Notas & Notas – 2 de junho de 2021

0

QUASE 18 BILHÕES DE ESGOTO TRATADO

Foto: Divulgação


A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Gil Portugal, inaugurada em abril de 2015, localizada na Avenida dos Trabalhadores, atende diretamente a 21 bairros de Volta Redonda. No entanto, ela beneficia toda a cidade e ainda os municípios cortados pelo Rio Paraíba do Sul em geral tratando o esgoto antes de ele ser despejado no rio. Os últimos dados apontam que a ETE atingiu a marca de 17 bilhões, 814 milhões e 539 mil litros de esgoto tratado, com significativa contribuição ao meio ambiente, na limpeza das águas do Paraíba.

VACINAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Os profissionais das redes municipal, estadual, federal e particular de Angra dos Reis serão vacinados contra a Covid-19. A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, iniciará a aplicação das doses nesta quarta-feira, dia 2 de junho, no Centro de Estudos Ambientais, na Praia da Chácara. A vacinação vai acontecer por faixa etária e será necessária a apresentação de RG, CPF e comprovação de vínculo na Educação em Angra dos Reis. Serão vacinados profissionais de 59 a 18 anos.

TAMBÉM EM VOLTA REDONDA

Hoje também em Volta Redonda serão vacinados trabalhadores da rede pública e particular de ensino, de 18 a 50 anos. Será por meio de drive thru na Ilha São João. Serão vacinados profissionais do ensino fundamental, médio, cursos técnicos, EJA e superior. Serão incluídos todos os profissionais que trabalham na Educação e não somente professores. Pessoal da secretaria, faxina, portaria e manutenção nessa faixa etária estão inseridos. Os profissionais da educação devem comprovar que moram em Volta Redonda ou que trabalham no município. A aplicação da primeira dose da AstraZeneca (Oxford).

PINHEIRAL INICIA MAIS UM PÚBLICO

Com nova remessa da vacina AstraZeneca, a Prefeitura de Pinheiral, iniciou ontem a vacinação dos profissionais da educação, além de pessoas com deficiência permanente sem BPC (Benefício de Prestação Continuada) e pessoas em situação de rua. A nota técnica do Ministério da Saúde determina ainda nesta etapa a vacinação da população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade.

MAGÉ SEGUE VACINANDO BOIS E BÚFALOS CONTRA A FEBRE AFTOSA

A Prefeitura de Magé, através da Secretaria Municipal de Agricultura Sustentável, segue realizando a vacinação gratuita de bois e búfalos em propriedades com até 50 animais cada desde o início de maio, como parte da 1ª fase da campanha anual obrigatória de imunização contra a febre aftosa. O serviço está sendo realizado até mesmo aos sábados com equipes de vacinadores contratadas pelo governo municipal especialmente para isso, nos seis distritos da cidade. O lançamento da campanha aconteceu, no último dia 8, simbolicamente na Fazenda Dellatorre, na Cachoeirinha, distrito rural do Rio do Ouro, quando o prefeito Renato Cozzolino até ajudou a aplicar uma dose em um dos animais da propriedade. A vacinação foi prorrogada pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento até o dia 15 de junho.

RISCOS DA DOENÇA

A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta gado bovino, búfalos, caprinos, ovinos e suínos. Os sintomas são febre e aparecimento de vesículas (aftas), principalmente na boca e pés dos animais. O vírus está presente nas aftas, além do sangue, saliva, leite, urina e fezes dos animais, podendo ser contraído por contato direto com outros animais infectados, alimentos e objetos contaminados, como mãos, roupas, calçados e veículos.

VACINAÇÃO DA PFIZER

Teve início nesta terça-feira, 1º, a aplicação da vacina da Pfizer na nova estrutura do Parque da Cidade. O atendimento para este público, que antes era feito no Centro de Especialidades Médicas (CEM), foi direcionado para a Sala de Espetáculos Tulhas do Café, que oferece melhores condições e cuidados especiais com o imunizante, além de oferecer uma melhor organização na fila.

SISTEMA DRIVE THRU

O atendimento em sistema drive thru e na tenda da vacinação, também no Parque da Cidade, continua. Nesta terça-feira foram imunizadas com a primeira dose de CoronaVac puérperas com até 45 dias após o parto, e grávidas em qualquer período gestacional. Já as pessoas com comorbidades e agendadas receberam a vacina AstraZeneca.

VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

Hoje a Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará o 25º Drive Thru de Vacinação contra a Covid-19. Essa fase será destinada a parte dos grupos de comorbidades e dará início a vacinação do grupo de professores. A vacinação ocorrerá das 9 às 16 horas na Praça da Matriz. Mais informações poderão ser obtidas no site da Prefeitura de Quatis acessando o link https://bit.ly/34EjRwA.

Um Fato na Foto

Preguiça fujona

Foto: Divulgação

Tradicional no município de Barra Mansa, a preguiça é reconhecida por ser um bicho vagaroso. No último domingo, dia 30, uma das preguiças moradoras do Parque Centenário criou velocidade e fugiu para um hotel localizado do outro lado da rua. O resgate foi feito por agentes da Secretaria de Meio Ambiente, através da gerência de Unidade de Conservação, que é a gerência responsável pelo Parque Natural Municipal Centenário. Neste período do ano, é um período corriqueiro para esses casos de ‘fuga’, pois os bichos-preguiça fazem a expansão de território.  Desse modo, eles possuem esse costume de sair do habitat em que já estão inseridas em busca de áreas maiores, até mesmo para busca de alimentos. O resgate foi feito por um biólogo e a preguiça regressou para o Parque Centenário, o Jardim das Preguiças sã e salva. Em casos como esse é muito importante que a ‘fuga’ seja comunicada a Secretaria de Meio Ambiente pelos telefones (24) 3029-9010, 2106-3408, 3106-3406.

Deixe um Comentário