Notas & Notas – 2 de dezembro de 2021

0

EX-PROCURADOR DE VOLTA REDONDA É HOMENAGEADO

Foto: Divulgação


O ex-procurador de Volta Redonda, Antônio Carlos de Oliveira, recebeu, nesta semana, uma homenagem e o Diploma na Câmara de Vereadores de Volta Redonda. A honraria foi concedida a ele pelos relevantes serviços prestados ao município. Durante a cerimônia, que ocorreu no plenário do Legislativo, José Carlos recebeu o carinho das filhas Clarice e Juliana, da esposa Ana Angélica, que é professora da Universidade Federal Fluminense (UFF). O vereador Rodrigo Furtado foi quem indicou o ex-procurador para a homenagem.

NATAL CIDADANIA EM VOLTA REDONDA

O Natal se aproxima e Volta Redonda se prepara para celebrar uma das datas mais importantes do calendário. As luzes do ‘Natal da Cidadania’ serão acesas na sexta-feira, dia 3, às 19 horas, em diversos pontos da cidade. A primeira Cantata de Natal será apresentada no mesmo dia com a Fanfarra da ETPC, às 19h30min, na Praça Pandiá Calógeras, no bairro Sessenta.

ORQUESTRA MARÉ DO AMANHÃ

A Orquestra ‘Maré do Amanhã’ estará se apresentando pela primeira vez em Volta Redonda no sábado, dia 4. A apresentação vais ser de forma itinerante nos bairros Retiro, Aterrado e Vila Santa Cecília, onde encerrará o concerto natalino às 19 horas, na Praça Brasil. A partir das 14 horas, integrantes da orquestra vão sair em um trio elétrico do Ginásio Poliesportivo Amaro Inácio, no Retiro, passando pela Avenida Sávio Gama até Niterói.

APRESENTAÇÕES ORQUESTRA

A Orquestra Sinfônica vai atravessar na Ponte Pequetito Amorim em direção ao Aterrado até a Avenida Paulo de Frontin, percorrendo parte do bairro Jardim Paraíba, próximo a Igreja Nossa Senhora das Graças em direção à Rodoviária. O trajeto será encerrado na Praça Brasil em frente à Casa do Papai Noel, a chegada da Orquestra Sinfônica está prevista para às 18 horas no local.

INAUGURAÇÃO CASA DO PAPAI NOEL

A tradicional Casinha do Papai Noel de Volta Redonda será inaugurada no domingo, dia 5, na Praça Brasil, no bairro Vila Santa Cecília, a partir das 19 horas. Para receber o bom velhinho, a Prefeitura de Volta Redonda retorna com o espaço, onde haverá distribuição gratuita de 18 mil brinquedos para todas as crianças, até o dia 23 de dezembro, das 19 horas às 22 horas. O Papai Noel chegará à cidade em um triciclo dos Falcões de Aço e receberá as chaves da cidade abrindo oficialmente o Natal da Cidadania.

TERCEIRA DOSE EM NITERÓI

A Prefeitura de Niterói vai iniciar nesta quinta-feira, dia 2, a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para os moradores do município com idade de 18 anos a 59 anos, com intervalo de cinco meses da segunda dose. Para receber a dose de reforço é preciso apresentar identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante da primeira e segunda dose da vacina. A imunização está acontecendo de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com entrada até 16 horas, em sete policlínicas.

COBERTURA EXPRESSIVA

O secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira, defende que a vacina é importante para superar esse momento de pandemia. “O município tem uma cobertura de primeira e segunda dose expressiva. Avançar com a terceira dose é fundamental, pois o esquema vacinal completo garante uma maior proteção contra casos graves e óbitos, além de diminuir a taxa de transmissão e contribuir para a redução da circulação do vírus”, explica o secretário.

ENTREGA DE NOTEBOOKS EM ANGRA DOS REIS

Os primeiros aparelhos foram entregues na noite da última terça-feira – Foto: Divulgação/PMAR


Investindo em tecnologia e inovação, a Prefeitura de Angra dos Reis busca oferecer uma educação de mais qualidade para os mais de 22 mil alunos da rede pública municipal de ensino. Para isso, uma das ações desenvolvidas é a entrega de notebooks de última geração para professores, pedagogos e gestores de todas as escolas da rede municipal. Os primeiros 150 dos mais de 1.200 aparelhos foram entregues na noite desta terça-feira, dia 30 de novembro, em uma cerimônia realizada no auditório da Estácio de Sá, e contou com a presença do prefeito que falou da importância da ferramenta para os profissionais.

NOVA ETAPA PARA A CONSTRUÇÃO DE CASAS POPULARES

Iniciada no último domingo, 28, as equipes estão fazendo o aterramento das manilhas da rede de escoamento de águas pluviais – Foto: Divulgação/PMPR


A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), acompanha mais uma etapa da obra de construção das 63 casas populares do bairro Freitas Soares, que está sendo realizada pelo governo do Estado. Iniciada no último domingo, 28, as equipes estão fazendo o aterramento das manilhas da rede de escoamento de águas pluviais.

ATÉ O FIM DE DEZEMBRO

O prefeito Alexandre Serfiotis explicou que até o final de dezembro, além desse sistema, a previsão é que as redes de coleta de esgoto sanitário e a de distribuição de água potável também sejam concluídas. “Através da parceria com o governador do Rio, Cláudio Castro, as obras acontecem dentro do planejado, para que em breve, essas 63 famílias possam ser contempladas com as moradias”, explicou Serfiotis.

CONCURSO ‘BELEZA MASCULINA’ EM PINHEIRAL

Evento aconteceu no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira – Foto: Divulgação


A Prefeitura de Pinheiral, por meio do gabinete da vice-prefeita, Sediene Maia, promoveu na da última terça-feira, dia 30 de novembro, a final do concurso ‘Beleza Masculina Pinheiral’. Evento aconteceu Realizado no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, com desfile dos candidatos, o evento contou com música ao vivo, a participação da Miss Popularidade Volta Redonda, Maria Eduarda Cruz, público presente e ainda transmissão ao vivo pelas redes sociais da prefeitura.

OS VENCEDORES DA NOITE

Os vencedores são Yhago Carlos Arcângelo Clemente, da Categoria A, Uesllen Vinícius Francisco de Souza, da Categoria B, Rafael José de Freitas, da Categoria C e Décio de Souza, da categoria D. Além de brindes e certificados, os ganhadores receberão uma sessão fotográfica, doada pelo fotógrafo João Paulo Fonte Siqueira e um clip, doado pelo videomaker Fagner Carvalho.

SEDE DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS

A Prefeitura de Barra Mansa reinaugura nesta quinta-feira, 2, às 10 horas, a sede da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. O imóvel da unidade passou por obras de revitalização interna e externa. Durante o evento será realizado varal solidário para a doação de roupas e brinquedos usados, mas em bom estado de conservação. Também será ofertado a população em condição de vulnerabilidade o acesso a segunda via de documentos, como certidão de nascimento/casamento, CPF, título de eleitor, entre outros.

HOMENAGEM AO DIA DO SÍNDICO

Na última terça-feira, dia 30 de novembro, foi comemorado o Dia do Síndico. E para celebrar a data, a ACJ Condomínios promoveu um café especial no Hotel Bela Vista, que reuniu aproximadamente 50 síndicos. O evento também contou com um bate-papo descontraído entre os profissionais e sorteios de brindes. Conforme a diretora da ACJ, Vanisi Ferreira, a iniciativa teve como objetivo homenagear esses profissionais, destacando a importância da função que eles desempenham.

SELO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) obteve o Selo de Responsabilidade Social das IES, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que desde 2005 realiza a premiação. O Centro Universitário de Volta Redonda recebeu o selo pelas campanhas realizadas de Mostra Cultural de Dança, atendimentos na Policlínica e do Lixo Seletivo.

AÇÕES SOCIAIS

A iniciativa tem objetivo de aumentar e incentivar a visibilidade das ações sociais realizadas pelas instituições ao longo do ano. De acordo com o professor de Licenciatura do curso de Educação Física, Claudio Delunardo, a obtenção do selo traz engajamento para o UniFOA, não apenas pela capacitação profissional, mas também como uma instituição preocupada com o seu papel no contexto social.

PROTOCOLO DO ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM O COREN-RJ

Representantes do Departamento de Fiscalização do Coren-RJ se reuniram nesta quarta-feira, dia 1, na Secretaria Municipal de Saúde de Itatiaia para assinar o primeiro Acordo de Cooperação Técnica, que institui protocolos de enfermagem na Atenção Básica do município. A celebração ocorreu entre o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Itatiaia. O acordo já viabilizou a entrega do primeiro protocolo referente à saúde da mulher, e visa construir mais nove protocolos que garantem a autonomia dos profissionais de Enfermagem na Atenção Básica, elaborado pela SMS com apoio técnico do Coren-RJ, que após avaliação promove a validação e autoriza a  implementação.

VOLUME 1

O primeiro protocolo (Volume 1), que se refere à Saúde Integral das Mulheres na Atenção Primária, está pronto para utilização a a versão foi disponibilizada ao município. A reunião contou com a presença do secretário Municipal de Saúde, Leandro de Oliveira, da gerente de fiscalização do Coren-RJ, Danielle Bartoly, da coordenadora de fiscalização, Ana Caroline Arouche, e da enfermeira fiscal, Érica Torres, na presença da procuradora do município, Ana Carla.

OS DEMAIS VOLUMES

Os próximos protocolos a serem desenvolvidos estão relacionados abaixo, com seus devidos prazos para entrega ao Coren-RJ: Volume 2) Emergência na Atenção Primária (60 dias); Volume 3) Biossegurança e Segurança do Paciente na Atenção Primária (60 dias); Volume 4) Saúde Integral de Pacientes Hipertensos e Diabéticos na Atenção Primária (90 dias); Volume 5) Saúde Integral dos Idosos na Atenção Primária (120 dias); Volume 6) Saúde Integral das Crianças e Adolescentes na Atenção Primária (150 dias); Volume 7) Saúde Integral dos Homens na Atenção Primária (180 dias); Volume 8) Saúde Integral de Obesos e Tabagistas na Atenção Primária (210 dias); Volume 9) Atenção Integral às Arboviroses  na Atenção Primária (240 dias); Volume 10) Imunização (270 dias).

DRENAGEM E PAVIMENTAÇÃO NO BAIRRO SANTA RITA II

Cumprindo mais um compromisso assumido com os moradores, a Prefeitura de Angra dos Reis avança nas obras de drenagem e pavimentação do bairro Santa Rita II. Previstas para serem concluídas em quatro meses, os trabalhos incluem melhorias em 17 ruas, totalizando 11.000 m² de pavimentação; 3.161 metros de meio-fio e 2.800 metros de drenagem.

UNIDADE DE ATENDIMENTO 24 HORAS DE PENEDO

A Unidade de Atendimento 24h Penedo completou quatro meses de funcionamento com um balanço positivo no número de atendimentos realizados. De acordo com o Coordenador Administrativo da unidade, Lucas Martins, no primeiro quadrimestre de funcionamento foram realizados 4.803 procedimentos. O posto está localizado na Avenida Brasil, nº 206, bairro Comercial e conta com recepção, classificação de risco, sala vermelha, sala de medicação, sala de sutura, consultório médico, banheiros, administrativo e descanso para os profissionais de plantão.

ARRECADAÇÃO DE BRINQUEDOS

A Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciou ontem, a Campanha de Arrecadação de Brinquedos, que será destinada às crianças assistidas pelo Cras Dona Julia Esperança e Cras Maria de Lourdes Batista da Silva. A arrecadação acontecerá até o dia 16 de dezembro e os interessados em colaborar podem procurar os seguintes pontos de coleta: Cras Dona Julia Esperança, Cras Maria de Lourdes, Centro Administrativo 25 de Novembro (Prédio da Prefeitura Municipal de Quatis) e o posto da Guarda Civil Municipal. Neste período de fim de ano, as campanhas de arrecadação são de extrema importância para atender o próximo e mostrar solidariedade.

VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA

A segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa realizada pela Prefeitura de Pinheiral, através da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural (SMADR) teve seu prazo prorrogado para 20 de dezembro. Iniciada no município em 8 de novembro, a vacinação é totalmente gratuita e abrange bovinos e bubalinos com idades de zero a 24 meses, em procedimento realizado por técnicos da SMADER que percorrem as propriedades do município e promovem a imunização dos rebanhos.

A DOENÇA

A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas), principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. Os produtores que ainda não vacinaram seus rebanhos devem entrar em contato com o Departamento de Desenvolvimento Rural através do número (24) 9 9987-8927. Já os produtores que promoverem a vacinação por conta própria devem entregar a sua declaração com nota fiscal na SMADER, localizada na Rodovia Benjamin Constant, 4703, Km 5, ou no Núcleo de Defesa em Agropecuária de Piraí.

CIA. BUZUM! CHEGA EM PORTO REAL

Foto: Renan Perobelli/CCR NovaDutra


O BuZum!, projeto apresentado pelo Ministério da Cidadania, por meio do Instituto CCR, no trecho da CCR NovaDutra, retorna seu encanto e magia por praças e escolas públicas, iniciando seu percurso, gratuitamente, por várias cidades. Assim como todas as estruturas de cultura foram repensadas para esse retorno, o BuZum! também se renovou para levar a sua arte criativa e alegre a diversas crianças. Dessa vez, na versão de 2021, o palco será fora do ônibus, em uma estrutura ampla, na qual a plateia assistirá em cada sessão um espetáculo ao ar livre, com distanciamento seguro, de forma protegida, divertindo o público com a vivacidade do tradicional teatro de bonecos.

AS APRESENTAÇÕES

Em Porto Real o BuZum! apresentará o espetáculo “Caipira”, com sete sessões diárias nos dias 2 e 3 de dezembro. Depois o BuZum! segue para Queimados, Belfort Roxo e Mesquita. A cia. circulará três estados pelo país (São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro), até dezembro deste ano. Cada trajeto do BuZum! poderá ser acompanhado pelo site www.buzum.com.br.

 

Espetáculo “Caipira”

Com nuances rústicas, a peça “Caipira” é um verdadeiro resgate do povo e cultura do interior do Brasil mesclando com tradições típicas tão presente em costumes e vivências de vários locais, além de ser uma rica homenagem a figuras folclóricas, como o Saci-Pererê, o Curupira e o Lobisomem, com seres fantásticos que habitam o imaginário de povos tradicionais de diversas regiões do país.

BuZum! 11 anos

A Cia. BuZum! possui 11 anos de muitas experiências lúdicas e coloridas, girando o país em roteiros de itinerância para levar gratuitamente ao público a cultura do Teatro de Bonecos.

Nesses anos todos a cia. circulou mais de 380 mil quilômetros para realizar 12.000 apresentações para mais de Meio Milhão de espectadores nas mais de 2.000 escolas públicas de 250 cidades nos nove estados brasileiros. Os espetáculos são apresentados em escolas públicas e praças, por meio da

Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo, por meio da Lei Rouanet e pelo Instituto CCR, no trecho da CCR NovaDutra.

ESTÁDIO MUNICIPAL RECEBE FUTEBOL DE 5

O ginásio do Estádio Municipal Jair Toscano de Brito, no Balneário, em  Angra dos Reis, vai sediar no sábado, dia 11, um jogo do Futebol de 5. O evento dará início à implementação da modalidade esportiva em Angra dos Reis e contará com a participação da Apadev (Angra), o primeiro time de deficientes visuais da Costa Verde, e da Unicep (Espírito Santo).

REALIZAÇÃO

O evento será realizado pela Associação de Pais e Amigos dos Deficientes visuais (Apadev), em parceria com a Prefeitura de Angra, via Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania/Secretaria Executiva de Esporte e Lazer.

WORKSHOP IMOBILIÁRIO E CONDOMINIAL

Barra Mansa realiza o 1º Workshop Imobiliário e Condominial para Síndicos e Corretores de Imóveis, cujo tema será debatido pela advogada Carolina Chiesse, membro da Comissão de Direito Condominial do Conselho Federal e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Rio de Janeiro. O evento que acontece, gratuitamente, nesta quinta-feira, 2, às 18 horas, será na Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra Mansa (CDL-BM).

OS DEBATES

Durante o workshop serão debatidos assuntos sobre Responsabilidade Civil dos Síndicos e Corretores de Imóveis; Aspectos Relevantes do Contrato de Locação; Violência Doméstica no Âmbito Condominial; Impactos da Pandemia nos Condomínios e Inadimplência.  “São temas que geram muitas dúvidas, tanto por parte dos moradores, quanto no meio jurídico e, por isso, é importante estarmos atentos aos detalhes da legislação”, completou a advogada, citando como exemplo, o assunto polêmico Violência Doméstica. As vagas são limitadas e a inscrição pode ser feita clicando aqui.