Notas & Notas – 18 de novembro de 2020

0

PASSAGEM DE COMANDO NO BCVs

Foto: Divulgação


A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) realizou no último dia 11 a passagem de função de adjunto de Comando, do Batalhão de Comando e Serviços (BCVs). O subtenente Diniz, que esteve por dois anos na missão, foi sucedido pelo subtenente Aloizio. A cerimônia, realizada dentro da formatura semanal da Aman, no Pátio Marechal Mascarenhas de Moraes, contou com a presença do comandante da Academia Militar, o general de Brigada, Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, que agradeceu ao subtenente Diniz pela demonstração de comprometimento com a Aman.

CASOS DE COVID-19 EM ITATIAIA 

A Secretaria de Saúde de Itatiaia divulgou na terça-feira, dia 17, a atualização dos dados epidemiológicos do novo coronavírus (Covid-19) no município. Segundo a última atualização do boletim epidemiológico, publicado pela Secretaria Municipal de Saúde, o município de Itatiaia mantém o registro de 12 mortes pela Covid-19, com 512 casos confirmados e cinco pacientes estão aguardando resultado do teste, com a suspeita do vírus.  O levantamento mostra que 911 casos suspeitos foram descartados e contabiliza o total de 495 pacientes já recuperados. Foram também detectadas cerca de 2.633 ocorrências por síndrome gripal, sendo que 90 pacientes desses estão em isolamento.

BAIRROS

Já o relatório que mostra o número de casos em cada bairro revelou 69 casos no Jardim Itatiaia; 52 casos no Campo Alegre; 50 em Penedo; 41 casos na Vila Pinheiro; 41 no Centro; 39 na Vila Odete ; 23 na Vila Magnólia; 24 na Vila Flórida; 23 casos no Nova Conquista ; 17 na Vila Maia; 17 no Country Club; 15 casos no Jardim Paineiras; 11 na Vila Paraíso; nove casos na Vila Esperança; oito casos na Vila Martins; sete casos em Maromba/Maringá; seis na Vila Niterói; quatro casos no Jardim Manchete e três no Parque Nacional. Pessoas que vieram de outros municípios somam 44 casos.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM IPIABAS

A Cedae realiza na próxima quinta-feira, dia 19, manutenção preventiva no sistema de abastecimento de água do distrito Ipiabas, em Barra do Piraí. O serviço, de acordo com a empresa, terá início às 8 horas e deve ser concluído até o meio-dia. Durante sua execução, será preciso paralisar o abastecimento de água em Ipiabas. O fornecimento será retomado assim que a manutenção for concluída, devendo se normalizar em todo o distrito em até 24 horas.

USO CONSCIENTE- CONTINUAÇÃO

A companhia disse que os moradores de imóveis que dispõem de sistema de reserva (caixas d’água e/ou cisterna) não devem sofrer desabastecimento. Mesmo assim, a direção da Cedae pede que os clientes usem água de forma equilibrada, e adiem tarefas não essenciais que exijam grande consumo. Vale informar que clientes da companhia podem solicitar o abastecimento por caminhão pipa através do telefone 0800-282-1195.

VESTIBULAR UNIFICADO DE MEDICINA

Estão abertas as inscrições para o MEDVest, o Vestibular Unificado de Medicina da Estácio, que reúne todas as praças da instituição como Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Ribeirão Preto (SP), Alagoinhas (BA), Juazeiro (BA), Jaraguá do Sul (SC), Juazeiro do Norte (CE), Canindé (CE) e Cáceres (MT), que oferecem curso de Medicina. As inscrições podem ser feitas por meio do site www.medvest.com.br  até esta terça-feira, dia 17. Esse processo seletivo oferecerá cerca de 700 vagas para o ingresso no tão almejado curso de Medicina.

SEMANA DE BIOMEDICINA

A Estácio Volta Redonda realizou ontem uma ação em menção ao Dia do Biomédico, comemorado em 19 de novembro. A II Semana de Biomedicina da Estácio Volta Redonda teve um dia especial de palestras gratuitas abertas a alunos e profissionais da área de Saúde da região com transmissão ao vivo pelo Microsoft Teams no link https://bit.ly/2jornadabiomedicinaestaciovr . O evento foi aberto com a palestra com o tema ‘Biomédico 4.0 – Da graduação ao sucesso profissional’, com os irmãos conhecidos como os gêmeos da Biomedicina: Marcus Vinicius Cardoso, mestre em genética, e Carlos Danilo Cardoso, mestre em biotecnologia.

MAIS PALESTRA

À noite, dando sequência ao evento, o professor do curso de Biomedicina da Estácio Volta Redonda, Fredson Serejo, mestre e doutor em Biofísica, e Marcelo Oliveira, mestre em Ciências da Saúde, falaram sobre ‘Empreendedorismo biomédico no Digital’. Em seguida o tema ‘Tecnologia Extracorpórea – a papel do perfusionista’, foi abordado por Élio Barreto de Carvalho Filho, biomédico perfusionista, mestre em pediatria.

BRUNO PARABENIZA VITORIOSOS EM QUATIS

Assim que soube o resultado das eleições municipais em Quatis, o ATUAL prefeito Bruno de Souza (MDB) enviou ao vereador Paulo Vitor da Silva, o Vitinho, futuro vice-prefeito da cidade, uma mensagem onde o parabeniza pela vitória no pleito. Bruno ainda solicitou que as felicitações fossem encaminhados também ao vereador Aluísio d’Elias, que a partir de 1º de janeiro de 2021 assume a cadeira de prefeito da cidade. Na mensagem, trocada por aplicativo, Bruno se colocou a disposição dos eleitos, bem como a sua administração, para dar início ao processo de transição de governo. “Meus sinceros parabéns ao nobre vereador pela vitória no pleito municipal em nosso município. Peço que transmita os meus cumprimentos também ao vereador Aluísio d’Elias, futuro prefeito de Quatis. Desejo sucesso na condução do nosso município nos próximos quatro anos. Já determinei a cada secretário para deixar as portas abertas a partir desta segunda-feira, dia 16, caso seja do desejo de vocês darem início ao programa de transição de governo tranquila, amigável e democrática. Felicidades e muito sucesso”, disse Bruno.

ASSISTÊNCIA DE EQUIPES MULTIDISCIPLINARES

A prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aderiu a Política de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP). Criada pelo Ministério da Saúde, a PNAISP tem objetivo de ampliar as ações de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população privada de liberdade. O atendimento será realizado durante o dia, de segunda a sexta-feira.

ATUANDO NA CADEIA PÚBLICA

Volta Redonda foi aprovada para receber recursos financeiros para implantar esse processo assistencial como assistência de Atenção Primária prisional com saúde mental. Para implantar o PNAISP, o município criou uma equipe de saúde que vai atuar na cadeia pública da cidade, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, psicólogo, dentista, auxiliar de saúde bucal e fisioterapeuta.

DESFILES DE CARNAVAL

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil


A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) junto com as 12 escolas do Grupo Especial, decidiram que tendo-se uma vacina para Covid-19, os desfiles de carnaval do ano que vem acontecerão entre 8 e 11 de julho no Sambódromo. Também foi determinado que, caso haja o desfile, ele vai acontecer nos moldes tradicionais. O presidente da Liesa, Jorge Luiz Castanheira Alexandre, explicou que um projeto de Lei Federal pode determinar a data para que todo o Brasil realize o carnaval. “Estamos trabalhando para ver as condições básicas para realizarmos o evento em julho. As escolas decidiram por isso dependendo das condições sanitárias. A premissa básica é a existência de vacina. Há a possibilidade de um feriado, através de uma lei federal. Estamos definindo outros passos, ouvindo a prefeitura, o governo do estado, a TV Globo”, informou.

error: Conteúdo protegido !