Notas & Notas – 20 de agosto de 2018

0

 

CAMPANHA DA PÓLIO E SARAMPO 

Em Volta Redonda o Dia D de vacinação contra Pólio e Sarampo, sábado, dia 18, foi satisfatório de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Cerca de 1,5 mil e cinquenta crianças foram vacinadas nas 44 Unidades Básicas de Saúde da Família do município, que estiveram abertas para receber a população, exclusivamente para a aplicação das vacinas. Foram aplicadas cerca de três mil doses da vacina contra poliomielite e contra o sarampo. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, a adesão foi considerada positiva. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da secretaria, Milene Paula de Souza, a meta de Volta Redonda é vacinar 13,3 mil crianças. Este número é 95% do público alvo do município, calculado em 14 mil crianças.

ATÉ O DIA 31

A campanha para ampliação da cobertura vacinal vai até o dia 31 de agosto, mas essas vacinas são oferecidas na rede pública de saúde pelo Programa Nacional de Imunizações durante todo o ano e estão disponíveis nas unidades de saúde de Volta Redonda. Para atrair ainda mais crianças aos postos de vacinação, foi fechada uma parceria com o Rotary Club. A entidade esteve em três unidades de saúde no Dia D de Vacinação.

FESTIVAL DE DANÇA NO GINÁSIO DO SIDERLÂNDIA 

A secretaria de Esporte e Lazer de Volta Redonda realizou sábado, dia 18, um festival de Dança no Ginásio do Siderlândia. O evento contou com apresentações dos alunos do projeto ‘Crescer em Movimento’, da SMEL e teve como objetivo incentivar a dança como forma de lazer e inclusão. As aulas acontecem nos Ginásios Poliesportivos do município com atividades para crianças, adolescentes e melhor idade. O evento contou com 300 bailarinos e 16 coreógrafos que são professores da Smel e trabalham nos Núcleos. As apresentações das crianças foram de ballet, jazz, hip hop e dança de salão.

PARTICIPAÇÃO NO EVENTO 

Segundo a diretora do Departamento de Lazer e Fomento ao Exercício, Evelini Patrícia Reis, 29 núcleos estavam participando do evento. Entre eles dos ginásios da 249, Santa Cruz, Retiro, Três Poços, Santo Agostinho, Açude, Vila Rica/Tiradentes, Siderlândia, Aterrado, Açude, Ilha São João, entre outros.

CAPACITAÇÃO DE BOMBEIROS

A coordenadoria de Defesa Civil de Volta Redonda realizou sexta-feira, dia 17, uma capacitação de 40 bombeiros civis do município, no auditório da corporação. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Leandro Rezende, o trabalho é muito importante. “É mais um trabalho onde levamos o conhecimento de proteção e defesa civil para os profissionais que atuarão como bombeiros civis na região, que tem como premissa a prevenção e combate a incêndio. Esses profissionais poderão ser muito úteis no trabalho de prevenção, auxiliando a Defesa Civil como voluntários”, contou o coordenador.

NA ZONA OESTE

Após uma reunião com músicos e líderes de Santa Cruz, sexta-feira, 17, o candidato a deputado estadual Essiomar Gomes seguiu para o município de Campo Grande, onde o aguardavam cerca de 20 líderes da região Oeste do Rio. A reunião foi articulada pelo amigo Munir, um dos coordenadores de campanha de Essiomar, naquela região. “O desafio está lançado e nós trabalhamos para apresentar aos eleitores uma política comprometida com o povo do Rio”, disse Essiomar na ocasião.

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL

A Prefeitura, através do Programa Comunidades de Angra (PCA), via Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade e Secretaria Executiva de Meio Ambiente, realizará entre os dias 27 e 29 de agosto, reuniões para a apresentação do diagnóstico ambiental do município. A ação tem o objetivo de informar a população sobre a elaboração do plano de manejo das áreas de proteção paisagísticas, visando a ampliação da participação das comunidades. A primeira reunião acontecerá no dia 27 (segunda-feira), às 19 horas, na Escola Municipal Antônio Joaquim de Oliveira, na Sapinhatuba I. O segundo encontro acontece no dia 28 (terça), também às 19 horas, no Centro de Inteligência e Cidadania, no Monte Castelo. E, no dia 29 (quarta), será a vez da Escola Municipal Zita de Oliveira Soares, na Sapinhatuba III, receber a reunião.

TROTE SOLIDÁRIO

A coordenadoria da Juventude de Volta Redonda vai promover hoje o segundo trote solidário para ampliar doação do banco de sangue do município. No início do ano, o projeto ‘Universitário Sangue Bom’ mobilizou cerca de 156 universitários, para a segunda doação foi ampliado os parceiros, se juntando ao projeto coletivos, atléticas e centros acadêmicos. De acordo com o coordenador da Juventude, Luciano Campos, a parceria começou com alguns coletivos universitários que já faziam ações solidárias. “É muito importante envolver e unir os jovens universitários da nossa cidade, principalmente em ações voluntárias de ajuda ao próximo, e nossas ações e projetos da política publica para a juventude, vem trazendo esse sentido, colocar os jovens na elaboração e construção de uma sociedade melhor”, contou Luciano.

IMPORTÂNCIA 

Segundo a coordenadora do Banco de Sangue de Volta Redonda, Cristina Guimarães, com o avanço dos tratamentos de saúde o sangue passou a fazer parte do tratamento de diversas doenças e a campanha ‘Universitário Sangue Bom’ contribui muito para manter os estoques adequados do Banco de Sangue. “A demanda é cada vez crescente. Sendo de extrema importância desenvolver ações que conscientizem as pessoas quanto a necessidade da doação de sangue. Sangue não se fabrica. Precisamos de doadores”, disse.

PROJETO PREMIADO 

A Escola Municipal Miguel Barbosa Junior, localizada na área rural de Pinheiral, realizou na última semana uma apresentação cultural e uma exposição de trabalhos para mostrar para a comunidade a continuidade do projeto de Educação Ambiental da escola que foi premiado pelo programa “+ Educação + Ambiente + Saúde”, da Prefeitura Municipal de Pinheiral, em parceria com a Funasa. O projeto realizado pelas professoras Kátia Yamada, Daiane Marques e pela diretora Joelma Avernaz tem como metodologia a sensibilização através da leitura e interpretação do livro “Sete Camundongos Cegos”. Segundo a direção da escola foram trabalhadas as indagações que surgiram sobre as doenças causadas pelo descarte indevido dos lixos. Em outra etapa com as turmas foram trabalhados vídeos, imagens, músicas, roda de conversas, confecções de cartazes e folhetos, a criação de lixeiras exemplificando a coleta seletiva e ainda com pesquisas com os pais e reciclagem de papel com as sobras da unidade escolar.

RECURSOS DO FINAD

Sete entidades das Organizações da Sociedade Civil que prestam serviços para crianças e adolescentes em Volta Redonda receberam mais de R$ 514 mil de verba destinada pela prefeitura, através do Fundo para Infância e Adolescência (Finad). Para serem contempladas com o montante, as entidades tiveram que apresentar projetos para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que fez a análise e aprovou as propostas. Antes foi realizada pelo CMDC uma capacitação para as instituições, de acordo com novo Marco Regulatório do terceiro setor regulamentado no ano de 2017.  O prefeito Samuca Silva, garantiu que as verbas destinadas às entidades mostram todo o comprometimento da gestão com as crianças e adolescentes do município.

BENEFICIADAS 

As organizações que foram beneficiadas: Lar e Escola Recanto das Crianças, Centro Musical de Volta Redonda, Lar Espírita Irmã Zilá,  Associação Beneficente Evangélica de Volta Redonda, Casa da Criança e do Adolescente,  Instituto de Desenvolvimento, Estudos, Ações e Implementações – IDEAIS e o Instituto DAGAZ.

VAGAS DE EMPREGO

O Núcleo de Emprego e Qualificação de Itatiaia (NEQ) está com vagas abertas para homens nas funções de recepcionista de hotel e balconista de loja de material de construção. Para se candidatar a vaga é necessário que o interessado tenha concluído o ensino médio e tenha experiência na função. Os currículos podem ser entregues das 8 às 12 horas e das 13h30min às 17 horas, na sede do Núcleo, ou podem ser enviados para o e-mail [email protected]. Nesse caso, é importante que o candidato coloque como assunto a vaga de interesse para facilitar que o currículo seja identificado mais rapidamente. O NEQ fica na Avenida dos Expedicionários, nº 575, Centro. Mais informações pelo telefone (24) 3352-6703. As vagas são para recepcionista de hotel, balconista de loja de material de construção. Em ambos os casos é preciso que o candidato seja homem.

ENCONTRO DE MULHERES

A ACIAP BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa) realizou na última semana mais uma edição do ‘Encontro de Mulheres’. Em parceria com o Sebrae RJ, a reunião mensal teve o objetivo de fortalecer as lideranças femininas que atuam em diversos setores da economia barramansense.

UM FATO NA FOTO 

MALANDRO É MALANDRO, E MANÉ…

Alguns motoristas que passam pela Ponte Alta, em Volta Redonda, sentido Barra Mansa, costumam utilizar de uma via expressa para cortar o caminho principal do bairro, onde o trânsito a qualquer hora do dia é intenso. Porém, muitos estão aproveitando do recurso para fazer o que não deve. Para sair do trânsito, alguns motoristas estão aproveitando uma passagem de um estabelecimento para cortar caminho, fazendo um retorno para pegar a ponte que leva até a Beira Rio. Entretanto, o ato de esperteza tem prejudicado o caminho de quem vem de Barra Mansa, já que quem sai do estabelecimento, sem ao menos ter utilizado do serviço, ou fica pedindo a vez, ou se joga na frente dos outros veículos. Além disso, coloca em risco a vida de quem está trabalhando no local. A imagem é da repórter do A VOZ DA CIDADE, Mônica Vieira.

 

 

Deixe um Comentário