Notas & Notas – 19 de março de 2019

0

CONCLUSÃO ESF FRADE

Depois de vários anos paralisada, a obra da Estratégia de Saúde do Frade (ESF), que fica ao lado do SPA, foi retomada através de uma parceria entre a Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Saúde, e a Eletronuclear. Na última semana, uma vistoria foi feita no local pela equipe que está desenvolvendo o projeto. A continuidade da obra foi garantida após o prefeito Fernando Jordão ter um feito um pedido diretamente ao presidente da Eletronuclear, Leonan Guimarães. A melhoria no prédio vai começar pela parte elétrica. A unidade vai abrigar três módulos de saúde da família, atendendo a mais de 11 mil pessoas.

EM BRAILLE

Pode se tornar obrigatória a impressão de carteiras de identidade de pessoas com deficiência visual em sistema Braille. É o que estabelece o projeto de lei 716/11, do ex-deputado Waguinho, que será votado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta terça-feira, em primeira discussão. “Devemos garantir a cidadania e evitar a marginalização dos indivíduos”, defendeu o autor da proposta.

CONCLUÍDA PINTURA DE UNIDADE DE SAÚDE

Foram concluídos esta semana os serviços de pintura da área externa do Policlínico do Fátima, em Porto Real. Iniciados no mês de janeiro deste ano, os trabalhos deverão terminar até o final deste mês de março, com a pintura interna da unidade. “Outras unidades de saúde aguardam processo licitatório para receberem as manutenções corretivas e preventivas. Esses serviços são essenciais para assegurar a qualidade do atendimento à população. Estamos empenhados, juntamente à Secretaria de Obras para que as melhorias sejam promovidas a fim de garantir a eficácia dos serviços prestados”, ressaltou o secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim.

PALESTRA SOBRE ‘VIOLÊNCIA CONTRA IDOSO’

Foto: Divulgação


Uma importante palestra marcou essa semana o trabalho do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras Penedo), de Itatiaia. Voltado  para os idosos assistidos pelo SCFV, a palestra aconteceu na semana passada e  abordou o tema “A Violência  contra os idosos”. As informações foram repassadas pela coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social do município (Creas), Thiara Mota, que reforçou que qualquer tipo de violência contra o idoso deve ser denunciado e combatido.

FORMAS DE VIOLÊNCIA

De acordo com a equipe do Creas são classificadas como formas de violência contra a pessoa idosa a negligência, a violência física, psicológica, sexual, econômica e o abandono. Ainda segundo a equipe, situações que envolvem a violação de direitos dos idosos podem ser denunciadas na unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), na Delegacia de Policia Civil, no Ministério Público ou por meio do “Disque 100”, ligado ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violações, entre elas contra o idoso.O Disque 100 funciona diariamente 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas.

MUTIRÃO DE EXAMES PREVENTIVOS É SUCESSO

A Prefeitura de Resende informou ontem que mais de 360 atendimentos foram feitos durante a campanha de exames preventivos contra o câncer de colo do útero e de mama realizado no último sábado, dia 16, em 15 unidades de saúde do município. Os mutirões dos exames, que começaram no ano passado, com o objetivo de ampliar o número de exames preventivos feitos na rede pública da cidade. Nesta segunda edição da mobilização em prol da saúde feminina, a Superintendência de Atenção Básica registrou 352 exames preventivos; 20 solicitações de mamografia e cinco encaminhamentos para ginecologista. Vale lembrar que outras unidades irão abrir as portas outra vez neste mês, no próximo dia 30. A secretaria municipal de Saúde garante também, que o serviço será oferecido ao menos um sábado por mês nos postos de saúde, com o objetivo de atender as mulheres que trabalham durante a semana e não tem acesso aos exames.

MÉDICO DA REGIÃO EM EVENTO NACIONAL

Foto: Divulgação


Os diagnósticos, tratamentos e perspectivas dos pacientes acometidos por doenças raras serão debatidos nesta terça-feira, 19, no evento “Cenário das Doenças Raras no Brasil”, realizado em São Paulo. Pela primeira vez na história do evento, que está em sua quarta edição, estará um médico do Sul Fluminense, o pneumologista volta-redondense Gilmar Zonzin. Ele vai integrar o time de palestrantes, ao lado de grandes referências nacionais das áreas de neurologia, genética, psiquiatria, pediatria etc.

O PALESTRANTE

Durante o evento, o pneumologista Gilmar Zonzin abordará os aspectos da doença conhecida como fibrose pulmonar idiopática (FPI). Considerada rara, crônica e grave, a patologia é caracterizada por cicatrizes (fibroses) nos pulmões, o que faz com que esses órgãos percam sua elasticidade, provocando uma dificuldade respiratória progressiva. Segundo Zonzin, que é coordenador do Serviço de Pneumologia da Casa de Saúde Santa Maria, em Barra Mansa, e professor da UniFOA, a FPI atinge principalmente pessoas acima dos 50/60 anos, predominantemente do sexo masculino, que apresentam inicialmente quadro clínico de cansaço e falta de disposição física.

VERIFICADO PRECOCEMENTE

Para o médico, é bastante comum que pacientes e até médicos considerem que os sintomas sejam parte natural do envelhecimento, já que muitas vezes são confundidos com outras doenças, o que pode estender o tempo para que seja feito o diagnóstico.  “A fibrose pulmonar idiopática exige uma série de exames específicos e, como não tem cura, é extremamente importante que seja feito precocemente”, afirma o pneumologista.

SEMANA DO ARTESÃO

Em comemoração ao Dia do Artesão, celebrado no Brasil inteiro no próximo dia 19 de março, a Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), promove, entre os dias 19 e 22, de hoje a sexta-feira, a Semana do Artesão 2019. O evento visa reunir  artesãos da cidade com o objetivo de promover encontro cultural da  área do artesanato e fortalecer a política pública voltada para um dos  setores com maior articulação na área da Cultura.

INSCRIÇÕES

O evento terá um encontro para promover as relações sociais, além de palestras de formação em mercado, produto e novas formas de produção  em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com o Fórum de Economia Solidária de Volta Redonda e o Sebrae. Para
participar o artesão precisar se cadastrar através do link:
bit.ly/VR-semana-do-artesao. Vale ressaltar que Artesãos e público em geral podem se inscrever, gratuitamente.

PROGRAMAÇÃO

Hoje as atividades serão às 10 horas no Zoológico Municipal, um café da manhã compartilhado com o Coletivo de Artesãos. Amanhã será às 17 horas na Biblioteca Municipal, uma roda de conversa. Na sexta-feira, às 9 horas, na biblioteca, palestra com dicas de mercado para artesanato, ministrada por Fabiana Ramos.

DEBATE COM AS MULHERES

Na quinta-feira, 21, a partir das 18 horas, na sede do Sindicato da Construção Civil em Volta Redonda, haverá debate com as mulheres. Convidado, o Movimento Pela Ética na Política (MEP) participa da roda de conversa com foco na ‘superação de estereótipos machistas’. Na ocasião, as mulheres destacadas pelo Movimento por suas ações serão homenageadas, entre elas Jorgina dos Santos, Maria Da Graça Vigorito Bertges de Oliveira e Karina Avelar. Na sexta, 22, pela manhã, um grupo de estudantes e professores do Pré-Vestibular Cidadão participa de atividades socioeducacionais no Colégio Barão de Mauá, no Jardim Paraíba

APAE REALIZA EVENTO COM MÃES

Em comemoração ao Mês da Mulher, a Apae de Barra Mansa, realiza nesta terça-feira, uma roda de conversa com a psicóloga Socorro Malkes, mães, tias e avós de alunos da entidade filantrópica. O tema será “Conversando sobre atocuidado”. Em um segundo momento, as participantes participarão de um relaxamento com a fisioterapeuta Gabriella Sellani. O evento é gratuito e acontece às 7h30min e 13h30min, na sede da Apae.

FÓRUM REGIONAL DO SUDESTE

Foto: Divulgação


Aconteceu ontem na sede da Prefeitura de Pinheiral o 1º Fórum Regional do Sudoeste Fluminense. O prefeito, Ednardo Barbosa, fez questão de prestigiar o evento e destacou o empenho na área da Educação de Pinheiral. O objetivo da ação foi criar uma interação entre as secretarias de Educação da região antes do 73º Fórum de Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro, que acontece em abril, na capital do Estado.  A secretária de Educação e vice-prefeita de Pinheiral, Sediene Maia, destacou a importância do evento. “É um momento de interagirmos, de forma que possamos cada vez mais melhorar as nossas práticas do exercício de um cargo tão difícil, mas que fazemos com tanto prazer. E, que às vezes deixamos nossas vidas pessoais de lado para nos dedicarmos a essa missão da Educação”, disse Sediene.

MUNICÍPIOS PRESENTES

Representantes dos municípios da região estiveram no evento como Porto Real, Resende, Mendes, Quatis, Barra do Piraí, Rio Claro, Paty do Alferes e Pinheiral. O secretário de Porto Real, Robson Paulino da Silva e a secretária de Educação de Angra dos Reis, Stella Magaly Salomão ministraram palestra sobre as temáticas referente à Educação.

PROJETO DE APOIO À CIDADANIA

A cidade de Paty do Alferes receberá neste sábado, 23, um importante projeto de auxílio à sua população. O FAA em Ação chega à cidade com o intuito de orientar os moradores nas áreas da saúde, jurídica, pedagógica e administrativa. Os atendimentos gratuitos acontecerão das 8h às 13h, na Praça George Jacob Abdue, no Centro da cidade. O FAA em ação é um projeto de extensão do Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA/FAA) em parceria com as prefeituras. Já possui dez anos de atividade e atuou em mais de dez municípios da região.

INICIATIVA

O projeto oferece aos munícipes a oportunidade de receber gratuitamente atendimentos e orientações de saúde nas tendas dos cursos Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Enfermagem, Psicologia e Educação Física. Além disso, os moradores podem buscar informações jurídicas, com os alunos e professores do curso de Direito, pedagógicas, no curso de Pedagogia, e administrativas, nos estandes da Administração e Gestão de Recursos Humanos.

AÇÕES CONTRA A DENGUE

Volta Redonda realizou no último sábado, dia 16, o ‘Dia D’ contra Dengue, Zika e Chikungunya. As ações de combate ao mosquito priorizaram a conscientização dos moradores contra o Aedes Aegypti. As atividades, promovidas pela Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância Ambiental, tiveram como ponto de partida o bairro Dom Bosco e região que receberam visitas domiciliares. Agentes de endemias foram nas casas para eliminar focos do mosquito e principalmente orientar os moradores.

MULHER É ASSALTADA

Um homem negro e de estatura baixa, assaltou, na tarde de domingo, uma mulher no terminal rodoviário intermunicipal, localizado na Rua Pintor Nunes de Paula, no Centro de Resende. Policiais militares do 37º Batalhão da Polícia Militar (BPM) foram acionados pela mulher que disse que aguardava o embarque quando foi abordada pelo suspeito seu celular foi roubado. Os militares fizeram diligências nas proximidades do bairro, no entanto, não encontraram o assaltante.

MOSTRA CINESESC INGMAR BERGMAN

‘Na presença de um palhaço’ (1997) – 14 anos – Outubro de 1925. O engenheiro Carl Akerblom, fervoroso admirador do compositor Franz Schubert, é internado em um hospital psiquiátrico em Uppsala. De seu quarto, ele alimenta o revolucionário projeto de inventar o cinema falado. Com a ajuda do professor “louco” Osvald Vogier, o diretor Akerblom improvisa uma história de amor contando os últimos dias de Schubert. Apresentação acontece na Unidade Sesc Santa Rita, Rua Dona Geralda, 15, Centro Histórico, de Paraty.

Um Fato na Foto

Sonho de ser policial

Foto: Divulgação

Com apenas quatro anos, Arthur, morador de Vassouras, já tem um sonho: se tornar policial. E para a sua festa de aniversário, que aconteceu no ultimo domingo, a família preparou uma decoração especial da Polícia Militar. Mas o que mais alegrou o pequeno foi que sete policiais de Vassouras estiveram presentes para realizar uma surpresa para ele. Segundo contou o Sargento Magno, a mãe escreveu uma carta solicitando ao 10ª BPM que uma viatura fosse ao aniversário. “Um serviço social é algo tão importante quanto o combate à criminalidade. A interação da PM com a comunidade é importante, e, sendo uma criança é mais importante ainda. E por esse motivo eu me empenhei para que festa pudesse ser organizada” contou.

Deixe um Comentário