Notas & Notas – 17 de outubro de 2019

0

IV JORNADA RESPIRAR SUL FLUMINENSE

Foto: Divulgação


No sábado, dia 19 de 8 às 13h30min, o auditório do Hospital da Unimed Volta Redonda, localizado na Rodovia dos Metalúrgicos, em Volta Redonda, recebe o pneumologista Gilmar Zonzin para discutir diagnóstico e tratamentos para doença pulmonar obstrutiva crônica, causada principalmente pelo cigarro. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos fumantes habituais têm chance de desenvolver a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), considerada a terceira causa de morte no mundo (3,17 milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência da doença). As inscrições são gratuitas. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (24) 2102-2265 ou também pelo email: [email protected]

A DOENÇA

A DPOC é uma doença silenciosa, especialmente nas suas fases iniciais. Apresenta falta de ar (dispnéia) durante a prática de algumas atividades físicas simples e, não raro, o paciente considera ‘normal’ e associado a um processo de envelhecimento natural.  No entanto, com o tempo, os sintomas da doença vão se tornando mais intensos e passam a aparecer inclusive diante de mínimos esforços físicos. Nas fases mais avançadas e críticas, a falta de ar pode ser notada mesmo com a pessoa em repouso. Nesses casos, o paciente pode ficar dependente do uso de oxigênio de forma constante para conseguir certo grau de alívio para a falta de ar.

MÁSTER CLASS DE ‘ZUMBA OUTUBRO ROSA’

Foto: Arianne Alves/PMI


Quem estiver interessado em participar do máster class de ‘Zumba Outubro Rosa’ promovido pela Prefeitura de Itatiaia, que será realizado na segunda-feira, dia 21, já pode retirar as pulseiras de entrada na sede da Secretaria de Esporte e Lazer e, também, na Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de 14 às 17 horas. O evento será às 19 horas, na quadra do Colégio Reinaldo Maia Souto. A expectativa é de que cerca de 300 pessoas compareçam ao máster class, que contará com as presenças de renomados instrutores como os Zins Karla Mead, de Miami (EUA); Alan Bapuru, de Salvador (BA) e ainda diversos instrutores do estado e da região.

RECEBENDO DOAÇÕES

A organização do evento está recebendo doações de lenços, alimentos não perecíveis e caixinhas de leite. O participante pode entregar uma das opções de doação na retirada da pulseira ou no dia do evento. As doações serão repassadas à Frente Nacional de Combate ao Câncer (FNCC) que estará com uma equipe no local do evento.

AÇÃO ESPECIAL CONTRA A SÍFILIS

A Prefeitura de Resende prepara para o próximo sábado, dia 19, junto com a vacinação contra o sarampo e os exames preventivos da campanha do Outubro Rosa, uma ação importante pelo Dia Nacional de Combate à Sífilis. O Serviço de Atenção Especializada (SAE) IST/HIV/Hepatites Virais, vai promover uma campanha de testes rápidos para detecção da doença, na sede da unidade, que está localizada na Rua Dr. João Maia, nº 42, Centro, no Posto do Estado. Os testes rápidos serão oferecidos de 8 às 15 horas, mas quem não conseguir realizá-lo neste sábado, pode fazer semanalmente, às terças-feiras, de 8h30min às 11 horas, também na sede do SAE. A coordenação do órgão destaca que não há necessidade de encaminhamento ou solicitação médica para fazer o teste, bastando comparecer ao local com um documento com foto e o cartão do SUS. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 3354-6752.

A DOENÇA

A Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST), considerada ainda um grave problema de saúde pública no país de uma forma geral. A transmissão da bactéria acontece por meio de relações sexuais sem preservativos e, o mais grave, passa de mãe para filho durante a gravidez e o parto. Um dos maiores problemas é que muitas pessoas não apresentam sintomas e, por isso, não sabem que estão infectadas. Daí vem à importância do teste rápido. A Sífilis pode deixar graves sequelas nos recém-nascidos e causam complicações severas na fase avançada da doença.

AÇÃO DO MPF E MP-RJ CONTRA PETROBRÁS E TRANSPETRO

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ), através da unidade de Angra dos Reis e Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema) movem ação civil pública contra a Transpetro, a Petrobrás e o Inea para proteção do meio ambiente marinho, com o fim de reprimir danos ambientais perpetrados nas Baías da Ilha Grande e Sepetiba, em 16/03/2015 e 02/04/2015, decorrentes de vazamento de derivados de petróleo nas proximidades do Terminal Aquaviário de Angra dos Reis, durante operação ‘ship to ship’ entre embarcações.

PEDIDO DE CONDENAÇÃO

Na ação, o MPF e o MP-RJ requerem que a Transpetro e a Petrobrás, solidariamente, sejam condenadas, na condição de poluidores direto e indireto, ao pagamento de indenização pelos danos materiais causados ao meio ambiente natural em razão dos vazamentos de óleo, bem como ao pagamento de indenização pelos danos extrapatrimoniais difusos, decorrentes de suas condutas – inclusive danos irreparáveis e interinos -, em valor não inferior a R$ 20 milhões.

PREVENÇÃO ÀS DROGAS

Foto: Divulgação


A Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas (CMPD) de Volta Redonda já atendeu, em 2019, mais de duas mil famílias através dos projetos desenvolvidos pela prefeitura. São aproximadamente sete mil crianças e mais de 1,2 mil adolescentes alcançados, além de cerca de 800 profissionais da rede municipal de educação capacitados. A prevenção, segundo o prefeito Samuca Silva, é o caminho para proporcionar aos jovens um futuro cada vez melhor.

ESCOLA PREVENTIVA

O Projeto Cuidando de Quem Cuida faz parte do Programa Escola Preventiva, que tem como objetivo orientar sobre a prevenção ao uso de álcool e outras drogas. Ainda estimula hábitos e comportamentos saudáveis nas crianças e adolescentes de Volta Redonda. O programa contempla outros projetos como o Prevenção com Arte, Educação e Saúde (Paes).

ALÉM DAS CRIANÇAS

Além das crianças, os adolescentes da rede pública de Volta Redonda também são alcançados pelo trabalho do Escola Preventiva. Na Escola Municipal Rubens Machado, localizada no Verde Vale, a diretora Aline Lopes afirma que educar para prevenção é a melhor alternativa para o enfrentamento do consumo de drogas entre estudantes. Segundo ela, uma apresentação dos alunos do Projeto de Dança na Semana de Prevenção à Dependência Química em 2018, chamou a atenção no sentido deles não saberem que a dança é uma atividade de prevenção à dependência química.

DUPLICAÇÃO DA AVENIDA AYRTON SENNA   

A Prefeitura de Angra dos Reis está trabalhando no projeto de duplicação da Avenida Ayrton Senna, que liga a Praia do Anil ao Balneário, e faz parte da principal entrada da cidade. O trabalho está sendo feito pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, via Secretaria Executiva de Obras. Nesta semana, foram feitas algumas adaptações, a pedido da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), em atendimento às normas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Na semana passada, técnicos da VLI, empresa de logística prestadora de serviços da FCA, estiveram em Angra para avaliar detalhes do projeto. Eles foram recebidos na Praia do Anil, por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. O que se discutiu foi à compatibilização da duplicação das pistas da Avenida Ayrton Senna com a linha férrea.

NOVA MODALIDADE DE REABILITAÇÃO

A cidade de Angra dos Reis acaba de conquistar mais um grande avanço na saúde: um Centro Especializado de Reabilitação (CER) na modalidade IV. A unidade vai atender e fornecer próteses e órteses a pessoas com deficiências auditivas, visuais, físicas e intelectuais, não só para os moradores de Angra, mas também para a população de Mangaratiba e Paraty. A unidade será construída no terreno em frente à Faetec, às margens da Rodovia Rio-Santos, no bairro Japuíba.

RECURSOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

O Centro de Reabilitação será construído com recursos do Ministério da Saúde, na ordem de R$ 5.197 milhões. A habilitação do projeto apresentado pelo município foi publicada na Portaria nº 2.658, no Diário Oficial da União, no último dia 10. Além de Angra, só houve a habilitação de mais um projeto, em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.

ENERGIA NUCLEAR

O Núcleo de Comunicação do Plano de Emergência Nuclear (Nucpen) realizou ontem o 2º Simpósio ‘Os benefícios do uso da energia nuclear para o Brasil’. Dentre os órgãos representados estavam a Defesa Civil de Angra dos Reis, Eletronuclear, Marinha e outros. O evento foi sediado no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara. Os palestrantes abordaram assuntos como a composição da matriz econômica energética mundial e brasileira, tecnologias nucleares aplicadas ao bem-estar social e a importância da energia para a construção do desenvolvimento sustentável.

CAMPEONATO MUNICIPAL DE GAMES

Aberto a estudantes das redes municipal, estadual e particular, o II Campeonato de Games já conta com 272 inscrições para os jogos Fifa 2020, de futebol, e Just Dance, de coreografias musicais. O evento é realizado pela Prefeitura de Volta Redonda, através da Coordenadoria Municipal da Juventude. Ontem a competição foi realizada no Colégio Municipal João XXIII, no bairro Retiro. Segundo o prefeito Samuca Silva, os jogos ajudam no desenvolvimento dos estudantes. “Os jogos de vídeo game conquistaram a juventude porque ensinam estratégias, planejamento, decisões rápidas e espírito competitivo, que serão essenciais na vida adulta e no amadurecimento das personalidades deles, ensinando-os a fazer a escolha certa, além da pura diversão que oferece”, afirmou o prefeito.

HOJE TEM SELETIVA

As seletivas acontecem hoje no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no bairro Niterói. Já na sexta-feira, dia 18, a competição será no Colégio Getúlio Vargas. A final será realizada no sábado, dia 18, no Ginásio da Ilha São João, a partir das 14 horas, durante o Anime Fest  Fan 2019, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o grupo AKAI (coletivo de Cultura Pop Nerd).

CONCURSO DE FOTOGRAFIA

Promovido pela prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação Cultura, o concurso de fotografia para compor um livro de fotografias que será publicado pela FCBM já tem seus vencedores: Airianny Nagle de Freitas Pereira, Amanda da Silva Corrêa, Ana Luiza Ramos Bento de Souza, Cristiano dos Reis, Felipe da Silva Martins, Jorge Luiz Macedo Pedrosa, Julio Cesar Marins Miglio, Lucas Gil Cordeiro Batista, Renan Ribeiro Silva, Volnei Almeida.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

As comissões de Defesa dos Direitos da Mulher, Direitos Humanos, Combate às Discriminações, Educação, Trabalho e Habitação, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizarão audiência pública conjunta nesta quinta-feira  para debater a política de segurança fluminense. A reunião, que contará com a presença de mães e mulheres moradoras de comunidades que perderam filhos e companheiros, está marcada para as 10 horas, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes.

ROUBANDO PISTOLA DE PM

Uma mulher foi presa no bairro Retiro, em Angra dos Reis, após roubar a pistola de um policial militar na terça-feira, dia 15. Segundo o agente, que estava de folga, ele estava com esposa e filhos na Praia do Casarão e a mulher, estava na companhia do namorado. Ele e o PM, por motivo não informado, começaram uma briga e a suspeita acabou tomando a pistola do militar. Em seguida, eles escaparam, mas a mulher acabou sendo localizada; já o homem, fugiu por uma área de mata levando a pistola do PM. O caso segue para investigação da 166ª Delegacia de Polícia (DP).

FUTEBOL FEMININO

Ontem foi realizada a penúltima rodada da segunda fase do Campeonato Estadual Feminino de futebol. O Flamengo segue goleando: 12 a 0 em cima do Colônia/Guapimirim. Já as Meninas da Colina, Vasco da Gama, venceram o Botafogo por 1 a 0, gol de Raíza, e encaminharam classificação para as semifinais. Os demais jogos foram: Fluminense 8 x 0 LDRO/Seven, LGD/Karanba 4 x 2 EC Rio São Paulo, Campo Grande 1 x 2 Duque de Caxias e Portuguesa 3 x 0 Brasileirinho.

LAVAR AS MÃOS

As mãos são responsáveis pela propagação de grande parte das doenças. Uma mão contaminada pela conjuntivite, por exemplo, poderá propagar a doença para muitas outras pessoas até três dias depois de ter tocado uma maçaneta ou o corrimão de um ônibus. Daí a importância de lavar sempre bem as mãos ao chegar ao trabalho, em casa ou num restaurante. Principalmente, nunca se deve coçar os olhos com as mãos sujas, sob pena de contrair uma infecção ocular.

EM DEFESA DOS GUARDAS MUNICIPAIS

Visando manter o compromisso de lutar pelos direitos dos agentes de segurança pública, o deputado federal delegado Antonio Furtado participou ontem em Brasília, do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Guardas Municipais. Presidida pelo deputado Lincoln Portela, o objetivo da Frente é somar esforços para que os profissionais tenham melhores condições de realizar o trabalho e, assim, contribuir para a diminuição dos índices de violência nos municípios.

Um Fato na Foto

Dia Mundial da Alimentação com roda de conversa em Volta Redonda

Foto: Divulgação

Ontem foi celebrado o Dia Mundial da Alimentação e para marcar a data, a Prefeitura de Volta Redonda promoveu uma roda de conversa, seguida de almoço no Restaurante Popular. Entre os assuntos discutidos estavam o combate ao desperdício alimentar, o aproveitamento integral de alimentos e ensinamentos de como montar uma horta em casa. O bate-papo foi uma parceria entre a prefeitura e o governo do Estado para promover a discussão sobre segurança alimentar.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !