Notas & Notas – 2 de setembro de 2020

0

PROJETO TEATRO A BORDO

O projeto Teatro a Bordo, apresentado pelo Ministério da Cidadania e Instituto CCR, no trecho da Concessionária CCR NovaDutra, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, reuniu mais de 150 artistas locais e população nos encontros on-line realizados em Lorena (SP), Itatiaia (RJ) e Nova Iguaçu (RJ). Durante as atividades, foram realizadas oficinas de contação de histórias por videoconferências.

DOIS FERIDOS EM ACIDENTE

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente de trânsito registrado na manhã de ontem, dia 1º, no bairro Jardim Cidade do Aço, em Volta Redonda. Conforme foi informado pelo Corpo de Bombeiros, dois homens ficaram feridos depois que uma motocicleta e carro colidiram na Avenida Beira Rio. As vítimas foram socorridas e levadas para o Hospital São João Batista (HSJB). Até o fechamento desta edição não havia informações sobre o estado de saúde delas.

CONVENÇÃO DO REPUBLICANOS

Está marcada para o próximo sábado, dia 5, às 9 horas, na Câmara de Vereadores de Volta Redonda, a convenção do Partido Republicanos. Na ocasião serão homologados os nomes dos candidatos a vereador e também do atual pré-candidato a prefeito, Hermiton Moura. O nome do vice da chapa ainda não foi escolhido.

REFORÇO NA SINALIZAÇÃO VIÁRIA

Em continuidade ao trabalho de pintura da sinalização horizontal em vias da cidade, a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), está concluindo, nessa semana, os trabalhos no bairro Santa Cruz. As equipes estão recuperando e reforçando a sinalização em cerca de dois quilômetros de vias do bairro. De acordo com a STMU, o trabalho é realizado no período noturno, para evitar impacto no trânsito da região.

CADASTRO FAZEDORES DE CULTURA É REABERTO

O cadastro Fazedores de Cultura, destinado a grupos, instituições e profissionais de arte e cultura de Angra dos Reis, foi reaberto ontem, dia 1°. Neste momento, o intuito é oferecer àqueles que ainda não fizeram inscrição à possibilidade de obter o cadastro, podendo participar do edital referente à lei que fornece apoio aos artistas durante a pandemia de coronavírus.

INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser efetuadas gratuitamente, pelo site angra.rj.gov.br/fazedoresdecultura. A Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020, carinhosamente denominada Lei Aldir Blanc, foi criada com o intuito de promover ações para garantir apoio emergencial para trabalhadores da Cultura e manutenção dos espaços culturais brasileiros em tempos de pandemia da Covid‐19.

SOBRE O CADASTRO

Angra dos Reis abriu o cadastro Fazedores de Cultura em 2017. No início de agosto deste ano foi preciso fechar a solicitação do cadastro devido à necessidade de identificar a abrangência municipal do documento, assim como para saber a estimativa do volume de ações a serem contempladas via edital de verba destinada ao Fundo Municipal de Cultura, por meio da Lei de Emergência Cultural – Aldir Blanc. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones de plantão da Secretaria de Cultura: (24) 3365-7221.

CAMPANHA DE AGASALHOS

No período de julho a agosto, o Sider Shopping, realizou sua Campanha do Agasalho, cujos itens arrecadados foram entregues na última sexta-feira, ao Lar dos Velhinhos em Volta Redonda. A campanha do shopping contou com a solidariedade de seus clientes para arrecadar agasalhos, cobertores, sapatos e meias, além de outros itens em bom estado, para aquecer o inverno de algumas pessoas.

AGRADECENDO A AJUDA

Para a coordenadora de marketing do Sider Shopping, Patrícia Macedo, a campanha foi mais uma ação promovida pelo Sider e apoiada pela população da região Sul Fluminense. “Temos muito a agradecer aos nossos clientes, que estão sempre apoiando as nossas ideias e colaborando com nossas ações. Diante da atual situação que estamos vivendo em nosso país, muitas instituições, abrigos e nossa população está precisando de muita ajuda e com urgência. Por isso, hora de darmos as mãos e ajudarmos a quem precisa”, explicou ela.

RETORNANDO À NATUREZA

Foto: Felipe Carvalho/PMVR


A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), fez apreensão de pássaro silvestre mantido em cativeiro durante fiscalização de denúncia na Rua Pedro Elias de Moura, no bairro Açude. Agentes da Guarda Ambiental verificaram a presença de dois pássaros da espécie Saltator similis, conhecido popularmente como trinca-ferro, na casa. Um possuía anilha indicativa de registro pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea) ou Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o outro foi apreendido por não ter esta identificação.

APURANDO TODAS AS DENÚNCIAS

O secretário interino de Meio Ambiente de Volta Redonda, Marcus Vinícius Convençal, lembrou que a equipe da secretaria faz a apuração de todas as denúncias da população encaminhadas pelo FiscalizaVR e conta com a presença da Guarda Ambiental para suporte a ações como apreensões e translado de animais. “O Trinca-ferro apreendido na tarde de segunda-feira, dia 31, foi imediatamente para o Zoológico Municipal onde passou pela equipe de biólogos e veterinários para avaliação da possibilidade de retornar à natureza. Neste caso, o pássaro foi solto na manhã desta terça-feira, dia 1º, em área verde pública do município”, contou.

ABRIGO

Ele explicou ainda que “quando não é possível a reinserção na natureza, esses animais são encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no município de Seropédica”, contou o secretário.

FEVRE LIGADA NO ENEM

Foto: Divulgação/PMVR


Em mais uma ação do projeto ‘Fevre ligada no Enem’, os alunos que estão se preparando para o exame terão uma nova live. Dessa vez, eles poderão tirar as suas dúvidas com a pedagoga e professora de Letras, Patrícia Angélica Costa Alves, que vai dar dicas sobre interpretação de textos e dos enunciados de questões das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos anteriores e dos principais vestibulares do país. Quase quatro mil alunos já participaram do projeto, que vem promovendo conhecimento de forma online em função da pandemia.

PRÓXIMAS AULAS

No dia 8, às 15 horas, a professora Joan Myrrha Alves vai falar sobre Função Afim. Já no dia 16, às 14 horas, será a vez dos alunos tirarem as dúvidas de conteúdos de química que mais caem no Enem, com a professora Samantha Ramos Bonano. A Fevre convidou professores renomados para interagir e, em função da pandemia, os encontros acontecem em formato de transmissão ao vivo na página da fundação no Facebook, com duração de 50 minutos. As datas das transmissões serão divulgadas na página da Fevre com antecedência, visto que acontecerão de acordo com a disponibilidade dos professores. O projeto acontecerá até o mês de novembro.

NOVIDADE NO ATENDIMENTO DO DETRAN

O Detran.RJ continua buscando medidas para atender melhor a população nesse período de pandemia. Por isso, os proprietários de veículos que estiverem com o licenciamento em atraso e quiserem regularizar a situação não precisam mais fazer agendamento. Para providenciar a regularização, basta o proprietário quitar as taxas (GRT + DPVAT) dos anos em débito e de 2020 para buscar o licenciamento nas unidades do Detran. O novo mecanismo atenderá 700 pessoas/dia nos 35 postos que estão abertos no momento.

USO DO APLICATIVO

A exceção é para quem já está com o CRLV digital disponível e precisa apenas baixar o documento pelo aplicativo do SERPRO Carteira Digital de Trânsito. Portanto, antes de ir ao posto o proprietário deve verificar no site do Detran a situação do seu CRLV digital.

CRLV DIGITAL

A direção do órgão lembra que já está disponível o CRLV em versão digital. O documento pode ser baixado em aparelhos celulares ou tablets, é válido em todo o território nacional, substituiu completamente o documento obtido no Detran e pode ser utilizado por até 5 pessoas diferentes. O passo a passo está disponível no site www.detran.rj.gov.br e no link https://youtu.be/qXAS5N1KtQg. Orientamos a busca pelos serviços nas unidades do Detran somente quando não houver alternativas.

VISTORIA

Como informado acima, devido à pandemia do Coronavírus, está suspensa a exigência de vistoria para o licenciamento anual 2020 dos veículos de carga, de transporte coletivo de passageiros, transporte escolar, e veículos rodoviários de passageiros. Dessa forma, nenhum veículo do Estado do Rio de Janeiro este ano está realizando vistoria para o serviço de licenciamento anual. Continuam realizando vistoria somente os serviços de segunda via do CRV (Certificado de Registro do Veículo) e Trocas de Propriedade, transferências de jurisdição (mudança no registro do estado) e de município.

MULTAS APLICADAS

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) vem intensificando as fiscalizações em todo o estado. O objetivo é garantir um transporte de qualidade e mais seguro para a população fluminense. Diariamente, as equipes estão nas ruas, atuando em duas frentes: verificando as condições dos serviços prestados por vans e ônibus intermunicipais e coibindo o transporte de passageiros sem autorização do poder concedente. Como resultado, ao longo de agosto, 279 infrações foram aplicadas e 105 veículos irregulares apreendidos. O número é 16% superior ao mesmo período do ano passado.

COMO DENUNCIAR

Além das ações de inteligência, as reclamações recebidas pela Ouvidoria do Detro ajudam a nortear as operações. Os cidadãos podem encaminhar denúncias sobre transporte intermunicipal pelo e-mail [email protected], pelo telefone (21) 3883-4141 ou pelo WhatsApp (21) 98596-8545.

Um Fato na Foto
Moradores se unem para ajudar égua com pata fraturada

Foto: Fábio Guimas


Na manhã de ontem, dia 1º, o jornal A VOZ DA CIDADE, recebeu a denúncia de que uma égua ao pastar, caiu de um morro no bairro Roselândia, no dia anterior. Até o fechamento desta edição, o animal encontrava-se no local, sem conseguir se movimentar e recebendo ajuda com suplementos como, alimentos e água fornecidos pelos moradores que se mobilizaram para ajudar o animal. A Prefeitura de Barra Mansa informou que após uma análise do veterinário, foi verificado que a égua havia fraturada a pata e, por esse motivo, deveria ser realizada uma eutanásia, ato de tirar a vida do animal sem dor e com mínimo desconforto, o que não foi aceito pelo proprietário, que, segundo novamente a prefeitura, se comprometeu em cuidar da saúde do animal. A prefeitura voltará novamente nesta quarta-feira ao local. Alguns moradores questionaram o diagnóstico do veterinário.

Deixe um Comentário