Notas & Notas – 1º de março de 2019

0

FUNCIONAMENTO DO DETRAN NO CARNAVAL

O Detran-RJ informa que nesta sexta-feira, 1º, as unidades estarão fechadas, seguindo o ponto facultativo determinado pelo Governo do Estado, em função do carnaval. A reabertura das unidades será na quinta-feira, 7, após o carnaval. O atendimento aos agendados deste dia 1º não será prejudicado, podendo ser feito nos dias subsequentes à reabertura sem necessidade de reagendamento. Os agendados deverão retornar nos postos onde já estavam marcados.

MELHORIAS PARA CRECHE

Através de indicação aprovada na Câmara Municipal de Rio Claro, o vereador Alessandro Alves de Oliveira (PR) solicita a Secretaria de Educação que providencie cobertura ao redor da Creche Ernane Amaral Peixoto, bem como a colocação de piso no pátio e climatização nas salas de aula. Alessandro sugere ainda a colocação de aparelhos de televisão.

MANUTENÇÃO DE ESTRADAS RURAIS

A Prefeitura de Pinheiral, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, iniciou nesta semana a manutenção nas estradas rurais no município. Além de melhorar o tráfego nas estradas, o objetivo da ação é reduzir também os riscos de acidente que podem ser ocasionados com os buracos que ficam com poças d’água, tendo em vista, a estação do verão em que são comuns as pancadas diárias de chuva.

REBANHÃO

Entre os dias 2 e 5 de março, a Renovação Carismática Católica (RCC), movimento da Igreja Católica, promoverá o Rebanhão de Carnaval em diferentes cidades da diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda. Essa é a 28ª edição do encontro que reúne fiéis de todas as idades para um carnaval alternativo, com momentos de missas, louvor, reflexão e animação. Neste ano o tema é “Deus nos amou primeiro” (1 Jo 4, 19b). “Esse ano todos os Rebanhões que vão acontecer na diocese têm a característica jubilar, pois a RCC completou 50 anos no Brasil. O Rebanhão é um resgate, quer atrair aquelas pessoas que estão há tempos sem ir à Igreja. Ou seja, viver esses dias todos no universo da Igreja, sendo uma opção para as pessoas que não vão pular Carnaval e querem fazer uma reflexão na Palavra de Deus”, disse a coordenadora da RCC diocesana, Marta Paula, garantindo que os pais podem levar as crianças porque terá programação infantil.

PROJETO SIGA EM FRENTE

Seguindo a estratégia de governo do prefeito Samuca Silva, sobre inserção no mercado de trabalho, na ultima terça-feira, 26, a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda recebeu uma equipe de profissionais de Recursos Humanos da CSN, que conheceu o “Projeto Siga em Frente”. A iniciativa foi apresentada pela secretária Dayse Penna, da Secretaria da Mulher, Idosos e Direitos Humanos (SMDIH) e visa ajudar mulheres vítimas de algum tipo de violência. O projeto é pioneiro e está sendo implantando a partir de um trabalho minucioso e com total confidencialidade, conforme detalhou a secretária da SMIDH, Dayse Penna.

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

Segundo registros da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM), em 2018, foram registrados 1.689 casos de violência contra as mulheres, em Volta Redonda. Além da agressão física, violência sexual, ameaças e injúrias, também são consideradas formas de violência. Toda mulher pode e deve denunciar. Anote, guarde e divulgue os seguintes telefones: Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), (24) 3339-9025; Disque Direitos Humanos, Disque 100; e Central de Atendimento à Mulher, Disque 180.

TRÂNSITO DO BAIRRO JARDIM AMÁLIA TERÁ MUDANÇAS

A secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Volta Redonda (STMU) dará mais um passo importante na série de alterações que estão sendo realizadas no bairro Jardim Amália, visando melhorar a fluidez do trânsito da região e facilitar a vida dos motoristas. A partir da próxima sexta-feira, dia 1º, as ruas Dr. Miguel Couto e Senador Pinheiro Machado terão os sentidos invertidos e a Rua Senador Alfredo Ellis funcionará em mão dupla no trecho entre a Miguel Couto e a Pinheiro Machado.

ALTERANDO PARA MELHORAR

Essa nova proposta trabalha em conjunto com as alterações feitas anteriormente na Rua Cel. Camilo de Assis Pereira, que passou a funcionar em mão inglesa, no trecho entre a rotatória da Praça Dona Santinha até a Rua Senador Alfredo Ellis. Essa alteração aconteceu para acabar com o congestionamento que existia logo abaixo do viaduto e que se prolongava até a rodovia nos horários de pico.

NOVE MIL TURISTAS DESEMBARCAM EM ANGRA

Angra dos Reis está recebendo nesta quinta-feira, 28, nove mil passageiros de dois transatlânticos que desembarcaram na cidade; o MSC Fantasia, na Ilha Grande, e o Costa Fascinosa, no Centro. O MSC Fantasia, com 5.200 turistas, chegou à Vila do Abraão, na Ilha Grande, às 7 horas e vai permanecer até às 19 horas. Já os 3.800 tripulantes do Costa Fascinosa desembarcaram no Centro às 8 horas.  A previsão de partida do transatlântico é às 18 horas. Desde o dia 26 de novembro, já ocorreram 34 paradas de transatlânticos em Angra dos Reis, a maioria na Ilha Grande.  Até o dia 15 de abril, estão previstas mais 13 paradas na Ilha Grande. No Centro, a temporada foi encerrada ontem, 28, com o navio Costa Fascinosa. A equipe da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) está dando todo o apoio necessário para as paradas.

RENOVAÇÃO DE FROTA

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Resende segue com os investimentos para a modernização da frota municipal, que atende a população. A Secretaria de Saúde recebeu, nesta quarta-feira, dia 27, mais seis veículos Nissan March. Parte dos novos veículos comprados será destinada ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD), enquanto os demais serão utilizados nas demandas de rotina da secretaria. Com a aquisição, o governo passa a contar com oito automóveis Nissan March. O secretário de Saúde, Alexandre Sérgio Alves Vieira disse que os novos veículos vão ajudar no transporte de pacientes que necessitam de tratamento fora de Resende, além de atender outras demandas da pasta.

AMBULÂNCIAS

Na semana passada mais quatro ambulâncias vão atuar nas chamadas remoções simples, no transporte de pacientes que não apresentam risco de morte. O reforço foi significativo para a Central de Ambulâncias, que contava com sete unidades alugadas para este tipo de serviço. A Central também possui duas ambulâncias de TFD, sendo que uma delas passa por manutenção. Além disso, existem duas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) móveis, que são da prefeitura e ficam no Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori. O governo municipal ainda adquiriu duas unidades do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Saúde), em 2017 e 2018.

PALESTRA SOBRE FISIOTERAPIA PARA GESTANTES

Gestantes do bairro Campo Alegre, em Itatiaia, vão poder participar, nesta sexta-feira, dia 1º, às 9 horas, do primeiro encontro que dá orientações sobre a importância da fisioterapia neste período da vida. O projeto prevê encontros a cada 15 dias, onde serão abordados temas sobre a importância da fisioterapia para as grávidas, orientações de quais as atividades físicas indicadas e como fazer.Os encontros acontecerão na Academia da Saúde, ao lado da ESF – Estratégia da Saúde da Família Campo Alegre II. Gestantes que são atendidas nos dois postos do bairro já estão sendo convidadas a participar, quando passam pelo pré-natal, mas aquelas que não receberam convite e que são atendidas nessas unidades de saúde, podem chegar no horário do encontro e fazer o cadastro direto no local.

NOVOS EQUIPAMENTOS PARA USF  

A Secretaria de Saúde  de Resende recebeu recentemente novos equipamentos odontológicos para serem utilizados na Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim das Acácias. São eles: cadeira odontológica; mocho; amalgador; fotopolimerizador; jato de bicarbonato; plastificadora; bomba a vácuo; aparelho de raio x; biombo e ultrassom. “É fundamental investir em constantes melhorias em saúde. Atualizar e ampliar os recursos disponíveis contribui para o melhor desenvolvimento do serviço prestado à população”, considerou o prefeito Ailton Marques. Os aparelhos são resultado de emenda parlamentar do deputado Alexandre Serfiotis e já estão em uso na unidade.

MATRÍCULAS NO CONFIAR ATÉ HOJE

Foto: Divulgação


Os mais de 400 estudantes de Resende selecionados no Conselho Fundacional da Infância e Adolescência de Resende (Confiar) vão concluir mais uma etapa do processo seletivo que garante uma vaga em umas das oito oficinas oferecidas pela Fundação. De acordo com a direção da unidade, as matrículas poderão ser realizadas até nesta sexta-feira, no período de 8h30min às 11h30min, e das 13h30min às 16h30min. Vale lembrar que no momento da matrícula é importante apresentar cópia do RG, CPF, Comprovante de Residência, Declaração Escolar, Foto 3 x 4 e um documento oficial do responsável.

CONCURSO DE FANTASIAS

O Resende Shopping inicia o mês de março com atividades para lá de especiais para garantir a alegria da criançada neste carnaval. Neste sábado, dia 2, o shopping realiza um animado bailinho, onde as crianças de até 12 anos serão a atração principal. É importante trazer os pequenos foliões a caráter já que haverá também um concurso em que as três melhores fantasias serão premiadas. A programação, que acontece das 16 às 20 horas, é totalmente gratuita.

VASSOURAS MARCA PRESENÇA EM FÓRUM

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias, participou na última quarta-feira de mais uma rodada do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado Jornalista Roberto Marinho, ou Fórum de Desenvolvimento do Rio. O Fórum criado em 2003, é uma iniciativa da Alerj com o objetivo de promover a integração entre o poder legislativo, a academia e o setor produtivo. Turismo e Desenvolvimento Econômico integram as câmaras setoriais e têm lugar de destaque nas discussões. Wanderson acredita que a participação de Vassouras em eventos estratégicos como o Fórum de Desenvolvimento do Rio cria uma rede de oportunidades para o município.

PROJETO DE RECICLAGEM

A Light e a Prefeitura de Barra do Piraí assinaram ontem um convênio para instalação de um ecoponto do Projeto Light Recicla na cidade. O prefeito do município, Mário Esteves e representantes da empresa de energia, participaram do evento, na sede da Light, no Centro do Rio de Janeiro. A nova unidade será instalada na Rua Alexandre Arruda, 229, lote 1, no Morro do Gama, em data ainda a definir. Agora, os moradores do município também podem trocar materiais recicláveis por descontos na conta de energia.

MUTIRÃO NA PEDREIRA DO VOLDAC

Foto: Divulgação


Ontem, 28 pessoas estiveram no Mutirão Ambiental da Pedreira da Voldac, em Volta Redonda, capitaneado pela ‘Equipe Multidisciplinar do projeto Pedreira da Voldac’, ligada ao Movimento Ética na Política (MEP). Os voluntários abriram trilhas e coletaram 30 quilos de lixo e 19 outros de amontoados diversos numa caminhada que durou mais de uma hora.

TRANSFERIDA

A mulher que sofreu queimaduras após o marido atear fogo em um carro com ela dentro, terça-feira, dia 26, em Paraíba do Sul, foi transferida ontem, mais uma vez. Desta vez ela foi encaminhada para um hospital especializado no Rio de Janeiro. Ontem, conforme publicado, ela foi encaminhada para o Hospital de Clínicas Nossa Senhora Conceição, em Três Rios, mas surgiu uma vaga para ela em um hospital de referência na capital. Marcos Antonio Coelho de Souza, companheiro da vítima, continua foragido.

MULHERES DE FORÇA

O Corredor Cultural, que fica na sede da Secretaria de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos vai receber até abril a exposição ‘Mulheres de Força’. A mostra conta com trabalhos da artista plástica Dirlene Tavares, e traz obras abstratas e cheia de cores que ilustram o cotidiano. Recebe também da artista plástica Bernadete Faria, responsável pelo Projeto OctoVR, formado por mulheres que confeccionam e doam polvos de crochê, que simulam o ambiente uterino para a recuperação de prematuros internados em UTI neonatal de Volta Redonda.

Um Fato na Foto

Carnaval da terceira idade

Foto: Divulgação


Embalados pela bateria do Bloco do Boi, centenas de idosos de Barra Mansa caíram na folia na manhã de ontem. A festa, realizada no Centro de Lazer Feliz da Vida, no bairro Santa Rosa, foi organizada pela subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer/SME, em parceria com a Secretaria de Saúde, por meio do Centro do Idoso. O coordenador da Juventude, Esporte e Lazer, Marco Cambraia, lembrou que as ações desenvolvidas ao longo do ano têm melhorado significativamente a qualidade de vida dos idosos. Já o coordenador do Centro do Idoso, Eduardo Pimentel, disse que a festa visa agregar os idosos ao calendário de eventos do país, além de levar carinho e atenção a cada um deles. O registro foi feito pelo fotógrafo da prefeitura, Chico de Assis.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !