Notas & Notas – 1º de setembro de 2018

0

MUTIRÃO DE CONSULTAS OFTALMOLÓGICAS HOJE

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, dá prosseguimento hoje, ao Mutirão de Consultas Oftalmológicas no Centro de Especialidades Médicas (CEM), localizado ao lado da UPA.  Serão atendidos pacientes dos bairros Ismael de Souza, Belo Horizonte, Loteamento Sofia e da Clínica da Família do bairro Vista Alegre. O mutirão tem a meta de atender cerca de seis mil pessoas, zerando a fila de consultas decorrentes da carência de especialistas da área na rede pública. Desse total, até o momento, aproximadamente 1,5 mil já foram atendidos desde abril. Os encaminhamentos para o mutirão foram feitos por meio das UBS. Os pacientes marcados para este sábado já foram previamente avisados pelos agentes de saúde.

COLETA SELETIVA NAS ILHAS

A partir da próxima semana a Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, via Secretaria Executiva de Serviço Público, vai reforçar a coleta seletiva de lixo nas ilhas. Uma embarcação totalmente licenciada ficará responsável pelo recolhimento dos resíduos.  Para marcar o início do serviço, haverá uma cerimônia, na segunda-feira, dia 3, às 9 horas, no Cais dos Pescadores. A embarcação contará com uma equipe móvel de mobilizadores socioambientais, que visitarão e vão orientar as comunidades. O barco estará equipado também com balança e big bags para a separação e transporte dos materiais. Mais informações sobre a coleta seletiva nas ilhas podem ser obtidas pelos telefones (24) 3377-4229 ou pelo email: [email protected] .

‘MELHOR DO QUE NUNCA’

Informações dos corredores da política de Volta Redonda durante a manhã de ontem eram de que a candidatura a deputado estadual Munir Francisco, irmão do ex-prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, havia sido impugnada pela Justiça Eleitoral. Ouvido pela reportagem do A VOZ DA CIDADE, Munir garantiu que tudo não passa de boatos maldosos da opinião. Garantiu que sua candidatura está melhor do que nunca. Munir, que foi secretário de Ação Comunitária no governo Neto, garante que seu trabalho em Volta Redonda se tornou uma referência nacional na área social.

APRESENTAÇÕES CULTURAIS

A Escola Municipal Wagner Guimarães, no Campo Alegre, em Angra dos Reis, encerrou na quarta-feira, dia 29, as comemorações do mês do folclore com apresentações do projeto ‘Resgatando culturas com o folclore brasileiro’. O projeto foi desenvolvido com os alunos durante todo o mês de agosto por meio de pesquisas e estudos das culturas características de cada região.

ENCONTRO COM FEIRANTES

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda (SMDET) promoveu, nesta semana, um encontro com cerca de 100 feirantes. A reunião aconteceu no auditório do Palácio 17 de Julho, no bairro Aterrado, e teve como objetivo ouvir as necessidades dos feirantes e apresentar propostas para a melhoria da Feira Livre da cidade. A ação envolveu também a Secretaria Municipal de Fazenda (SMF). Um dos assuntos da pauta foi o Decreto nº 14.440 de julho de 2017, que cria o Conselho Municipal de Feiras Livres, prevendo a participação de representantes do Poder Público, Associação de Moradores dos bairros onde as feiras acontecem e representantes dos feirantes. O prefeito Samuca Silva destacou a importância de dialogar com os feirantes e principalmente afastou os boatos sobre a diminuição da feira. Lembrou que o objetivo é ouvir e dialogar sobre as melhorias que serão realizadas na Feira Livre.

CUMPRIR LEGISLAÇÃO

De acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, Joselito Magalhães, tem ainda o Conselho Municipal de Feiras Livres, criado para cumprir a Legislação Municipal e aproximar o Poder Público dos feirantes. Disse que os feirantes foram convocados para tratar assuntos referentes ao funcionamento da Feira Livre e para realizar um levantamento das demandas deles e tratar de outras atividades. O Conselho Municipal de Feiras Livres, onde os feirantes terão representante e suplente, foi criado para que  mostre as necessidades e que haja diálogo entre Poder Público, Associação de Moradores e os feirantes, propondo soluções para os problemas detectados e que se faça as mudanças necessárias.

VR NA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA

Representantes de Volta Redonda participaram, ontem e na quinta-feira, 30, da 4ª Conferência Estadual de Cultura, que na Biblioteca Parque Estadual no Centro do Rio de Janeiro. O evento teve como tema: ‘A Cultura como Vetor de Desenvolvimento Social e Econômico no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil’. Os representantes foram os 13 delegados eleitos na Conferência Municipal de Cultura, realizada em maio deste ano. A Conferência Estadual de Cultura reuniu 343 delegados, sendo 234 participantes pela sociedade civil e 109  participantes pelo poder público, eleitos nas 20 conferências municipais realizadas entre fevereiro e junho de 2018, e nas  nove etapas regionais, entre março e junho de 2018, que reuniu 72 cidades, integrando a totalidade dos 92 municípios.

PROBLEMAS À VISTA

Dois vereadores do Solidariedade de Barra Mansa, Paulo Moreira Sales e Maria Lúcia Moura da Fonseca podem ter problemas no diretório nacional do partido. Isso porque são acusados de infidelidade partidária e responderão a comissão de ética do partido, por apoiarem outros candidatos que não seja da coligação. Segundo informações, podem até mesmo perder seus mandatos. É esperar para ver. Ambos os vereadores não quiseram se pronunciar ontem ao jornal.

AUDIÊNCIA PLANO DIRETOR

A revisão do Plano Diretor Participativo de Volta Redonda será tema de audiência pública neste sábado, das 8h30min às 17 horas, na Câmara de Vereadores. O evento, aberto a toda população, vai apresentar as propostas dos técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU) para o novo Plano Diretor do município, incluindo a revisão das leis para o zoneamento, parcelamento e edificações. O presidente do IPPU, Márcio Lins, explicou que o material que será apresentado à população na audiência pública une uma estatística montada com as opiniões colhidas da população nas 46 oficinas realizadas nos bairros e universidades de Volta Redonda desde 2017.

PRÓXIMOS PASSOS

Durante a audiência pública, os participantes também podem opinar sobre o projeto proposto e as sugestões serão avaliadas pela equipe do IPPU. Com esse material serão montadas as leis para reger os três eixos principais do documento. A partir daí, uma nova audiência pública, prevista para o mês de outubro, será realizada. O objetivo é entregar o Plano Diretor Participativo pronto para votação na Câmara de Vereadores, que deve aprovar as leis, até o final de 2018.

INÍCIO DA PROPAGANDA ELEITORAL

Teve início ontem a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão dos candidatos que concorrem às Eleições Gerais de 2018. O horário eleitoral do primeiro turno da eleição prossegue até o dia 4 de outubro. Os candidatos a presidente da República e a deputado federal farão sua propaganda no horário eleitoral gratuito às terças e quintas-feiras e aos sábados. Os candidatos a presidente da República divulgarão suas propostas e plano de governo em dois períodos de 12 minutos e 30 segundo. Das 7 às 7h12m30s e das 12 às 12h12m30s, no rádio. E das 13 horas às 13h12m30s e das 20h30min às 20h42m30s, na televisão. Os candidatos a deputado federal divulgarão suas propostas das 7h12m30 às 7h25 e das 12h12m30 às 12h25min, no rádio. E das 13h12m30 às 13h25min e das 20h42m30 às 20h55min, na televisão.

CANDIDATOS AO GOVERNO

Já os candidatos a governador de estado ou do Distrito Federal, ao Senado Federal e a deputado estadual ou distrital anunciarão suas propostas no horário eleitoral gratuito às segundas, quartas e sextas-feiras. Os candidatos a governador de estado ou do DF farão sua propaganda das 7h16min às 7h25min e das 1216min às 12h25min, no rádio. E das 13h16min às 13h25min e das 20h46min às 20h55min, na televisão. A propaganda dos candidatos a senador ocorrerá em dois períodos de sete minutos. Das 7 às 7h07mn e das 12 às 12h07min, no rádio. E das 13 às 13h07mn e das 20h30min às 20h37min, na televisão. Já os candidatos a deputado estadual ou distrital anunciarão suas propostas no horário eleitoral em dois tempos de nove minutos. Das 7h07min às 7h16min e das 12h07min às 12h16min, no rádio. E das 13h07minn às 13h16min e das 20h37min às 20h46min, na televisão.

PROJETO ACOLHIMENTO E HUMANIZAÇÃO

A Secretaria de Saúde de Rio Claro, através do Hospital Municipal Nossa Senhora da Piedade e do setor de Serviço Social, implantou o Projeto Acolhimento e Humanização para Acompanhantes no HMNSP em abril de 2018, e início de rodas de conversa em agosto de 2018 nas enfermarias. A iniciativa tem como objetivo a garantia dos direitos e deveres do acompanhante no processo de tratamento do paciente no SUS e inserção do serviço social no atendimento humanizado. Segundo a Assistente Social, Heraika Vargas, a experiência desse trabalho demonstrou a importância da prática educativa no processo saúde/doença, no qual o Serviço Social tem um papel fundamental, e que busca as seguintes metas: diminuição de queixas à ouvidoria; maior número de acompanhantes orientados sobre direitos e deveres e a redução dos conflitos existentes entre paciente e  família.

UM FATO NA FOTO

Pequena Antônia já apresenta melhoras

Com um ano e cinco meses de campanha para que a pequena Antônia Vidal, de quatro anos, portadora de Atrofia Muscular Espinhal (AME), tivesse direito ao medicamento Spinraza, que vale milhões e é o único que pode dar uma melhor qualidade de vida para ela, a pequena recebeu ontem sua segunda dose. “Já temos visto uma melhora nos movimentos das mãos da Tônia, a capacidade de deglutição melhorada. Isso tudo com um belo trabalho de equipe, família e claro nosso grandioso Deus”, postou a mãe da criança, moradora de Barra Mansa, Bruna Vidal, na página ‘Todos Pela Antônia’, em uma rede social.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !