Notas & Notas – 2 de julho de 2020

0

TIROTEIO NA LADEIRA

Um jovem de 20 anos, morreu e sete pessoas ficaram feridas durante um tiroteio na noite da terça-feira, dia 30, em Três Rios. O crime aconteceu na Rua João Felicidade, na Ladeira das Palmeiras, no bairro Vila Isabel. Os tiros foram disparados por dois homens que estavam numa motocicleta. Os outros feridos foram levados para o mesmo hospital. De acordo a unidade médica, dois receberam atendimento e foram liberados. Os demais, até o fechamento desta edição, permanecem internados.

GÊNEROS ALIMENTÍCIOS

A Prefeitura de Barra Mansa tornou público, na quarta-feira, dia 1º, o edital 001/2020, para compra de alimentos da agricultura familiar. O plano faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar e tem como objetivo fomentar o cultivo local. Os procedimentos de participação poderão ser analisados no Portal da Transparência ou retirados na Secretaria Municipal de Educação, que fica no terceiro andar do Centro Administrativo, na Rua Luis Ponce, 263, Centro. O período de inscrição ocorre entre os dias 03 a 24 de julho, das 9 horas ao meio-dia e das 14 às 16 horas.

DESPEDIDA COM VITÓRIA

Num lance inusitado, já nos acréscimos do segundo tempo, no qual a bola bateu na trave e na cabeça do goleiro George, antes de entrar, o Bangu venceu a Cabofriense por 1 a 0, na tarde de quarta-feira, 1º, em Moça Bonita. Foi a despedida de ambas as equipes da Taça Rio. O Alvirrubro terminou com 7 pontos, na quarta colocação do Grupo A, enquanto o time da Região dos Lagos não pontuou no segundo turno do Campeonato Carioca, sendo também rebaixado para a 1ª Fase da competição em 2021, já que terminou com apenas 3 pontos no total, na lanterna do Carioca.

SERVIÇO DE REPARO NO ASFALTAMENTO

A Prefeitura de Itatiaia informou, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, que a Avenida dos Ilhéus, no bairro Marechal Jardim, ficará fechada para tráfego de veículos, a partir das 8 horas desta quinta-feira, dia 2, para a realização de um serviço de reparo no recapeamento asfáltico. O trabalho será realizado até a sexta-feira, dia 3. Agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal estarão no local para orientar os moradores que precisarem entrar na localidade.

COOPERAÇÃO COM A PRF

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Inspetor Silvinei Vasques, assinaram nesta terça-feira, dia 30, acordo de cooperação técnica que amplia a integração entre a corporação e as forças de segurança do município. O termo estimula o compartilhamento de informações estratégicas no combate ao crime.

AVENIDA ILHÉUS RECEBE REPAROS

A Avenida dos Ilhéus, no bairro Marechal Jardim, em Itatiaia, ficará fechada para tráfego de veículos, a partir das 8 horas desta quinta-feira, dia 2. O fechamento será para a realização de um serviço de reparo no recapeamento asfáltico. O trabalho será realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, até a sexta-feira, dia 03. Agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal estarão no local para orientar os moradores que precisarem entrar na localidade.

CEO ALEGRIA REFORMADO

Foto: Carina Rocha/PMR


A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, entrega as obras de revitalização do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) no bairro Cidade Alegria, nesta quinta-feira, dia 2. A unidade fica localizada ao lado da nova UBS, que também será entregue. Com as obras de melhoria, o CEO do bairro conseguiu ampliar para sete o número de consultórios. A administração municipal reforça, no entanto, que neste período de pandemia os atendimentos estão restritos às situações de urgências e emergências, com o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI), conforme determinação da Secretaria Estadual de Saúde. Os atendimentos eletivos estão suspensos no momento.

ENERGIA ELÉTRICA NO MERCADO DE TRABALHO

A Firjan Senai promove nesta quinta-feira, dia 2, às 19 horas, um bate-papo ao vivo, no YouTube, sobre ‘Energia Elétrica’, renovável, eficiente e com qualidade. A live vai mostrar a importância de se elaborar estratégias para melhorar a eficiência e a qualidade energética. O palestrante Jefferson Guerra, graduado em licenciatura em Técnicas Industriais, com habilitação em Eletrônica e pós-graduando em Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistema de Automação, também irá abordar a redução do consumo e a inserção de fontes mais sustentáveis, que permitam diversificar o setor e elevar a competitividade no mercado.

COMO PARTICIPAR – CONTINUA

Para participar ou conferir os encontros já realizados, é só acessar o canal do YouTube da Firjan Senai através do link https://bit.ly/2BUcypi. Neste momento de isolamento social, a Firjan Senai organizou diversas transmissões ao vivo, para manter o público atualizado sobre tendências do mercado de trabalho em várias áreas, além de dicas profissionais e de capacitação. Já foram abordados os temas ‘Construção Civil, Panificação e Confeitaria, e Automação Industrial e Robótica, e Produção Enxuta’.

NOVA CRECHE EM TEMPO INTEGRAL

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, em cerimônia simbólica por conta da pandemia da Covid-19, entregou a nova creche em tempo integral da cidade, com capacidade para 100 alunos. A unidade fica na Avenida Sávio de Almeida Gama, no bairro Retiro. O investimento foi de R$1.419.046,53. Estiveram presentes a secretária de Educação, Rita Andrade, e a diretora da unidade, Gleise Anna Pimenta. Na cidade, em 2017, havia 13 turmas de creche em tempo integral. Com a nova unidade, já são 64 turmas com crianças de até três anos em tempo integral. Ao todo, são 1.482 crianças que ficam das 7 às 17 horas nos centros municipais de educação infantil.

SOBRE A NOVA CRECHE

A nova creche do bairro Retiro conta com cinco salas de atividades; uma sala multiuso; dois sanitários infantis com área para banho; área para amamentação; fraldário com depósito; sala de professores/reuniões; sala de administração; banheiros acessíveis; cozinha; área de higienização; lactário; pátio coberto/refeitório; playground; entre outros. A secretária de Educação, Rita Andrade, salientou que a unidade está em funcionamento desde o início do ano letivo de 2020.

POLICIAIS MILITARES TESTADOS PARA COVID-19

Foto: Divulgação


Policiais militares da 2ª Companhia do 28º BPM estão sendo testados para Covid-19 pela Secretaria de Saúde. A testagem será feita em três dias, terminando na sexta-feira, dia 3. Todos os policiais que trabalham na companhia serão testados. Essa iniciativa se dá em decorrência de uma demanda dos comandantes, a coronel Andréia, do 28°BPM, e o Cap Videira, comandante da 2ª Cia. do 28º BPM, instalada em Barra Mansa, junto à prefeitura, com a saúde dos policiais militares, (que também são moradores de Barra Mansa) e da população, com quem mantêm contato diário. A testagem acontece na sede da Companhia no bairro Vila Nova.

PROGRAMA MIND LAB EM FAMÍLIA

A Prefeitura de Resende aderiu ao Programa ‘Mind Lab em Família’, da Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, para incentivar o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de estudantes e famílias nesse período de aulas remotas, devido ao novo coronavírus. O programa atenderá a mais de 14 mil alunos de 64 unidades do município.

SOBRE O MIND LAB

O ‘Mind Lab em Família’ foi criado tendo como referência o Programa ‘Mente Inovadora’ que utiliza jogos de raciocínio em aulas dinâmicas com a mediação de professores capacitados. Os jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da vida real, contribuindo para conferir significado ao aprendizado e exercitando habilidades como empatia, resiliência, capacidade analítica, equilíbrio emocional e o trabalho em equipe. A diferença é que para esse projeto os conteúdos foram adaptados e passarão a ser disponibilizados a distância, com fácil acesso e gratuitamente. Além disso, os jogos poderão ser confeccionados com objetos encontrados em casa. D

ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS

O Colégio Verbo Divino, de Barra Mansa, entregou na semana passada as doações arrecadadas durante a campanha solidária promovida entre 15 e 19 de junho. Em esquema de drive-thru, com todas as medidas de segurança, foram arrecadados 550 quilos de alimentos não perecíveis, além de material de limpeza e itens de higiene pessoal. As doações foram entregues para o Grupo Acolher e para o Lar de Jesus, que atendem pessoas em situação de rua. A campanha foi conduzida pela equipe do Serviço de Ensino Religioso (SER) e foi inspirada no lema da Campanha da Fraternidade de 2020

SANITIZAÇÕES EM VOLTA REDONDA

Em continuidade à série de ações no combate à pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Volta Redonda vem reforçando o serviço de higienização e sanitização em espaços públicos e locais de possíveis aglomerações. O objetivo é controlar a circulação do vírus na cidade e garantir atendimento na rede de saúde. As equipes da Secretaria de Infraestrutura (SMI) já realizaram mais de 500 sanitizações e higienizações em pouco mais de três meses em que o serviço vem sendo adotado no município. Nesta quarta-feira, dia 1º, a higienização e sanitização aconteceu pela manhã na Rodoviária Municipal Prefeito Francisco Torres, no Centro, onde os profissionais fizeram a lavagem do terminal com uso de água clorificada, além da pulverização do produto bactericida, que utilizado periodicamente tem a capacidade de afastar o coronavírus.

MAPEAMENTO CULTURAL

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (SEMECULT) informou que em Pinheiral o prazo final para cadastro no mapeamento cultural será até 15 de julho. A iniciativa tem em vista, a aprovação da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, efetivada na última segunda-feira, dia 29, pelo presidente da república. A lei prevê ações emergenciais destinadas ao setor cultural do país e utilizará recursos fornecidos direto do Fundo Nacional de Cultura, sendo repassado aos estados e municípios como forma de dar apoio a artistas que tiveram suas rendas afetadas pela pandemia de Covid-19.

SINE ITINERANTE RETOMA

O projeto Sistema Nacional de Emprego de Resende (Sine) Itinerante recomeçou suas atividades neste mês de junho, respeitando todos os protocolos de segurança em virtude do novo coronavírus (Covid-19). O próximo atendimento será realizado no Centro de Referência de Assistência Social) Itapuca, na Rua Euzébio Manoel da Glória, entre 9h30min e meio-dia. Do dia 24 de junho, quarta-feira, até o dia 30 de junho, terça, o projeto marcou presença nas seguintes unidades do Cras: Toyota, na Avenida Projetada, no bairro Toyota II; Parque Minas Gerais, na Avenida São João Del Rey, 352; Jardim Esperança, na Rua Frei Tito, 27, na Fazenda da Barra I; Lavapés, na Rua Eduardo Cotrim, nº. 36; e Paraíso, na Rua Coronel Abílio Godoy, 127.

CASOS DE COVID-19 DE VOLTA REDONDA

O novo boletim epidemiológico de Volta Redonda dessa quarta-feira, dia 1º, mostra que agora são 1.732 casos de Covid-19 confirmados na cidade, sendo 1.310 considerados curados. Houve um aumento de 3,3% dos casos suspeitos, totalizando 7.020 casos notificados. Mais dois óbitos pela doença foram registrados, tendo um total agora de 71 mortes por coronavírus. As novas vítimas são um homem de 77 anos e uma mulher de 69 anos. O Hospital de Campanha tem ocupação de 12% dos leitos e 40% dos leitos de UTI da rede municipal (sem contar o Hospital Regional).

CASOS DE COVID-19 EM PORTO REAL

A Prefeitura de Porto Real, por meio da Secretaria de Saúde, informou que até a última terça-feira, dia 30 de junho, 56 moradores testaram positivos para o novo coronavírus (Covid-19). Desse total, 32 pessoas são consideradas clinicamente curadas. Os casos mais recentes são de duas mulheres, de 24 e 25 anos, e de três homens, 22, 50 e 68 anos. Duas pessoas estão internadas. Dezenove estão em isolamento domiciliar. Há três óbitos no município. De acordo com a Secretaria de Saúde, existem 57 casos em análise, sendo que uma pessoa está internada e 56 estão em isolamento social. Já 297 casos foram descartados.

Um Fato na Foto

Somando forças no combate ao coronavírus

Foto: Divulgação/PMI

O prefeito de Itatiaia, Eduardo Guedes, o Dudu, recebeu na terça-feira, dia 30, a doação de 50 novas máscaras de proteção facial pela Associação dos Amigos de Itatiaia (AAI), entidade civil privada e sem fins lucrativos que atua na preservação, proteção e recuperação da natureza. O presidente da Associação, Hugo Pentiado foi recebido pelos integrantes do gabinete do prefeito. Os acessórios somam esforços ao combate da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), no município.

error: Conteúdo protegido !