Notas & Notas – 18 de janeiro de 2022

0

UERJ CRIA POLO DE EXTENSÃO E CULTURA EM BARRA MANSA

Encontro aconteceu no gabinete do prefeito – Foto: George Magaraia


A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) vai contar com novo Polo de Extensão e Cultura. Ele será implantado em Barra Mansa a partir do mês de fevereiro desse ano. O acordo de cooperação técnica que foi assinado na manhã dessa segunda-feira, dia 17, prefeitura do município, dá continuidade ao projeto de interiorização da universidade. “Temos como compromisso ampliar a interlocução com a sociedade, nos mais diferentes territórios fluminenses. A vinda da Uerj para Barra Mansa tem um impacto relevante, porque estamos tratando de questões fundamentais para a nossa juventude, num projeto de educação que nos é muito caro, de preparar o jovem para ingressar na vida acadêmica”, declarou o reitor Ricardo Lodi.

SERVIÇOS OFERECIDOS

A Uerj vai oferecer um pré-vestibular social e atividades culturais e esportivas em diferentes localidades de Barra Mansa. Aulas de futebol, capoeira, futsal, karatê, teatro, hip-hop e zumba, bem como do curso preparatório para o vestibular.

BAIRROS CONTEMPLADOS

As atividades serão realizadas nos bairros do Centro, São Pedro, Saudade, Vista Alegre, Goiabal, Vila Nova e Santa Clara. A previsão é de que mais de 1,2 mil famílias sejam contempladas com as respectivas ações.

MATRÍCULA REDE PÚBLICA DE ANGRA DOS REIS

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nesta segunda-feira, dia 17, o período de matrícula da rede pública municipal de ensino. Para efetuar a matrícula, o responsável deverá comparecer à unidade de ensino ou ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei), até o dia 21 de janeiro, levando original e cópia dos seguintes documentos do aluno: certidão de nascimento; comprovante de residência no nome do responsável ou comprovação similar (recibo de pagamento do aluguel/ declaração do dono do imóvel/ declaração da Associação de Moradores da localidade), dos últimos dois meses; cartão de vacina atualizado; duas (2) fotos 3×4; identidade e CPF do responsável; laudo médico ou equivalente no caso de candidato com deficiência; Número de Identificação Social (NIS), se for beneficiário do Programa Bolsa Família; declaração de transferência, quando vindo de outra Unidade de Ensino e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

CALENDÁRIO

17/01 a 21/01 – Matrícula dos candidatos contemplados na pré-matrícula;

24/01 a 28/01 – Disponibilização das vagas restantes;

ESCOLA CÍVICO-MILITAR

As inscrições para a Escola Municipal Cívico-Militar Ex-Combatente Remo Baral, construída no bairro Frade, ocorrerão também até o dia 21 de janeiro, exclusivamente para o 6º ano e 7º ano de escolaridade do Ensino Fundamental. De acordo com a Secretaria de Educação, os estudantes regularmente matriculados na rede pública municipal de ensino de Angra dos Reis tiveram prioridade para ingresso na unidade, que será inaugurada nos próximos dias.

CALENDÁRIO

17/01 a 21/01 – Matrícula dos candidatos contemplados na pré-matrícula

24/01 e 26/01 – Convocação para vagas remanescentes por meio do edital publicado no site www.angra.rj.gov.br

27/01 a 31/01 – Matrícula das vagas remanescentes

JORNADA DE FOLIA DE REIS CANCELADA

A Fundação Cultura Barra Mansa decidiu não realizar, pelo segundo ano consecutivo, o tradicional Encontro de Jornada das Folias de Reis. Tradicionalmente promovido neste mês de fevereiro, na Praça Marcello Fonseca Drable, na localidade Água Comprida, no bairro Vila Nova, o evento foi cancelado em consenso com a comunidade. O objetivo é evitar a propagação do coronavírus. A tradição reúne diversos foliões de diferentes grupos locais e municípios vizinhos, devotos a São Sebastião, padroeiro da cidade. É reconhecida como um elemento tradicional da cultura local e também muito forte no Médio Paraíba. Em Barra Mansa todos os mestres adestrados foram reconhecidos e premiados às vésperas da celebração do ano passado com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

ESTRADA SÃO GENARO X KM4 RECUPERADA

Foto: Felipe Vieira/PMBM

Com o objetivo de reduzir os impactos causados pelas chuvas que afetaram a cidade nas últimas semanas, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Manutenção Urbana (SMMU), dá continuidade aos trabalhos de melhorias pelo município. Neste domingo, 16, a ação foi feita na estrada que liga os bairros São Genaro e KM 4, com serviços que envolvem limpezas e retirada de barreiras. Com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, equipes da SMMU também atuaram na Estrada da Chácara, próximo à Avenida Perimetral, no bairro Colônia Santo Antônio.

ESTRADA DA CHÁCARA

Ainda no domingo, dia 16, as Secretarias de Manutenção Urbana e de Desenvolvimento Rural, atuaram na Estrada da Chácara, próximo à Avenida Perimetral, no bairro Colônia Santo Antônio – outra área que foi afetada durante o período chuvoso. Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Roberto Carvalho, o Beleza, o trajeto da estrada precisou ser modificado devido a um deslizamento de terra. “Por causa da enxurrada, algumas porções de terra próximas à via tiveram deslocamento e isso fez com que o local ficasse comprometido. Conversamos com um morador do bairro e ele permitiu que a estrada fosse refeita dentro de sua propriedade. Até amanhã, segunda-feira, nós já teremos finalizado os serviços”, destacou Beleza.

CHOQUE DE ORDEM EM BARRA MANSA

Através de ação conjunta entre a Guarda Municipal de Barra Mansa e a Polícia Militar, sete veículos com alterações na característica que promoviam poluição sonora foram retirados das ruas da cidade no último final de semana. As forças de segurança realizaram blitz pela cidade, a fim de manter a ordem e se fazer cumprir o que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre os automóveis apreendidos, estavam motocicletas com escapamentos barulhentos.

VEÍCULOS COM ALTERAÇÕES

De acordo com o secretário de Ordem Pública, capitão Daniel Abreu, os veículos trafegam com alterações que geram diversas reclamações por parte da população. “Em conjunto com a Polícia Militar, realizamos um choque de ordem para evitar a perturbação do sossego e aumentar a sensação de segurança. Também estamos realizando abordagens a veículos e a indivíduos suspeitos”, destacou Abreu.

DENUNCIANDO

Moradores que souberem de casos como estes ou precisarem de apoio e auxílio da Guarda Municipal podem entrar em contato com a corporação através dos telefones: (24) 3028-9339 ou 3028-9369.

PROCESSO SELETIVO EM PORTO REAL

Teve início na manhã desta segunda, dia 17, mais um processo seletivo organizado pela secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, através do posto de atendimento do Sine de Porto Real. Dividido em duas turmas, cerca de 60 pessoas participaram do processo seletivo, que continua na manhã desta terça, dia 18. De acordo com informações da secretaria, as turmas foram divididas para seguir todos os protocolos de segurança de prevenção à Covid-19.

QUATRO FUNÇÕES

O Sine informou que a seletiva foi para uma empresa do município, que buscou pessoas para as vagas de operador de produção, de operador de empilhadeira e funileiro. O setor também informou que os aprovados receberão diversos benefícios como: planos de saúde e odontológico; cartão alimentação e farmácia; transporte fretado e alimentação na empresa; auxílio material escolar e PPR (Programa de Participação nos Resultados).

CONTEÚDO COM JORNADAS DE FOLIAS DE REIS

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), reuniu as 15 jornadas de Folias de Reis, contempladas no edital, para gravação de vídeos e sessão de fotos. O encontro ocorreu no último sábado, dia 15, no Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila Santa Cecília.

ENCONTRO ADIADO

Devido à pandemia da Covid-19, foi adiado o tradicional Encontro das Folias de Reis de Volta Redonda, na Ilha São João. Por isso, a Secretaria de Cultura está preparando conteúdo online, que será disponibilizado no site da SMC: https://cultura.voltaredonda.rj.gov.br. O material fotográfico fará parte de uma exposição que irá percorrer os bairros da cidade, ao longo do ano, através dos Centro de Referência da Assistência Social (Cras), em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac).

CONTEÚDO VIRTUAL

O conteúdo virtual também servirá como material didático e de pesquisa sobre a história e origem da Folia de Reis local. “Manter e apoiar a tradição das Folias de Reis em Volta Redonda sempre será nosso compromisso”, comentou o secretário de Cultura, Anderson de Souza. A exposição fotográfica com a colaboração do fotógrafo Cris Oliveira, da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), será inaugurada, primeiramente, na galeria da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na quarta-feira, dia 26, e em março seguirá para os Cras do município.

IMERSÃO ONLINE E GRATUITA NA UNIFAA

O mercado da tecnologia da informação está cada vez mais aquecido e em alta. A necessidade de soluções tecnológicas e digitais surgem diariamente, fazendo crescer, por exemplo, as oportunidades de trabalho para a criação de sites, aplicativos, jogos e ferramentas para agilizar a realização de tarefas. Mas, para agarrar estas oportunidades, é preciso estar capacitado. Pensando nisso, o Centro Universitário de Valença (UNIFAA) está com inscrições abertas para uma imersão online e gratuita de desenvolvimento web. O curso terá duração de dois meses e tem como objetivo democratizar o acesso a uma formação tecnológica focada no mercado de trabalho, criando oportunidades e possibilitando que os jovens de escolas públicas possam conhecer melhor o mercado da tecnologia e, quem sabe, fazer parte dele.

O CURSO

A imersão irá proporcionar aos alunos o aprendizado de programação “do zero”. Ou seja, não é necessário ter conhecimento prévio na área, pois os conteúdos irão desde o básico até o intermediário para concorrer à tão sonhada primeira vaga de emprego como desenvolvedor júnior. A jornada terá 200 horas de muito conhecimento, divididas em aulas online e ao vivo, de segunda à quinta-feira, no período noturno. Ela irá abordar temas como a lógica da programação, front-end e back-end, até chegar na publicação de aplicações web completas e estruturadas com banco de dados, gerando portfólio aos alunos participantes.

REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

Para essa primeira edição da imersão, os alunos interessados devem obedecer aos seguintes requisitos: morar na região Sul Fluminense, estar cursando o Ensino Médio na rede pública, ser maior de 16 anos e, claro, curtir tecnologia com muito interesse e curiosidade. Os interessados na imersão podem acessar o site unifaa.edu.br e conferir todas as informações sobre o projeto.

LICENCIAMENTO DA PRIMEIRA TURMA DO EXÉRCITO

Foto: Divulgação


A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) realizou, por meio do Batalhão de Comando e Serviços da Academia (BCSv/AMAN), o licenciamento da primeira turma dos militares incorporados em 2021 para o Serviço Militar Obrigatório. A solenidade aconteceu na última sexta-feira, dia 14, no Pátio Capitão Luciano. Antes da saída pelos portões da Aman, os jovens militares participaram de um café da manhã com os oficiais, em forma de agradecimento aos serviços prestados ao longo de quase um ano. Em seguida, aconteceu a instrução da Seção Mobilizadora do Batalhão aos futuros reservistas e a formatura de licenciamento, presidida pelo comandante da Aman, general de Brigada, Paulo Roberto Rodrigues Pimentel. No total, foram licenciados 154 militares, que passaram a integrar o contingente de reservistas, estando aptos a serem mobilizados, caso haja necessidade, para a defesa da Pátria.

ALISTAMENTO MILITAR

A mobilização para o Alistamento Militar já foi iniciada. O jovem do sexo masculino que completa 18 anos, neste ano, deve se alistar, comparecendo na junta militar, em casos especiais, ou se cadastrar on-line pelo site www.alistamento.eb.mil.br. Por ano, somente a Aman, mais de 500 jovens são incorporados.

PREFEITURA ABERTA A DIALOGAR SOBRE RESTRIÇÕES

A Prefeitura de Itatiaia enviou, nesta segunda-feira, dia 17, Nota Oficial a imprensa, informando que está aberta a dialogar com a população sobre as novas medidas de proteção e restrições definidas e decretadas no município. As medidas restritivas foram divulgadas na última sexta-feira, dia 14, por meio do Decreto n.º 3.830, que tem gerado dúvidas e discussões na cidade. “A administração municipal informa que está aberta para dialogar com todas as instituições citadas e caso ache necessário e coerente, disposta a buscar novos caminhos para que a população se mantenha em segurança. A prefeitura destaca ainda que continuará seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde, além de ofertar as doses da vacina contra a Covid-19 e estimular a campanha de Imunização”, informa o documento.

SEGURANÇA

“Importante ressaltar que o que norteia todas as decisões da prefeitura são notas técnicas do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde, consensos das comunidades científicas, além dos números de atendimentos e resultados de exames de pessoas que procuram os serviços de saúde. Todas as ações propostas pela administração municipal têm como objetivo, único e exclusivo de zelar pela saúde e segurança da população de Itatiaia”, complementa a nota.

AGENDAMENTO PARA CASTRAÇÃO EM FALCÃO

Segue até o próximo dia 20, o agendamento das castrações de cães e gatos no distrito de Falcão, em Quatis. Os tutores dos animais poderão comparecer das 9 às 11 horas, na Unidade de Saúde do distrito para fazer o cadastramento. De acordo com a equipe da Divisão de Vigilância Sanitária e Ambiental, que estará no local realizando a ação, no momento do agendamento será informado a data da castração, as orientações pré-operatórias e o horário de recolhimento dos animais. Para realizar o agendamento, é necessário ter em mãos documentos como RG, CPF e comprovante de residência.