Notas & Notas – 17 de julho de 2018

0

VENISSIUS NA MARÉ

Foto: Divulgação

O pré-candidato a deputado federal Venissius Barbosa (PRP) esteve no Rio de Janeiro visitando o Complexo da Maré, no fim de semana. Ele esteve acompanhado pelo amigo Vágner dos Santos, o DJ Jacaré, que nasceu e foi criado na localidade. Ambos foram recebidos por lideranças populares da Vila Nova Holanda. Venissius conheceu vários projetos que têm dado certo na comunidade, entre eles o “Luta pela Paz”, que utiliza as artes marciais para trabalhar o potencial de jovens e crianças na prevenção contra a violência. O projeto que nasceu no Complexo da Maré no ano 2000 já deu frutos e hoje está presente em 25 países. “Projetos como esse são importantes para socializar, educar e dar perspectivas de futuro para essa juventude. Soube da história de muita gente boa que nasceu aqui na Maré, como jogadores de futebol, artistas de TV e até a saudosa vereadora Marielli Franco, que infelizmente foi vítima da violência contra a qual lutava”, disse Venissius.

OUTRO IMPORTANTE PROJETO

Ele também conheceu um Espaço de Educação Infantil (Edi) – projeto da prefeitura do Rio implantado na Maré durante os mandatos do ex-prefeito Eduardo Paes. O Edi reúne no mesmo ambiente creche, pré-escola e atende crianças de seis meses a 5 anos e 11 meses de idade, proporcionando  aprendizagens e desenvolvimento em um espaço criado especialmente para elas, com materiais e livros apropriados, além de contar com educadores especializados. “Angra dos Reis está crescendo e precisamos estar atentos a projetos voltados para a educação infantil, que já apresenta uma demanda crescente no município”, comentou o pré-candidato. Venissius também conheceu a feira popular que acontece no bairro todos os sábados e ficou impressionado com o número de feirantes e a variedade de itens à disposição dos consumidores. O pré-candidato encerrou sua visita com uma reunião com empresários da localidade.

COLÓQUIO DA CULTURA

A Prefeitura de Itatiaia esteve representada pela Assessoria Especial de Cultura no II Colóquio Gestão da Cultura, realizado, na semana passada, na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. O colóquio foi uma apresentação das políticas e acordos culturais em um âmbito mundial, onde foram apresentados os acordos firmados com a ONU, Unesco, Mercosul e outros instrumentos internacionais de cooperação para o desenvolvimento humano. “No colóquio a cultura se torna importante e indispensável ferramenta para atingir os objetivos. Como município, conhecer esses acordos firmados, como a agenda 2030, os ODS, e a Nova Agenda Urbana, nos ajuda a desenvolver as políticas culturais locais de acordo com as propostas internacionais de cultura, tendo assim até uma base de estudo para o desenvolvimento de um Plano Municipal de Cultura”, explicou o professor da Casa da Cultura, Thiago Ferreira.

COOPERAÇÃO

Durante o evento foi apresentado ainda a cooperação que o Brasil tem com os outros países atrás do Ministério da Cultura, desde a relação no desenvolvimento de políticas culturais até a concretização de ações. Também foram realizadas palestras cujos temas foram: “Agenda de Cooperação do Ministério da Cultura”, “A cultura como elemento transversal da Agenda 2030”,”Aspectos Culturais na Nova Agenda Urbana” e “A Importância da Cooperação Cultural”. Ao final foi aberto um espaço para perguntas do público. A organização do colóquio foi da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão da Unesco em parceria com Fundação Casa de Rui Barbosa.

CAMPEÕES DE TÊNIS DE MESA

O atleta de Itatiaia, Tomaz Vessi, participou do Torneiro de Tênis de Mesa – Circuito Quatro Estações do Clube Náutico – Etapa Inverno, realizado no final de semana, em Volta Redonda. Considerado o campeonato mais importante de Tênis de Mesa do Sul Fluminense, Thomaz se destacou garantindo a medalha de segundo lugar. Nesta foto, Vessi está ao lado do ex-jogador da Seleção Brasileira  de Tênis de Mesa, Cazuo Matsumoto.
Thomaz tem um projeto chamado “Toca do Ping” onde ele ensina gratuitamente tênis de mesa para crianças, jovens e adultos.

FESTIVAL DE QUADRLHAS

O colorido e a coreografia das quadrilhas, as barracas com comidas típicas, o parque de diversão e as apresentações de forró foram alguns dos ingredientes do sucesso do I Festival de Quadrilhas Interbairros de Itatiaia realizado no último final de semana. O evento, organizado pela Federação das Associações de Moradores e Entidades de Itatiaia (FAMEI) em parceria com a Prefeitura aconteceu na Praça do Banerj, no Centro  e contribui para resgatar toda a tradição das festas juninas. Durante os três dias de eventos, cerca de quatro mil pessoas lotaram o festival e se divertiram com muita tranquilidade com a programação variada que garantiu o entrosamento e alegria do público formado por moradores e visitantes. O festival contou ainda com parque de diversões, show de prêmios, apresentação de violeiros, de danças típicas e shows de forró com Laila Barros, Altair e Etevaldo  e grupo Xoxote.

INFRAESTRUTURA

Para receber o público e garantir a segurança, uma grande estrutura foi montada com barracas, palco para apresentações, serviços de saúde com ambulância e também com a presença da equipe da Cruz Vermelha e ainda com o reforço da Guarda Municipal, que trabalhou na organização do trânsito no local. Para o idealizador do evento, Vagner Cherem, o Festival superou as expectativas. “O Festival conseguiu atingir o seu propósito de resgatar toda a tradição das festas juninas  e também da apresentação das quadrilhas.Foi uma festa muito bonita que  contou com a participação das famílias e tudo em um ambiente agradável e seguro. O objetivo agora é fazer edições anualmente”, disse Cherem.

EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS HOSPITALIZADAS

A prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Fundação Hospital Geral da Japuíba (HGJ), está desenvolvendo o projeto “Medicando com o Saber”, que através de atividades dinâmicas e lúdicas garante o direito à educação para crianças e adolescentes que estão impossibilitados de frequentar a escola por um determinado período. O projeto teve início no último dia 7 e funciona na ala pediátrica do HGJ.A idealizadora do projeto “Medicando com o Saber” é a professora da Escola Municipal Dr. Orlando Gonçalves, Wiara Christina Santos de Souza. “O espaço disponibiliza a infraestrutura necessária para que o trabalho pedagógico seja desenvolvido. Temos TV para vídeos e músicas, mesa para pintura e desenho, livros e outros materiais pedagógicos”, explicou a pedagoga pós-graduanda em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar.

MEDICANDO COM O SABER

Durante este período de recesso escolar, Wiara mantém a rotina de ir duas vezes por semana atender às crianças e adolescentes internados no HGJ. Com a volta das aulas, o atendimento passará a ser feito uma vez por semana, a não ser que algum professor se interesse em trabalhar como voluntário no projeto. Os pais das crianças que estão sendo contempladas pelo “Medicando com o Saber” se mostram satisfeitos com a iniciativa, uma vez que esses períodos em que elas não podem ir à escola costumam prejudicar seu desenvolvimento.

MATRÍCULAS ABERTAS PARA DIVERSAS ATIVIDADES

O Instituto Dagaz, apoiado pela CCR NovaDutra através do Instituto CCR, está com inscrições abertas para aulas de ballet, capoeira, circo, dança afro, futsal, rugby e violão. As atividades são gratuitas e acontecem no Condomínio Cultural, – Ciep 299 – Jiulio Caruso, no bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda. As vagas são destinadas a crianças e jovens e para realizar a matrícula, é necessário levar documentos de identificação do aluno e responsável, além do comprovante de residência. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8horas às 11h30 e das 13h30 às 18horas. Faixa etária por atividades: Ballet – para alunos de 3 a 18 anos; Capoeira – para alunos de 4 a 18 anos; Circo – para alunos de 8 a 18 anos; Dança Afro – para alunos a partir de 8 anos; Futsal – para alunos de 5 a 13 anos; Rugby – para alunos de 8 a 13 anos; Violão – para alunos de 8 a 18 anos.

INSCRIÇÕES

As vagas são limitadas, os interessados poderão se inscrever e caso não conseguir ingressar em um dos cursos, poderá ficar na lista de espera. Informações sobre os dias e horários das aulas, podem ser obtidas no local ou pelo telefone (24) 3343-5055. O Condomínio Cultural fica na Rua Bartolomeu Bueno da Ribeira, s/nº, no bairro Santo Agostinho. A ONG realiza 400 atendimentos, além de realizar projetos itinerantes. A diretora geral, Marinez Fernandes, destaca que o propósito do Dagaz, desde a sua fundação, há nove anos, é atender principalmente a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. “Não é à toa que o Condomínio Cultural se localiza em uma área periférica da cidade e descentraliza o acesso à cultura e esporte, que deve ser ofertado a todos, porque é um direito. Fazemos o que acreditamos e sabemos que estamos dando suporte para essa garotada que precisa dessa base para voar alto. E também temos confiança nisso”, pontuou Marinez.

UM FATO NA FOTO

REFORÇO À VISTA

O patrulhamento na área do 28º Batalhão da Polícia Militar, que abrange as cidades de Barra Mansa, Pinheiral e Volta Redonda, será reforçado. É que a unidade recebe hoje 10 viaturas remanejadas da capital. De acordo com Comunicação do 28º BPM, a distribuição dos veículos será feita entre os três municípios e conforme os serviços e demandas específicas de cada um deles.

Deixe um Comentário