Notas & Notas – 18 de maio de 2022

0

DIA DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS 

Nesta quarta-feira, dia 18, a Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos realizará a 1ª reunião intersetorial de 2022 para falar sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O encontro será realizado a partir das 8h30min, na Rua Vitória Sócrates, nº 156, no bairro Vila Martins e contará com a presença de profissionais do sistema de garantia de direitos.

OBJETIVO DO ENCONTRO

A secretária de Assistência Social, Marise Carvalho disse que a reunião visa estabelecer o fluxo de atendimentos e acompanhamentos a estes casos em nosso município. A participação de todos é essencial para que possamos juntos construir estratégias para combater esse tipo de violência”, relatou a secretária acrescentando que após a reunião será realizada uma panfletagem em diversos pontos da cidade divulgando os canais de denúncia e atendimento para população.

CAMPANHA CONTRA EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Durante todo o mês de maio, o Instituto CCR e a CCR RioSP, concessionária que administra a Rodovia Presidente Dutra, reforçam a campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, em parceria com o Programa “Na Mão Certa”, iniciativa da Childhood Brasil. As ações acontecem por meio do Programa “Caminhos para a Saúde”, que oferece serviços de saúde gratuitos para diversos públicos, como ciclistas, motoristas e passageiros, além dos profissionais do volante.

AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO

A CCR RioSP, empresa do Grupo CCR, apoiador do Programa “Na Mão Certa”, por meio do Instituto CCR, atua no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A ação sensibiliza, informa e convoca toda a sociedade a participar da luta em proteção das crianças e adolescentes. No Programa Caminhos para a Saúde, serão fixados cartazes trazendo informações da ação, instruções de como proteger as crianças e adolescentes, além de como agir e denunciar casos suspeitos de exploração sexual – pelo Disque 100. A denúncia é gratuita e pode ser anônima. Além de mensagem nos Painéis de Mensagens Variáveis a material na programação da CCRFM RioSP.

GRUPÃO DE TRATAMENTO DE TAGABISMO É INICIADO NO CEA

A Secretaria de Saúde iniciou na manhã da última segunda-feira, dia 16, o Grupão de Tratamento de Tabagismo do Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara. Em função da chuva, o grupo que começaria na Escola Municipal Cleusa Jordão, na Japuíba, às 19 horas, foi transferido para a próxima segunda, 23, no mesmo local e horário. Sendo assim, as pessoas da região da Japuíba terão mais uma oportunidade de iniciar o tratamento. Não há limite de idade e não é necessário agendar. Para participar, basta comparecer ao encontro.

DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL

Para marcar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando uma série de eventos para levar conscientização à população.  A programação começou ontem e vai continuar nesta quarta-feira, dia 18, com o evento “Saúde Mental da Praça”. A ação, que vai incluir atividades artísticas e oficinas, será realizada de 9 hora ao meio-dia acontecerá na Praça da Matriz, no Centro da Cidade. Também, na quarta-feira, vai ocorrer a roda de conversa “O caso Damião Ximenez”, a partir das 18h30min, no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM).

PROFESSOR DO UNIFOA É HOMENAGEADO POR DEPUTADO

docente recebeu uma Moção de Aplauso em razão dos excelentes trabalhos na proteção, cuidado e na defesa dos idosos no Brasil//Divulgação


O professor do UniFOA Otávio Barreiros Mithidieri foi homenageado pelo deputado delegado Antônio Furtado, na última sexta-feira, dia 13, na Câmara Municipal de Volta Redonda. O docente recebeu uma Moção de Aplauso em razão dos excelentes trabalhos na proteção, cuidado e na defesa dos idosos no Brasil.

REPRESENTANDO O PRESIDENTE

Otávio também representou o presidente da FOA, Eduardo Prado – que não pôde estar presente – igualmente homenageado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados, da qual Furtado é membro titular.

TRABALHOS AOS IDOSOS

Desde 2000, através da Pró-Reitoria de Extensão, foram desenvolvidos pela FOA exatos 4.036 programas e projetos de extensão para terceira idade. Além de eventos e cursos destinados aos idosos: 2.148 realizados também ao longo desses 22 anos. Portanto, a Instituição promoveu 6.184 ações destinadas aos idosos, dado que corrobora com a homenagem.

CAMPANHA DE ANISTIA DE JUROS E MULTAS DE IMPOSTOS

Os interessados em quitar seus impostos atrasados com o desconto de juros e multas devem ir até o Setor de Tributos, na sede da Prefeitura de Paraíba do Sul, de segunda à sexta-feira das 9 às 16 horas, com os seguintes documentos: cópia do RG e CPF do requerente; comprovante de residência do requerente; capa do carnê e comprovante de vínculo jurídico com o imóvel. “Fui muito bem atendida. Cheguei e preenchi a documentação com a atendente e esperei um pouco a minha senha. No Protocolo foi muito rápido e também fui muito bem atendida. Temos que aproveitar a oportunidade”, afirmou a moradora da Rua Tiradentes, Márcia Bonatti.

AUXÍLIO A PRODUTOR RURAL NO BAIRRO ETTORE

Nesta terça, dia 17, a Prefeitura de Porto Real, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, SMDR, prestou auxílio a um produtor rural com máquinas e equipamentos agrícolas para arar, gradear e plantar. O trabalho foi realizado em uma propriedade localizada na Rua Professora Dona Betina, no bairro Ettore onde foi feito o plantio de feijão. Segundo informações da SMDR, os produtores podem cadastrar suas propriedades e solicitar o apoio na sede da Secretaria que fica na Rua Júlia Graciani Marassi, no Centro. Para mais informações o telefone de contato é o (24) 3353-4962. “Ao ser cadastrada a propriedade o produtor indica os serviços que necessita e entra em uma agenda para que o auxílio seja oferecido” – destacou o Secretário de Agricultura, Andrinho.

ESCOLA DE TALENTOS EM ANGRA DOS REIS

Na última segunda-feira, dia 16, um grande grupo de alunos matriculados nos 20 cursos de qualificação e requalificação ofertados pela Escola de Talentos da Prefeitura de Angra de Angra dos Reis participou da aula inaugural, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara. Os alunos presentes no evento puderam se informar sobre o cronograma e horários dos cursos e conhecer os tutores das aulas. As turmas de hidráulica básica, eletrodo revestido (soldagem) e medição industrial receberam os uniformes e o material didático do projeto das mãos da equipe da Firjan/Senai e da equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

INICIATIVA DA PREFEITURA

A Escola de Talentos é uma iniciativa da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em convênio com a Firjan/Senai. Seu objetivo é incentivar a capacitação profissional, como forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas, fomentar a geração de renda, aprimorar conhecimentos, fortalecer a economia local e tornar os profissionais mais completos e atualizados, conforme as demandas do mercado de trabalho da região.