moradores do município com idade mínima de 16 anos. As inscrições são gratuitas e para participar haverá duas formas. A primeira é ir pessoalmente ao Departamento de Cultura, situado à Casa do Imigrante, na Avenida Dom Pedro II, s/nº – Horto Municipal – Jardim Real, no horário das 8 às 16h30min. Outra opção é através da internet com envio do material relacionado no regulamento para o e-mail: [email protected]

AÇÕES DE PREVENÇÃO CONTRA DENGUE

Foto: Divulgação


Seguem nesta quarta-feira, dia 20, as atividades de prevenção contra a dengue, promovidas nas da rede municipal de Quatis através do Programa Saúde na Escola. O Programa Saúde na Escola é realizado conjuntamente entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Educação do Município. As atividades fazem parte da Campanha de Enfrentamento de Arboviroses no estado do Rio de Janeiro, cujas ações foram recomendadas pelo Ministério da Saúde nas unidades de ensino do país. A campanha será realizada nas escolas municipais Henry Nestlé, no São Benedito, Julieta Sampaio, Pessoa de Barros, ambas no Centro, Carlos Campos de Faria, em Falcão, Anésia Alves de Oliveira, em São Joaquim, Benta Pereira, Joaquim Leite e Irmã Elizabete Alves, comunidade quilombola de Santana.

TRÁFICO NO PURYS

Uma ação em combate a criminosos foi realizada no final da tarde de segunda-feira, dia 18, no bairro Purys, em Três Rios. Marginais da localidade foram flagrados realizando tráfico de drogas e confrontaram com a PM. Um deles foi detido e outros quatro fugiram. Drogas e um rádio comunicador foram apreendidos na ação. Nenhum policial foi ferido.

PARCERIA NO FUTSAL

A diretoria de Esportes do Ilha Clube, Barra Mansa, comunicou que fechou parceria com o Esporte Clube Rio São Paulo e que, a partir de agora todas as equipes de futsal do clube passarão a ser representadas nas competições como Ilha Clube/EC Rio São Paulo. Com a parceria, as categoria Sub-09, Sub-11 e Sub-13 participarão do Campeonato Carioca de Futsal de 2019, promovido pela Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro (FFSERJ), neste primeiro semestre, com início previsto para o próximo mês.
Um Fato na Foto
O ‘dono’ do pedaço

Foto: André Matheus

Nos dias mais quentes, cenas como essa, captada pelo repórter do A VOZ DA CIDADE, André Matheus, tornou-se comum no comércio de Barra Mansa, principalmente, nas lojas que existem ar-condicionado. O cão da foto estava totalmente à vontade na entrada de uma farmácia localizada na Avenida Joaquim Leite, no Centro, aproveitando o ar fresco, já que pela manhã, os termômetros já estavam marcando uma temperatura acima dos 35º e cão estava lá se refrescando e sendo respeitado pelo ser humano, que para entrar na farmácia, cuidadosamente desviava do animal.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !