Notas & Notas – 18 de maio de 2019

0

DROGAS E OVOS

Dois pinos de cocaína foram apreendidos em uma sacola com ovos em Barra Mansa nesta sexta-feira, dia 17. O fato aconteceu no bairro Santa Rita de Cássia. Um suspeito correu ao avistar a Polícia Militar para uma mata e conseguiu escapar. No caminho a sacola que ele carregava ficou para trás com o material descrito. O caso foi registrado na 90ª Delegacia de Polícia de Barra Mansa.

FUNDO ESTADUAL DO TRABALHO

Criar o Fundo Estadual do Trabalho com a finalidade de destinar recursos para a execução de políticas públicas voltadas a trabalho, emprego e renda. É o que propõe a Lei 8.395/19, de autoria do Executivo, que foi sancionada pelo governador do Rio, Wilson Witzel, e publicada no Diário Oficial ontem. O texto regulamenta a determinação da Lei Federal 13.667/18, que cria o Sistema Nacional de Emprego (Sine).

50 ANOS DA ESCOLA MUNICIPAL

Alunos, professores, demais funcionários e a comunidade da Serrinha do Alambari, em Resende, comemoraram ontem os 50 anos de fundação da Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira. A secretária de Educação Ed Resende, Rosa Frech, a presidente do Instituto da Educação do Município de Resende (Educar), Alice Brandão, e outras autoridades municipais participaram dos eventos. Familiares de Moacir Coelho da Silveira, personalidade que dá o nome a escola, também participaram das atividades juntos com os estudantes e os profissionais. “É motivo de muita alegria celebrar meio século de existência de uma unidade tão especial quanto a Escola Moacir Coelho da Silveira. Atualmente, a escola atende 98 alunos de 3 a 16 anos de idade e possui uma importância muito grande para toda a comunidade da Serrinha”, disse a secretária Rosa Frech, que ainda lembrou que a unidade passou pelo Programa Revitaliza Resende no ano passado.

ANIMAIS PEÇONHENTOS EM RESENDE

Foto: Divulgação


Aconteceu, na quarta-feira, dia 15, no plenário da Câmara de Vereadores de Resende, mais um bate papo especial sobre animais peçonhentos. O evento, que contou com o palestrante Flávio Jacob, reuniu diversas pessoas interessadas ou envolvidas pelo tema. O encontro faz parte de um ciclo de palestras, que tem cronograma previsto até agosto deste ano. O objetivo do evento foi apresentar dados estatísticos sobre o surgimento destes animais no município, além de ensinar à população a reconhecê-los e dar dicas sobre prevenção. A preservação dos animais na cadeia alimentar e equilíbrio ambiental também foram temas importantes colocados em pauta.

OBRAS EM RITMO ACELERADO

Foto: Divulgação


Nos próximos dias, o prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas) vai inaugurar a nova Creche São Vicente de Paula, na Cidade Alegria. As obras de ampliação da creche possibilitarão a abertura de mais de 30 novas vagas. Os serviços de recuperação estão em ritmo acelerado. Após a entrega da primeira fase das obras, onde o prédio antigo foi recuperado completamente, a prefeitura está realizando intervenções na área externa da unidade e também na parte onde estarão localizadas as novas salas. Além disso, as equipes da administração municipal estão recuperando a área do telhado da creche, eliminando as chances de aparecerem novas infiltrações e problemas causados pela falta de uma estrutura adequada no teto. Vale lembrar que esta é uma das quatro unidades que estão recebendo obras da iniciativa Revitaliza Resende.

ILUMINAÇÃO DE LED

Mais quatro bairros de Pinheiral já foram contemplados pelo Programa de Eficiência Energética (PEE), da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), executado pela Light em parceria com a Prefeitura Municipal de Pinheiral. Os bairros Três Poços, São Jorge, Rolamão e Ipê também já contam com iluminação de led ao invés da iluminação de vapor de sódio, além dos bairros Centro e Varjão que foram os primeiros a receber a nova iluminação. O objetivo do programa é reduzir custos e oferecer maior segurança para a população com um sistema de desenvolvimento sustentável.

PROJETO VITRINE TECNOLÓGICA DE PRODUÇÃO DE FEIJÃO

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMDR) de Porto Real, deu início na Horta Municipal, ao processo para a implantação do projeto Vitrine Tecnológica de Produção de Feijão. A iniciativa é resultado de uma parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (PESAGRO-Rio), com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (EMATER-Rio).

PROJETO JOVEM E ADULTO

O projeto Jovem e Adulto em Movimento da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Volta Redonda (Smel) vem se destacando na cidade. As atividades acontecem nos núcleos de diversos bairros e visam atender uma faixa etária de 18 anos a 49 anos. Um dos principais objetivos do projeto é fomentar a prática esportiva e também combater o sedentarismo. A aluna do núcleo do bairro Siderlândia, Michele Rocha, perdeu 17 quilos depois que começou a realizar as atividades do JAM.

MUDANÇAS NO MEIO AMBIENTE

Uma mudança irá trazer melhorias nos serviços ambientais em Angra dos Reis. A Secretaria Executiva de Meio Ambiente tornou-se uma autarquia, ganhando maior autonomia administrativa e passando a se chamar Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (Imaar). A nova entidade da administração pública indireta foi criada pela lei municipal 3.842 de 2019, com a função de executar as políticas públicas de meio ambiente.

SOBRE A ALTERAÇÃO

A alteração foi necessária para que, com mais autonomia administrativa, se possa dar mais celeridade e eficiência nas questões ambientais de Angra dos Reis.  O objetivo é atender às diversas atribuições adquiridas ao longo dos anos pela antiga Secretaria de Meio Ambiente. Entre as atividades que serão realizadas estão o licenciamento ambiental de empreendimentos particulares e obras públicas, a fiscalização ambiental, acompanhamento dos planos de recuperação de áreas degradadas, acompanhamento de ações judiciais e a promoção do bem-estar animal.

SEMANA ‘FAÇA BONITO’

Neste sábado, 18, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”, terá início em Pinheiral a Semana “Faça Bonito”, que tem como objetivo proteger as crianças e adolescentes. A ação, que contará com palestras, seminários e oficinas será realizada pelo Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos com uma programação extensa. A partir das 9 horas, acontece uma manhã recreativa na Praça Luiz Gonzaga, no Centro com direito a brinquedos, pipoca, algodão doce e um aulão de capoeira.

IMPORTÂNCIA

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Rivello, destacou a importância da ação em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.  Disse que o objetivo é mobilizar toda sociedade e convocar a todos para o engajamento na causa das crianças e adolescentes, lutando assim, para o fim da violência sexual. Lembrou que é um momento de parar e refletir sobre o tema e que Pinheiral está trabalhando cada vez mais sobre essas políticas públicas para garantir o direito das crianças e adolescentes para que eles tenham uma vida de qualidade.

VISITA ILUSTRE

A sessão da noite de quinta-feira, 16, da Câmara de Vereadores de Volta Redonda, contou com uma expectadora ilustre. Trata-se da vereadora de Quatis, Marcela Fonseca. Ela foi recebida pelo presidente da Casa, vereador Edson Quinto (PR), que agradeceu a gentileza da parlamentar na sessão. “Sinta-se sempre bem vinda. Esta Casa e todos os vereadores estarão sempre de portas abertas”, agradeceu Quinto.

APAE E HIGIENE BUCAL

A Secretaria Municipal de Saúde de Pinheiral, através dos departamentos de Atenção Básica e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) participaram na última quarta-feira, 15, de uma ação na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) que teve o objetivo levar conhecimento aos pais e alunos sobre orientações de higiene bucal. Cerca de 80 alunos participaram da ação, e ainda receberam kits de higiene e realizaram escovação e aplicação de flúor.

CAMINHÃO ADULTERADO

Na tarde de quinta-feira, dia 16, um caminhoneiro, de 29 anos, foi preso na Serrinha de Arrozal, em Pinheiral, com o caminhão com a documentação adulterada.  O fato aconteceu no Km 257 da Rodovia Presidente Dutra durante fiscalização do Maio Amarelo. O caso foi registrado na 93ª Delegacia (DP) de Volta Redonda.

COMEMORANDO O DIA DAS MÃES

A secretaria de Esporte e Lazer de Volta Redonda está realizando durante o mês de maio, nos núcleos e ginásios da cidade diversas ações em comemoração ao mês das mães. A secretária municipal de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, enfatizou a importância de realizar ações nos núcleos para os alunos. “Além dos alunos do Melhor Idade em Movimento o grupo de Convivência do Cras participam da atividade, isso faz parte de sua sociabilidade. Os profissionais da Smel se programam para realizar essas ações que fortalecem o fomento ao exercício físico”, contou.

CLUBE DO ROCK & BLUES

O fim de semana vai ter muito rock em Barra Mansa. Sábado acontece a 20ª edição do Clube do rock & blues na Caverna do Bambam no bairro Roberto Silveira. A programação conta com as bandas Iron Maiden Tributo; Alteris; Doc Brown; Black Barril entre outras que se apresentam entre as 10 e as 20 horas. A entrada é franca, mas a organização pede a doação de um quilo de alimento não perecível.

MULHERES E TECNOLOGIA

Apesar da alta demanda por profissionais na área de TI, a participação de mulheres neste mercado ainda é muito pequena. Apenas 26% das funções relacionadas à informática são ocupadas por mulheres nos EUA, por exemplo, segundo dados do Centro Nacional de Mulheres e Tecnologia da Informação. Além disso, 41% das mulheres que atuam na área desistem de suas carreiras, contra apenas 17% dos homens, de acordo com pesquisa da Harvard Business Review.

JULGAMENTO CONFIRMADO

A Corte Suprema de Justiça da Argentina confirmou para terça-feira, dia 21, o primeiro julgamento oral da ex-presidente Cristina Kirchner por corrupção. O juízo oral estava marcado inicialmente para acontecer no dia 26 de fevereiro, mas foi adiado por problemas de saúde de um dos juízes do caso, que morreu em março. Na última terça-feira a Corte Suprema pediu o processo para revisá-lo e, então, surgiram dúvidas sobre um possível novo adiamento do juízo oral. No entanto, a Corte confirmou que a audiência está mantida.

PAPA ACEITA RENÚNCIA

O papa Francisco aceitou o pedido de renúncia do bispo de Limeira (SP), dom Vilson Dias de Oliveira. O papa nomeou para seu lugar o arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes. Dom Vilson foi nomeado bispo da Diocese de Limeira em 13 de junho de 2007, pelo papa Bento XVI. O bispo é investigado por extorsão e enriquecimento ilícito, além de encobertar supostos casos de abuso sexual cometidos por um padre em Americana (SP), hoje suspenso das funções de reitor e pároco da Basílica Santo Antônio de Pádua (SP).

Um Fato na Foto

Formatura dos Bombeiros Civis

Foto: Divulgação

Aconteceu ontem, às 18 horas, na Câmara Municipal de Barra Mansa, a formatura de 17 Bombeiros Civis, que atuarão na Região Sul Fluminense, dando apoio as Defesas Civis, as indústrias e eventos. Na ocasião os formados receberam os retificados como finalização do treinamento que durou cerca de três meses, somando 80 horas. O treinamento contou com o ensino de primeiros socorros, prevenção de incêndio, produtos perigosos, resgate em espaço confinado e resgate em altura. O curso de treinamento é uma parceria entre o Núcleo de Proteção da Defesa Civil (Nupdec noroeste) e o grupo Ambiseg treinamentos, que é credenciado pelo Corpo de Bombeiros Militar, para dar formação aos bombeiros profissionais civis.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !