Notas & Notas – 1º de agosto de 2024

Por Andre
a voz da cidade

COPA DAS CONFEDERAÇÕES DE TÊNIS

Foto: Divulgação/CFCSN


A atleta de tênis Sthefany Lima venceu a Copa das Confederações de 2024, maior competição nacional de tênis para jovens, que aconteceu na última semana, em Uberlândia – MG. A jogadora foi convocada pela associação Tênis RJ, com Gabriela Felix, Valentina Monsanto e Luiza Kohn, disputando pela categoria 18 anos feminina. Na final, a atleta jogou contra Beatriz Guerra, do Paraná, e venceu pelo placar de 2 a 1.

UMA DAS PRINCIPAIS ATLETAS

Emerson Lima, que é professor e treinador de tênis, disse que uma das principais atletas do Clube dos Funcionários da CFCSN, Sthefany Lima vem conquistando resultados cada vez melhores. Em 2024, a atleta já participou de competições internacionais, como no Peru, Colômbia, Paraguai e Mendonza, em categorias simples e duplas. “Os resultados da Sthefany são frutos de muito esforço e prática. Ela é muito aplicada no que se propõe a fazer, mas não podemos negar que uma estrutura de qualidade, como a que o Clube dos Funcionários proporciona para nós, é muito importante para a evolução de todo atleta”, afirmou Lima.

COMPETIÇÃO NACIONAL

A copa das confederações é a maior competição nacional de tênis para jovens, revelando os novos talentos do tênis brasileiro. Nesta edição, o Rio ficou empatado com Minas Gerais no 4º lugar geral da competição, alcançando o melhor resultado nos últimos anos com pódios nas categorias 18 anos masculina e 14 anos masculina. “Ser a vencedora da Copa das Confederações é muito emocionante! Ser convocada pela associação Tênis RJ e poder representar o Rio já é incrível por si só, mas ganhar a final e poder levar o prêmio para casa é um sentimento inexplicável”, comentou Sthefany Lima.

PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL

Foto: Divulgação


Produtores rurais do entorno da Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), das Indústrias Nucleares do Brasil, localizada no distrito Engenheiro Passos, em Resende, que fornecem sementes para o Programa de Recuperação Ambiental visitaram a empresa recentemente. O objetivo do evento era apresentar o programa da INB e a evolução alcançada ao longo dos anos. Na ocasião, também foi anunciado o selo de propriedade amiga, que será criado pela empresa. Atualmente, a INB conta com o apoio de aproximadamente 50 propriedades que fornecem sementes e frutos para o programa. O trabalho de recuperação ambiental, que existe há cerca de 30 anos, é uma condicionante de licença do Ibama.

PARCERIA

O superintendente de Proteção Radiológica, Salvaguardas e Qualidade, Alexander Pessoa, ressaltou que a INB conta com a parceria dos produtores para melhoria do meio ambiente do entorno e agradeceu pelo auxílio prestado até então. O coordenador de Meio Ambiente e Proteção Radiológica Ambiental, Ronaldo Vieira, destacou que é por conta do apoio dos produtores que a INB está com o trabalho de recuperação ambiental avançado. O biólogo Adelino De Santi, responsável pelo programa, que apresentou a área através de imagens feitas por vídeo, falou dos desafios econômicos (o custo é de cerca de R$ 3 milhões/ano), sobre as espécies, evolução do trabalho e fauna. Mostrou ainda que o viveiro de mudas da FCN possui a maior diversidade do Estado do Rio: são produzidas cerca de 40.000 mil/ano de mais de 230 espécies da mata Atlântica. Após a apresentação, os visitantes conheceram o Horto Florestal.

AMPLIAR PARCERIAS

O proprietário do Hotel Villa Forte, Felipe Villa Forte, que participou da visita, avaliou o evento como positivo e falou sobre a necessidade de se ampliar as parcerias na área de reflorestamento. “É importante a gente ter essa troca de conhecimento, saber o que um está fazendo, o que o outro está fazendo e de que forma nós podemos colaborar”, disse. Margarida Silva, da propriedade Carrapato, afirmou ter sido bem recebida na INB e ressaltou que achou interessante o trabalho de reflorestamento. “Além disso, com essa aproximação, a gente vai se tornando um pouco família”, falou.

CONVIDADO PARA FÓRUM

O jornalista Luiz Antonio Mello, criador da Rádio Maldita e protagonista do filme em cartaz “Aumenta que é Rock`n`Roll”, que conta a história da rádio, foi o palestrante convidado do Fórum da Memória do Jornalismo Fluminense, na quarta-feira, dia 31 de julho, às 17 horas, no Solar do Jambeiro, Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói. O evento que foi aberto a todos os públicos teve entrada gratuita.

FEIRA DO AMOR

Tendo o incentivo à solidariedade e o apoio às entidades filantrópicas do município como principais objetivos, a Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa (Aciap-BM) realiza mais uma vez a Feira do Amor em Barra Mansa. O evento acontece de sexta-feira, dia 2 a domingo, dia 4, no Corredor Cultural, no Centro, e conta com muitas atrações para toda a família. A realização da feira tem também o apoio da Loja Maçônica Independência e Luz no 301, da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura de Barra Mansa, e da Tríplice Segurança.

DEZ ENTIDADES FILANTRÓPICAS

A festa este ano reunirá dez entidades filantrópicas, que estarão presentes nas barracas do evento, tendo toda a renda revertida para as obras sociais que realizam. A feira contará com barracas de alimentação, brinquedos para as crianças, pescaria e atrações musicais regionais. O tradicional almoço de domingo também será realizado, oferecendo à população uma oportunidade de lazer e diversão. A estrutura do evento contará ainda com banheiros químicos, instalados próximo ao local, a fim de garantir mais conforto ao público. As entidades que participarão este ano são as seguintes: Apae, Semeando Amor, Associação Autismo Superação, Grupo Acolher, Mãos Dadas, SOS, Humanus, Sonhando Juntos, Ordem Demolay e Anita Garibaldi.

PAUSA NA PANDEMIA

O presidente da Aciap-BM, Matheus Gattás, explicou que no ano passado a entidade se uniu à Prefeitura e à Loja Maçônica para promover a volta do tradicional evento da cidade, que parou de ser realizado por conta da pandemia. O sucesso da retomada da feira foi um estímulo para que o evento continuasse a ser realizado, entrando, a pedido da Aciap-BM, no calendário oficial de eventos da cidade. “A Feira do Amor é uma tradição no município que não podíamos deixar se perder. O trabalho voluntário realizado pelas entidades filantrópicas é maravilhoso e sabemos que precisa de apoio. A feira é uma oportunidade de a população ter mais uma opção de lazer e também de ajudar. E esse é o nosso convite, venha se divertir e colaborar com as entidades filantrópicas”, destacou Gattás.

DÉCADAS DE 80 E 90

Realizada na década de 80 e 90, a Feira do Amor era um evento que envolvia as entidades filantrópicas e representativas, congregações de igrejas, poder público, entre outros setores da sociedade. A última edição do evento, antes da pandemia, foi promovida em 2020, sendo retomada no ano passado.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos